sábado, 29 de março de 2025

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■ O publicano voltou para casa justificado; o outro não. – (Lc 18,9-14)

 

 


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ E À MULHER

 GARÇA/SP, 29 DE MARÇO de 2025 (sábado) 88º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

Bondade em balde é devolvida em barril.

(Provérbio Chinês)  

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA do Balão Dirigível

DIA do Espelho

DIA da Fumaça

DIA da Fundação da Casa França-Brasil no Rio de Janeiro-RJ

DIA da Fundação da Estação Central do Brasil no Rio de Janeiro-RJ

semana Internacional de Solidariedade com os Povos em Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Pirajuí (São Paulo) Curitiba (Paraná) Araioses – Barreirinhas – Chapadinha – Loreto – Mirador – Monção - Nova Iorque - Porto Franco - Santa Quitéria do Maranhão - São Bernardo - São Vicente Ferrer – Tutóia - Vargem Grande (Maranhão) Salvador (Bahia) Barras – Bertolínia – Corrente – Gilbués – Parnaguá - Santa Filomena - São Miguel do Tapuio (Piauí) Caldazinha (Goiás) Monte Sião (Minas Gerais) Queimados (Rio de Janeiro) São João do Itaperiú (Santa Catarina) Soledade (Rio Grande do Sul) 

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: KARLA TRAMONTINA ARAUJO (prima Brasília/DF) OTAVIO PEREIRA CHOHFFI (primo Indaiatuba /SP) MARIA EDUARDA ‘Duda’ CAPARROZ (filha da Priscila e Eduardo-Garça / SP) ANTONIO PEREIRA DE CARVALHO (Eq 05 ENS de FÁTIMA Setor de Garça /SP) ELIANA RODRIGUES VIEIRA GONZALES (Eq 03 ENS das GRAÇAS Setor de Garça /SP) LIVIA  MAYUMI  TAKAHASHI (Lions Clube De Araçatuba /SP) ) AILTON RODRIGO DA SILVA (Lions Clube De Bauru Norte /SP) DENISE MENDES (Lions Clube São João de Meriti /RJ) MARCELO VAZ MENIN (Eletro Center-Garça /SP) PAOLO DI MASCIO (Garça /SP)ELIZA YUMIKI MITIUYE (Garça /SP)BRUNO HENRIQUE SEVERINO (GARSEG-Garça /SP)SELMA MORAES MIDORI (Nutricionista-Garça /SP)CAIQUE ARANTES (São Paulo /SP)MARCIA BOSQUÊ SALUTTI (Garça /SP)VANDERLEI GRANADO (Macatuba /SP)LOURIVAL SANTO (Juiz de Fora /MG)RONALD (TUTI) FELTRIN (Tutisom Garça /SP)RONALD (TUTI) FELTRIN (Tutisom Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO De FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE IACRIó1987ó38 ANOSó (Distrito LC 8) 

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO EUSTÁSIO

SÃO SEGUNDO DE ASTI

SÃO JONAS Mártir

SÃO BARACHISO

SÃO GUILHERME TEMPIER

SÃO LUDOLFO

SÃO MARCOS DE ARETUSA

SÃO SATURNINO

SÃO BERTOLDO DO MONTE CARMELO

SANTO ARMOGASTO

SANTO ARQUINIMO

SANTO EUSTÁSIO

Beato Raimundo Lúlio

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A ORAÇÃO DO FARISEU E DO PUBLICANO LC 18,9-14 - "DEUS, TEM PENA DE MIM, SOU PECADOR!"

 

Humildade e arrependimento são o caminho para a verdadeira justificação diante de Deus.

 

Antífona 

 Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores! Pois ele te perdoa toda culpa (Sl 102,2s).

 

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Reunidos para esta celebração, coloquemo-nos, de coração contrito e humilde, na presença de Deus, reconhecendo nossas faltas e oferecendo-lhe o desejo de progredirmos sempre mais numa vida de oração coerente com os ensinamentos de Jesus.

 

– Oração 

 

“PAI, FAZE-ME CONSCIENTE DE MINHA CONDIÇÃO DE PECADOR, LIVRANDO-ME DA SOBERBA QUE ME DÁ A FALSA ILUSÃO DE SER SUPERIOR A MEU PRÓXIMO E MAIS DIGNO DE ME DIRIGIR A TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Coleta

 

Alegrando-nos com a celebração anual da Quaresma, nós vos pedimos, Senhor, que participando com fervor dos sacramentos pascais, possamos colher com alegria todos os seus frutos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 29 de março de 2025 sábado da 3ª Semana da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Os 6,1-6) Quero amor e não sacrifícios. Leitura da Profecia de Oséias:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1“Vinde, voltemos para o Senhor, ele nos feriu e há de tratar-nos, ele nos machucou e há de curar-nos. 2Em dois dias, nos dará vida, e, ao terceiro dia, há de restaurar-nos, e viveremos em sua presença. 3É preciso saber segui-lo para reconhecer o Senhor. Certa como a aurora é a sua vinda, ele virá até nós como as primeiras chuvas, como as chuvas tardias que regam o solo”.  4Como vou tratar-te, Efraim? Como vou tratar-te, Judá? O vosso amor é como nuvem pela manhã, como orvalho que cedo se desfaz. 5Eu os desbastei por meio dos profetas, arrasei-os com as palavras de minha boca, mas, como luz, expandem-se meus juízos; 6quero amor, e não sacrifícios, conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 50(51)

 

— Eu quis misericórdia e não o sacrifício!
Eu quis misericórdia e não o sacrifício!

1. Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! / Na imensidão de vosso amor, purificai-me! / Lavai-me todo inteiro do pecado / e apagai completamente a minha culpa! – R.

Eu quis misericórdia e não o sacrifício!

2. Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, / e, se oferto um holocausto, o rejeitais. / Meu sacrifício é minha alma penitente, / não desprezeis um coração arrependido! – R.

 Eu quis misericórdia e não o sacrifício!

3. Sede benigno com Sião, por vossa graça, / reconstruí Jerusalém e os seus muros! / E aceitareis o verdadeiro sacrifício, / os holocaustos e oblações em vosso altar! – R.

 Eu quis misericórdia e não o sacrifício! 

 

 

 

– 29 de março de 2025 sábado da 3ª Semana da Quaresma    

 – Evangelho do dia 

 

O publicano voltou para casa justificado; o outro não.  (Lc 18,9-14)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: / Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8) – R.

 

Senhor esteja convosco. —  Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

 

Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10“Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. 11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda. 13O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador! 14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

29/03/25

   SÁBADO QUARESMA – C:

CF 2025: Tema: Fraternidade e Ecologia Integral.

Lema "Deus viu que tudo era muito bom" (Gn 1,31)

 

Lucas 18,9-11.13-14: “Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: - Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros... O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’ Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.

 

Jesus, o senhor tinha paciência e compaixão de qualquer pessoa pecadora, enferma, necessitada, que se aproximava do senhor e lhe pedia a cura do corpo ou da alma.

Mas, quando se deparava com pessoas arrogantes e hipócritas, manifestava claramente a sua indignação.

É o caso dessa parábola em que compara duas pessoas rezando: a primeira, um fariseu, cheio de si e visto como um exemplo de pessoa religiosa.

Na sua oração, ele contava vantagens, como alguém que havia adquirido muitos méritos diante de Deus, e desprezava as outras pessoas, principalmente aquela que rezava no fundo do templo.

A segunda pessoa, um pecador bem conhecido, pedia perdão humildemente, reconhecendo seu pecado e suplicando misericórdia.

Sua sentença foi bem clara. A arrogância religiosa do primeiro bloqueou a misericórdia divina, enquanto a humildade do segundo provocou o perdão total de Deus e deixou aquela pessoa justificada, ou seja, cheia da graça de Deus.

Jesus, o senhor nos ensina que a arrogância é uma atitude que brota da ignorância das próprias limitações e do orgulho de sentir-nos superiores aos outros.

É uma verdadeira cegueira da alma, onde o amor a Deus e ao próximo não consegue penetrar. Por isso, o arrogante não é capaz de amar, nem de se deixar amar, porque pensa que se basta a si mesmo.

Senhor, livre-me desse mal e não me deixe cair na tentação da vaidade social e, muito menos, espiritual.

Ensine-me a viver e crescer em comunidade, sem jamais desqualificar o próximo, como se lhe fosse superior.

Dê-me a sabedoria de lembrar sempre que, “quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.

 Sou frágil e pecador, preciso sempre da sua infinita paciência e misericórdia para me perdoar sempre.

 

Maria santíssima, humilde serva do Senhor, ensine-nos a rezar como a senhora fez em seu Magnificat, quando reconheceu que “Deus olhou para a humildade da sua serva”. Com a senhora queremos cantar sempre a grandeza do Senhor e a sua misericórdia, que se estende a nós, de geração em geração. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Nas nossas orações, não são as palavras bonitas que agradam a Deus. Igualmente, nas nossas missas, não é a decoração da igreja ou a riqueza dos objetos que impressiona a Deus. O que mais lhe agrada é a intenção com que rezamos ou vamos à missa, é a disposição da nossa mente e do nosso coração para acolher sua Palavra e seu amor. Pois Deus quer misericórdia, e não sacrifícios; quer a humildade sincera, e não a vaidade e a presunção. Ele conhece cada um de nós no nosso íntimo e dá conforme cada um de nós merece. Quem age com misericórdia, humildade e sinceridade encontra a compaixão de Deus. Não por acaso, a liturgia propõe o ato penitencial logo no início da celebração, para que nos aproximemos da Palavra e da Eucaristia conscientes de que somos limitados e pecadores, necessitados do perdão de Deus.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

LC 18,9-14 - "DEUS, TEM PENA DE MIM, SOU PECADOR!"

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

A liturgia da Palavra de hoje nos apresenta a parábola dos dois homens em oração: o fariseu e o publicano. Esta parábola, uma das centrais no Novo Testamento, revela a relação do ser humano com Deus. Ao orarmos, devemos permitir que Deus tome a iniciativa e nos conduza por Seus caminhos. Por isso, é fundamental que nos coloquemos em atitude de escuta, humildes diante Dele.

“Dá-me um coração humilde, um coração reto, para que eu possa ser fiel aos teus olhos, Senhor. Dá-me um coração semelhante ao teu: manso, humilde e coerente.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia silenciosamente o Evangelho de hoje e observe os personagens. Onde eles estão? Como se apresentam a Deus? O que habita no coração de cada um?

O Mestre aqui fala sobre pessoas que se consideram justas e excluem quem não segue seus padrões religiosos. Os dois personagens da cena são judeus, ambos fiéis à oração e à frequência no Templo de Jerusalém. Um era funcionário dos colonizadores romanos, o outro, membro da elite religiosa de Israel. O fariseu se sente justificado por cumprir todos os detalhes da Lei. O publicano, por outro lado, mesmo cumprindo a Lei, sente-se culpado por cobrar impostos injustos, e humildemente pede perdão. Deus não se importa com as aparências, mas com os corações.

 

2. Meditação (Caminho)

Deixe ressoar a palavra que mais tocou seu coração neste dia.
Toda oração pede uma postura simples: colocar-se na presença de Deus com consciência. O que o Evangelho de hoje diz a você?
Com qual dos personagens você mais se identifica?
Qual palavra do Evangelho encontra sintonia com a realidade que você está vivendo?

 

3.Oração (Vida)

Deus não espera a perfeição de nós, mas que nos apresentemos com sinceridade. Apresente tudo ao Senhor em oração: tudo o que lhe diz respeito e as realidades que o cercam…

“Jesus, princípio e realização do homem novo, convertei a Vós os nossos corações, para que, deixando as sendas do erro, sigamos os Vossos passos no caminho que conduz à vida. Fazei-nos fiéis às promessas do Batismo, vivendo com coerência a nossa fé, testemunhando a Vossa palavra, para que, na família e na sociedade, resplandeça a luz vivificante do Evangelho.” (S. João Paulo II)

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Após esta meditação orante, o que o Senhor está pedindo em seu coração? O que você deseja praticar, de forma mais concreta, neste dia?

 

Bênção

 

Bênção especial da Quaresma

Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 Parte superior do formulário

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP