segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O Reino dos Céus está próximo. - (Mt 4,12-17.23-25)

 


 F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 1!!!  

– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J A N E I R O ROXO 

MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DA SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 04 DE JANEIRO de 2021 (  segunda-feira) 004º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 1!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.

(Oscar Wilde)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

Dia MUNDIAL Do BRAILLE

Dia Do HEMOFÍLICO

Dia NACIONAL DA ABEUGRAFIA

Dia DE CASIMIRO DE ABREU

Dia MUNDIAL Do HIPNOTISMO

DIA da Fundação do Estado de Rondônia

DIA da Fundação do Jornal O Estado de S. Paulo

DIA da Fundação do Partido Republicano da Ordem Social (PROS)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): ImaculadaJuripiranga - Lagoa Seca (Paraíba) Quissamã (Rio de Janeiro) Espírito Santo (Rio Grande do Norte) Santiago - São Francisco de Assis  (Rio Grande do Sul) Doutor Pedrinho - Santa Rosa do Sul - União do Oeste (Santa Catarina)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: FELISCINDRA MILARÉ DOS SANTOS MÁS (LC6 – Lions Clube de Nhandeara /SP) GONZALO HORTA PEREZ (Lions Clube de Bauru Estoril /SPVANESSA KARINA SILVESTRE DA SILVA (Prefeitura Ourinhos /SP)
 
MARILEN ALMEIDA MEDEIROS (Andradina /SP) MARIA HELENA LOURENÇO VOLLET (Professora Garça /SP) LUIZ CLAUDIO SARAIVA ROCHA (Garça-Balneário Camboriú /SC)

Dia do ANIVERSÁRIO DE Ordenação sacerdotal do: PADRE VANDERLEI GOMES MENDONÇA DOM ESTEVAM DA DIVINA MISERICORDIAó2003ó18 ANOSó(Prior do mosteiro da Divina Misericórdia em Lucélia /SP)

 

 Santo do Dia 

SANTA ÂNGELA DE FOLIGNO

SANTA Elisabete Ana Baylei Seton

Manuel Gonzáles Garcia

SÃO CLEMENTE DE SARDES

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 4,12-17.23-25

Jesus anuncia a Boa-Nova para o corpo e para a alma. Suas curas não são manifestações de poder, mas sinais de que o mal estava sendo vencido.

- Raiou para nós um dia de bênção: vinde, nações, adorai o Senhor; grande luz desceu sobre a terra!

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Porque “somos de Deus”, somos convidados a nos deixarmos guiar pelo Espírito Santo, a acreditar no nome de Jesus e a amar-nos uns aos outros. Permanecendo em Deus, venceremos os inimigos do Reino.

– Oração 

 

DIVINO ESPÍRITO SANTO, AMOR ETERNO DO PAI E DO FILHO, CONDUZ-ME NO CAMINHO DA CONVERSÃO PARA QUE MINHA VIDA SEJA UM DOM A SERVIÇO DOS IRMÃOS.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Nós vos pedimos, ó Deus, que o esplendor da vossa glória ilumine os nossos corações para que, passando pelas trevas deste mundo, cheguemos à pátria da luz que não se extingue. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 04 de janeiro de 2021 Segunda-feira depois da Epifania do Natal - Tempo do Natal depois da Epifania

– Liturgia da Palavra 

Uma “grande luz” brilha nas trevas: é Jesus, que inaugura a chegada do Reino e agora nos convida à escuta da Palavra de Deus. 

 

1ª Leitura (1Jo 3,22-4,6) – Examinai os espíritos para ver se são de Deus  Leitura da Primeira Carta de São João:

 

Caríssimos, 22qualquer coisa que pedimos recebemos dele, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é do seu agrado. 23Este é o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, de acordo com o mandamento que ele nos deu.

 

24Quem guarda os seus mandamentos permanece com Deus e Deus permanece com ele. Que ele permanece conosco, sabemo-lo pelo Espírito que ele nos deu.4,1Caríssimos, não acrediteis em qualquer espírito, mas examinai os espíritos para ver se são de Deus, pois muitos falsos profetas vieram ao mundo. 2Este é o critério para saber se uma inspiração vem de Deus: todo espírito que leva a professar que Jesus Cristo veio na carne é de Deus; 3e todo espírito que não professa a fé em Jesus não é de Deus; é o espírito do Anticristo. Ouvistes dizer que o Anticristo virá; pois bem, ele já está no mundo.

 

4Filhinhos, vós sois de Deus e vós vencestes o Anticristo. Pois convosco está quem é maior do que aquele que está no mundo. 5Os vossos adversários são do mundo; por isso, agem conforme o mundo, e o mundo lhes presta ouvidos.

 

6Nós somos de Deus. Quem conhece a Deus, escuta-nos; quem não é de Deus não nos escuta. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 2

Eu te darei por tua herança os povos todos.

 

– 04 de janeiro de 2021 Segunda-feira depois da Epifania do Natal - Tempo do Natal depois da Epifania

– Evangelho do dia 

 

O Reino dos Céus está próximo. - (Mt 4,12-17.23-25)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Jesus pregava a boa nova, o reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo (Mt 4,23).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 12ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. 13Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia, 14no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 15“Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos! 16O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz”.

 

17Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. 23Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo. 24E sua fama espalhou-se por toda a Síria. Levavam-lhe todos os doentes, que sofriam diversas enfermidades e tormentos: endemoninhados, epilépticos e paralíticos. E Jesus os curava. 25Numerosas multidões o seguiam, vindas da Galileia, da Decápole, de Jerusalém, da Judeia, e da região além do Jordão.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Deixemos o nosso coração se converter a cada dia”

“Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: ‘Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo’” 

 (Mateus 4,17)

Se tem uma palavra que não pode sair do nosso coração é: conversão. Todos nós precisamos nos converter a cada dia da nossa vida a Jesus, porque, o dia que você desiste de se converter, você começa a andar para trás. E percebemos na nossa vida que muita coisa não anda para a frente, achamos que o problema é o mundo, as coisas, mas é o coração humano que não está convertido para a graça de Deus.

 

Quando rezamos pela conversão dos pecadores, creio que imaginamos os grandes pecadores, as pessoas que estão distantes da Igreja, imaginamos aqueles que estão cometendo crimes e assassinatos. É claro, como precisam se converter; como é necessário se converter cada um que realiza o mal na vida, se converter para o bem, para a prática do bem. Aqui se trata de uma conversão mais profunda, é claro que o primeiro passo da conversão é deixar de fazer o mal para fazer o bem.

 

Se você ainda faz alguma coisa má na sua vida, é preciso que a conversão chegue e bata com força à sua porta. Não podemos, na etapa em que estamos na vida, permitir que algum mal ainda esteja movendo os nossos passos e as nossas atitudes; fazer mal para os outros, desejar o mal aos outros.

 

“Todos nós precisamos nos converter a cada dia da nossa vida a Jesus”

 

É preciso se converter para sair do mal, para que o mal não more em nós, mas a conversão é mais profunda ainda, é preciso se converter para Jesus. É preciso ter os sentimentos de Jesus, os pensamentos d’Ele, é preciso que Ele seja uma realidade viva em nossa vida porque Jesus pregava o Evangelho do Reino, porque Jesus estava impregnado do Espírito e o Espírito O conduzia.

 

Converter-se para Jesus é preciso estar impregnado de Jesus, é preciso que o Espírito de Jesus esteja em nós para que nossas palavras, para que nossos atos, atitudes e gestos revelem que Deus habita em nós.

 

Não basta falar o nome de Jesus, não basta proclamar o nome de Jesus, não basta clamarmos ao nome d’Ele. É necessário pregar, anunciar, clamar, mas é necessário, em primeiro lugar, se converter ao Reino dos Céus. É uma questão de mudar a mentalidade, a nossa forma muitas vezes mundana e humana de encararmos a vida, a realidade e as coisas.

 

Estamos há tanto tempo nas pegadas do Senhor, mas não deixamos o coração se converter. Que seja meta da nossa vida no novo ano que se inicia, permitirmos que Jesus nos converta a cada dia.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

João Batista sai de cena e entra Jesus. O caminho aberto pelo precursor agora será trilhado pelo Mestre de Nazaré. Após passar pelo deserto e vencer os desafios do adversário, inicia sua missão, dirigindo-se para Cafarnaum, no território de Zabulon e Neft ali, cumprindo assim a profecia de Isaías. Ele é a grande luz que brilha para quem vive nas trevas da miséria e do abandono. A primeira proclamação de Jesus no Evangelho de Mateus é o anúncio do Reino, o qual exige também conversão: “Arrependam-se, porque o Reino de Deus está próximo”. E espalhava essa boa notícia por onde andava, e muitos doentes eram curados. A fama de Jesus cresce e muitos o buscam. Todo líder que se interessa pelo povo e propõe políticas públicas em favor dos necessitados será retribuído por todos eles com carinho e amor.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, incansável missionário, foste morar em Cafarnaum, onde te tornaste viva esperança de libertação aos que “estavam assentados na região sombria da morte”. Começaste a anunciar o Reino de Deus, cujos sinais realizavas, ensinando nas sinagogas e curando toda doença e enfermidade. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 4,12-17.23-25 – “Arrependam-se... O Reino do Céu está perto”



Oração Inicial

Jesus é luz, é o caminho, a verdade e a vida. Caminhando com Ele não andamos nas trevas e estamos no projeto do Pai.

 

Faça a oração: “Ó Senhor Deus, a ti dirijo minha oração. Eu confio em ti. Ensina-me teus caminhos! Faz que eu os conheça bem, pois quero viver de acordo com tua verdade” (Sl 25,1-2).

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

De quem é a frase: “ O povo que vivia nas trevas viu uma grande Luz, e para quem vivia na região escura da morte brilhou uma luz”.

 

“É um momento novo e Jesus assume nova postura, tendo em vista a sua missão. Deixa a tranquila Nazaré e se estabelece em Cafarnaum. O novo lar de Jesus é uma importante encruzilhada econômica e comercial. Mesmo contando com a presença de Jesus, Cafarnaum será denunciada como insensível diante da mensagem da salvação.

 

Jesus anuncia que o Reino está próximo e que a conversão é o caminho para acolher seu projeto. O ministério de Jesus visa aos portadores de todo tipo de enfermidade. Ele anuncia a Boa-Nova para o corpo e para a alma. Dirige-se, sobretudo, ao mundo do sofrimento. Suas curas não são manifestações de poder, mas sinais de que o mal estava sendo vencido.” 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim? Meu coração é aberto à Boa-Nova do Reino? Deixo-me guiar por sua luz, sua palavra? Acredito que o Filho de Deus tem o poder de curar o corpo e a alma humana de qualquer enfermidade?

Creio também, que Ele não faz ‘sinais’ onde há insensibilidade como em Cafarnaum?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Que sentimentos invadem seu coração neste momento? Que propósito de vida nova surge dentro de você? Aceitar a admoestação de Jesus: “ Convertei-vos porque o Reino está próximo” é uma sugestão prática para quem quer viver segundo o Evangelho.

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.