domingo, 5 de setembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar. – (Mc 7,31-37)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 S E T E M B R OM Ê S   D A   B I B L I A -

 S E T E M B R O – AMARELO – MÊS DA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DA VISIBILIDADE À INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE ORGÃOS -

 GARÇA/SP, 05 DE SETEMBRO de 2021 (DOMINGO) 248 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

TEMOS DE IR À PROCURA DAS PESSOAS, PORQUE PODEM TER FOME DE PÃO OU DE AMIZADE.

(Santa Teresa de Calcutá)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA AMAZÔNIA

DIA DO IRMÃO

DIA DA AMIZADE VERDADEIRA

DIA DA CARIDADE

DIA DA COLECIONADORA DE BONECAS

DIA DO OFICIAL DE FARMÁCIA

DIA INTERNACIONAL DA MULHER INDÍGENA

DIA NACIONAL DE COMBATE AO NEPOTISMO

DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DA FIBROSE CÍSTICA

DIA NACIONAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA AVALIADOR FEDERAL

DIA DA CULTURA JUDAICA

DIA DA FARMÁCIA DO BRASIL

DIA DAS RAÇAS

DIA DO TRANCA RUA DAS ENCRUZILHADAS

DIA DO ANIVERSÁRIO DO ESTADO DO AMAZONAS

DIA DO ENCERRAMENTO DAS PARALIMPÍADAS 2020 EM TÓQUIO, NO JAPÃO

SEMANA DA PÁTRIA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Porto União (Santa Catarina) Alagoa Nova (Pernambuco) Mutum (Minas Gerais)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ANA PAULA MARCELO BUKIVICH (EQ 08 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP) ROMILDO GALHASE (GBS– EQ 11 ENS MÃE IMACULADA CONCEIÇÃO do Setor de Garça /SP) MIRTES “NÉIAS. MARCHI OLIVEIRA (Garça /SP) NEREIDE SOARES DUARTE (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) VERA LUCIA MENEZES WEINGRILL (Lions Clube de Mairiporã /SP) REGINA HELENA MASTRANTONIO MIRANDA (JM Agropecuária-Garça /SP) THIAGO ZANCOPÉ SANTO PIETRO (Bauru /SP) FABIANE   BARBOSA SILVA  HAVEROTH (Cassilândia /MS) NEUSA COSTA POLICINANI (Garça /SP) JOÃO BEZERRA (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ELIS ÂNGELA VERGÍLIO BONASSA e FABIO BONASSAó1997ó24 ANOS (Lions Clube de Garça /SP) AMÉLIA LAU PANZA e JOSÉ PANZA NETOó1954ó67 ANOS (LEME /SP) CLAUDETE AP. GUIDO PANINI e EDIVALDO LUIZ PANINIó1986ó35 ANOS (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)MÁRCIA SUELI PINHEIRO BELLINI e JOSÉ  AUGUSTO  BELLINI (Lions Clube de TUPÃ /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SANTA MADRE TERESA DE CALCUTÁ

Santa Teresa de Calcutá dedicou toda sua vida aos mais pobres dos pobres (Skopje- Albânia 27/08/1910-05/09/1997), foi batizada um dia depois de nascer. A sua família pertencia à minoria albanesa que vivia no sul da antiga Iugoslávia. Seu verdadeiro nome era Agnes Gonxha Bojaxhiu. No dia 10 de setembro de 1946, dia que ficou marcado na história das Missionárias da Caridade – congregação fundada por Madre Teresa – como o “Dia da Inspiração”, durante uma viagem de trem ao noviciado do Himalaia, Madre Teresa deparou com um irmão pobre de rua que lhe disse: “Tenho sede!”. A partir disso, ela afirmou ter tido a clareza de sua missão: dedicar toda sua vida aos mais pobres dos pobres. No dia 04 de setembro de 2016, foi canonizada pelo Papa Francisco. A canonização da missionária foi decidida após a Igreja Católica ter aprovado seu segundo milagre, a “cura extraordinária” de um brasileiro.

SÃO LOURENÇO JUSTINIANO

SÃO HERCULANO

SANTO ACONTO

SÃO NONO

SÃO TAURINO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jesus cura o surdo – Mc 7,31-37

 

 

- Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença; tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia (Sl 118,137.124).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Somos convidados a bendizer o Senhor, que abre nossos ouvidos para acolher sua Palavra e desata nossa língua para anunciá-la. O Deus fiel nos adotou como filhos e filhas, fez-nos herdeiros do seu Reino e nos ajuda a superar toda prostração e desânimo. Celebremos Aquele que faz justiça aos pobres e oprimidos e nos chama à comunhão com eles.

 

– Oração 

 

SENHOR JESUS, IMPÕE SOBRE MIM AS TUAS MÃOS E LIBERTA-ME DO EGOÍSMO QUE IMPEDE A COMUNICAÇÃO COM O MEU PRÓXIMO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que crêem em Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 05 de setembro de 202123º Domingo Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

A Palavra de Deus nos quer de ouvidos e coração abertos. Ela anima nossa caminhada, nos previne contra caminhada, nos previne contra discriminações e nos comunica a Boa-nova: os surdos ouvem e os mudos falam. 

 

1ª Leitura (Is 35,4-7ª) – Os ouvidos dos surdos se abrirão e a boca do mudo gritará de alegria.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 

4Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”.

5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos, assim como brotarão águas no deserto e jorrarão torrentes no ermo.

7aA terra árida se transformará em lago, e a região sedenta, em fontes d’água.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 146(145)

 

Bendize, ó minha alma ao Senhor.

Bendirei ao Senhor toda a vida!

 

 

2ª Leitura (Tg 2,1-5) – Não escolheu Deus os pobres deste mundo para serem herdeiros do Reino?  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 

1Meus irmãos: a fé que tendes em nosso Senhor Jesus Cristo glorificado não deve admitir acepção de pessoas.

2Pois bem, imaginai que na vossa reunião entra uma pessoa com anel de ouro no dedo e bem vestida, e também um pobre, com sua roupa surrada, 3e vós dedicais atenção ao que está bem vestido, dizendo-lhe: “Vem sentar-te aqui, à vontade”, enquanto dizeis ao pobre: “Fica aí, de pé”, ou então: “Senta-te aqui no chão, aos meus pés”, 4não fizestes, então, discriminação entre vós? E não vos tornastes juízes com critérios injustos?

5Meus queridos irmãos, escutai: não escolheu Deus os pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam?

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– 05 de setembro de 202123º Domingo Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar.   (Mc 7,31-37)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus Cristo pregava o Evangelho, / a boa notícia do Reino, / e curava seu povo doente / de todos os males, sua gente! (Mt 4,23) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole.

32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!”

 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade.

36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam.

37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A graça de Deus quer nos tocar”

 

Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão”

(Marcos 7,32).

Estamos acompanhando a liturgia deste domingo, onde esse homem surdo e que falava com dificuldade é apresentado a Jesus; ele não era de nascença, tornou-se ao longo da vida por alguma dificuldade, por algum problema, porque ele falava, mas com dificuldade.

 

A verdade é que nós aprendemos a falar porque nós escutamos, e, quando vamos perdendo a capacidade de escutar, com certeza, vamos também tendo dificuldade para falar. Hora vamos falar embaraçados, hora vamos falar alto demais, porque não estamos escutando, não estamos tendo a medição; hora vamos nos comunicar de uma forma truncada, errada, porque quem não escuta não pode dialogar, não pode falar.

 

Com esse homem foi rompido o dom da comunicação, porque, uma vez surdo, ele vai se tornando cada vez mais mudo ou vai falando cada vez com mais ruídos e dificuldades. Vão suplicar para que Jesus toque nesse homem, para que Ele o restaure, para que a graça da comunicação divina esteja novamente agindo nele.

 

“A graça de Deus quer nos tirar de tudo aquilo que está tumultuando e bagunçando a nossa vida”

 

É isso que Jesus faz. Primeiro, Jesus o tira da multidão. Você sabe que, quando estamos em meio à multidão, estamos no meio da confusão e no meio da multidão, nós temos dificuldade para escutar, para falar, porque todo mundo fala de uma vez só, todo mundo fala muita coisa, e as coisas se tornam tumultuadas.

 

Às vezes, estamos perdidos dentro de um tumulto, dentro do nosso próprio coração, porque há multidão de pensamentos e sentimentos, as coisas se tornam confusas dentro de nós e não ouvimos a Deus, não ouvimos o outro falar, não escutamos o sofrimento de quem está ao nosso lado, porque está tudo muito confuso, estamos muito juntos da multidão. E, no meio da multidão, há sempre o tumulto das situações. Por isso, a graça de Deus tira esse homem do meio da multidão. E, quando ele é retirado do meio daquele tumulto, a graça de Deus toca nos seus ouvidos. A graça de Deus é Jesus tocando nos seus ouvidos para que eles possam se abrir.

 

Que beleza, Jesus cuspindo no chão com sua própria saliva, Ele tocou na sua língua e suplicou ao Pai: “Abra-te! Efatá!”, para que os ouvidos possam se abrir, para que a língua possa se soltar e esse homem ficar curado e, novamente, voltar a ouvir e a falar sem desembaraço.

 

A graça de Deus hoje quer nos tocar, a graça de Deus quer nos tirar de tudo aquilo que está tumultuando e bagunçando a nossa vida. O que nos tornam surdos, ao longo da vida, são os barulhos que vamos acumulando dentro do nosso interior, e não são poucos os barulhos, são muitos! Vivemos em meio a um tumulto de coisas que agitam o nosso interior. Vamos perdendo a sensibilidade da graça, a sensibilidade da escuta, vamos perdendo a capacidade de nos comunicar como deveríamos.

 

É por isso que queremos suplicar: “Jesus, abra os nossos ouvidos, silencie o nosso coração, para que possamos te escutar e, assim, comunicar a sua graça”.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O surdo que fala com dificuldade representa os discípulos de Jesus, que continuam aferrados à ideologia nacionalista e exclusivista do judaísmo. Em outras palavras, consideram-se um povo privilegiado diante de Deus e, desse modo, permanecem inteiramente fechados (surdos) em relação aos pagãos. Não aceitam que estes façam parte do Reino de Deus. Jesus quer mudar essa mentalidade, por isso age primeiramente sobre o ouvido. Uma vez em condições de ouvir os ensinamentos do Mestre, seus discípulos serão capazes de passá-los adiante. Efatá (abre-te) é uma ordem de Jesus também para os cristãos de hoje. É necessário que tenhamos os ouvidos bem abertos para captar e assimilar a Palavra de Deus, pô-la em prática e difundi-la por toda parte, usando todos os meios da técnica moderna.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, que fazes os surdos ouvirem e os mudos falarem, de coração sincero te pedimos: abre nossos ouvidos e o coração para captarmos integralmente tua mensagem de amor, justiça e paz e fortalece nosso ânimo para que anunciemos, com ousadia, teu Evangelho por toda parte. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 7,31-37 - "Efatá" - Abra-se! Liberte-se!

 

Oração Inicial
23º Domingo do Tempo Comum. Deixemo-nos tocar pela Palavra de Deus para continuarmos a missão de Jesus e viver com autenticidade nosso Batismo e o mandamento do amor fraterno. “Efatá= Abre-te”. Abrir-se é o chamado à vida na liberdade completa do ser humano. É como construir novamente o homem por inteiro.

 

Rezemos: “Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

Jesus leva o mudo para longe da multidão e o toca. Por que será que Jesus faz o milagre longe da multidão? E recomenda que não publique esta ação dele com o homem mudo? Leia o Evangelho quantas vezes achar necessário…

 

“A missão de Jesus inicia uma nova criação. Para isso, ele abre os ouvidos e a boca dos homens para que sejam capazes de ouvir e falar, isto é, entender a realidade e dizer a palavra que a transforma. Muitas vezes, a Bíblia descreve a situação de um grupo fechado para Deus, como tendo ficado surdo e mudo. Nossa fé se apoia totalmente na escuta da Palavra de Deus e sua vivência na prática. Ler e proclamar a Palavra de Deus significa reconhecer o primado de Deus em nossa vida. No rito do Batismo, simbolicamente, são ungidos a boca e os ouvidos para poder ouvir e anunciar a Palavra. Para Israel, como um todo, para as comunidades cristãs e para cada um de nós, surge a missão de escutar e proclamar a Palavra.”

 

2. Meditação (Caminho)

Qual convite a Palavra me faz? Como me deixo trabalhar pela graça de Deus?

Esse milagre de Jesus, mais que uma cura, nos desperta para ir ao encontro com os outros e dialogar, falando e ouvindo.

Deus é um Pai de infinito amor que nos recria em sua misericórdia. Ele deseja que nunca nos afastemos de sua comunhão. Quando experimentamos o seu amor, também estendemos aos nossos irmãos esse amor, por meio da misericórdia, da bondade, da ajuda e do perdão…

3.Oração (Vida)

Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.

 

Conclua com a oração ao Espírito Santo, do papa Paulo VI: “Ó Espírito Santo! Dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus.

Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda ofensa, toda desilusão. Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde e fielmente a vontade do Pai. Amém.”

4.Contemplação (Vida e Missão)

AIncentivar o diálogo nas relações familiares, de trabalho e sociais. Fazer do domingo um espaço para a família e para a fé é uma atitude bem prática e salutar par quem se professa seguidor de Jesus.

 

Bênção 

 

 

“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. (…) Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.