domingo, 14 de agosto de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Não vim trazer a paz mas a divisão. – (Lc 12,49-53)

 




ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE COMEMORAÇÃO DA CRIAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA

 GARÇA/SP, 14 DE AGOSTO de 2022 (domingo) 226º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

SER PAI É ALIMENTAR A CADA DIA A CHAMA DA VIDA.

(Leonardo Mendonça)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO CARDIOLOGISTA

 DIA DE COMBATE A POLUIÇÃO

 DIA DO CONTROLE DA POLUIÇÃO INDUSTRIAL

 DIA DA UNIDADE HUMANA

 DIA DO PROTESTO

 DIA DA INDEPENDÊNCIA DO PAQUISTÃO

 DIA DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTES

 INICIO DA SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA (tema: Amor familiar, vocação e caminho de santidade!” de 14 a 20 de agosto)   

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Apiaí (São Paulo) Aporá - Caculé - CocosCoribe - IaçuItagiba - Itanhém -Itapebi - Medeiros Neto - Olindina - Riachão do Jacuípe - Ribeira do Amparo - Sátiro Dias - Tanquinho (Bahia) Parnaíba (Piauí) Barbacena (Minas Gerais)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARCOS MUNIR PELOSI (Lions Clube Dracena Cinquentenário /SP)JOSÉ CARLOS MARCONATO (LIONS CLUBE DE TUPÃ /SP)PDG DANIEL DE ALMEIDA CUBAS (DLC 2-Lions Clube de Tatuí /SP)CARLA ERNESTINA FERNANDES (Lions Clube de Marília Terceiro Milênio /SP)MEIRE LÚCIA FREITAS BARBOSA GOMES (Lions Clube de Cassilândia Vale do Apore /MS) MARCIA MARIA FLAUSINO (Lions Clube de Guaraçaí /SP)MARIA CLAUDIA SILVA PEREZ (Garça /SP) LUIZ FELIPE PILLI DE OLIVEIRA (Garça – São Paulo /SP)JOSÉ ALVARO PEREIRA LEITE (São Paulo /SP)MARIA ROSEMEIRE MINERVA (Iacri /SP) MARGARETHE AQUEMI SHIBUYA ITAI (Marilia /SP) CLODOALDO OLIVEIRA (Garça /SP) ADILSON LEONEL (Coaching Master Trainer na empresa Humanos Coaching-BAURU /SP) LAIRTON AZEVEDO (Bauru /SP)PADRE José Afonso Maniscalco (Pároco da Paróquia São Pedro de Paulicéia e Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Mercês de Santa Mercedes /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: Emilene Izu Nakamura Pietro  e Thiago Zancopé Santo Pietroó2010ó12 ANOS (Bauru /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO MAXIMILIANO MARIA KOLBE

■ Maximiliano Maria (Polônia, 1894-1941) foi sacerdote exemplar e ardoroso devoto de Nossa Senhora. Prisioneiro no campo de concentração de Auschevitz, ali se ofereceu para morrer no lugar de um pai de família, João Paulo II proclamou-o “patrono do difícil século 20”.

SANTO ALFREDO

SANTO EUSÉBIO DE ROMA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: A Palavra do hoje nos orienta para a radicalidade do Reino e a exigência da missão:- Fogo eu vim lançar sobre a terra – Lc 12,49-53

 

Ó Deus, nosso protetor, volvei para nós o vosso olhar e contemplai a face do vosso ungido, porque um dia em vosso templo vale mais que outros mil (Sl 83,10s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Cristo, que foi até as últimas consequências em sua opção pela vida, nos convida a uma decisão em favor do seu Evangelho. Nossa fidelidade a ele pode provocar conflitos, mas também nos dá forças para perseverar no combate contra o antirreino. Celebremos a vocação para a vida em família, com atenção especial aos pais, neste seu dia.

 

– Oração 

 

“PAI, QUE O BATISMO DE JESUS, POR SUA MORTE DE CRUZ, PURIFIQUE-ME DE TODO PECADO E DE TODA MALDADE, COMO UM FOGO ARDENTE, ABRINDO O MEU CORAÇÃO TOTALMENTE PARA TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, preparastes para quem vos ama bens que nossos olhos não podem ver; acendei em nossos corações a chama da caridade para que, amando-vos em tudo e acima de tudo, corramos ao encontro das vossas promessas que superam todo desejo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 14 de junho de 2022 domingo da 20ª Semana Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

Acolhamos a Palavra de Deus, que nos auxilia a não ficarmos indiferentes diante da opção que somos desafiados a fazer: a favor da vida ou contra ela, a favor do Reino ou do antirreino.

 

 

1ª Leitura (Jr 38,4-6.8-10) – Geraste, em todo o país, um homem de controvérsia.  Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 4disseram os príncipes ao rei: “Pedimos que seja morto este homem; ele anda com habilidade lançando o desânimo entre os combatentes que restaram na cidade e sobre todo o povo, dizendo semelhantes palavras; esse homem, portanto, não se propõe o bem-estar do povo, mas sim a desgraça”. 5Disse o rei Sedecias: “Ele está em vossas mãos; o rei nada vos poderá negar”. 6Agarraram então Jeremias e lançaram-no na cisterna de Melquias, filho do rei, que havia no pátio da guarda, fazendo-o descer por meio de cordas. Na cisterna não havia água, somente lama; e, assim, ia-se Jeremias afundando na lama. 8Ebed-Melec saiu da casa do rei e veio ter com ele, e falou-lhe: 9“Ó rei, meu senhor, muito mal procederam esses homens em tudo o que fizeram contra o profeta Jeremias, lançando-o na cisterna para aí morrer de fome; não há mais pão na cidade”. 10O rei deu, então, esta ordem ao etíope Ebed-Melec: “Leva contigo trinta homens e tira da cisterna o profeta Jeremias, antes que morra”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 39(40)

 

Socorrei-me, ó Senhor, vinde logo em meu auxílio!

 

 

2ª Leitura (Hb 12,1-4) – Empenhemo-nos com perseverança no combate que nos é proposto.  Leitura da Carta aos Hebreus:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 1rodeados como estamos por tamanha multidão de testemunhas, deixemos de lado o que nos pesa e o pecado que nos envolve. Empenhemo-nos com perseverança no combate que nos é proposto, 2com os olhos fixos em Jesus, que em nós começa e completa a obra da fé. Em vista da alegria que lhe foi proposta, suportou a cruz, não se importando com a infâmia, e assentou-se à direita do trono de Deus. 3Pensai, pois, naquele que enfrentou uma tal oposição por parte dos pecadores, para que não vos deixeis abater pelo desânimo. 4Vós ainda não resististes até o sangue na vossa luta contra o pecado.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 14 de junho de 2022 domingo da 20ª Semana Tempo Comum

 

 – Evangelho do dia 

 

Não vim trazer a paz mas a divisão.  (Lc 12,49-53)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Minhas ovelhas escutam minha voz, / minha voz estão elas a escutar; / eu conheço, então, minhas ovelhas, / que me seguem, comigo a caminhar (Jo 10,27).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 49“Eu vim para lançar fogo sobre a terra e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo e como estou ansioso até que isso se cumpra! 51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53ficarão divididos o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

14/08/22 20º DOMINGO TC - C

 

Lucas 12,49-51: Disse Jesus a seus discípulos: “Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra! Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão”.

 

Jesus, em seu ardor missionário, o senhor havia sonhado que o fogo das suas palavras e do seu amor estivesse aceso em todos os corações, para que houvesse um só Deus e Pai, e todos se amassem como irmãos e irmãs.

Mas, estava consciente de que isso não aconteceria sem custar o preço do seu sangue derramado por todos nós.

Seria esse o seu batismo, e estava ansioso para que se cumprisse.

Seus adversários haviam desistido de opor-se ao senhor, e estavam armando a sua condenação e morte.

Seu Evangelho havia provocado a ira das autoridades e a divisão entre aqueles que o seguiam e aqueles que o rejeitavam.

Essas divisões iriam acontecer também entre as comunidades cristãs e o mundo judeu e pagão, repercutindo nas famílias e em toda a sociedade.

O senhor viera tirar a ‘paz romana’, dos dominadores e gananciosos, dos arrogantes e dos fanáticos religiosos, para implantar a sua paz, que o mundo não podia dar: a paz da justiça, do perdão e da fraternidade, a paz divina do amor e da união com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Senhor, não nos é fácil compreender que o Evangelho, que narra seu estilo de vida e seu pensamento, esteve em contradição com a sociedade do seu tempo e que continua em contradição com as ideias e as políticas do nosso mundo atual.

É verdade que a nossa Igreja já não se alinha mais, como antes, com as autoridades da sociedade, para abençoar tudo o que fazem.

Por isso, assim como o senhor, às vezes, ela tem sido sinal de contradição, principalmente quando prevalece a ganância sobre o direito à vida e à dignidade de cada cidadão.

Senhor, faça-nos acreditar e acolher de verdade o seu Evangelho, ainda que não consigamos praticá-lo como deveríamos.

Que a nossa fé seja como luz para iluminar a história humana e como sal da terra, para construir a sua paz entre nós.

 

Mãe Aparecida, padroeira do nosso povo, ajude o povo católico a tornar-se uma Igreja sinodal. Faça-nos caminhar juntos, tendo a senhora à nossa frente, para que pratiquemos com fidelidade tudo aquilo que seu Filho nos deixou em seu Evangelho. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A linguagem do texto do Evangelho é um pouco provocadora e enigmática. O fogo que Jesus traz não é fogo destruidor, mas o fogo do Espírito Santo, com sua força purificadora e inovadora. Sua mensagem arde no coração das pessoas que optam por ele, transformando-as em novas criaturas. No Pentecostes, o Espírito pousou em forma de línguas de fogo sobre as pessoas presentes na sala, fogo que não se apagará e continuará ardendo ao longo dos tempos. O batismo de que fala Jesus é sua morte e glorificação, pleno cumprimento de sua obra de salvação. O fogo do Espírito infundirá vida e dinamismo nos seguidores de Jesus, que vão continuar o que ele começou. A mensagem do Evangelho é uma provocação, ou seja, a vida do cristão não é um mar de rosas, um refúgio cômodo para pessoas medrosas e tímidas. O cristão é chamado a viver a decisão de seguir Jesus até a cruz. O projeto de Jesus, selado com seu sangue na cruz, vem abalar os fundamentos da sociedade injusta. O Mestre não veio trazer divisão, mas a opção por ele é que pode provocar conflito na comunidade e até na família. Jesus rompe com a falsa paz da propalada “ordem estabelecida”. Quem aceita a novidade do Reino de Deus, assume a prática do amor, tão revolucionária que acaba provocando divisões.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 12,49-53 - Porta aberta que acolhe e envia em missão

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Neste domingo celebramos o Dia das Vocações à Vida Religiosa. A Palavra do hoje nos orienta para a radicalidade do Reino e a exigência da missão. Como Maria e tantos discípulos (as) de Jesus nos dispomos acolher a comunicação que o Senhor nos faz por meio de sua Palavra.

 

Peçamos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”.

 

1. Leitura (Verdade)

A proposta de Jesus no evangelho de hoje, é provocante e nos inquieta: “Vim para lançar fogo sobre a terra…” Ele veio aquecer os corações. Deixemos que sua Palavra nos aqueça e queime tudo o que não é vida em nós.

 

“Quando aparece uma boa liderança em uma comunidade, ela precisa vencer muitas resistências e dificuldades para assumir o lugar que lhe cabe. Sendo uma pessoa honesta, com propostas boas e inovadoras, logo começam as queixas, as pressões, a rejeição de alguns setores. Isso acontece porque as novas propostas incomodam, mexem com os acomodados, irrita os desonestos, contraria interesses financeiros de algum grupo… Jesus veio cheio de amor e com um anúncio transformador, o Reino de Deus. A corte de Herodes estremeceu. A elite do Templo alvoroçou-se. Os fariseus partiram para uma oposição cerrada. Seus próprios parentes o estranharam. Trouxe a paz, mas apareceu a divisão. Trouxe luz, mas instigou a escuridão”.

 

2. Meditação (Caminho)

Certamente ainda precisamos viver com maior radicalidade a nossa fé.

Minha fé é comprometida, capaz de mudanças significantes para o crescimento da família, da comunidade e da sociedade como um todo?

Quais são os valores que pautam minha caminhada cristã?

 

3.Oração (Vida)

Neste dia, Senhor, com o coração cheio de alegria, te agradecemos: Pela presença missionária da Vida Religiosa Consagrada em nosso país e em outras partes do mundo, sendo sinal de esperança, de solidariedade e de paz.

Pelo esforço, dedicação e serviço das irmãs, dos irmãos e dos sacerdotes junto aos mais pobres e sofridos. Pelo teu grande amor e bondade de Pai e Mãe aos teus filhos e filhas amados/as do teu coração.

Hoje queremos te pedir: Guarda, fortalece e abençoa as famílias fazendo-as felizes e santas em sua missão de pais e mães.

Desperta no coração dos/as jovens a alegria de servir os irmãos e irmãs que necessitam de tua Palavra, tua bondade e tua compaixão.

Ajuda os/as jovens a ouvir e responder com generosidade e fidelidade ao teu chamado.

Encoraja suas decisões para que cheios/as de confiança no teu imenso amor escutem teus apelos de amor e respondam consagrando-se a teu serviço na Vida Religiosa Consagrada como sacerdote, irmão e irmã.

Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Valorizar a vocação que assumi respondendo ao chamado de Deus.

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.