domingo, 12 de fevereiro de 2023

■ 😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■ Assim foi dito aos antigos; eu, porém, vos digo. – (Mt 5,17-37)



 
ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

  F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 12 de FEVEREIRO de 2023 (domingo) 043º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA E UM FELIZ ANO NOVO!!

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NÃO SÃO AS MÁS ERVAS QUE AFOGAM A BOA SEMENTE, MAS SIM A NEGLIGÊNCIA DO LAVRADOR.

(Confúcio)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

  DIA MUNDIAL DA MÃO VERMELHA

Comemoração estabelecida pela ONU contra uso de Soldados Crianças, para marcar a data de 12/fev/2002, em que a “Convenção sobre os Direitos da Criança” da ONU proibiu oficialmente a utilização de crianças menores de 18 anos de idade como soldados, nas guerras e conflitos armados feitos por adultos.

DIA DO CASAMENTO

DIA DA LEI AMBIENTAL

DIA DO DARWIN

DIA DA MULHER PRESBITERIANA

DIA DO ORGULHO ATEU

DIA DO EMPREGADO EM EDIFÍCIOS E CONDOMÍNIOS

DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL CONTRA O ALCOOLISMO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Conceição do Canindé - Itainópolis (Piauí)Taió (Santa Catarina) Guiricema (Minas Gerais) Urupá (Tocantins) Alto Alegre - Boa Vista do Buricá - Nova Hartz (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: PAULO VICTOR DO AMARAL DE SOUZA (SAAE - Garça /SP)Tarcisio Mateus Abel (Macatuba /SP)Flavia Pacheco (Marilia /SP)Augusto Brasil (Marilia /SP)CARMEM DE FÁTIMA SOARES PIM (Garça/SP)EDUARDO FERREIRA ROSÁRIO (Deusa Alimentos Garça /SP)WALMIR ROSSI DE OLIVEIRA JUNIOR (Garça /SP)WALTER  Sgarbi (Garça /SP)MARIA LUIZA SANTOS DA SILVA (Garça /SP)ERNESTO TRAMONTINI JUNIOR (Poá /SP)DIEGO DE CARVALHO GODINO (Garça /SP) JOSIAS MORAIS CABRAL CHIGUSA (Garça /SP) Silzer Mara CAMARGO (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA: EQUIPE 06 - NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO EQUIPE 07 - NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO EQUIPE 08 - NOSSA SENHORA MÃE DA IGREJA EQUIPE 09 - NOSSA SENHORA AUXILIADORAó1995ó25 ANOS ó–■(ENS–MOVIMENTO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA–Setor de Garça/SP) 

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA EULÁLIA de barcelona

SantO Antônio Cauleias

SantOs Mártires de Abitínia

SÃO Bento de Kornelimünster

SÃO JULIanO, o HOSPITALEIRO

SÃO Ludão

SÃO Melécio

SÃO Saturnino e Companheiros

 

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

Jesus nos ensina a trabalhar nosso interior, e aí fazer nossa adesão a Deus, cumprindo seu desejo: respeitar e salvar a vida:  - Vai primeiro reconciliarte com teu irmão – Mt 5,17-37

 

 

Sede o rochedo que me abriga, a casa bem defendida que me salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para honra do vosso nome, vós me conduzis e alimentais (Sl 30,3s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Nesta liturgia o Senhor nos convida a seguir o caminho dos seus mandamentos, pois ao nosso alcance estão o bem e o mal, a felicidade e a infelicidade. Reunidos para celebrar o mistério pascal de Jesus, deixemo-nos guiar pela sabedoria divina, a fim de aprendermos a viver a justiça do Reino de Deus e colaborar para seu pleno cumprimento entre nós.

 

– Oração 

 

“PAI, GUIADO PELOS ENSINAMENTOS DE JESUS, REVELA-ME TEU QUERER DIVINO, LIVRANDO-ME DE DAR-ME POR SATISFEITO COM A OBSERVÂNCIA SUPERFICIAL DOS TEUS MANDAMENTOS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 12 de fevereiro de 2023 6º Domingo do Tempo Comum

Pelo Espírito, o Senhor nos revela palavras de sabedoria, as quais nos ajudam a discernir sua vontade em cada situação e progredir no caminho da justiça que conduz ao seu Reino. 

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Eclo 15,16-21) – A ninguém mandou agir como ímpio. Leitura do Livro do Eclesiástico::

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

16Se quiseres observar os mandamentos, eles te guardarão; se confias em Deus, tu também viverás. 17Diante de ti, ele colocou o fogo e a água; para o que quiseres, tu podes estender a mão. 18Diante do homem estão a vida e a morte, o bem e o mal; ele receberá aquilo que preferir. 19A sabedoria do Senhor é imensa, ele é forte e poderoso e tudo vê continuamente. 20Os olhos do Senhor estão voltados para os que o temem. Ele conhece todas as obras do homem. 21Não mandou a ninguém agir como ímpio e a ninguém deu licença de pecar.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 119(118)

 

Feliz o homem sem pecado em seu caminho/ que na lei do Senhor Deus vai progredindo!

 

 

2ª Leitura (1Cor 2,6-10) – Deus destinou, desde a eternidade, uma sabedoria para nossa glória. Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 6entre os perfeitos nós falamos de sabedoria, não da sabedoria deste mundo nem da sabedoria dos poderosos deste mundo, que, afinal, estão votados à destruição. 7Falamos, sim, da misteriosa sabedoria de Deus, sabedoria escondida que, desde a eternidade, Deus destinou para nossa glória. 8Nenhum dos poderosos deste mundo conheceu essa sabedoria. Pois, se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória. 9Mas, como está escrito, “o que Deus preparou para os que o amam é algo que os olhos jamais viram, nem os ouvidos ouviram, nem coração algum jamais pressentiu”. 10A nós Deus revelou esse mistério através do Espírito. Pois o Espírito esquadrinha tudo, mesmo as profundezas de Deus. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– 12 de fevereiro de 2023 6º Domingo do Tempo Comum

 

 – Evangelho do dia 

 

Assim foi dito aos antigos; eu, porém, vos digo.  (Mt 5,17-37)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu te louvo, ó Pai santo, Deus do céu, Senhor da terra: / os mistérios do teu Reino aos pequenos, Pai, revelas (Mt 11,25).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

[Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:] 17“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade eu vos digo, antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. 19Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus. 20Porque [eu vos digo, se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo, todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo;] quem disser ao seu irmão ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de tolo será condenado ao fogo do inferno. 23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar e aí te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta aí diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. 25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo, daí não sairás, enquanto não pagares o último centavo. [27Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. 28Eu, porém, vos digo, todo aquele que olhar para uma mulher com o desejo de possuí-la já cometeu adultério com ela no seu coração.]   29Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros do que todo o teu corpo ser jogado no inferno. 30Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros do que todo o teu corpo ir para o inferno. 31Foi dito também: ‘Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio’. 32Eu, porém, vos digo, todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério. [33Vós ouvistes também o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso’, mas ‘cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. 34Eu, porém, vos digo, não jureis de modo algum:] nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35nem pela terra, porque é o suporte onde apoia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande rei. 36Não jures tampouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. [37Seja o vosso ‘sim’ sim, e o vosso ‘não’ não. Tudo o que for além disso vem do maligno.]

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Bruno Antônio

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

12/02/23   DOMINGO TC – A

 

 

Mateus 5.20-22.27-28.33-34.37: Disse Jesus a seus discípulos: “Eu vos digo: Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás!... Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo. Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Vós ouvistes também o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso’,.. Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum. Seja o vosso ‘sim’: ‘Sim’, e o vosso ‘não’: ‘Não’”.

 

Senhor, ao proclamar as Bem-avenruranças, o senhor deixou bem claro que seus discípulos deveriam trilhar um caminho que fosse além da obediência aos Dez Mandamentos.

Para ser justo no Reino de Deus, anunciado pelo senhor, não bastava preencher exteriormente as obrigações legais, como faziam os fariseus e mestres da lei.

O senhor pedia atitudes que viessem do coração de cada discípulo, e que não dependessem apenas da vigilância externa ou do medo.

Tratava-se de uma fidelidade à própria consciência, porque devíamos nos sentir sempre na presença do senhor, a quem amamos e por quem nos sentimos amados.

Se o 5º mandamento proíbe matar, o senhor nos adverte que a ira, a raiva e o ódio também são maneiras de ‘matar’ o próximo, porque lhe tiramos o direito de ser amado por nós e de nos amar.

Se o 6º mandamento proibia o adultério, o senhor nos pede para não permitir que os próprios desejos de possuir alguém não deveriam nunca dominar a nossa vontade e os nossos atos.

E a sinceridade em relação à verdade deveria brotar do nosso caráter, sem jamais recorrer a juramentos em nome de Deus.

Nem a verdade e muito menos a mentira devem recorrer a Deus, mas somente do nosso ‘sim’ ou do nosso ‘não’.

Esse é o caminho da santificação, muito acima de um comportamenteo ético social.

Senhor, quando lemos o seu Evangelho, percebemos o quanto ainda estamos distantes da vivência do seu Evangelho e o quanto o seu Espírito ainda precisa clamar por nós, para que se complete a conversão que o senhor nos propõe com a sua mensagem.

Conceda-nos o seu Espírito de santidade, que nos recrie à sua imagem e semelhança.

 

Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe querida, faça-nos entender e assumir o caminho das Bem-aventuranças como o verdadeiro caminho da nossa felicidade aqui na terra e por toda a eternidade. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Doutores da Lei e fariseus eram pessoas esclarecidas, ligadas à elite da sociedade, o grupo governante aliado a Roma. Eles estavam interessados em manter a estrutura social injusta, mais do que em ajudar a luta do povo. Jesus exige retidão maior, justiça maior: “Se a justiça de vocês não superar a justiça dos doutores da Lei e fariseus, vocês não entrarão no Reino dos céus”. Jesus não está abolindo a Lei de Moisés, mas quer e espera de sua comunidade um salto de qualidade em relação às exigências da Lei. Ele quer uma justiça acompanhada de misericórdia e fé. Esta justiça, sim, será capaz de transformar as relações humanas. O amor sem limites a Deus e ao irmão é a plenitude da lei de Cristo, a nova justiça do Reino de Deus. São Paulo resume: “O amor é o cumprimento total da Lei” (Rm 13,10). (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Mt 5,17-37 - Ser parecido com Jesus é dar centralidade ao amor –

6º Domingo do Tempo Comum

 

Oração Inicial

 

Os discípulos são convidados a viver a dinâmica do Reino. Nós também, cristãos, o somos. Eles foram fieis e perseverantes; agora é a nossa vez. A Palavra vem nos fazer refletir sobre essa proposta divina.

 

Rezemos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

 

 1. Leitura (Verdade)

Faça a leitura do texto com calma, atentando-se as palavras de alerta e comparações de Jesus.

 

“Jesus é muito mais do que uma novidade. Ele é a vida nova que se dá gratuitamente. Comprometido com a dignidade humana de todos os tempos, o Filho de Deus não relativiza a lei, mas lhe confere real sentido, colocando-a a serviço da vida. O alicerce da lei é o amor, força e inspiração para garantir o sentido do viver. É impressionante a clareza com que Jesus revisita a lei judaica e a atualiza, no intuito de colocá-la como amparo e garantia da vida. Os mandamentos apontam para tudo o que deve ser evitado, garantindo, assim, a felicidade tão sonhada por todos e confirmada por Jesus. A lei do amor inspira a possibilidade de um coração para um mundo novo. Viver é amar por meio da fé”..

 

2. Meditação (Caminho)

É o momento de relacionarmos a reflexão com nossa vida. Religião não é lei, é vida!

O Evangelho nos ensina que os mandamentos não são para cumprir uma série de regras ou para respeitar estritamente a Lei. Cristo nos ensina a trabalhar nosso interior, e aí fazer nossa adesão a Deus, cumprindo seu desejo: respeitar e salvar a vida.

Quais sentimentos o Evangelho despertou em você?

Há em você alguma atitude que você percebe precisar mudar?

 

3.Oração (Vida)

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, Caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos porque sois o exemplo que devemos seguir. Queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar em tudo a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Olhe para dentro de seu coração e procure identificar o sentimento que a palavra despertou em você. Com a palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver no dia de hoje?

 

BÊNÇÃO

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.