segunda-feira, 24 de novembro de 2025

COMECE O DIA FELIZ! ■ Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas.– (Lc 21,1-4)


 


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO -

NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES

NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE -

 GARÇA/SP, 24 DE NOVEMBRO de 2025 (segunda-feira) 328 º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

ACREDITE QUE VOCÊ PODE, ASSIM VOCÊ JÁ ESTÁ NO MEIO DO CAMINHO.

(Theodore Roosevelt)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS

DIA MUNDIAL DO VOVÔ

DIA INTERNACIONAL DE PROTESTO CONTRA OS BRINQUEDOS DE GUERRA

DIA DO QUADRO AUXILIAR DE OFICIAIS DO EXÉRCITO

DIA DA CIÊNCIA

DIA DA CULTURA CIENTÍFICA

DIA DOS RIOS

DIA DO CRIADOR DE CAVALOS

DIA DA CULTURA CIENTÍFICA

DIA DO SEU TALENTO ÚNICO

DIA DA FUNDAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO AMAPÁ

DIA • DA FUNDAÇÃO DO CLUBE DOS ARTISTAS MODERNOS (CAM) EM SÃO PAULO-SP

SEMANA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Almino Afonso - Marcelino Vieira - Serra Caiada (Rio Grande do Norte) Carira (Sergipe) Mirangaba (Bahia) Áurea (Rio Grande do Sul) Sete Lagoas (Minas Gerais) Santa Luzia (Paraíba)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MANUELA ALENCAR DE CARVALHO  (filha Bia/Gilson-neta da Nena-Brasília /DF)PIETRA MARANGÃO DA SILVA (Garça /SP) FÁTIMA RABAH ABIDO (FATEC-Garça /SP) NILSON BRAGUIN (Garça /SP) GURU OLIVEIRA (Garça /SP) FERNANDO DE CAMARGO ZACCARELLI (Empresário – Garça /SP) LEANDRA DA SILVA FRASSON (São Paulo /SP) CESAR ALONSO (São Paulo /SP) LAURA LOBO (Leo Clube de Junqueiropolis /SP)JARBAS FERNANDES SOARES SOARES  (pdg-Lions Clube de Pedro Leopoldo /MG)  MÁRCIA CAVALCANTE (Lions Clube de Palmas /TO) MÁRLI ARAMAKI (Lions Clube de Prudente-Presidente Prudente /SP) MÁRCIA LEAL DE OLIVEIRA (São Paulo /SP) LIDIANE DIMEU SEMENSSATO (Garça /SP) JOÃO VICTOR FRASSON MASCARENHAS (Garça /SP) Pe. JOSÉ ROBERTO SILVA SOUZA, CSS (Vigário Paroquial da Paroquia Santo Antônio de Marília /SP) FREI JOÃO PAULO GABRIEL MENDES DE MORAES, OFM. (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Franca /SP)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

 SANTO ANDRÉ DUNG LAC e COMPANHEIROS

Dos séculos 17 a 19, excetuados breves períodos de paz, os governantes das regiões do atual vietnã incutiram no povo o ódio aos seguidores de Jesus. Nesse período, André e mais de cem companheiros foram martirizados por introduzirem e viverem a religião cristã.  

SANTo Alberto de Lovaina

SANta Maria de Córdova

SANta Flora

SANta Firmina

SANta Eanfleda

SÃO CRISÓGONO

SÃO Colmano de Cloyne

SÃo Pedro Vo Dang Khoa

SÃo Pedro Dumoulin-Borie

SÃO Porciano

SÃo Protásio de Milão

SÃo Romão de Blaye

SÃo Vicente Hguyen The Diem

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

A liturgia diária nos revela o Amor infinito de Deus. Portanto, contemplemos a Palavra de Deus, que ilumina nossa vida, e vivenciemos o Evangelho, seguindo e anunciando Jesus

 Lc 21,1-4 - A viúva deu tudo o que tinha para viver      A Verdadeira Doação: O Exemplo da Viúva Generosa

 

 A generosidade não está no quanto damos, mas na pureza do coração que oferece tudo o que tem a Deus.

– Antífona 

 

– Não devemos gloriar-nos a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo: pois a palavra da cruz é a força de Deus para nós, que fomos salvos. (Gl 6,14; 1Cor 1,18). 

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Acolhida

 

Esta celebração faz memória dos 117 cristãos martirizados no Vietnã durante os séculos 18 e 19, entre os quais se destaca o padre André Dung-Lac. Sustentaram, com audácia e zelo, a fé em Deus e os valores cristãos. Por intercessão desses mártires, o Senhor nos conceda uma fé sempre mais generosa e nos fortaleça no testemunho de fidelidade a Cristo.

 

– Oração 

 

“SENHOR, EM NOSSA FRAGILIDADE, DAI-NOS A FORÇA PARA TESTEMUNHAR A FÉ COMO OS MÁRTIRES DE HOJE.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

Coleta

 

Ó Deus, fonte e origem de toda paternidade, que tornastes fiéis à cruz do vosso Filho os santos mártires André e seus companheiros até o derramamento do seu sangue; por sua intercessão, concedei-nos que, difundindo o vosso amor, possamos ser chamados vossos filhos e filhas e o sejamos de fato. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. 

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXIV nº 407

 

 

– 24 de novembro de 2025segunda-feira da 34ª Semana do Tempo Comum Santo André Dung-Lac, presbítero, e companheiros mártires, Memória

– Liturgia da Palavra 

Acolhamos a Palavra que nos conduz ao Reino do Filho amado de Deus. Cristo, nosso Rei, manifesta-se pelo poder do amor e da misericórdia, convidando-nos a fixar nosso olhar em sua cruz. 

 

 

1ª Leitura (Dn 1,1-6.8-20) Não se achou ninguém, dentre todos os presentes, que se igualasse a Daniel, Ananias, Misael e Azarias. Início da profecia de Daniel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1No terceiro ano do reinado de Joaquim, rei de Judá, Nabucodonosor, rei da Babilônia, avançou sobre Jerusalém e pôs-lhe cerco; 2o Senhor entregou em suas mãos Joaquim, rei de Judá, e parte dos vasos da casa de Deus, e ele os levou para a terra de Senaar, para o templo de seus deuses, depositando os vasos no tesouro dos deuses. 3Então o rei ordenou ao chefe dos eunucos, Asfenez, para que trouxesse, dentre os filhos de Israel, alguns jovens de estirpe real ou de família nobre, 4sem defeito físico e de boa aparência, preparados com boa educação, experientes em alguma ciência e instruídos, e que pudessem estar no palácio real, onde lhes deveriam ser ensinadas as letras e a língua dos caldeus. 5O rei fixou-lhes uma ração diária da comida e do vinho de sua mesa, de tal modo que, assim alimentados e educados durante três anos, eles pudessem no fim entrar para o seu próprio serviço. 6Havia, entre esses moços, filhos de Judá, Daniel, Ananias, Misael e Azarias. 8Ora, Daniel decidiu secretamente não comer nem beber da mesa do rei por convicções religiosas, e pediu ao chefe dos eunucos que o deixasse abster-se para não se contaminar. 9Deus concedera que Daniel obtivesse simpatia e benevolência por parte do mordomo. Este disse-lhe: “Tenho medo do rei, meu Senhor, que determinou alimentação e bebida para todos vós; 10se vier a perceber em vós um aspecto mais abatido que o dos outros moços da vossa idade, estareis condenando minha cabeça perante o rei”. 11Mas disse Daniel ao guarda que o chefe dos eunucos tinha designado para tomar conta dele, de Ananias, Misael e Azarias: 12“Por favor, faze uma experiência com estes teus criados por dez dias, e nos sejam dados legumes para comer e água para beber; 13e que à tua frente seja examinada nossa aparência e a dos jovens que comem da mesa do rei, e, conforme achares, assim resolverás com estes teus criados”. 14O homem, depois de ouvir esta proposta, experimentou-os por dez dias. 15Depois desses dez dias, eles apareceram com melhor aspecto e mais robustos do que todos os outros jovens que se alimentavam com a comida do rei. 16O guarda, desde então, retirava a comida e bebida deles para dar-lhes legumes. 17A esses quatro jovens Deus concedeu inteligência e conhecimento das letras e das ciências, e a Daniel, o dom da interpretação de todos os sonhos e visões. 18Terminado, pois, o prazo que o rei tinha fixado para a apresentação dos jovens, foram estes trazidos à presença de Nabucodonosor pelo chefe dos eunucos. 19Depois de o rei lhes ter falado, não se achou ninguém, dentre todos os presentes, que se igualasse a Daniel, Ananias, Misael e Azarias. E passaram à companhia do rei. 20Em todas as questões de sabedoria e entendimento que lhes dirigisse, achava o rei neles dez vezes mais valor do que em todos os adivinhos e magos que havia em todo o reino.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO Dn 3

 

A vós louvor, honra e glória eternamente!

1.  Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais. / A vós louvor, honra e glória eternamente! / Sede bendito, nome santo e glorioso. / A vós louvor, honra e glória eternamente! – R.

A vós louvor, honra e glória eternamente!

2. No templo santo onde refulge a vossa glória. / A vós louvor, honra e glória eternamente! / E em vosso trono de poder vitorioso. / A vós louvor, honra e glória eternamente! – R.

A vós louvor, honra e glória eternamente!

3. Sede bendito, que sondais as profundezas. / A vós louvor, honra e glória eternamente! / E superior aos querubins vos assentais. / A vós louvor, honra e glória eternamente! – R.

A vós louvor, honra e glória eternamente!

4. Sede bendito no celeste firmamento. / A vós louvor, honra e glória eternamente! / Obras todas do Senhor, glorificai-o. / A ele louvor, honra e glória eternamente! – R.

A vós louvor, honra e glória eternamente!

 

 

– 24 de novembro de 2025segunda-feira da 34ª Semana do Tempo Comum Santo André Dung-Lac, presbítero, e companheiros mártires, Memória

– Evangelho do dia 

 

Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. (Lc 21,1-4)

 

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vigiai, diz Jesus, vigiai, / pois, no dia em que não esperais, / o vosso Senhor há de vir (Mt 24,42.44). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

 

Naquele tempo, 1Levantando os olhos, viu Jesus que pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do templo. 2Viu também uma pobre viúva que depositou duas moedas. 3Diante disso, ele disse: Em verdade vos digo que esta pobre viúva ofertou mais do que todos. 4Pois todos eles depositaram como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza ofertou tudo quanto tinha para viver. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com     

 

 

        24/11/25

34ª SEGUNDA-FEIRA TC - AI

 

Lucas 21,1-4: “Levantando os olhos, Jesus viu gente rica depositando no cofre do Templo suas ofertas. Viu também uma pobre viúva colocando ali duas moedas pequeninas e disse então: - Na verdade, vos digo: Esta pobre viúva deu mais do que todos. Pois todos esses tiraram para dar a Deus do que tinham de sobra, mas esta, na sua penúria, deu tudo o que tinha para viver.”

 

Jesus, o senhor olhava para as pessoas, como olha também para nós, a partir do coração de cada uma, porque é dentro dele que estão as nossas verdadeiras intenções, boas ou más, interesseiras ou gratuitas, fingidas ou sinceras.

Enquanto nós, nos deixamos impressionar pelas aparências, e é a partir delas que damos valor às pessoas.

Por isso, o senhor conseguiu notar uma pobre viúva, e chamou a atenção de todos para ela e para o valor do seu gesto, ao ofertar somente duas moedas, que era tudo o que possuía. Assim, o senhor nos ensinou como é que Deus valoriza nossos atos: não pela quantidade da oferta, mas pela sua qualidade, que vem do coração e é capaz de transformar duas pequenas moedas no gesto de uma generosidade muito maior do que as ofertas vultuosas de pessoas mais ricas.

Ao exaltar a oferta daquela viúva, o senhor não desqualificou as outras ofertas, mas deixou bem claro que é sempre mais importante a atitude interna do que o ato exterior.

 Para aquela pobre viúva, as duas moedas representavam a oferta de toda a sua existência a Deus, porque era tudo o que tinha para viver.

Senhor, ajude-nos a aprender que vale mais o sentido que damos aos nossos atos do que simplesmente cumpri-los por costume ou por obrigação.

Que as nossas ofertas a Deus simbolizem sempre a entrega da nossa vida e a gratidão por tudo o que Ele nos concede.

E que saibamos valorizar os gestos do próximo, principalmente dos pobres, por aquilo que simbolizam mais do que pela quantidade ou pela aparência que apresentam.

 

Virgem Maria, a senhora entregou nas mãos de Deus a sua vida e a sua história, como se fossem duas moedas oferecidas com amor total. Por isso, Deus tem feito maravilhas através da senhora, feliz pela sua colaboração generosa na obra da nossa redenção. Interceda por nós e ensine-nos a dar uma significação de amor a todos os nossos gestos diante de Deus e diante do próximo. Amém!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Duas ofertas no templo. Uma de alguns ricos e outra de uma viúva pobre que deposita no tesouro duas pequenas moedas. Ações semelhantes, mas gestos simbólicos muito diferentes, pois enquanto os ricos dão alguns “trocados”, que em nada lhes fará falta, a viúva entrega tudo o que tem para viver. Doa a própria vida. Este Evangelho ilustra a convicção de que é Deus que realiza toda espécie de prodígios na nossa vida. Diante de tão grande dom, o cristão não pode corresponder apenas com “sobras”. Somos chamados, a exemplo da viúva, a entregar-nos totalmente, mostrando nossa total adesão ao sublime mistério de amor.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

  Lc 21,1-4 - A viúva deu tudo o que tinha para viver

 

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Senhor, nesta manhã, queremos ouvir a Tua Palavra com o coração aberto. Que ela nos guie e transforme nossa vida, para que possamos ser mais generosos, como a viúva do evangelho, e seguir os Teus ensinamentos no nosso cotidiano. Amém.

 

1. Leitura (verdade)

Hoje, o evangelho nos ensina sobre o verdadeiro sentido da doação. Não se trata de quanto damos, mas da disposição do nosso coração ao entregarmos a nossa vida a Deus. A viúva, ao oferecer suas duas pequenas moedas, deu tudo o que tinha, demonstrando uma confiança plena na providência divina. Assim, somos chamados a refletir: O que estamos dispostos a oferecer a Deus de forma plena e generosa? A nossa vida, as nossas habilidades, nosso tempo? Deus valoriza o nosso gesto de entrega, mesmo que pareça pequeno aos olhos do mundo.

 

2. Meditação (caminho)

Ao meditarmos sobre a atitude da viúva, somos desafiados a pensar nas áreas da nossa vida onde ainda guardamos para nós mesmos. Talvez tenhamos medo de nos entregar completamente, de confiar plenamente em Deus. A meditação nos convida a questionar: Estamos verdadeiramente dispostos a dar tudo o que temos? Como podemos fazer doação de nossas vidas, não só de nossos bens materiais, mas também de nosso tempo, nossas ações e palavras?

 

3. Oração (vida)

Senhor, assim como a viúva do evangelho, queremos nos entregar totalmente a Ti. Nos ensina a viver com generosidade, a olhar para os outros com compaixão e a partilhar não apenas o que sobra, mas o que temos de mais precioso. Que a nossa vida seja um contínuo ato de entrega a Ti e ao próximo, para que possamos refletir o Teu amor em tudo o que fazemos. Amém.

 

4. Contemplação

Ao contemplarmos o evangelho de hoje, somos chamados a viver nossa missão de maneira humilde e generosa. A missão não se resume a grandes gestos, mas a pequenos atos de fé e entrega diários. Cada ato de bondade, cada momento em que nos dedicamos aos outros com o coração aberto, é uma expressão de nossa fé em ação. A missão começa no dia a dia, nas pequenas atitudes de generosidade e amor.

 

BENÇÃO

Que Deus abençoe cada um de nós, para que possamos viver com generosidade e coragem, assim como a viúva do evangelho, entregando nossa vida por completo nas mãos de Deus. Que a Sua luz nos guie e nos fortaleça para vivermos a verdadeira missão de amor e serviço.

Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia - - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXIV nº 407 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2025–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP