domingo, 28 de novembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–A vossa libertação está próxima. – (Lc 21,25-28.34-36)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 N O V E M B R OPREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 28 DE novembro de 2021 (domingo) 332 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

“VER O QUE É INJUSTO E NÃO AGIR COM JUSTIÇA É A MAIOR DAS COVARDIAS HUMANAS."

(Confúcio)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO INÍCIO DO ADVENTO

DIA DO SOLDADO DESCONHECIDO

DIA LATINO DE HIPERTENÇÃO PUMONAR

DIA DO TÉCNICO DE SEGURANÇA NO TRABALHO

DIA DO PLANETA VERMELHO

DIA DO SANDUÍCHE

DIA DO MINISTRO DE MÚSICA BATISTA

DIA DE MONTAR A ÁRVORE DE NATAL

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) EM PORTO ALEGRE

SEMANA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO

SEMANA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Franca (São Paulo) Acajutiba (Bahia) Arroio do Meio (Rio Grande do Sul) São Miguel do Iguaçu Ampere Dois Vizinhos (Paraná) Emas (Paraíba) Campos de Júlio (Mato Grosso)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MAURO HERMOGENES LOPES COVRE (PDG 2006/2007 - Lions Clube de Ilha Solteira /SP)JUDITH DIMOV (Lions Clube de São Paulo Ipiranga /SP)  CLAUDETE PANINI (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)Osvaldecir Apparecido Roque (Lions Clube de RIBEIRÃO PRETO /SP) JOSÉ CARLOS MIGUEL DE MENDONÇA (Marilia /SP)Silvia CRISTINA SOUZA Izaias  (Garça/SP) MARLI TERESINHA FRABETTI SCAQUETE (Garça /SP) Gilmar Mantovanelli (Americana /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

SÃO TIAGO DA MARCA

Santa CATARINA LABOURÉ

Santo ESTEVÃO, O JOVEM

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Que vossos corações não fiquem pesados – Lc 21,25-28.34-36

 

 

A vós, meu Deus, elevo a minha alma. Confio em vós, que eu não seja envergonhado! Não se riam de mim meus inimigos, pois não será desiludido quem em vós espera (Sl 24,1ss).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Com alegria, iniciamos a caminhada em preparação para o Natal do Senhor, nossa justiça. A liturgia nos convida à oração e à vigilância, para não esmorecermos diante dos desafios que a vida nos reserva. Dispostos a trilhar os caminhos de Jesus e progredir na fé e no amor, ergamos nossos olhos e acolhamos a libertação que se aproxima.

 

– Oração 

 

PAI, AJUDA-ME A ESTAR EM PERMANENTE VIGILÂNCIA E ORAÇÃO, PREPARANDO-ME PARA O ENCONTRO COM TEU FILHO JESUS E SER ACOLHIDO POR ELE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus todo-poderoso, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos.  Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                                                         28 de novembro de 2021 1º Domingo do Advento

– Liturgia da Palavra 

A Palavra nos exorta a agradar a Deus, por meio de uma vida de santidade, e a permanecermos vigilantes diante dos acontecimentos, a fim de acolhermos o Senhor que nos visita. 

 

1ª Leitura (Jr 33,14-16) – Farei brotar de Davi a semente da justiça.  Leitura do Livro do profeta Jeremias:

 

14“Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei cumprir a promessa de bens futuros para a casa de Israel e para a casa de Judá. 15Naqueles dias, naquele tempo, farei brotar de Davi a semente da justiça, que fará valer a lei e a justiça na terra. 16Naqueles dias, Judá será salvo e Jerusalém terá uma população confiante; este é o nome que servirá para designá-la: ‘O Senhor é a nossa justiça'”.  

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 25(24)

 

Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma!

 

 

2ª Leitura (1Ts 3,12-4,2) – Que o Senhor confirme os vossos corações na vinda de Cristo.  Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:

 

Irmãos, 12o Senhor vos conceda que o amor entre vós e para com todos aumente e transborde sempre mais, a exemplo do amor que temos por vós. 13Que assim ele confirme os vossos corações numa santidade sem defeito aos olhos de Deus, nosso Pai, no dia da vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos. 4,1Enfim, meus irmãos, eis o que vos pedimos e exortamos no Senhor Jesus: aprendestes de nós como deveis viver para agradar a Deus e já estais vivendo assim. Fazei progressos ainda maiores! 2Conheceis, de fato, as instruções que temos dado em nome do Senhor Jesus.  

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 28 de novembro de 2021 1º Domingo do Advento

– Evangelho do dia 

 

A vossa libertação está próxima.  (Lc 21,25-28.34-36)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade / e a vossa salvação nos concedei! (Sl 84,8))

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 25“Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando essas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima. 34Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 35pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. 36Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Que o Advento traga muitas graças para o nosso coração”

 

Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”

(Lucas 21,36).

Jesus virá ao nosso encontro. Ele já veio na sua primeira vinda, na fragilidade de uma criança. Vivenciando a espiritualidade do Advento que começamos hoje, entramos na expectativa da vinda do Senhor, mas essa expectativa não pode ser uma ilusória, porque muitos acham que o tempo do Advento é para nos prepararmos para as festas do Natal, e geralmente a pessoa entende festa de Natal como aquela ceia em que ela prepara as comidas. Mas sei que, muitas vezes, isso até desvia o sentido da vinda do Senhor.

 

O tempo do Advento é para nos preparar, é para nos advertir, para cuidar de nós, porque o Senhor veio, e quando Ele veio pela primeira vez, muitos não O reconheceram. E Ele continua vindo, e muitos ainda não O reconhecem. Não podemos cair na insensatez de, quando o Senhor vier em definitivo, nós ficarmos de fora, porque não O reconhecemos no tempo presente.

 

“O que precisamos para esse Advento é recheá-lo de oração, precisamos de mais momentos oracionais”

 

A Liturgia do Advento é uma liturgia de preparar corações, preparar almas para esperar o Senhor, para viver na expectativa do Senhor que há de chegar. Sei que, movidos pela mentalidade mundana, que é a mentalidade do consumismo, a começar pelas nossas crianças e de nós adultos também, nós focamos o Natal numa festa material, onde tudo que é importante está voltado para as coisas materiais: os presentes, as bebidas, as comidas, a ceia… Mas Jesus, quando nasceu e veio a primeira vez, não tinha nada disso, o único presente era Ele.

 

Deus quer ser presente em nossa vida, e precisamos nos preparar, a cada dia, para estar na presença d’Ele. Não é nada contra o que se tem no Natal, mas, ao mesmo tempo, é uma advertência para que não nos deixemos iludir, não nos deixemos enganar nem perder o foco e a direção. Precisamos preparar o coração para viver na expectativa, na feliz expectativa, na ansiosa e bendita expectativa do Senhor que vem.

 

O elemento fundamental é aquilo que a Palavra está nos norteando: “Ficai atentos e orai a todo momento”. O que nós precisamos para esse Advento é recheá-lo de oração, precisamos de mais momentos orantes, de oração pessoal, oração em família, oração na igreja. Não há meio mais adequado e mais propício, porque somos muito ocupados com os nossos trabalhos, mas precisamos nortear a nossa vida pela força e pelo poder da oração, para não nos perdermos até com as nossas obrigações.

 

Que o tempo do Advento seja um tempo de muita graça, para que o nosso coração se abra pela força da oração, para esperar o Senhor que vem.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

texto salienta expressões como “vigilância”, “libertação” e “alegria” e alerta (“Tomem cuidado!”) contra as distrações com as coisas e vícios mundanos (excessos, bebedeira e preocupações com a vida). A linguagem é simbólica e indica mudanças, superação do passado e início de nova realidade, “um novo céu e uma nova terra”, dirá o Apocalipse (cf. Ap 21,1). Os estudiosos aprofundam seus conhecimentos para interpretar como será essa nova realidade. Nesse emaranhado de figuras e informações, quem desponta, “com poder e grande glória”, é o Filho do Homem, Jesus Cristo. Portanto, a vitória não está em poder dos agentes do mal. A injustiça não triunfará. A vitória está em Cristo, que nos convida a mantermo-nos vigilantes, “rezando em todo momento” e empenhados na prática da justiça e da fraternidade.

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus, em linguagem figurada, falas de abalos da natureza e angústia nos corações. Contudo nos confortas dizendo: “Levantem-se e ergam a cabeça, pois a libertação de vocês está próxima”. Ajuda-nos, Senhor, a viver sempre alertas e, pela oração, a crescer na constante comunhão contigo. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 21,25-28.34-36 - Em alerta! Começa o Advento - Ano C

Oração Inicial
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

Oração a Nossa Senhora da Anunciação

Todas as gerações vos proclamem bem-aventurada, ó Maria! Crestes na mensagem celeste, e em vós se cumpriram grandes coisas, como vos fora anunciado. Maria, eu vos louvo! Crestes na Encarnação do Filho em vosso seio virginal e vos tornastes Mãe de Deus. Raiou então o dia mais feliz da humanidade! As pessoas tiveram o Mestre divino.

Maria, alcançai-me a graça de uma fé viva, forte, atuante.

Maria, Mãe, Mestra e Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.

1. Leitura (Verdade)

Começa o Advento. A Liturgia nos apresenta um cenário de parusia. A parusia é a volta gloriosa de Jesus Cristo, no final dos tempos. Jesus fala de sinais que anunciam esta volta. E recomenda a ficar de “cabeça erguida e firmes”. Festas e bebedeiras poderão distrair. Jesus recomenda a estarmos conscientes da vinda do Senhor: “Fiquem alertas!”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?

Os bispos na Conferência de Aparecida lembraram: “O discípulo sabe que sem Cristo não há luz, não há esperança, não há amor, não há futuro.” (DA, 146).

E eu me interrogo: Cristo é minha luz, minha esperança?

3.Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?

Rezo, espontaneamente, com salmos e concluo com a oração

Jesus, Divino Mestre,

Nós vos adoramos, Verbo feito carne, enviado pelo Pai,

para ensinar às pessoas a verdade que dá a vida..

Sois a verdade incriada, o único Mestre.

“Somente vós tendes palavras de vida eterna”.

Nós vos louvamos e agradecemos porque

nos concedestes a luz da inteligência e da fé e

nos chamastes à luz da glória.

Nós cremos e abrimos nossa inteligência e todo o nosso ser

para aceitar e viver a vossa palavra e tudo o que nos ensinais

por meio da Igreja..

Mostrai-nos, ó Senhor e Mestre, os tesouros da vossa sabedoria.

Fazei que conheçamos o Pai e sejamos vossos discípulos autênticos.

Aumentai nossa fé, para que vos possamos contemplar eternamente no céu.

Jesus Mestre, Verdade

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Sinto-me discípulo/a de Jesus.

Meu olhar deste dia será iluminado pela presença de Jesus Cristo, acolhido no meu coração e no coração das demais pessoas.

Rezo a

Bênção natalina do bem-aventurado Alberione

Jesus Menino coloque sobre tua cabeça a sua mãozinha e derrame sobre ti

a sua luz, conforto e alegria.

Amém!

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.