quarta-feira, 1 de abril de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. - (Jo 8,21-30)



Flor de maracujá,  passiflora ou flor da paixão
– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL  – QUARESMA
 GARÇA/SP, 01 DE ABRIL de 2020 (quarta-feira) 09º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA
COMECE O DIA FELIZ!

 PENSAMENTO DO DIA 
NÃO HÁ PODER MAIOR NO MUNDO QUE O DO TEMPO: TUDO SUJEITA; TUDO MUDA; TUDO ACABA.
(Padre Antônio Vieira)


 DATAS COMEMORATIVAS 
DIA DA MENTIRA
DIA DO TROTE
DIA INTERNACIONAL DOS PÁSSAROS
DIA DO TOMATE
DIA DO HUMANISMO
Dia do Festival Internacional dos Livros Comestíveis
Dia do fim da Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Arealva - São Miguel Arcanjo (São Paulo) CaatibaFátima - Itarantim (Bahia) Piumhi - São Lourenço (Minas Gerais) Sumé (Paraíba) Urucurituba (Amazonas) Bombinhas (Santa Catarina)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: ALESSANDRA CRISTINA PALADIN (Macrocontábil Conessa Garça /SP) LUIZ CLAUDIO BATISTA (Deusa Alimentos-Garça /SP) MARCIA DIAS DA SILVA FELIX (EQ 14 ENS da PAZ do Setor de Garça /SP) ALINE ROSA ROBERTO (Garça /SP) ROSANA DINIZ MARTINS (Garça /SP) MARCIA TENORIO CAVALCANTE DA  SILVA  (Lions Clube de Valparaíso /SP) FRANCISCO CUZATO (Garça /SP )ROSSANA SITTA (Garça /SP )ALESSANDRO APARECIDO PEREIRA SANTOS (Garça /SP) EDUARDO BERTI (São Paulo /SP)ANA MARIA BRAGA (São Paulo /SP)

 SANTO DO DIA 
SÃO HUGO DE GRENOBLE
SÃO VALÉRIO
LUDOVICO PAVONI

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Vós me livrais, Senhor, de meus inimigos; vós me fazeis suplantar o agressor e do homem violento salvais!  (Sl 17,48).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Deus nos criou para a liberdade. A verdadeira liberdade consiste em deixá-lo agir em nossa vida. Ele é que nos torna verdadeiramente livres.
– Oração 
PAI, REFORÇA MINHA FÉ EM TEU FILHO JESUS, CUJA MORTE NOS RESGATA DA ESCRAVIDÃO DO PECADO E NOS INTRODUZ NO REINO DA FRATERNIDADE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus de misericórdia, iluminai nossos corações purificados pela penitência. E ouvi com paternal bondade aqueles a quem dais o afeto filial. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
31 de março de 2020 3ª-feira da 5ª Semana da Quaresma
■ Da mesma forma que Jesus, que se expressa com total liberdade diante de seus opositores, os três jovens exibem profunda liberdade interior ao não cederem às ordens perversas do rei.

1ª Leitura (Dn 3,14-20.24.49a.91-92.95) Enviou seu anjo e libertou seus servos.  Leitura da profecia de Daniel:

Naqueles dias, 14o rei Nabucodonosor tomou a palavra e disse: “É verdade, Sidrac, Misac e Abdênago, que não prestais culto a meus deuses e não adorais a estátua de ouro que mandei erguer? 15E agora, quando ouvirdes tocar trombeta, flauta, cítara, harpa, saltério e gaitas, e toda espécie de instrumentos, estais prontos a prostrar-vos e adorar a estátua que mandei fazer? Mas, se não fizerdes adoração, no mesmo instante sereis atirados na fornalha de fogo ardente; e qual é o deus que poderá libertar-vos de minhas mãos?” 16Sidrac, Misac e Abdênago responderam ao rei Nabucodonosor: “Não há necessidade de respondermos sobre isto: 17se o nosso Deus, a quem rendemos culto, pode livrar-nos da fornalha de fogo ardente, ele também poderá libertar-nos de tuas mãos, ó rei. 18Mas, se ele não quiser libertar-nos, fica sabendo, ó rei, que não prestaremos culto a teus deuses e tampouco adoraremos a estátua de ouro que mandaste fazer”.19A estas palavras, Nabucodonosor encheu-se de cólera contra Sidrac, Misac e Abdênago, a ponto de se alterar a expressão do rosto; deu ordem para acender a fornalha com sete vezes mais fogo que de costume; 20e encarregou os soldados mais fortes do exército para amarrarem Sidrac, Misac e Abdênago e os lançarem na fornalha de fogo ardente. 24Os três jovens andavam de cá para lá no meio das chamas, entoando hinos a Deus e bendizendo ao Senhor. 49aMas o anjo do Senhor tinha descido simultaneamente na fornalha para junto de Azarias e seus companheiros. 91O rei Nabucodonosor, tomado de pasmo, levantou-se apressadamente, e perguntou a seus ministros: “Porventura, não lançamos três homens bem amarrados no meio fogo?” Responderam ao rei: “É verdade, ó rei”. 92Disse este: “Mas eu estou vendo quatro homens andando livremente no meio do fogo, sem sofrerem nenhum mal, e o aspecto do quarto homem é semelhante ao de um filho de Deus”. 95Exclamou Nabucodonosor: “Bendito seja o Deus de Sidrac, Misac e Abdênago que enviou seu anjo e libertou seus servos, que puseram nele sua confiança e transgrediram o decreto do rei, preferindo entregar suas vidas a servir e adorar qualquer outro Deus que não fosse o seu Deus.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial Dn 3
A vós louvor, honra e glória eternamente!

Evangelho do dia
31 de março de 2020 3ª-feira da 5ª Semana da Quaresma
Se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres.  - (Jo 8,21-30)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Honra e glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!
 - Felizes os que observam / a palavra do Senhor de reto coração / e que produzem muitos frutos, / até o fim perseverantes! (Lc 8,15) 
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 31Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, 32e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. 33Responderam eles: “Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?”  34Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 35O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. 36Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. 37Bem sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. 38Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai”. 39Eles responderam então: “Nosso pai é Abraão”. Disse-lhes Jesus: “Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! 40Mas agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez. 41Vós fazeis as obras do vosso pai”.
Disseram-lhe, então: “Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus”. 42Respondeu-lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou”.
  
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
A verdade do Senhor liberta a nossa alma de todo o mal”
Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”
(João 8,31-32)
Para permanecer em Deus, é preciso permanecer na Palavra de Jesus. É necessário que a Palavra permaneça em nós, que ela esteja gravada em nós, impregnada em nossa alma e em todo o nosso ser, por isso, precisamos ouvir a Jesus.

A Palavra de Jesus só permanece em nós se ela entrar em nós, se penetrar em nós e se abrirmos o nosso coração, a nossa alma e todo o nosso ser para ouvirmos o coração de Jesus, para ouvirmos as palavras que saem da boca d’Ele, para ouvirmos as Palavras de salvação, de cura, de libertação, de restauração que o Senhor nos dá.

As Palavras do Senhor são Palavras de Espírito e vida, são elas que nos dirigem, orientam e governam a nossa vida de seguidores de Jesus. Porque, se permanecermos nas Suas Palavras, seremos verdadeiros discípulos do Senhor; se não permanecermos nas Suas Palavras, não seremos verdadeiros discípulos, a verdade não permanecerá em nós.

Se conhecermos a verdade, ela nos libertará de todo mal, de toda opressão e mentira”

No mundo em que estamos, vivemos muitas confusões e, muitas delas, estão no meio de nós. Muitas inverdades, falácias, coisas falsas, muitas mentiras tornam-se o centro no meio de nós, pois, nos deixamos confundir, misturamos as coisas, mas não podemos, porque a Palavra de Deus é Palavra de Deus.

As Palavras de Jesus precisam entrar em nós para nos libertar, porque, se conhecermos a verdade, ela nos libertará de todo mal, de toda opressão e mentira, nos libertará daquilo que mantém a nossa alma cativa e presa às forças do mal.

Deus não nos criou para sermos escravos, Ele nos criou para sermos livres, para que a liberdade do Espírito esteja agindo em nós. Quando não vivemos a Palavra de Deus, nos escravizamos com tantas coisas que estão ao nosso lado: escravidão da mente, pensamentos tortos e que atormentam a nossa cabeça, preocupações demasiadas, inquietações e provocações do mundo.

Quando vivemos presos às vaidades, elas nos inquietam; quando vivemos presos aos nossos sentimentos, eles nos escravizam; sejam eles os melhores sentimentos, mas que se corrompem pelos sentimentos do mundo e se tornam ressentimentos, mágoas, rancores, pavores, tremores e tantas coisas que apavoram o nosso ser.

Permitamos que a Palavra de Deus nos liberte do poder do mal! Permaneçamos em Jesus e a Sua Palavra permanecerá em nós e seremos livres pela verdade do Senhor.

 Deus abençoe você!


 Reflexão - A “Redenção” faz que a verdade seja reconhecível
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— a verdade e a opinião erradas estão misturadas no mundo. A verdade, em toda a sua grandeza, não aparece. Contudo, o mundo é “verdadeiro” se reflete a Deus, a Razão eterna da qual tem surgido. E o homem se faz verdadeiro, se chegasse a ser conforme a Deus.

A "irrendenção” do mundo consiste, precisamente, na ilegibilidade da criação, no irreconhecimento da verdade; o que leva necessariamente ao domínio do pragmatismo e, então, o poder dos fortes se converte no “deus” deste mundo. Na grande matemática da criação, que hoje lemos no código genético humano, percebemos a linguagem de Deus, mas não a linguagem inteira. A verdade funcional sobre o homem se fez visível. Mas a verdade sobre si mesmo e com respeito do bem moral não pode se lê-la do mesmo modo.

—A “Redenção” faz com que a verdade seja reconhecível. E chega a ser reconhecível se Deus é reconhecível: Ele dá-se a conhecer em Jesus Cristo crucificado.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Jesus convida os judeus que creram nele a manter-se fiéis. Pois ainda continuam tão fechados em suas instituições e tradições, que têm real dificuldade de aceitar o Filho de Deus, que veio justamente para cumprir o que a Lei e os Profetas anunciaram a seu respeito. O debate se desenrola em três momentos: no primeiro, os judeus dizem ser descendência de Abraão e nunca foram escravos de ninguém. Jesus responde que são escravos do pecado de querer matá-lo, porque a sua palavra não penetrou neles. No segundo, Jesus nega que são filhos de Abraão, pois não fazem as obras de Abraão (crer), mas querem matá-lo por lhes dizer a verdade. No terceiro momento, os judeus afirmam ter a Deus por Pai. Jesus contesta: se isso fosse verdade, deveriam amar também aquele que vem do Pai e volta ao Pai.

ORAÇÃO
Divino Mestre, disseste aos teus conterrâneos: “Se Deus fosse mesmo o Pai de vocês, vocês me amariam, porque eu saí de Deus e estou aqui; não vim por mim mesmo, foi ele que me enviou”. Dá-nos compreender tua preciosa mensagem, a fim de aproximar-nos cada vez mais de ti. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor Paulinas
Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com//    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 8,31-42 - "A verdade os libertará"

Saudação
- A todos nós que nos encontramos neste ambiente virtual,
paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Preparamo-nos para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre, que dissestes:
"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome,
eu aí estarei no meio deles", ficai conosco, aqui reunidos, pela grande rede da internet,
para melhor meditar e comungar com a vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade: iluminai-nos, para que melhor compreendamos
as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho: fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos
abundantes de santidade e missão.
(Bv. Alberione)
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto do dia) O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Jo 8,31-48, e observamos pessoas, palavras, relações, lugares.

Então Jesus disse para os que creram nele:
- Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.
Eles responderam:
- Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como é que você diz que ficaremos livres?
Jesus disse a eles:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem peca é escravo do pecado. O escravo não fica sempre com a família, mas o filho sempre faz parte da família. Se o Filho os libertar, vocês serão, de fato, livres. Eu sei que vocês são descendentes de Abraão; porém estão tentando me matar porque não aceitam os meus ensinamentos. Eu falo das coisas que o meu Pai me mostrou, mas vocês fazem o que aprenderam com o pai de vocês.
- O nosso pai é Abraão! - responderam eles.
Então Jesus disse:
- Se vocês fossem, de fato, filhos de Abraão, fariam o que ele fez. Mas eu lhes tenho dito a verdade que ouvi de Deus, e assim mesmo vocês estão tentando me matar. Abraão nunca fez uma coisa assim! Vocês estão fazendo o que o pai de vocês fez.
Eles responderam:
- Nós não somos filhos ilegítimos; nós temos um Pai, que é Deus!
Jesus disse a eles:
- Se Deus fosse, de fato, o Pai de vocês, então vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por minha própria conta, mas foi Deus que me enviou.

Refletindo
Este fato, descrito por João, aconteceu depois do perdão à mulher adúltera. Jesus se apresenta como Filho Pai que é Deus: "Eu falo das coisas que o meu Pai me mostrou". Os judeus se dizem filhos de outro pai: Abraão. A adesão a Jesus é difícil para as autoridades religiosas. Jesus tenta dialogar com eles no sentido de que ser filho de Abraão é parecer-se com ele, ou seja, estarem comprometidos com a justiça que promove e sustenta a vida e, não, tentam eliminá-la.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? O que o texto diz para nós, hoje?

Meditando
Os bispos, em Aparecida, nos ajudam a refletir sobre o compromisso com Jesus Cristo: “Necessitamos desenvolver a dimensão missionária da vida de Cristo. A Igreja necessita de uma forte comoção que a impeça de se instalar na comodidade, no estancamento e na indiferença, à margem do sofrimento dos pobres do Continente. Necessitamos que cada comunidade cristã se transforme num poderoso centro de irradiação da vida em Cristo. Esperamos um novo Pentecostes que nos livre do cansaço, da desilusão, da acomodação ao ambiente; esperamos uma vinda do Espírito que renove nossa alegria e nossa esperança. Por isso, é imperioso assegurar calorosos espaços de oração comunitária que alimentem o fogo de um ardor incontido e tornem possível um atrativo testemunho de unidade “para que o mundo creia” (Jo 17,21). “(DAp 362)
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto)    O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos com toda Igreja, 
ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2020

Deus, nosso Pai, fonte da vida e princípio do bem viver,
criastes o ser humano e lhe confiastes o mundo
como um jardim a ser cultivado com amor.
Dai-nos um coração acolhedor para assumir
a vida como dom e compromisso.
Abri nossos olhos para ver
as necessidades dos nossos irmãos e irmãs,
sobretudo dos mais pobres e marginalizados.
Ensinai-nos a sentir verdadeira compaixão
expressa no cuidado fraterno,
próprio de quem reconhece no próximo
o rosto do vosso Filho.
Inspirai-nos palavras e ações para sermos
construtores de uma nova sociedade,
reconciliada no amor.
Dai-nos a graça de vivermos
em comunidades eclesiais missionárias,
que, compadecidas,
vejam, se aproximem e cuidem
daqueles que sofrem,
a exemplo de Maria, a Senhora da Conceição Aparecida,
e de Santa Dulce dos Pobres, Anjo Bom do Brasil.
Por Jesus, o Filho amado,
no Espírito, Senhor que dá a vida

Amém!
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)  Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar orienta-nos para deixar-nos iluminar e marcar nossos passos e decisões pela verdade que é Jesus. Assim fazemos o Oferecimento do Dia
Adoro-vos, meu Deus, amo-vos de todo o meu coração.
Agradeço-vos porque me criastes,
me fizestes cristão,
me conservastes a vida e a saúde.
Ofereço-vos o meu dia:
que todas as minhas ações correspondam à vossa vontade.
E que eu faça tudo para a vossa glória e a paz das pessoas.
Livrai - me do pecado, do perigo e de todo o mal.
Que a vossa graça, bênção, luz e presença
permaneçam sempre comigo e com todos aqueles que eu amo.
Amém.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito santo. Amém.
BÊNÇÃO
Bênção do Cardeal Sérgio da Rocha
Senhor, nosso Deus, concedei-nos nesta quaresma a graça da conversão e da reconciliação por meio da oração, da penitencia e da caridade. 
Dai-nos a graça de aprender convosco a  ser livres para amar, acolhendo a vida como dom e compromisso, valorizando e defendendo a vida, especialmente onde ela se encontra mais fragilizada e sofrida. 
Isto vos pedimos, em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.