sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Aquele que faz a vontade de meu Pai entrará no reino dos céus. – (Mt 9,27-31)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 D E Z E M B R O – MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 GARÇA/SP, 03 DE DEZEMBRO de 2021 (sexta-feira) 337 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

“EXISTE NO SILÊNCIO TÃO PROFUNDA SABEDORIA, QUE ÀS VEZES ELE TRANSFORMA-SE NA MAIS PERFEITA RESPOSTA."

(Fernando Pessoa)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA do Delegado de Polícia

DIA dos Portadores de Alergia Crônica

DIA Internacional dAs Pessoas com Deficiência

DIA Nacional DE COMBATE À PIRATARIA E A BIOPIRATARIA

DIA Panamericano DO MÉDICO

DIA MUnDIal PELO NÃO USO DE AGROTÓXICOS

DIA Internacional dO 3D

DIA DO SELECIONADOR DE PESSOAL

DIA do TÊNIS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Iguape (São Paulo) São Fidélis (Rio de Janeiro) São Jerônimo - Sobradinho (Rio Grande do Sul) Alagoinha (Paraíba) São Benedito do Rio Preto (Maranhão) Bom Jesus do Sul - Conselheiro Mairinck - Doutor Ulysses - Ivaí - Rondon - Santa Inês (Paraná) Curuá (Pará) Campo Belo do Sul (Santa Catarina) General Carneiro (Mato Grosso) Lajes - Pedro Avelino - Senador Georgino Avelino - Severiano Melo (Rio Grande do Norte)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LUIZ FELIPE ARANHA CONESSA (11 anos meu Neto - Garça /SP) HELENA GONZALES DOS SANTOS (02 anos filha Laisa/Gabriel Furlaneto - Garça /SP) MARCELO TECHI ZANOTI (EQUIPE 08 Nossa Sra MÃE DA IGREJA Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP) NILZA RODRIGUES VENTRILHO (Lions Clube de Bauru Norte /SP) Arlette Goulart Boschilia (Lions Clube de Nhandeara /SP) MARIA aPARECIDA R. CALLIANI (Lions Clube de de Tupã /SP) HAMILTON HENRIQUE SIQUEIRA (Lions Clube de João Monlevade /MG) Charles Argibai (Lions Clube de Rio de Janeiro-Empresárial /RJ) MARIA REGINA MAGANHA MIRANDA SOARES (Sapataria – Garça /SP) Renato Damiani Martins (Garça /SP)Ary Marino Filho (Garça /SP) Gustavo Rodela (Garça /SP) Pedro Henrique Scartezini (Garça /SP) PAULo Henrique IKE SOUzA(Garça /SP) Fabrício Vieira (Marília / SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARILENA GUANAES BATAGLIA e NILSON BATAGLIA 💘 1978ó43 ANOSó( Lions Clube de Garça /SP)LÉIA FERRETI CALVO e WANDERLEI APARECIDO CALVO 💘 1993ó28 ANOSó( Lions Clube de Barra Bonita /SP)

Dia de ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Pe. JOSÉ  FERREIRA DOMINGOS -CPó2000ó21 ANOSó(Pároco de Santa Genoveva de Irapuru e São José de Flora Rica /SP) Pe. JOAQUIM CARLOS LOPES BOGALHOS-CPó1988ó33 ANOSó(Vigário Paroquial da Paróquia São José de Osvaldo Cruz e de São João Batista de Salmourão/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE BAURU FALCÃOó1997ó24 ANOS (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA 

NOSSA SENHORA DA LAMPADOSA

SÃO FRANCISCO XAVIER

FRANCISCO (Espanha, 1506-1552), conviveu com Santo Inacio de Laiola e fez parte do núcleo de fundação dos Jesuítas. Considerado o maior missionário da época moderna, pôs o evangelho em contato com as grandes culturas orientais, adaptando-o à índole dos diferentes povos

SÃO GALGANO GUIDOTTE

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Faça-se conforme a vossa fé – Mt 9,27-31

 

 

Estes são homens santos, que se tornaram amigos de Deus, gloriosos arautos de sua mensagem.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Francisco nasceu na Espanha em 1506 e faleceu na China em 1552. Foi companheiro de estudos de Santo Inácio de Loyola em Paris e o primeiro padre europeu a partir para evangelizar a Índia e o Japão. Seu profundo espírito de oração e de alegria bem como seu perfil de bom organizador ajudaram-no a percorrer longas distâncias, oferecendo a pessoa de Jesus Cristo a muitos povos. Cresça em nós o anseio por viver e espalhar, por todo lugar e com todos os meios, o Reino de Cristo.

 

– Oração 

 

PAI, CURA-ME DA CEGUEIRA QUE ME IMPEDE DE RECONHECER A PRESENÇA DE TUA SALVAÇÃO NA MINHA VIDA, REALIZADA PELA AÇÃO MISERICORDIOSA DE TEU FILHO JESUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que pela pregação de são Francisco Xavier, conquistastes para vós muitos povos do oriente, concedei a todos os fiéis o mesmo zelo, para que a santa Igreja possa alegrar-se com o nascimento de novos filhos em toda a terra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

           03 de dezembro de 2021 6ª feira da 1ª Semana do Advento SÃO FRANCISCO XAVIER - MISSIONÁRIO DA ÁSIA

– Liturgia da Palavra 

Cristo nos salva para nos tornarmos também salvadores, isto é, para abrirmos os olhos aos cegos, aliviar os oprimidos e dar alegria aos pobres. 

 

1ª Leitura (Is 29,17-24) – Naquele dia, os olhos dos cegos verão.  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

 

 Assim fala o Senhor Deus: 17“Dentro de pouco tempo, não se transformará o Líbano em jardim? E não poderá o jardim tornar-se floresta? 18Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro e os olhos dos cegos verão no meio das trevas e das sombras. 19Os humildes aumentarão sua alegria no Senhor, e os mais pobres dos homens se rejubilarão no santo de Israel. 20Fracassou o prepotente, desapareceu o trapaceiro e sucumbiram todos os malfeitores precoces, 21os que faziam os outros pecar por palavras, e armavam ciladas ao juiz à porta da cidade, e atacavam o justo com palavras falsas”. 22Isto diz o Senhor à casa de Jacó, ele que libertou Abraão: “Agora, Jacó não mais terá que envergonhar-se nem seu rosto terá que enrubescer; 23quando contemplarem as obras de minhas mãos, hão de honrar meu nome no meio do povo, honrarão o santo de Jacó e temerão o Deus de Israel; 24os homens de espírito inconstante conseguirão sabedoria e os maldizentes concordarão em aprender”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 26 (27)

 

O Senhor é minha luz e salvação.

 

 

– 03 de dezembro de 2021 6ª feira da 1ª Semana do Advento SÃO FRANCISCO XAVIER - MISSIONÁRIO DA ÁSIA

– Evangelho do dia 

 

Aquele que faz a vontade de meu Pai entrará no reino dos céus.  (Mt 9,27-31)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eis que virá o nosso Deus com poder e majestade, / e ele há de iluminar os olhos dos seus servos!   

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 27partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi!” 28Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então, Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?” Eles responderam: “Sim, Senhor”. 29Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. 30E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. 31Mas eles saíram e espalharam sua fama por toda aquela região.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A luz de Deus quer abrir os nossos olhos”

 

“Partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: ‘Tem piedade de nós, filho de Davi!’”

(Mateus 9,27).

O grito dos dois cegos do Evangelho de hoje é por misericórdia, por compaixão, por clemência e socorro. O grito dos dois cegos de hoje mostra o quanto nós, que estamos também cegos nesta vida, precisamos gritar e clamar pela misericórdia de Deus, para que possamos enxergar, para que possamos ver o que não conseguimos ver, para que os nossos olhos possam se abrir.

 

Às vezes, perguntamos: “O que está acontecendo com a minha vida?”, “O que está acontecendo com a minha família?”, “O que está acontecendo com a minha casa?”, “Não consigo entender, não consigo ver”; e muitas vezes está a nossa frente e nós não enxergamos o problema; muitas vezes, o problema está dentro de nós, mas não o enxergamos.

 

“Deixemos que a graça de Deus nos toque, para que nossos olhos possam se abrir para enxergarmos o que não enxergamos ainda”

 

A primeira coisa é admitir que sou cego, é admitir que a minha visão de vida e de mundo é limitada, muitas vezes distorcida, mal focada e está faltando luz para que eu realmente possa enxergar o que está a minha volta. Mas, mais do que enxergar o que está a minha volta, preciso enxergar o que está dentro de mim e que, muitas vezes, não vejo, porque estou sempre achando que o problema são os outros, não enxergo em mim o que preciso mudar, o que preciso fazer, como preciso me comportar. Vejo pessoas que passam a vida inteira reclamando dos outros, são filhos que não se enxergam, querem sempre colocar a culpa dos seus problemas e dificuldades nos seus pais.

 

Para mim, uma das maiores calamidades dos nossos tempos é essa: é ver pessoas que já são adultas, que já deveriam ter uma maturidade, mas são cegas e vivem uma verdadeira imaturidade de vida, estão sempre atrás de outros para culpar e para desculpar seus próprios erros. Isso quando não estão culpando os pais, os quais muitas vezes estão idosos, sofridos, e têm que ficar escutando filho reclamando, culpando por isso ou por aquilo. Pode ser que, lá no passado, tenha acontecido algo que o limitou, mas a vida é superar, é ir para frente.

 

Quanta cegueira no mundo em que estamos, onde as pessoas querem colocar a culpa em Deus pelos desastres, pelo o que não deu certo. Desculpe-me dizer, mas não nos enxergamos, não nos vemos como precisamos realmente nos ver; e aí é preferível ficar naquela bengala, ancorado nas culpas e desculpas, quando o que nós precisamos é enxergar, é reconhecer que estamos cegos, limitados na nossa visão interior, limitados na nossa visão de vida, reconhecer a nossa própria ignorância, aquilo que nós ignoramos, que não conhecemos, e humildemente buscar ajuda.

 

Os dois cegos buscaram em Jesus a luz. O grito de misericórdia é o grito de reconhecimento da própria fragilidade, na necessidade de socorro, de auxílio e de ajuda. Se somos cegos na visão espiritual, fechamo-nos no nosso orgulho, na nossa soberba e não enxergamos a luz de Deus que quer abrir os nossos olhos.

 

Você crê que Jesus pode abrir os seus olhos? Se você crê, deixe que a graça de Deus toque em você, para que seus olhos possam se abrir para enxergar o que não enxerga ainda.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Dois cegos seguem Jesus, pedindo piedade. Eles acreditam que Jesus possa fazer alguma coisa por eles. Pessoas cegas têm dificuldade para exercer suas atividades físicas, têm sua autonomia limitada. No Antigo Testamento, o cego não podia participar do culto (cf. Lv 21,18); portanto, era uma pessoa marginalizada e excluída do templo. Os dois cegos gritando atrás de Jesus representam a oração de angústia de quem está sofrendo por causa da cegueira. Professam sua fé em Jesus, que toca nos olhos deles e lhes devolve “conforme a fé que têm”. A fé provoca a recuperação da vista e da dignidade e a integração na comunidade. A comunidade cristã (casa) é o ponto de chegada, onde manifestamos nossa fé, e o ponto de partida para o anúncio da mensagem de quem nos estendeu as mãos e nos salvou.

 

ORAÇÃO

Divino Mestre, Luz do mundo, aos dois cegos que te seguiam, implorando piedade e cura, deste a condição de enxergar. Abre, Senhor, nossos olhos para que possamos reconhecer-te nos pobres e marginalizados de nossa sociedade e firma nossos passos no caminho que nos conduz a ti. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 9,27-31 - Olhos iluminados

Oração Inicial
O Evangelho de hoje nos fala da fé. Pela fé em Jesus, os dois cegos foram curados e tornaram-se testemunhas da libertação que o Senhor realizara em sua vida.

 

Oremos: “Pai, cura-me da cegueira que me impede de reconhecer a presença de tua salvação na minha vida, realizada pela ação misericordiosa de teu Filho Jesus. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Observe o contexto da narrativa: lugar, personagens, pedidos… Com quais palavras os cegos se dirigem a Jesus? O que buscam? O que significa a cegueira no contexto da narrativa? O que foi necessário para que os homens fossem curados? Por que Jesus os adverte para que ninguém fique sabendo das curas?

 

“Dar vista aos cegos é um dos sinais de salvação definitiva a serem realizados pelo Messias. A cegueira física serve para representar a incapacidade ou resistência de compreender o projeto de Deus. Os dois cegos apelaram para Jesus, chamando-o de Filho de Davi. É o título utilizado quando os mais necessitados pedem ajuda ou quando se proclama a identidade messiânica dele. A justiça do Reino liberta o homem para o discernimento – ver – e expulsa a alienação. Agradecidos, os cegos acharam que poderiam ignorar a ordem de Jesus e, com alegria, falavam a todos do Libertador. A fé nos ajuda a percorrer os caminhos do mundo, vivendo e proclamando a Boa-Nova. Ela não nos mostra todo o caminho, mas nos orienta para o próximo passo.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?

Qual palavra do texto encontrou sintonia com sua vida, com suas atitudes? Quais sentimentos o texto despertou em você? Procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus despertou em seu coração. Permaneça em silêncio por alguns instantes.

A súplica dos dois cegos traduz uma profunda confiança no Senhor, como vemos no pedido: “Tem compaixão de nós, filho de Davi”, e na resposta: “Sim, Senhor”. Em seguida, Jesus confirma que a cura da cegueira se dá “conforme a vossa fé”. Fé, portanto, é o elemento central que o evangelho nos convida a viver neste dia.

3.Oração (Vida)

Oração para pedir a graça da fé:

“Senhor, eu creio. Eu quero crer em ti. Eu te louvo pelo dom da fé e reconheço que estou ainda longe de ter a mesma fé de Abraão e Sara, de Tobit, de tantos profetas e reis; e o quanto sonho em experimentar também a mesma fé da Virgem Maria. Renova em mim o dom da fé recebido no Batismo, confirmado na Crisma e reanimado em cada Eucaristia. Que eu viva alicerçado(a) na tua Palavra e que por ela me sinta exortado(a) à fidelidade. Diante de tua presença, professo que creio, mas aumenta a minha fé. Senhor, faze que minha fé seja total, sem reservas; que ela penetre no meu pensamento e na minha maneira de julgar as coisas divinas e as coisas humanas. Senhor, faze que minha fé seja livre, quero aceitar livremente a tua vontade com todas as renúncias e deveres que ela comporta. Senhor, tu disseste que felizes são os que creem sem ter visto. Dá-me a graça de crer, mesmo nos momentos em que não vejo caminho ou solução, reconhecendo que Tu és o caminho e solução, sempre! Senhor, faze que minha fé seja forte. Que eu possa caminhar sobre as águas revoltas e em teu nome eu possa remover montanhas; dá-me a fé que não vacila, que é garantia de vida eterna e que proclama teu poder, agindo, curando e libertando. Que eu permaneça com os olhos fixos no teu coração transpassado, para que, te vendo, eu receba a salvação e a anuncie a todos. Amém” (Papa Paulo VI).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Quais apelos esta oração lhe provocou? Advento é um tempo de reorganizar nossa caminhada. Quais compromissos deseja melhorar o rumo em sua vida?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.