domingo, 16 de maio de 2021

Refletindo a Palavra - “Ascensão do Senhor” - Padre Luiz Carlos Padre Luiz Carlos de Oliveira Missionário Redentorista


Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

“Ascensão do Senhor”

 

Nossa vitória em Cristo

           A oração da missa nos desvenda o mistério da Ascensão de Jesus em nosso favor: “Ascensão de vosso Filho já é nossa vitória... como membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar de sua glória”. Esse momento da vida de Cristo não é simplesmente um sair de cena, mas continuar sua missão com o envio do Espírito em Pentecostes. “Se Eu não for, o Espírito não virá a vós (Jo 16,7). É um único mistério que acontece em continuação da Ressurreição do Senhor. Não haveria o dom do Espírito, nem a condição humana completaria a Encarnação de Jesus em relação a nós. Ele Se encarnou para nos levar à participação da Divindade. Ascensão está em relação imediata com a Encarnação. Como o Filho participou de nossa humanidade, renascemos para o Céu assumindo a participação na Divindade. Estamos na Glória. Nossa humanidade está definitivamente presente, com Cristo, junto ao Pai, para sempre. Não falta senão conduzir o mundo para Cristo para chegarmos e à total glorificação (Ef 1,10). Desse modo Paulo exorta a conhecermos “qual é a esperança que seu chamado encerra, qual é a riqueza da glória da sua herança e, entre os santos e qual é a extraordinária grandeza do seu poder para nós, os que cremos” (Ef 1,17-19). Sem a Ascensão, a fé perderia toda sua dimensão de movimento para o Pai. Como o Cristo foi, Ele nos leva consigo em sua Humanidade e nos espera para que um dia essa condição seja glorificada juntamente com todo Universo.

Temos uma missão

           Ele está conosco. E conosco está na continuação de sua missão no mundo. Ele que recebera todo o poder de proclamar e instaurar o Reino entre nós, deixa aos discípulos a continuação de sua missão. Não se trata de uma nova missão, mas a mesma, com o mesmo poder de salvação. A missão de Jesus continua nos discípulos. Não é uma empresa pessoal. É a mesma de Cristo. Os discípulos têm o poder de fazer o que Jesus fazia. Os sinais que comprovavam a missão dos discípulos era a garantia da verdade. Continuamos modificando as estruturas do mundo para que seja sempre o mundo querido por Deus. Quanto mais vamos aos carentes de Deus e de vida, mais o Evangelho se faz verdade no meio deles. O Pai O fez Senhor pela Ressurreição e Ascensão e Lhe deu o poder sobre os homens e sobre o mundo. Esse mesmo poder passa aos seus seguidores no exercício de sua missão.  É a mesma missão com a presença permanente de Jesus e de seu Espírito. Tudo que se refere ao bem do ser humano faz parte do anúncio da Redenção.

Comunhão entre o céu e a terra

           A Ascensão de Jesus não é um mistério que se acaba com sua subida ao Céu. Não é um fechar de cortinas e um encerrar o espetáculo. A oração depois da comunhão nos instrui sobre a continuação desse mistério: “Vós nos concedeis conviver na terra com as realidades do Céu. Fazei que nossos corações se voltem para o alto, onde está junto de vós a nossa humanidade”. Há uma permanente e frutuosa presença nossa no Céu, na Humanidade de Jesus, bem como, uma permanente insistência da presença Divina entre nós, que nos impulsiona à uma presença do Céu em nosso dia a dia. Somos cidadãos dos céus (Fl 3,20). Mas permanecemos na terra, produzindo os frutos que nascem dessa fecunda integração.  Estamos em caminho ao futuro. É fruto da Encarnação. Ele levou nossa humanidade e nos deixou sua Divindade.

Leituras: Atos 1,1-11; Salmo 46; Efésios 1,17-23;Marcos 16,15-20.

 

Ficha: nº 2066 - Homilia da Ascensão do Senhor (16.05.21)

 

1. Como o Filho participou de nossa humanidade, assumimos a Divindade.

2. Ele está conosco. E conosco está na continuação de sua missão no mundo.

3. A Ascensão de Jesus não é um mistério que se acaba com sua subida ao Céu.

 

Trem da alegria

 

           Esse trem realmente é da alegria. Jesus puxou a fila e todo mundo vai atrás para chegar à estação da casa do Pai. Que festa bonita vai ser. Gente de todo o canto. O trenzinho veio rangendo de tanta gente. Pudera! Era o Filho que saíra para vir ao mundo e agora volta trazendo todo mundo consigo.        

           Quando Se fez homem, assumiu nossa humanidade. Agora que volta para o Céu, leva consigo nossa humanidade. Não só na sua carne, mas todo mundo que veste essa mesma carne...Com a vantagem que nós vestimos a sua Divindade.

■COMECE O DIA FELIZ!■Foi levado ao céu e sentou-se à direita de Deus – (Mc 16,15-20)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A I O   mêsDAS  M Ã E S  – DO ROSÁRIO DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O – LARANJA - MÊS DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 GARÇA/SP, 16 DE MAIO de 2021 (domingo) 136 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

FELIZES SÃO OS HOMENS QUE CONSEGUEM VER O MUNDO DE UMA FORMA DIFERENTE.

(Cásper Líbero)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA ASCENSÃO DO SENHOR

 DIA DO GARI

 DIA DO FAXINEIRO

 DIA DO PROFISSIONAL DA LIMPEZA

DIA INTERNACIONAL DO HEAVY METAL

DIA INTERNACIONAL DE HISTÓRIAS DE VIDA

 DIA DOS CIENTISTAS
 DIA DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

 DIA DO GERIATRA

 DIA DE VIVER JUNTOS EM PAZ

 DIA DA LUZ

DIA DO BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS

SEMANA NACIONAL DE DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Nova Friburgo - São Pedro da Aldeia (Rio de Janeiro) Carpina (Pernambuco) Coruripe - Igreja Nova - Murici - São Luís do Quitunde (Alagoas) Correntina (Bahia) Frutuoso Gomes (Rio Grande do Norte) Muriaé - Pitangui - São João Nepomuceno (Minas Gerais) Nova Laranjeiras (Paraná) Russas (Ceará)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:HELBER HENRIQUE DE ANDRADE (Eq 08 ENS MÃE DA IGREJA Setor de Garça/SP) JOAQUIM FRANÇA PEREZ (Garça /SP) Frei JOSÉ LUIZ DA COSTA (OFM - Santuário Nossa Senhora de Lourdes-Garça /SP) Pe. MÁRCIO ROBERTO RIOS MARTINS (Pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Tupã /SP) JANDYRA MARQUES (Garça/SP) DR. PAULO DE TARSO FRANCO FURTADO (Lions Clube de Tupã/SP) LUIZ DE TOLEDO COIMBRA (Lions Clube de Marilia /SP)JOSÉ ANDREOTTI (Lions Clube de Florida Paulista Amizade /SP) ELISABETE LOPES NEGREIROS (Lions Clube Junqueirópolis Cidade Verde /SP)  FRANCISCA RODRIGUES TALARICO (PCC-Lions Clube Rio de Janeiro Maracanã /RJ) MARILENE FIGUEIRA (Lions Clube Brasília Metropolitano /DF) FERNANDO SCARAMUCCI  ZOGHEIB (Garça/SP) LUIS FERNANDO MANFLIM (Garça/SP) OSMAR SECCO GÉLAMO (Garça /SP) LEANDRO MERCHO (Garça/SP) SUELY SARTORI (Garça/SP) PAULO CESAR LOPES (Garça /SP) SUELI MARTINEZ RODRIGUES (Garça /SP) WILSON EUGENIO DURÃES (Garça /SP)  MARILZA FORNI (Garça /SP)MARILDA AGOSTINHO (Garça /SP) JOÃO PAULO DE AGUIAR MOURA (Garça/SP)JOÃO PAULO DE AGUIAR MOURA (Garça/SP)

 

 Santo do Dia 

■ SÃO JOÃO NOPOMUCENO

SÃO UBALDO

SÃO SIMÃO STOCK

SÃO PEREGRINO DE AUXERRE  

SÃO HONÓRIO

SÃO BRANDÃO

SANTO ANDRÉ BOBOLA

SANTO ALEXANDRE DE JERUSALÉM

SANTO ABDAS

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura! – Mc 16,15-20

Celebramos hoje a Solenidade da Ascensão do Senhor. Jesus retorna ao Pai e confia aos discípulos a missão de anunciar o Evangelho por toda a terra.

 

- Homens Da Galileia, Porque Estais Admirados, Olhando Para O Céu? Este Jesus Há De Voltar Do Mesmo Modo que o vistes subir, aleluia! (At 1,11)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Celebremos a Ascensão do Senhor, sua volta para o convívio do Pai. Sentado à direita de Deus, Jesus continua a olhar pela humanidade, que também caminha para a glória. Ao longo dessa caminhada, a Igreja reafirma seu compromisso de anunciar o Evangelho com os meios modernos de comunicação, indo ao encontro das pessoas onde elas estão.

 

– Oração 

 

SENHOR JESUS, CONTEMPLANDO TUA ASCENSÃO PARA JUNTO DO PAI, ASSUMO A TAREFA DE LEVAR, AO MUNDO INTEIRO E A TODA CRIATURA, A MENSAGEM DO TEU EVANGELHO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus todo-poderoso, a ascensão do vosso Filho já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de graças, pois, membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 353

 

– 16 de maio de 2021 Domingo da 7ª Semana da Páscoa Ascensão do Senhor da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

Antes de voltar à casa do Pai, Jesus conclui sua missão e convida seus seguidores a dar continuidade à obra por ele iniciada. Abramos o coração à luz da Palavra de Deus. 

 

1ª Leitura (At 1,1-11  ) – Jesus foi levado aos céus, à vista deles  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

1No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo 2até o dia em que foi levado para o céu, depois de ter dado instruções, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que tinha escolhido. 3Foi a eles que Jesus se mostrou vivo depois da sua paixão, com numerosas provas. Durante quarenta dias, apareceu-lhes falando do Reino de Deus. 4Durante uma refeição, deu-lhes esta ordem: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar: 5‘João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias'”. 6Então os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: “Senhor, é agora que vais restaurar o reino em Israel?” 7Jesus respondeu: “Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com a sua própria autoridade. 8Mas recebereis o poder do Espírito Santo, que descerá sobre vós para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e na Samaria e até os confins da terra”. 9Depois de dizer isso, Jesus foi levado ao céu à vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não podiam mais vê-lo. 10Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apareceram então dois homens vestidos de branco, 11que lhes disseram: “Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus, que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu”.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 46(47)

 

Por entre aclamações Deus se elevou,/ o Senhor subiu ao toque da trombeta.

 

 

2ª Leitura (Ef 1,17-23 ou Ef 4,1-13) – E o fez sentar-se à sua direita nos céus  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

 Irmãos, 17o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. 18Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos 19e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente. 20Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, 21bem acima de toda autoridade, poder, potência, soberania ou qualquer título que se possa nomear não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro. 22Sim, ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a cabeça da Igreja, 23que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal. 

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 16 de maio de 2021 Domingo da 7ª Semana da Páscoa Ascensão do Senhor da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Foi levado ao céu e sentou-se à direita de Deus (Mc 16,15-20)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Ide ao mundo, ensinai aos povos todos; convosco estarei, todos os dias, até o fim dos tempos, diz Jesus (Mt 28,19).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”. 19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu e sentou-se à direita de Deus. 20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Comuniquemos a Boa Nova do Evangelho a todos”

“Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte” 

(Marcos 16,19-20)

Temos a graça de celebrarmos, hoje, a Ascensão de Jesus aos Céus. Ele permaneceu com os Seus durante quarenta dias, para confirmar todas as coisas que Ele mesmo havia anunciado durante a Sua vida na Terra. Ele permaneceu para confirmar na fé o coração dos Seus apóstolos. Ele permaneceu com eles para preparar seus corações para receberem o dom do Alto, dom do Espírito, o Espírito prometido.

 

Hoje, o Senhor sobe aos Céus; Ele está sentado à direita de Deus, o Pai, o Todo Poderoso, o Criador do Céu e da Terra. Ele virá, Ele voltará. Primeiro, Ele já permanece conosco, Ele está no meio de nós.

 

Ele está no meio de nós quando nos reunimos em Seu nome, está no meio de nós nos Sacramentos da Igreja, por excelência, a Eucaristia. Está no meio de nós quando invocamos o Seu nome, quando amamos uns aos outros.

 

“Todos os homens, todas as mulheres têm o direito de conhecerem o Evangelho”

 

O Senhor, que está nos Céus para confirmar a autoridade de toda a Igreja, enviou os Seus – como Ele nos envia – para que preguemos, anunciemos, para que levemos o Evangelho da Vida ao coração dos homens. Levemos o próprio Jesus como o único Senhor, como o Salvador de toda a humanidade.

 

Precisamos, mais do que nunca, anunciar o nome de Jesus, proclamar o nome de Jesus e comunicar a Boa Nova do Evangelho. A grande comunicação é a comunicação da Verdade, a Verdade que salva, restaura e liberta. A Verdade tem nome, e se chama Jesus.

 

Anunciemos Jesus, proclamemos Jesus, anunciemos o Evangelho a toda criatura. Todos os homens, todas as mulheres, todos os seres humanos têm o direito de conhecerem o Evangelho. Pode ser que muitos o rejeitem, não aceitem ou não se abram para a salvação, mas o nosso dever é anunciar aquilo que um dia recebemos por intermédio dos nossos pais ou daqueles que nos evangelizaram. Precisamos fazer o mesmo para com os outros.

 

Não deixemos de evangelizar, este é o grande envio que o Senhor faz ao voltar para a Casa do Pai: “Ide”. É preciso ir, sair, é preciso termos iniciativas de evangelizar em todo tempo e lugar. Enquanto tivermos vida, façamos o bem, e não há bem maior do que levar os homens a conhecerem e amarem Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

 

Jesus está no meio de nós, levemos Seu amor ao coração de todos!

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Pela última vez, antes de voltar ao Pai, Jesus se manifesta aos discípulos. Seu breve discurso traz as marcas do envio. Palavras que vão ecoar para sempre na mente e no coração deles. O campo de missão é o mundo todo; a mensagem é o Evangelho; os sinais que vão acompanhar os missionários são de vários tipos. Tudo o que eles fi zerem será em nome de Jesus. Trata-se de ação libertadora, que abarca não só a dimensão espiritual, mas tem consequências também para as estruturas sociais. Obedientes às ordens do Mestre, vão pelo mundo todo, proclamando a mensagem de Jesus a toda criatura. O livro dos Atos dos Apóstolos registra o grande dinamismo que os apóstolos imprimiram nos primeiros tempos do cristianismo. Sinais maravilhosos realizavam-se pelos apóstolos, sob a poderosa mão de Deus.

O R A Ç Ã O

Ó Cristo glorioso, foste elevado para o céu e te encontras à direita de Deus. Deixaste na terra discípulos teus com a missão de anunciar a Boa-Nova a toda criatura. Em teu nome, vão realizar grandes prodígios. Assim, tua obra liberadora continua transformando o mundo. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 16,15-20 - Vão "em todas as direções"

 

Oração Inicial

Celebramos hoje a Solenidade da Ascensão do Senhor. Quarenta dias depois da Páscoa, Jesus retorna ao Pai e confia aos discípulos a missão de anunciar o Evangelho por toda a terra. Celebramos também o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que este ano tem como Tema: “Vem e verás”, do evangelho de João, e como lema “Comunicar encontrando as pessoas como e onde estão”.

Busque um lugar silencioso para fazer sua oração e peça ao Espírito Santo a graça de um novo encontro com a Palavra.

 

Peçamos: “Espírito Divino, luz de Deus, vinde nos iluminar, para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida.Amém.”

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Qual é o contexto da narrativa? A quem Jesus se dirige? Quais orientações Jesus dá aos seus discípulos? Leia também a primeira leitura proposta pela liturgia de hoje (At 1,1-11) e observe quais elementos aparecem nos dois textos.

 

“Jesus conclui sua missão na terra e encarrega os discípulos de continuar sua obra, anunciando a Boa-Nova até os confins do mundo. Poucas vezes houve um desafio tão grande: os Onze contra o mundo. Eram apenas Onze e, diante deles, o mundo com todas as suas contradições. Expulsar os demônios significa libertar a humanidade da escravidão do pecado e de todas as suas consequências. Ele indica alguns desses males: o próprio demônio, as serpentes, todas as doenças e os venenos. Hoje, especialmente, somos convidados a olhar o céu e tudo aquilo que significa. Mas não podemos ficar de braços cruzados. Mesmo tendo subido aos céus, Jesus continua com sua Igreja, como Caminho, Verdade e Vida. Ele confirma a palavra dos seus.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você hoje? Qual palavra mais ressoou em seu coração?
O que a Ascensão do Senhor significa na sua vida cristã?
Como são seus relacionamentos, sua comunicação nesse momento histórico de pandemia?

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

Invoquemos com alegria o Senhor Jesus Cristo, que, elevado da terra, atrai para si todas as coisas; e o aclamemos após cada pedido: Cristo, Rei da glória, nós vos louvamos!
– Senhor Jesus, Rei da glória, que, oferecido em sacrifício uma vez para sempre, subistes vitorioso para o céu, onde estais à direita do Pai, conduzi os homens e as mulheres à perfeição da caridade.
– Sacerdote eterno e ministro da Nova Aliança, que viveis eternamente intercedendo por nós, salvai o povo que vos suplica.
– Senhor, que voltastes à vida depois de sofrer a Paixão e durante quarenta dias aparecestes a vossos discípulos, confirmai, hoje, a nossa fé.
– Senhor, que, neste dia, prometestes dar aos apóstolos o Espírito Santo, para que fossem testemunhas vossas até os confins da terra, fortalecei também, pela força do mesmo Espírito Santo, o nosso testemunho.
(Laudes da Solenidade da Ascensão do Senhor)

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Quais apelos a Palavra despertou em seu coração? Quais compromissos você deseja assumir em sua vida?

 

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.