segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Que queres de mim, Jesus, Filho de Deus Altíssimo? – (Mc 5,1-20)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 F E V E R E I R O ROXO/LARANJA 

MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 01 DE FEVEREIRO de 2021 (segunda-feira) 032º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

Nada nos torna tão grandes como uma grande dor.

(Alfred de Musset)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO PUBLICITÁRIO

DIA MUNDIAL DE MUDAR SUA SENHA

DIA DA DEFESA CIVIL

DIA DO TOMATE

DIA DO HERÓI POLICIAL CIVIL

DIA DO ELETRICITÁRIO GAÚCHO

DIA DE BRIGID

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Indiara - Nova Crixás (Goiás) Atalaia (Alagoas) Wanderlândia (Tocantins) Tapauá (Amazonas) Quixelô (Ceará) Missal - Nova Prata do Iguaçu - Vera Cruz do Oeste – Douradina (Paraná)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: IVANILDE PEREIRA ISIDORO (EQUIPE 02 ENS APARECIDA Setor de Garça /SP)JOHNATAS C BELLINI CALDEIRA (EQUIPE 14 ENS RAINHA DA PAZ Setor de Garça /SP)  LEANDRO OLIVEIRA CORREA (Construtora Oliveira & Correia - Garça /SP) HELIO BELINI JUNIOR (Garça /SP) ROSELY SANTOS TORCINELO (Garça /SP) RODRIGO ZAGO DONATO (Curitiba /PR)CLAUDIO AMORIM (Marilia /SP)VALDIR GARCIA (Lions Clube de Ilha Solteira/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: RENATA BRANDÃO GALHASE E ROMILDO JOSÉ MOREIRA GALHASEó1997ó23 ANOS (Equipe 11 ENS da CONCEIÇÃO Setor de Garça /SP)

 

 Santo do Dia 

SANTA VERIDIANA

SANTA BRÍGIDA

SANTA ANA MICHELOTTI

SÃO CECÍLIO DE ELVIRA

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mc 5,1-20

Jesus revela a sua misericórdia libertando os oprimidos dos males que os afligem. O homem libertado é enviado por Jesus para anunciar a misericórdia.

 

- Salvai-nos, Senhor nosso Deus, reuni vossos filhos dispersos pelo mundo, para que celebremos o vosso santo nome nos gloriemos em vosso louvor (Sl 105,47)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Movidos pela fé nas promessas divinas, muitos líderes do povo de Deus enfrentaram provações, certos de que Ele guarda com carinho seus fiéis.  Renovemos nossa fé no Senhor, cuja misericórdia age em nosso favor.

– Oração 

 

PAI, FAZE-ME ANUNCIADOR DA COMPAIXÃO QUE TENS POR MIM, A QUAL SE MANIFESTA NA LIBERTAÇÃO DE MEU EGOÍSMO E NA ABERTURA DO MEU CORAÇÃO PARA O SERVIÇO AO MEU SEMELHANTE.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de todo o coração e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 01 de fevereiro de 2021 2ª feira da 4º Semana do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

O Senhor olha com carinho para seu povo e, apesar das rejeições ao seu agir, o liberta de toda opressão. 

 

1ª Leitura (Hb 11,32-40) – Pois Deus estava prevendo, para nós, algo melhor  Leitura da Carta aos Hebreus:

 

Irmãos, 32que mais devo dizer? Não teria tempo de falar mais sobre Gedeão, Barac, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas. 33Estes, pela fé, conquistaram reinos, praticaram a justiça, foram contemplados com promessas, amordaçaram a boca dos leões, 34extinguiram o poder do fogo, escaparam do fio da espada, recobraram saúde na doença, mostraram-se valentes na guerra, repeliram os exércitos estrangeiros. 35Mulheres reencontraram os seus mortos pela ressurreição. Outros foram esquartejados, ou recusaram o resgate, para chegar a uma ressurreição melhor.

 

36Outros ainda sofreram a provação dos escárnios, experimentaram o açoite, as correntes, as prisões. 37Foram apedrejados, foram serrados, ou morreram a golpes de espada. Levaram vida errante, vestidos com pele de carneiro ou pelos de cabra; oprimidos e atribulados, sofreram privações. 38Eles, de quem o mundo não era digno, erravam pelos desertos e pelas montanhas, pelas grutas e cavernas da terra. 39E, no entanto, todos eles, se bem que pela fé tenham recebido um bom testemunho, apesar disso não obtiveram a realização da promessa. 40Pois Deus estava prevendo, para nós, algo melhor. Por isso não convinha que eles chegassem à plena realização sem nós.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 31(30)

Fortalecei os corações,

vós que ao Senhor vos confiais!

 

– 01 de fevereiro de 2021 2ª feira da 4º Semana do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Que queres de mim, Jesus, Filho de Deus Altíssimo?   (Mc 5,1-20)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo, aleluia! (Lc 7,16).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. 2Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi a seu encontro. 3Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. 4Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo.

 

5Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras. 6Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele 7e gritou bem alto: “Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te conjuro por Deus, não me atormentes!” 8Com efeito, Jesus lhe dizia: “Espírito impuro, sai desse homem!” 9Então Jesus perguntou: “Qual é o teu nome?” O homem respondeu: “Meu nome é ‘Legião’, porque somos muitos”.

10E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região. 11Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. 12O espírito impuro suplicou, então: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. 13Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. E toda a manada — mais ou menos uns dois mil porcos — atirou-se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou. 14Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que havia acontecido. 15Elas foram até Jesus e viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, aquele mesmo que antes estava possuído por Legião. E ficaram com medo.

 

16Os que tinham presenciado o fato explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com os porcos. 17Então começaram a pedir que Jesus fosse embora da região deles. 18Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele. 19Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: “Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”. 20E o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Permitamos que Jesus nos liberte dos espíritos impuros”

“Com efeito, Jesus lhe dizia: ‘Espírito impuro, sai desse homem!’” 

 (Marcos 5,8)

Quando o espírito impuro entra dentro do coração humano, ele provoca verdadeiros estragos, o homem se torna verdadeiramente estragado pelos espíritos impuros que invadem a nossa humanidade.

 

Você sabe o que é um alimento estragado, que mal ele faz! O mais saboroso alimento estragado é um mal, então, você imagina a nossa natureza humana também estragada; e o que nos estraga são as impurezas.

 

Pensemos nas impurezas de ordem material que vão entrando no nosso corpo, vão entrando em nossos poros e que mal faz para a nossa saúde física. Quantas vezes, nos tornamos doentes e enfermos porque não cuidamos das impurezas que entram em nós.

 

Não estou aqui para dar aula sobre impurezas e bactérias, há todo um campo da ciência que ensina isso a nós, mas preciso dizer que no campo da fé não é diferente. Há muitos vírus espirituais que entram em nós, que invadem a nossa mente, o nosso coração e que nos estragam. Estamos vivendo numa humanidade totalmente degradada e estragada pelos espíritos impuros!

 

“Permitamos que Jesus expulse de nossas casas e famílias os espíritos perversos”

 

Quando pegamos em nossos braços uma criança totalmente pura, que beleza e que maravilha é! Não encontramos maldade, más intenções, perversão, pelo contrário, a criança nos transmite toda a bondade e pureza que há na sua alma e no seu coração.

 

Que triste, porque vamos crescendo, nos amadurecendo, mas muitas vezes nos perdendo, porque, ao longo do caminho da vida, vamos lidando com muitos espíritos impuros!

 

Quantas maldades, obscenidades, quantas coisas terríveis! Vamos absorvendo o espírito impuro que há no mundo e, quando menos vemos, nos tornamos pessoas egoístas, egocêntricas, orgulhosas, vaidosas e soberbas. A mentira vai entrando dentro de nós, vai nos corrompendo e nos corroendo.

 

Uma criança pequena, por mais pequena que for, não sabe dizer mentiras. Nós, adultos, vamos nos acostumando tanto com as mentiras da vida que, muitas vezes, não sabemos o que é verdade e o que é mentira; vamos nos acostumando com as maldades do mundo que não sabemos, muitas vezes, o que é mau e o que é bom.

 

Por isso, Jesus está libertando esse homem desse espírito impuro e perverso que estragou a sua vida, o levou para o cemitério, para o lugar da morte e esse espírito impuro foi expulso dele e mandado para os porcos.

 

Permitamos que Jesus nos purifique e nos liberte de todos os espíritos impuros que estão estragando a nossa mente, os nossos pensamentos e os nossos sentimentos. Permitamos que Jesus expulse de nossas casas e famílias esses espíritos perversos.

 

Assim como temos que combater com firmeza os vírus, as bactérias e todas as impurezas que fazem mal para a nossa saúde, precisamos com mais firmeza ainda combater o mal e as impurezas dos pensamentos e dos sentimentos do coração.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus encontra-se em território pagão. Tarefa árdua o aguarda. Aparece um homem possuído por espírito impuro. Esse espírito simboliza a sociedade opressora, que tira da pessoa a liberdade de pensar e de viver dignamente. O homem atormentado pelo espírito impuro se encontra com Jesus. Movido pelo Espírito Santo, o mesmo Jesus que exerce seu poder sobre as forças do mar e da natureza manda também nos espíritos impuros. A fala do possesso é uma tentativa de demonstrar poder sobre Jesus. Impossível. Jesus expulsa a legião e lhe permite apossar-se da manada de porcos, cujos donos ficam inconformados, pois veem escapar sua fonte de lucro. Os habitantes do lugar também rechaçam Jesus. Gesto nobre é o do homem que, uma vez curado, torna-se missionário de Cristo entre os pagãos.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, nosso Libertador, com tua ordem poderosa expulsas o demônio impuro de um homem em estado deplorável. Ele é a imagem da pessoa escravizada. Libertado, ele retoma a dignidade que lhe pertence naturalmente. Impulsiona-nos a colaborar para a libertação do teu povo sofrido e marginalizado. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 5,1-20 - Testemunhar o bem!

 

Oração Inicial

O Senhor Jesus revela a sua misericórdia libertando os oprimidos dos males que os afligem. O homem libertado do espírito impuro é enviado pelo próprio Jesus para anunciar aos seus a misericórdia que ele experimentou em sua vida. Que o Espírito Santo venha em nosso auxílio e nos mostre o caminho de libertação e misericórdia que o Senhor deseja realizar na vida de cada um de nós, por meio da sua Palavra.

 

“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

 

“Ó Senhor Deus, a ti dirijo minha oração. Meu Deus, eu confio em ti. Ensina-me teus caminhos! Faz que eu os conheça bem, pois quero viver de acordo com tua verdade” (Sl 25,1-2).

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Qual é a condição do homem que vai ao encontro de Jesus? Como reagem as pessoas diante do acontecido? O que representa a Legião de demônios? Retome as expressões que chamaram sua atenção durante a leitura. Detenha-se no trecho no qual Jesus envia o homem então libertado para anunciar o que o Senhor fez por ele.

 

“A narrativa de Marcos mostra a terrível situação do possesso. Morava entre túmulos, lugar da solidão e da morte, atentava contra a própria vida e era mantido preso como um animal. O bem e o mal se encontram. O nome do mal é legião. Nome de um destacamento do exército romano, a Legião era composta de 6 mil soldados. É o mal que se apresenta de muitas e variadas maneiras. O encontro termina com a derrocada total dos espíritos impuros. Eles entram em porcos, animais considerados imundos pelos judeus, e acabam afogando-se no mar. Surpreendente é o desfecho do episódio. Constatando a cura do possesso, os habitantes pedem que Jesus se afaste da região deles. Para eles, os porcos eram mais importantes que a pessoa.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Em nossa meditação, um primeiro elemento a ser contemplado é a misericórdia de Jesus pelo homem possesso. Jesus é o Senhor da Vida e, em seu amor, restaura a dignidade e devolve a alegria de viver. Jesus é o rosto da misericórdia do Pai. A narrativa conclui afirmando que o homem liberto anunciava junto dos seus tudo o que o Senhor realizara em sua vida. Ali temos um bonito testemunho: reconhecer e anunciar a libertação e a vida nova. Por vezes, passamos muito tempo recordando apenas os acontecimentos tristes e chorando os nossos sofrimentos. É importante observar que mesmo nas dificuldades o Senhor manifesta o seu amor e a sua misericórdia em nossa vida, e reconhecer esses sinais com gratidão é também viver.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

“Senhor Deus, dono do tempo e da serenidade, teu é o hoje e o amanhã, o passado e o futuro. Hoje, te peço para mim e para todos os meus parentes e amigos, a paz e a alegria, a fortaleza e a prudência, a lucidez e a sabedoria.,br> Quero viver cada dia com otimismo e bondade, levando por toda parte um coração cheio de compreensão e paz. Que o meu espírito seja repleto somente de bênçãos, para que as derrame por onde eu passar.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Como você pretende viver concretamente o pedido do Senhor: “Vai para casa, para junto dos teus, e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”?

 

Bênção

 

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém