terça-feira, 15 de maio de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Pai, glorifica o teu Filho.” - (Jo 17,1-11a)




 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 M A I O MÊS DAS MÃES 
 GARÇA/SP, 15 DE MAIO DE 2018 (terça-feira) 135º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
E QUANDO PEDIMOS "CUIDA DE MIM" EM NOSSAS ORAÇÕES, DEUS NOS MANDA AMIGOS. VIVER SEM AMIGOS NÃO É VIVER.”
(Cícero)

 Datas Comemorativas 
DIA INTERNACIONAL DAS FAMÍLIAS (ONU)
DIA DO ASSISTENTE SOCIAL
DIA DO GERENTE BANCÁRIO
DIA DO PROFESSOR APOSENTÁDO
DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O COMPLEXO ESCLEROSE TUBEROSA
DIA INTERNACIONAL E NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS MUCOPOLISSACARIDOSES
DIA INTERNACIONAL DE SERVIÇO DE INFORMAÇÕES AERONÁUTICAS
DIA NACIONAL DO CONTROLE DAS INFECÇÕES HOSPITALARES
DIA INTERNACIONAL DA LATINIDADE
DIA EUROPEU DOS MINERAIS
DIA DO ARMAMENTISTA
SEMANA NACIONAL DE DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Monte Alto (São Paulo) Congo (Paraíba) Correntina (Bahia) Cachoeiras de Macacu - Cachoeirinha (Rio de Janeiro) Angélica (Mato Grosso do Sul) Marilândia (Espírito Santo) Monte Castelo (Santa Catarina) Potiretama (Ceará) Várzea Grande (Mato Grosso)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:   JULIANA N. DE CASTRO LIMA (Macrocontábil Conessa-Garça/SP) ERIKA CRISTINA PALADIN (Garça /SP) Pe. MÁRCIO ANTÔNIO DE SOUSA (CJS-Vigário Paroquial do Santuário São Judas Tadeu de Marília /SP) CARLOS ALEXANDRE KEMP SERVADIO (RCG-Garça /SP) TUCA MAGANHA (Garça/SP)  MARCELE MENESES (Garça /SP)  DG ZANTÔNIO DONATI (Lions Clube de Aracuz /ES) RAIMUNDO SILVA PEREIRA (Rio de Janeiro /RJ) NIVALDO SALVARANI (Garça/SP) VERA CORAZZA TOLEDO RIBEIRO (Barra Do Garças /MT) RAIMUNDO CARDOSO DE CASTRO (Garça/SP) PEDRO H. AMARAL DUARTE (Garça/SP) HAMILTON SERGIO COELHO (Garça/SP) ARIEL DIAS GARCIA (Três Lagoas/MS) CELSO SPINARDI (Lions Clube de Tupã Curumim /SP) LOURDES MARQUES AFFONSO PERENHA (Promissão /SP) WILSON FERRAZINI JUNIOR (Santa Cruz do Rio Pardo /SP) WANDERLEY VIEIRA (Garça/SP) MAURICIO SATOSHI OSHIRO (Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: DANIELE APARECIDA C. HONÓRIO e RODRIGO DE SOUZA HONÓRIOó2004ó14 ANOS (Eq 11 ENS IMACULADA CONCEIÇÃO Setor de Garça) HALUMI SAITO e  MASSATERU ARASHIRO (Lions Clube de Marilia Agostín Soliva /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DO: LEO VERA CRUZ SORRISOó(Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SANTO ISIDORO “Lavrador”
SANTA JOANA DE LESTONNAC

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
Eu sou o primeiro e o último, aquele que vive. Estive morto e eis que estou vivo para sempre, aleluia! (Ap 1,17s)
É gratificante reconhecer que se é fiel a Deus e que se cumpriu a missão por ele confiada. Nossa oração se inspire em Jesus, que intercede ao Pai por todos os que lhe dão adesão de fé.
Oração
PAI, TORNA-ME OBEDIENTE E FIEL A TI, A EXEMPLO DE TEU FILHO JESUS, PARA QUE, COMO ELE, EU TAMBÉM POSSA EXPERIMENTAR A GLÓRIA QUE VEM DE TI.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Ó Deus de poder e misericórdia, fazei que o Espírito Santo, vindo habitar em nossos corações, nos torne um templo da sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
15 de maio de 2018 3ª Feira da 7ª semana da Páscoa
Ser fiel ao evangelho e comprometido com o povo é meta de todo cristão autêntico. A Palavra de Deus nos ajude a levar a termo essa obra, que é a mesma de Jesus.

 1ª Leitura - (At 20,17-27) -Contanto que eu leve a bom termo a minha carreira e realize o serviço que recebi do Senhor Jesus.Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 17de Mileto, Paulo mandou um recado a Éfeso, convocando os anciãos da Igreja. 18Quando os anciãos chegaram, Paulo disse-lhes: “Vós bem sabeis de que modo me comportei em relação a vós, durante todo o tempo, desde o primeiro dia em que cheguei à Ásia. 19Servi ao Senhor com toda a humildade, com lágrimas e no meio das provações que sofri por causa das ciladas dos judeus.
20Nunca deixei de anunciar aquilo que pudesse ser de proveito para vós, nem de vos ensinar publicamente e também de casa em casa. 21Insisti, com judeus e gregos, para que se convertessem a Deus e acreditassem em Jesus nosso Senhor.
22E agora, prisioneiro do Espírito, vou para Jerusalém sem saber o que aí me acontecerá. 23Sei apenas que, de cidade em cidade, o Espírito Santo me adverte, dizendo que me aguardam cadeias e tribulações. 24Mas, de modo nenhum, considero a minha vida preciosa para mim mesmo, contanto que eu leve a bom termo a minha carreira e realize o serviço que recebi do Senhor, ou seja, testemunhar o Evangelho da graça de Deus.
25Agora, porém, tenho a certeza de que vós não vereis mais o meu rosto, todos vós entre os quais passei anunciando o Reino. 26Portanto, hoje dou testemunho diante de todos vós: eu não sou responsável se algum de vós se perder, 27pois não deixei de vos anunciar todo o projeto de Deus a vosso respeito”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 67 (68)
Reinos da terra, cantai ao Senhor.

Evangelho do dia
15 de maio de 2018 3ª Feira da 7ª semana da Páscoa
"Pai, glorifica o teu Filho. - (Jo 17,1-11a)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Rogarei ao meu Pai e ele há de enviar-vos um outro paráclito, que há de permanecer eternamente convosco (Jo 14,16).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti, 2e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste.
3Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo. 4Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer. 5E agora, Pai, glorifica-me junto de ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse.
6Manifestei o teu nome aos homens que tu me deste do meio do mundo. Eram teus, e tu os confiaste a mim, e eles guardaram a tua palavra. 7Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti, 8pois dei-lhes as palavras que tu me deste, e eles as acolheram, e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti e acreditaram que tu me enviaste.
9Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. 10Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. 11aJá não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Tenhamos comunhão com o Pai
Que a nossa oração seja cada vez mais íntima e profunda, que manifeste o quanto queremos ter comunhão com nosso Deus!
“Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo”  (João 17,3).
A oração que brota do coração de Jesus, a oração que vem da Sua alma glorifica e bendiz o Pai maravilhoso e amoroso que cuida de Seus filhos. Jesus está exaltando e glorificando o Seu Pai amado.
A oração só é verdadeira quando tiramos toda a glória que paira sobre nós, sobre os nossos pensamentos, pois toda a glória que queremos para nós devemos dar somente para Ele. Ao Senhor toda honra, todo o poder e exaltação. Que nossa oração de cada dia seja para exaltar, glorificar e bendizer aquele que é o Senhor Nosso Deus.
Jesus está pedindo que nós, Seus discípulos, conheçamos e saboreemos o sentido do que é, de fato, a vida eterna, pois ela não é morrer e ir para o Céu, mas a consequência da vida que levamos na Terra. A vida eterna é conhecer o Deus verdadeiro. Não precisamos morrer para conhecer o Pai, porque pode ser uma grande decepção não O conhecermos depois de mortos, se não O conhecermos agora na vida.
Como conhecemos o Pai? Quando mergulhamos n’Ele, quando criamos uma relação de comunhão com Ele. A vida de Jesus era de comunhão com Seu Pai. E o que é a comunhão senão o coração na sintonia, palpitando com o coração do Pai? O que é senão nos rendermos daquilo que somos, queremos e pretendemos, para termos a vida n’Ele?
A vida eterna é conhecer o Deus verdadeiro, é abandonar tudo aquilo que temos em nós de deuses ou aquilo que os deuses desse mundo deixaram em nós, para nos rendermos somente ao Senhor; e assim glorificarmos Seu Filho único, Jesus Cristo, que é nosso Senhor e Salvador.
Abandonemo-nos em Deus, levemos a vida n’Ele. Que a nossa oração seja cada vez mais íntima e profunda, que manifeste o quanto queremos ter comunhão com o nosso Deus maravilhoso, poderoso, que é o nosso Pai, e nós somos Seus filhos.
Deus abençoe você!

ReflexãoDeus Filho, enviado pelo Pai
AUTOR Rev. D. Xavier ROMERO i Galdeano 
(Cervera, Lleida, Espanha)
Hoje — podemos nos assomar ao coração de Cristo e, assombrados, contemplamos a imensidade do panorama que descobrimos por causa deste colóquio com seu Pai. Um panorama infinito e eterno, pois sua intima unidade remonta-se até... Até "muito antes" da criação do mundo. E é que o mesmo Cristo é o Filho eterno do Pai.

Do Pai que o engendrou espiritualmente, procede na eternidade como Filho engendrado. E do Pai procede em o tempo, porque foi enviado ao mundo com a missão de "tomar-nos" do mundo. Essa missão é uma continuação no tempo da sua procedência filial do Pai.

—Pai Santo graças a teu amor, a Filiação de teu Filho "prolongou-se" em sua encarnação salvadora. Quero ser teu filho em Teu Filho. Ajuda-me a sê-lo, com a assistência do Espírito Santo, Vosso Divino Amor, que foi derramado em nossos corações.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Lembro-me de rezar por aqueles que pertencem ao meu “mundo” (parentes, amigos, companheiros do dia a dia)?
- Minha vida de união com Cristo é verdadeira ou é cheia de interesses pessoais?
- Diante das dificuldades, tenho medo ou procuro encarar a vida com espírito de Fé?
- Com as atitudes que tomo me considero testemunha de Cristo?
- Em tudo posso dizer que é Cristo que age em mim?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 17,1-11- A oração de Jesus
Estamos na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Começo nossa oração rezando, com todos os internautas, pela unidade, com uma das
Orações da Semana da Unidade: 
Para pedir o Espírito Santo
C : Espírito Santo, Dom do Pai no seu Filho Jesus Cristo, permanece em nós, abre nossos
corações e torna-nos atentos a tua voz.
A : Espírito Santo, vem sobre nós.
C : Espírito Santo, Divino Amor, fonte de unidade e de santidade, 
mostra-nos o amor do Pai.
A : Espírito Santo, vem sobre nós.
C : Espírito Santo, Fogo de Amor, purifica-nos fazendo desaparecer toda divisão dos nossos corações, de nossas comunidades e do mundo, 
para que sejamos um em nome de Jesus.
A : Espírito Santo, vem sobre nós.
C : Espírito Santo, fortalece nossa fé em Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, Ele que carregou nossos pecados de divisões até a cruz 
e nos conduziu à comunhão por sua Ressurreição.
A : Espírito Santo, vem sobre nós.
C : Pai, Filho e Espírito Santo, permanecei em nós para nos transformar em comunhão de amor e de santidade. 
Que sejamos um em Vós, que viveis e reinais nos séculos dos séculos.
A : Amém.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia? 
Leio atentamente, na Bíblia,  o texto: Jo 17,1-11a, e observo as palavras de Jesus na sua oração ao Pai.
Depois de dizer essas coisas, Jesus olhou para o céu e disse:
- Pai, chegou a hora. Revela a natureza divina do teu Filho a fim de que ele revele a tua natureza gloriosa. Pois tens dado ao Filho autoridade sobre todos os seres humanos para que ele dê a vida eterna a todos os que lhe deste. E a vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, que és o único Deus verdadeiro; e conheçam também Jesus Cristo, que enviaste ao mundo. Eu revelei no mundo a tua natureza gloriosa, terminando assim o trabalho que me deste para fazer. E agora, Pai, dá-me na tua presença a mesma grandeza divina que eu tinha contigo antes de o mundo existir. - Eu mostrei quem tu és para aqueles que tiraste do mundo e me deste. Eles eram teus, e tu os deste para mim. Eles têm obedecido à tua mensagem e agora sabem que tudo o que me tens dado vem de ti. Pois eu lhes entreguei a mensagem que tu me deste, e eles a receberam, e ficaram sabendo que é verdade que eu vim de ti, e creram que tu me enviaste. - Eu peço em favor deles. Não peço em favor do mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus. Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu; e a minha natureza divina se revela por meio daqueles que me deste. Agora estou indo para perto de ti. Eles continuam no mundo, mas eu não estou mais no mundo.
 2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje?
Aprendo de Jesus Mestre a orar ao Pai e faço minhas as suas intenções: rezo em favor dos que conhecem, creem e seguem Jesus. 
Meditando
Os bispos, em Aparecida, disseram sobre a oração: Jesus está presente em meio a uma comunidade viva na fé e no amor fraterno. Ali Ele cumpre sua promessa: “Onde estão dois ou três reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles” (Mt 18,20). Ele está em todos os discípulos que procuram fazer sua a existência de Jesus, e viver sua própria vida escondida na vida de Cristo (cf. Cl 3,3). Eles experimentam a força de sua ressurreição até se identificar profundamente com Ele: “Já não vivo eu, mas é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20).” (DAp 256).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto -) O que o texto me leva a dizer a Deus? Rezo com todos que celebram a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos:
Oração de esperança
C : Como filhos de Deus, conscientes da nossa dignidade e da nossa missão, façamos subir nossas orações, confirmando nosso desejo de ser para Deus um povo santo.

C : Pai amadíssimo, transforma nossos corações, nossas famílias, nossas comunidades e

nossa sociedade.
A : Tornai-nos todos santos e um em Cristo.
C : Fonte de vida, sacia a sede da qual sofre nossa sociedade : sede de dignidade, de amor, de comunhão e de santidade.
A : Torna-nos todos santos e um em Cristo.
C : Espírito Santo, Espírito de alegria e de paz, cura as divisões que um mal uso do poder e do dinheiro gera em nós, e reconcilia-nos nas nossas diversidades de culturas e de línguas. Como filhos de Deus, realiza a nossa unidade.
A : Torna-nos todos santos e um em Cristo.
C : Trindade de amor, ajuda-nos a passar das trevas à tua maravilhosa luz.
A : Torna-nos todos santos e um em Cristo.
C : Senhor Jesus Cristo, pelo batismo, nos tornamos um contigo. Por isso, unimos a nossa oração a tua, retomando as palavras que tu mesmo nos ensinaste:
A : Pai Nosso ...4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Com os bispos reconheço:
“Às vezes esquecemos que a unidade é, antes de tudo, um dom do Espírito Santo, e oramos pouco por esta intenção. “Esta conversão do coração e esta santidade de vida, juntamente com as orações particulares e públicas pela unidade dos cristãos, hão de ser considerado como a alma de todo o movimento ecumênico e com razão pode se chamar ecumenismo espiritual( DAp 230).
Meu novo olhar é em direção à unidade dos cristãos.
Bênção
Partilha da Paz
C : Jesus disse :
Vós sois o sal da terra.
Vós sois a luz do mundo.
Que a vossa luz brilhe diante dos outros,
a fim de que vendo vossas boas obras, eles glorifiquem o vosso Pai
que está no céu.
Sejam o sal da terra.
Sejam a luz do mundo.
Que a paz do Senhor esteja sempre convosco.
A : E com teu espírito.
C : Demo-nos um sinal de paz.. e façamos o sinal da Cruz: Em nome do Pai...