quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■–>>>>Viram Jesus andando sobre as águas. – (Mc 6,45-52)<<<<---

 

  


ONU # UNESCO

 2026: ANO INTERNACIONAL DOS VOLUNTÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2026: ANO INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA

 2026 UNESCO: APRENDER A CONHECER, APRENDER A FAZER, APRENDER A CONVIVER (OU VIVER JUNTOS) E APRENDER A SER 

 2026: ERGAMO-NOS JUNTOS: PELA JUSTIÇA. PELA HUMANIDADE. PELA PAZ.

J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL - A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 07 DE JANEIRO de 2026 (quarta-feira) 7º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

FELIZ ANO NOVO 😃 FELIZ 2026 😃

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS

O CASAMENTO É UM EDIFÍCIO QUE DEVE SER RECONSTRUÍDO TODOS OS DIAS.

  (André Maurois)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DA LIBERDADE DE CULTOS 

 DIA DO LEITOR 

 DIA INTERNACIONAL DOS PROGRAMADORES 

 DIA DO NATAL ORTODOXO RUSSO

 DIA COMUNIDADE EVANGÉLICA PROJETO VIDA NO BRASIL

DIA da Fundação da Rádio Jovem Pan News

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Dirce Reis (São PauloItaparica (BahiaCarangola - Peçanha (Minas GeraisParaú (Rio Grande do Norte Iraí (Rio Grande do SulPrata (ParaíbaViseu (Pará

Dia do ANIVERSÁRIO DOS AMIGOS/AMIGAS: LOUISE PACHECO (filha da Claudia/Agnaldo-Garça /SP) ANTONIO JOSÉ SANTOS BRANDÃO (Garça /SP) DULCE HELENA DA SILVA (Lions Clube de Ourinhos /SP) MARIA DE LOURDES M.  GONZALEZ (Lions Clube de Penápolis /SP) BEATRIZ SANCHES TEOTO BUFFULIN (Lions Clube de Tupã /SP) BEATRIZ LOPES FERRARI (LEO-Lions Clube de Tupã /SP) MARIA JOSÉ FANTINI ZANON (Garça /SP) IRENE FRANCELINO PERES (Garça /SP) ■LUIZ IZIDORO (Garça /SP)AYRTON (DO RANGÃO) PESSOA (Garça /SP) JOSÉ SILVA (Garça /SP) ALEXANDRE MARTINEZ DE CASTRO  (Garça /SP) JOSÉ BELANGA GOMES (Garça /SP) MARISA C. PEREIRA  ARAUJO (Garça /SP) PAULO “PINGO” FRABETTI (Garça / SP) ROSANE FAGOTTI VOSS (Garça/SP) ■ROSE MARIN MARIANO (Bauru /SP) ■JOSÉ VALDO MADEIRA (São José do Rio Preto /SP) CLEUSA FRESCARELI (Pederneiras /SP)  ORDELY ZAGO ROSSIGNOLI (Cuiabá /MTPE. JOSÉ CARLOS VICENTIN (Administrador Paroquial de Nossa Senhora de Fátima (Jóquei) de Marília e presidente da Cáritas Diocesana /SP)  

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO RAIMUNDO DE PAÑYAFORTE 

■ Raimundo (Espanha, 1175-1275), depois de formar-se em ciências jurídicas e teológicas, seguiu o caminho da vida religiosa. Promoveu o diálogo com os judeus e os maometanos e se esmerou no amor aos pobres.  ■

■ BEATA LINDALVA JUSTO DE OLIVEIRA ■

■  Irmã Lindalva (Brasil, 1953-1993), quando se preparava para servir o café da manhã no abrigo Dom Pedro II (Salvador-BA), onde trabalhava, foi atacada por um dos internos do lugar, que já a havia assediado antes. Martirizada por defender sua virtude e sua fé em Cristo, foi beatificada em 2007. 

SÃO POLIEUCTO 

SÃO CANUTO LAVARDO 

SÃO CIRO DE CONSTANTINOPLA 

SÃO CRISPIM DE PAVIA

SÃO JOSÉ TUÂN

SÃO TILO

SÃO VALENTIM DE PASSAU

SÃO VALENTINIANO

■ SANTO ALDERICO

■ SANTO LUCIANO DE NICOMÉDIA 

■ MARIA TERESA DO SAGRADO CORAÇÃO 

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Jesus Caminha sobre as ÁguasMc 6,45-52 - Também se os ventos são contrários, podemos contar com o Senhor

Com Jesus, até as tempestades podem se acalmar. Confie e não tenha medo!

 

– Antífona 

 

– O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; para ao que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu (Is 9,1).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Ao anunciar a Boa-nova, Jesus sempre recorre à oração. Com esse exemplo, mostra-nos a necessidade de recorrer a Deus em todos os momentos da nossa vida, confiando em seu amor. Celebremos com fé a grande oração que é a Eucaristia!

 

 

– Oração 

 

“SENHOR, FORTALECE NOSSA FÉ PARA QUE, MESMO NAS TEMPESTADES DA VIDA, POSSAMOS CONFIAR EM TI E ENCONTRAR PAZ EM TEU AMOR.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus, luz de todas as nações, concedei aos povos da terra viver em perene paz e infundi em nossos corações aquela luz admirável que fizestes brilhar nos corações dos nossos pais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 07 de janeiro de 2026 quarta-feira Tempo do Natal depois da Epifania

 – Evangelho do dia 

 –  

– Liturgia da Palavra 

O Reino dos Céus não é mera esperança futura, mas realidade presente no mundo por meio da pessoa do ministério de Jesus. Por isso, exige engajamento na transformação da realidade atual, e não simples devoção pessoal.

 

 

1ª Leitura (1Jo 4,11-18) Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco. Leitura da Primeira Carta de São João.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

11Caríssimos: se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado em nós.13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito. 14E nós vimos e damos testemunho, que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo. 15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus.16E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco, e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele. 17Nisto se realiza plenamente o seu amor para conosco: em nós termos plena confiança no dia do julgamento, porque, tal como Jesus, nós somos neste mundo.18No amor não há temor. Ao contrário, o perfeito amor lança fora o temor, pois o temor implica castigo, e aquele que teme não chegou à perfeição do amor.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial Sl 71(72)

 

As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

1. Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.  – R.

As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

2. Os reis de Társis e das ilhas hão de vir e oferecer-lhe seus presentes e seus dons; e também os reis de Seba e de Sabá hão de trazer-lhe oferendas e tributos. Os reis de toda a terra hão de adorá-lo e de todas as nações hão de servi-lo.   – R.

As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

3. Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará. – R.

As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

 

 

 

– 07 de janeiro de 2026 quarta-feira Tempo do Natal depois da Epifania

 – Evangelho do dia 

 

Viram Jesus andando sobre as águas.  (Mc 6,45-52)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Louvai o Senhor Jesus, todos os povos, aceito pela fé no mundo inteiro!  (1 Tm 3,16).  – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

[A forma breve está entre colchetes.]

Depois de saciar os cinco mil homens, 45Jesus obrigou os discípulos a entrarem na barca e irem na frente para Betsaida, na outra margem, enquanto ele despedia a multidão. 46Logo depois de se despedir deles, subiu ao monte para rezar. 47Ao anoitecer, a barca estava no meio do mar e Jesus sozinho em terra. 48Ele viu os discípulos cansados de remar, porque o vento era contrário. Então, pelas três da madrugada, Jesus foi até eles andando sobre as águas, e queria passar na frente deles.49Quando os discípulos o viram andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e começaram a gritar. 50Com efeito, todos o tinham visto e ficaram assustados. Mas Jesus logo falou: “Coragem, sou euNão tenhais medo!”51Então subiu com eles na barca, e o vento cessou. Mas os discípulos ficaram ainda mais espantados, 52porque não tinham compreendido nada a respeito dos pães. O coração deles estava endurecido.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

07/01/26

        QUARTA- FEIRA APÓS EPIFANIA - A

 

Marcos 6,48-52: Jesus... “vendo que se cansavam de remar, pois o vento lhes era contrário, na quarta vigília da noite, foi na direção deles, caminhando sobre o mar, e ia ultrapassá-los. Ao vê-lo caminhando sobre o mar, pensaram que fosse um fantasma e gritaram, pois todos o viram e se assustaram. Mas ele logo lhes falou: - Tende confiança. Sou eu, não tenhais medo! E subiu para junto deles na barca, e o vento cessou. E ficaram interiormente cheios de grande espanto, pois não tinham compreendido o milagre dos pães...”

 

Senhor Jesus, sua pregação sobre o Reino de Deus sempre estava unida às suas ações, de tal modo que servem de exemplo para a sua Igreja.

Ao perceber a fome das multidões, multiplicou e partilhou os pães e os peixes.

Quando se afastou para orar ao Pai, ao perceber o perigo que corriam seus discípulos na barca, saiu ao encontro deles caminhando sobre as águas para os alcançar.

Estava sempre motivado pela compaixão e seus milagres jamais serviram de demonstração de poder.

Mesmo que não fosse reconhecido pelos discípulos, que o tomaram por um fantasma, o senhor estava sempre junto deles, procurando acalmá-los repetindo sempre de novo: “Sou eu, não tenhais medo!

Ao invés de ficarem admirados, eles, que já estavam espantados com a multiplicação dos pães, ficaram ainda mais assombrados vendo-o caminhar sobre as águas agitadas.

Senhor, o poder sempre causa medo, porque tem sido usado para dominar e para castigar.

No entanto, o senhor veio nos revelar a presença de um Deus que é amor, compaixão, cuidado e salvação.

Eis a maravilha da revelação cristã: um Deus cujo poder infinito é somente para amar e para fazer viver, a tal ponto que o senhor, Verbo eterno, se fez humano, não para nos julgar, mas para nos salvar.

Senhor, que o mistério da sua Encarnação esteja sempre diante dos nossos olhos, para que acreditemos que sua vida, morte e ressurreição nos mereceram a copiosa Redenção.

 E que ao longo da nossa   existência, principalmente quando ventos contrários ameaçam a barca da nossa vida e da história da humanidade, que possamos sentir sempre de novo a sua voz: “Tende confiança. Sou eu, não tenhais medo!

 

Maria santíssima, nossa Mãe sempre atenta às nossas dificuldades, seja a estrela que nos aponta sempre para o seu Filho bendito, fazendo-nos vencer nossos medos e confiar que Ele pode nos garantir a paz ao longo deste novo ano. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Andar sobre as águas é mais um sinal da divindade de Jesus Cristo. Ele é o Filho de Deus, que dá coragem e dissipa qualquer medo presente nos seus discípulos. Naquele momento, os apóstolos ainda não conseguiam compreender totalmente, pois estavam assustados e não lhes tinha sido revelada toda a verdade. Nós, hoje, porém, não temos desculpas para não confiarmos em Jesus, pois conhecemos a paz e a tranquilidade que têm nele sua origem e que nos são dadas através do Espírito Santo. Sabemos que ele sempre virá ao nosso encontro, acalmando qualquer tempestade. Quanto mais lermos e meditarmos a Sagrada Escritura, mais conheceremos Jesus Cristo e mais fortes e confiantes nos sentiremos.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 6,45-52 - Também se os ventos são contrários, podemos contar com o Senhor

 

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Senhor, vem ao nosso encontro nas tempestades da vida, fortalece nossa fé e nos ensina a confiar em Ti com coração aberto e humilde. Amém.

1. Leitura (Verdade)

Leitura do Evangelho de São Marcos (Mc 6,45-52)

Depois de saciar a multidão, Jesus mandou os discípulos entrarem no barco e partir para a outra margem, enquanto Ele se retirava para orar. À noite, Ele os viu em apuros, remando contra o vento. Então, caminhou sobre as águas e os alcançou, dizendo: “Coragem, sou eu, não tenhais medo!” Os discípulos ficaram maravilhados, pois não entenderam o milagre da multiplicação dos pães.

 

2. Meditação (Caminho)

No caminho da vida, enfrentamos muitas tempestades, desafios e dificuldades. Jesus, que é nosso Senhor, sempre está perto de nós, mesmo quando não O vemos. Sua presença traz paz, e Sua voz nos chama a confiar Nele. Ele é a resposta às nossas angústias e inseguranças, nos convidando a olhar além das dificuldades e a não ter medo. No meio das tribulações, precisamos lembrar que Ele é aquele que acalma o vento e nos conduz com amor.

3.Oração (Vida)

Senhor Jesus, nos momentos de tempestade em nossas vidas, nos ajude a lembrar que Tu estás sempre conosco. Que possamos confiar em Ti, mesmo quando a fé vacila e o medo nos assombra. Dá-nos coragem para seguir em frente, sabendo que Tu és o nosso amparo e a nossa paz. Amém.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Ao contemplarmos esse Evangelho, somos chamados a viver nossa missão com confiança. Como os discípulos, podemos ser chamados a enfrentar dificuldades, mas, assim como Jesus fez com eles, Ele também nos chama e nos fortalece. Em nossa vida diária, devemos ser sinais de confiança e esperança, partilhando a paz que Jesus nos dá e ajudando outros a confiar em Sua presença amorosa.

 

Bênção

 

Que o Senhor nos abençoe, nos fortaleça em nossa fé e nos ajude a superar as dificuldades com coragem, sempre confiando em Sua presença.

 Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP