sexta-feira, 30 de junho de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Se queres, tu tens o poder de me purificar. - (Mt 8,1-4)



 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 J U N H O  MÊS DAS FESTAS JUNINAS 
 GARÇA/SP, 30 DE JUNHO DE 2017 (Sexta-feira) 181º dia do ano 
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
CADA UM TEM DE MIM EXATAMENTE O QUE CATIVOU, E CADA UM É RESPONSÁVEL PELO QUE CATIVOU, NÃO SUPORTO FALSIDADE E MENTIRA, A VERDADE PODE MACHUCAR, MAS É SEMPRE MAIS DIGNA.”
 (Charles Chaplin)

 Datas Comemorativas 
 DIA DO CAMINHONEIRO
 DIA NACIONAL DO BUMBA MEU BOI
 DIA NACIONAL DO FISCAL FEDERAL AGROPECUÁRIO
 SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Comendador Levy Gasparian - Japeri (Rio de Janeiro) Januária (Minas Gerais) Porto Seguro (Bahia) Salitre (Ceará) Viana (Maranhão)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: CIDA TRAMONTINA ARAUJO (m/prima Telcar Brasília/DF) VICTOR HUGO e JOÃO GABRIEL FRASSON GONZALES (filhotes do CCLL – Luciana e Roberto Gonzales-RCG- Lions Clube de Garça/SPPAULA SANTOS SERAFIM (Garça/SP) FABIANA ANTONIO HORNI (Camaquã/RS) ELIDA NASCIMENTO DA CUNHA (Marilia/SP) LUCIANA DE TOLEDO FERREIRA LEME (Curitiba/PR)ADEMIR F FABBRON (Garça /SP)
. Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE LENÇOIS PAULISTAó1973ó44 ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SÃO PEDRO e SÃO PAULO Apóstolos

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
Para o cristão, guardar a aliança firmada com Deus envolve acolher e promover a vida de todos os que se encontram à margem, esquecidos pela sociedade.
 Oração
PAI, PURIFICA O MEU CORAÇÃO, DE MODO QUE ESTEJA A SALVO DO EGOÍSMO DESUMANIZADOR.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 306

Leituras
Sexta-feira da 12ª Semana do Tempo Comum - 30/06/2017
Deus quer estabelecer aliança conosco e espera, como nossa adesão de fé, que andemos na sua presença e nos comprometamos com os rejeitados.

1ª Leitura (Gn 17,1.9-10.15-22) – Este é o sinal de minha aliança: todo homem entre vós deverá ser circuncidado. Sara te dará um filho. Leitura do Livro do Gênesis:

1Abrão tinha noventa e nove anos de idade, quando o Senhor lhe apareceu e lhe disse: “Eu sou o Deus Poderoso. Anda na minha presença e sê perfeito”. 9Deus disse ainda a Abraão: ”Guarda a minha aliança, tu e a tua descendência para sempre. 10Esta é a minha aliança que devereis observar, aliança entre mim e vós e tua descendência futura: todo homem entre vós deverá ser circuncidado”. 15Deus disse também a Abraão: “Quanto à tua mulher, Sarai, já não a chamarás Sarai, mas Sara. 16Eu a abençoarei e também dela te darei um filho. Vou abençoá-la, e ela será mãe de nações, e reis de povos dela sairão”.
17Abraão prostrou-se com o rosto em terra, e pôs-se a rir, dizendo consigo mesmo: “Será que um homem de cem anos vai ter um filho e que, aos noventa anos, Sara vai dar à luz?” 18E, dirigindo-se a Deus, disse: “Se ao menos Ismael pudesse viver em tua presença”. 19Deus, porém, disse: “Na verdade, é Sara, tua mulher, que te dará um filho, a quem chamarás Isaac. Com ele estabelecerei a minha aliança, uma aliança perpétua para a sua descendência. 20Atendo ao teu pedido, também, a respeito de Ismael. Eu o abençoarei e tornarei fecundo e extremamente numeroso. Será pai de doze príncipes e farei dele uma grande nação. 21Mas, quanto à minha aliança, eu a estabelecerei com Isaac, o filho que Sara te dará no ano que vem, por este tempo”. 22Tendo acabado de falar com Abraão, Deus se retirou.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 127(128)
Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.

Evangelho do dia
Sexta-feira da 12ª Semana do Tempo Comum - 30/06/2017
Se queres, tu tens o poder de me purificar. - (Mt 8,1-4)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
O Cristo tomou sobre si nossas dores, carregou em seu corpo as nossas fraquezas (Mt 8,17).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
   1Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. 2Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 3Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo”. No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra.
4Então Jesus lhe disse: “Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Jesus purifica os leprosos
Os leprosos estão sendo limpos e purificados, e nós estamos sendo deixados para trás!
Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”  (Mateus 8,2)
Um leproso aproximou-se de Jesus e fez essa súplica. Às vezes, olhamos para os leprosos do Evangelho, os leprosos da vida e ficamos com compaixão, pena deles, mas todos nós nascemos leprosos. No entanto, à medida que a vida vai passando, vamos acumulando lepras no corpo, no coração; dentro de nós, coisas estragadas e sujas nos mancham por dentro e por fora. Às vezes, até nos escondemos em nossas aparências, mas há muita coisa manchada em nós.
Esse leproso do Evangelho merece admiração e reconhecimento. Nós merecemos compaixão, porque nos achamos melhores que os leprosos da vida; por causa disso, não reconhecemos a lepra, a mancha, a sujeira que está em nós, então, não gritamos: “Senhor, se queres, pode me curar, purificar-me, lavar-me, renovar-me”. Estamos sempre reparando na lepra do outro, no mal do outro e, dentro de nós, cresce o julgamento, a iniquidade, os espíritos impuros. Os leprosos estão sendo limpos e purificados, e nós estamos sendo deixados para trás, não porque Deus nos deixa, mas porque nos colocamos para trás, porque nos achamos melhores que os outros.
Senhor, se queres, Tu podes me purificar. Eu preciso dizer que eu quero e preciso ser purificado das más intenções, dos maus desejos e pensamentos, maus sentimentos que estão aglutinados e escondidos dentro de mim. Eu quero e preciso Senhor, ser purificado, por isso venho reconhecer o tamanho das lepras que há em mim. Eu estou realmente suplicando ao Seu coração misericordioso que tenha pena e compaixão de mim. Lava-me, Jesus, purifica-me, sobretudo, desse orgulho, dessa pretensão e vaidade que se esconde por baixo das minhas intenções, daquilo que eu faço. Como eu necessito como eu preciso e quero ser purificado!
Hoje, como um verdadeiro leproso de alma e coração, coloco-me na Sua presença e suplico: “Tende compaixão e misericórdia de mim, a Tua Palavra faz nova todas as coisas. Eu quero Senhor, ser limpo e purificado!”.
Deus abençoe você!
 Reflexão - A fé é um entregar-se confiante a um “Tu”, que é Deus
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)  
Hoje, que significa crer? É necessária uma renovada educação para a fé, que inclua sem dúvida um conhecimento das suas verdades e dos acontecimentos da salvação, mas sobretudo que nasça de um encontro verdadeiro com Deus em Jesus Cristo, do amá-lo, do ter confiança nele, de modo que a vida inteira seja envolvida por Ele.
Hoje, juntamente com tantos sinais de bem, aumenta ao nosso redor um certo deserto espiritual. Às vezes, as próprias ideias de progresso e de bem-estar mostram também as suas sombras. Um certo tipo de cultura educou a mover-se só no horizonte das coisas, do realizável, a acreditar unicamente naquilo que se vê e se toca com as próprias mãos. Neste contexto sobressaem algumas interrogações fundamentais: que sentido tem viver? O que nos espera além do limiar da morte?
—A fé é um entregar-se confiante a um “Tu”, que é Deus, o qual me confere uma certeza diversa, mas não menos sólida do que aquela que me deriva do cálculo exato ou da ciência.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Já tivemos oportunidade de dar testemunho de algo de bom e especial que Deus realizou em nossa vida?
 - Consigo passar uma mensagem edificante a outras pessoas?
 - Em que ambientes tenho possibilidade de dar testemunho de minha Fé?
- De que tipo é meu testemunho? Fatos concretos?
- Qual é o ambiente mais importante onde devo dar testemunho de minha vida cristã?

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp 
irpatricias@gmail.com
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 8, 1-4 - Jesus cura um leproso
“Jesus cura.”
Saudação
Preparo-me para a Leitura Orante rezando:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
"Espírito Santo, tu que vieste dos céus abertos, do Pai, e que permaneceste conosco, em Jesus, tu que habitas, pela fé, nos nossos corações, abre-nos à Palavra!
Seja a nossa inteligência e a nossa vontade, terreno bom, onde tu possas trabalhar com liberdade, de modo que a nossa vida seja sinal eloquente da tua caridade.
Amém."
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que a Palavra diz? Leio atentamente o texto: Mt 8,1-4, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.  Jesus desceu do monte, e muitas multidões o seguiram. Então um leproso chegou perto dele, ajoelhou-se e disse:
- Senhor, eu sei que o senhor pode me curar se quiser.
Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse:
- Sim, eu quero. Você está curado.
No mesmo instante ele ficou curado da lepra. Então Jesus lhe disse:
- Escute! Não conte isso para ninguém, mas vá pedir ao sacerdote que examine você. Depois, a fim de provar para todos que você está curado, vá oferecer o sacrifício que Moisés ordenou.
Refletindo
No tempo de Jesus, o portador de lepra era considerado impuro e pecador. A doença era vista como castigo de Deus. Por isso, a pessoa deveria afastar-se da sociedade e viver em um lugar deserto. Jesus se sensibilizou com a dor, o sofrimento e a exclusão daquele homem. E o cura.
Depois diz ao homem curado: "Vá pedir ao sacerdote que examine você. Depois, a fim de provar para todos que você está curado, vá oferecer o sacrifício que Moisés ordenou." Este exame era necessário para reintegrar a pessoa curada, ou seja, devolver o homem ao convívio social.
O leproso era o caso extremo de modelo da marginalização religiosa e social. Declarar injusta a exclusão do leproso significava denunciar toda e qualquer marginalização. Ao curar o homem, Jesus "tocou" nele. Ao tocá-lo, violou a Lei. Se alguém tocasse um leproso, ficava também impuro, (Cf Lv 5,5-6).
Com isso, Jesus declarou que a marginalização, embora pretenda respaldar-se na Lei divina, não vem de Deus. Em consequência, é inadmissível e injustificável marginalizar alguém em nome de Deus. O leproso torna-se representante de todos os que, em nome de uma Lei religiosa, eram excluídos pela sociedade.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) - O que o texto diz para mim, hoje? Tenho algum preconceito? Quem marginalizo? Denuncio a lepra social das injustiças e discriminações?
Meditando
Os Bispos na Conferência de Aparecida manifestaram uma preocupação: "Frente a esta forma de globalização (dinâmica de concentração de poder e de riqueza), sentimos um forte chamado para promover uma globalização diferente, que esteja marcada pela solidariedade, pela justiça e pelo respeito aos direitos humanos, fazendo da América Latina e do Caribe não só o Continente da esperança, mas também o Continente do amor, como propôs SS. Bento XVI no Discurso Inaugural desta Conferência". (DAp, 64). 
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que o texto me leva a dizer a Deus? Rezo a
Oração:
Ó São Paulo, mestre dos gentios, olhai com amor para a nossa Pátria!
Vosso coração dilatou-se  para acolher a todos os povos no abraço da paz.
Agora, no céu, o amor de Cristo vos leve a iluminar  a todos com a luz do Evangelho e a estabelecer no mundo o Reino do amor.
Suscitai vocações, confortai os que anunciam o Evangelho, preparai as pessoas para que acolham o Cristo, divino Mestre.
Que o nosso povo encontre e reconheça sempre a Cristo, como o Caminho, a Verdade e a Vida; 
busque o Reino de Deus e trabalhe em sua realização, para que a sua luz resplandeça diante do mundo, iluminai, animai e abençoai a todos! 
Amém.
São Paulo apóstolo, rogai por nós!
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Meu novo olhar é de solidariedade para com os que sofrem.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 306 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo