terça-feira, 26 de setembro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática. - (Lc 8,19-21)



 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 S E T E M B R O  MÊS  DA BÍBLIA e PRÓ-JUVENTUDE 
 GARÇA/SP, 26 DE SETEMBRO DE 2017 (terça-feira) 269º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
SE EM UM DIA DE TRISTEZAS, TIVERES DE ESCOLHER ENTRE O MUNDO E O AMOR... ESCOLHAS O AMOR, E COM ELE CONQUISTE O MUNDO!”
 (Albert Einstein)

 Datas Comemorativas  
DIA NACIONAL DOS SURDOS
DIA INTERAMERICANO DAS RELAÇÕES PÚBLICAS
DIA MUNDIAL DA CONTRACEPÇÃO
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Vargem Grande do Sul (São Paulo) Rio Brilhante (Mato Grosso do Sul) Nossa Senhora da Glória (Sergipe)Ubatã (Bahia) Braço do Trombudo - Cerro Negro - Cocal do Sul - Mirim Doce - Monte Carlo - Nova Itaberaba - Passo de Torres - Sul Brasil (Santa Catarina

Dia do ANIVERSÁRIO DE: RODRIGO COSTA (Macrocontábil Conessa - Garça/SP) ana luisa sasso pires (neta Zuleide e Abílio-Garça/SP) CLAUDIA MARIA FURLANETO dos santoS (GARPET- Garça/SP) ITALINA FORNI GRAVATIM  (Garça/SP) SONIA MARIA LOPES  (Advogada Garça/SP) Maercio Baraldi Donato (INSS Garça /SP) WELINTON GONÇALVES MOREIRA (Panificadora Santo Antonio Garça /SP) EUGENIO ANDRECIOLI (Curitiba/PR)FLORIPES DE CASTILHO MONICO  (Bauru/SP) Fabricio Rodrigues (Marilia /SP) .
. Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE IACRI ó1987ó30 ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SÃO COSME E DAMIÃO
Cosme e Damião (Arábia, séc. IV), segundo a tradição, eram médicos que dedicaram a vida à cura dos mais necessitados e à difusão da fé cristã. Foram presos e mortos sob Diocleciano por recusarem negar a fé.  

Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se clamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.
Com alegria nos reunimos na casa do Senhor para celebrar e contribuir para a edificação de uma comunidade viva e atuante, empenhada em formar com Jesus a grande família de Deus.
Oração
PAI, QUE MINHA CONDIÇÃO DE MEMBRO DA GRANDE FAMÍLIA DO REINO SE EXPRESSE NO MEU MODO DE PROCEDER. PELA DISPOSIÇÃO A AMAR, QUERO DAR PROVAS DE SER TEU FILHO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
Segunda-feira da 25º Semana do Tempo Comum - 26/09/2017
A comunidade reunida é templo vivo no qual se celebra o memorial da páscoa de Jesus e se forma família com ele pela escuta e prática sua palavra.

1ª Leitura (Esd 6,7-8.12b.14-20) – Puderam terminar a construção da casa de Deus e celebraram a Páscoa. Início do Livro de Esdras:

Naqueles dias, 7Deixai continuar os trabalhos da casa de Deus; que o governador dos judeus e seus anciãos reconstruam-na no seu lugar. 8Também ordeno como é que se deve proceder com aqueles anciãos dos judeus, tendo em vista a reconstrução da mencionada casa de Deus: das receitas reais provenientes dos impostos de além-rio, a despesa será fielmente paga a esses homens, a fim de que a obra não sofra interrupção. 12O Deus que fez habitar ali o seu nome destrua todo rei, todo povo que ousar fazer qualquer coisa para mudar este decreto e destruir essa casa de Deus que está em Jerusalém! Eu, Dario, dei esta ordem: seja ela pontualmente executada. 14Os anciãos dos judeus puseram-se a construir o templo e fizeram progresso, sustentados pelas profecias de Ageu, o profeta, e de Zacarias, filho de Ado. Prosseguiram a construção, segundo a ordem do Deus de Israel, e segundo a ordem de Ciro, de Dario e de Artaxerxes, rei da Pérsia. 15Terminou-se o edifício no terceiro dia do mês de Adar no sexto ano do reinado de Dario. 16Os israelitas, os sacerdotes, os levitas e os demais repatriados celebraram com júbilo a dedicação dessa casa de Deus. 17Ofereceram, por ocasião dessa dedicação, cem touros, duzentos carneiros, mil e quatrocentos cordeiros e doze bodes como vítimas pelos pecados de todo Israel, segundo o número das tribos de Israel. 18Estabeleceram os sacerdotes segundo as suas classes, e os levitas segundo suas divisões, para celebrar o culto de Deus em Jerusalém, de conformidade com as prescrições do livro de Moisés. 19Os repatriados celebraram a Páscoa no dia catorze do primeiro mês. 20Os sacerdotes e os levitas, sem exceção, tinham-se purificado; todos estavam puros. Imolaram a Páscoa por todos os repatriados, pelos seus irmãos, os sacerdotes, e por si mesmos.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       


Salmos
Salmo responsorial 121(122)
Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa Senhor!

Evangelho do dia
Segunda-feira da 25º Semana do Tempo Comum - 26/09/2017
Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática. - (Lc 8,19-21)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11,28)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 19A mãe e os irmãos de Jesus foram procurá-lo, mas não podiam chegar-se a ele por causa da multidão. 20Foi-lhe avisado: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e desejam ver-te. 21Ele lhes disse: Minha mãe e meus irmãos são estes, que ouvem a palavra de Deus e a observam.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Para ser um familiar de Jesus, é necessário ouvir Sua Palavra
O discípulo de Jesus é aquele que escuta o Mestre, mas não simplesmente por escutar; ele tem o dom de ouvir, de prestar atenção!
Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”  (Lucas 8,17).
O Evangelho de hoje nos mostra a graça maravilhosa de sermos chamados a fazer parte da família de Jesus, sermos família com Ele. Para nós, a questão familiar é sanguínea, consanguínea. “Sou filho, pai ou irmão dessa pessoa, porque tenho uma relação consanguínea ou adotiva”.
Deus amplia o conceito de família e chancela o verdadeiro sentido do que é ser família de Deus ou ser, realmente, da família de Jesus. Não quer dizer que o Senhor exclui os Seus; muito pelo contrário, Ele está dizendo que aquela que é sua mãe, aqueles que são Seus parentes próximos, não o são só porque fazem parte mesma família, mas, sobretudo, porque põem em prática a palavra ouvida.
Para ser discípulo e familiar de Jesus, é necessário, primeiro, ouvir Sua Palavra. E como nós temos dificuldades de ouvir, de colocar nossos ouvidos em sintonia com a Palavra do Senhor! Há muitas outras palavras que estão zunindo em nossos ouvidos, dando-nos preocupações, direções e tantas outras questões tão práticas deste mundo; e nós, muitas vezes, não nos colocamos na sintonia da Palavra de Deus.
O discípulo de Jesus é aquele que escuta o Mestre, mas não simplesmente por escutar; ele tem o dom de ouvir, de prestar atenção, meditar, ruminar e deixar que a Palavra ouvida seja aquela que rema, que direciona e dá, realmente, a seta para sua vida. A Palavra de Deus deve ser a direção para tudo aquilo que fazemos.
Se ouvimos, meditamos e ruminamos a Palavra de Deus, como podemos praticá-la? Como podemos vivê-la? Se não a estivermos vivendo plenamente, precisamos saber o que mudar, o que fazer, de que forma direcionar nossa vida, para que ela esteja de acordo com a Palavra de Deus.
Que a Palavra seja um espelho para nos mostrar o que, de fato, somos e estamos vivendo. Que ela seja luz, que direcione como precisamos viver.
Deus abençoe você!
 Reflexão - A obediência em Jesus é o verdadeiro culto a Deus
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, Cristo pede a nossa obediência. A "Carta aos Hebreus" classifica o culto do Antigo Testamento como "sombra" à vista da insuficiência dos sacrifícios de animais, de que Deus não necessita e nos quais o homem não dá a Deus o que Ele poderia esperar do homem. A autêntica veneração a Deus encontra-se na vida marcada pela sua Palavra e dentro dela.
Porém, a nossa obediência é sempre deficiente. A nossa moralidade pessoal não basta para reverenciar Deus corretamente. Por isso, o Filho se fez carne e assumiu um corpo humano, tornando possível uma nova forma de obediência, que vai mais além de todo o cumprimento humano dos Mandamentos. No seu Corpo, Jesus Cristo devolve a Deus toda a humanidade. Só no Verbo que se fez carne, cujo amor se cumpre na Cruz, a obediência é perfeita.
—Jesus, tu que és Deus feito carne, leva-nos contigo a todos e oferece o que não poderíamos dar só por nós próprios.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Procuro colocar em prática os ensinamentos de Jesus para assim fazer parte de sua família?
- Lembro-me de que, como irmãos, temos os mesmos deveres, os mesmos direitos e os mesmos bens?
- É fácil desejar ao próximo tudo aquilo que desejo a mim mesmo?
- Posso realmente dizer que coloco a Palavra de Deus em prática?
- Colocar os ensinamentos de Jesus em prática consiste em amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos. Penso nisso?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br 
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 8,19-21 -Quer ser da família de Jesus?
Saudação
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai, a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus,
Sois o Mestre e a Verdade: iluminai-nos,
para que melhor compreendamos as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho: fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos
abundantes de santidade e missão.
(Bv. Alberione)
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto O que diz o texto do dia?) - O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Lc 8, 19-21,
e observo Jesus e sua Mãe.
A mãe e os irmãos de Jesus vieram até o lugar onde ele estava, mas, por causa da multidão, não conseguiam chegar perto dele. Então alguém disse a Jesus: 
- A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora e querem falar com o senhor. 
Mas Jesus disse a todos: 
- Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a mensagem de Deus e a praticam.
Refletindo
Este texto que meditamos apresenta a pessoa de Maria, Mãe de Jesus. Ela e seus parentes queriam falar com ele. E ele diz que são de sua família os que ouvem a Palavra de Deus e a praticam. Numa primeira leitura pode parecer que Jesus é deselegante com sua mãe, mas, num momento de melhor compreensão pode-se perceber que aconteceu o contrário. Ao dizer que são de sua família os que fazem a vontade do Pai, ele incluiu sua Mãe. Ela foi a primeira , na Anunciação, a dizer “sim” ao projeto do Pai.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz para mim, hoje?
Sou da família de Jesus?
Meditando
Os bispos, na Conferência de Aparecida disseram: "
 A máxima realização da existência cristã como um viver trinitário de "filhos no Filho" nos é dada na Virgem Maria que, através de sua fé (cf. Lc 1,45) e obediência à vontade de Deus (cf. Lc 1,38), assim como por sua constante meditação da Palavra e das ações de Jesus (cf. Lc 2,19.51), é a discípula mais perfeita do Senhor. Interlocutora do Pai em seu projeto de enviar seu Verbo ao mundo para a salvação humana, com sua fé Maria chega a ser o primeiro membro da comunidade dos crentes em Cristo, e também se faz colaboradora no renascimento espiritual dos discípulos. Sua figura de mulher livre e forte, emerge do Evangelho conscientemente orientada para o verdadeiro seguimento de Cristo. Ela viveu completamente toda a peregrinação da fé como mãe de Cristo e depois dos discípulos, sem estar livre da incompreensão e da busca constante do projeto do Pai. Alcançou, dessa forma, o fato de estar ao pé da cruz em comunhão profunda, para entrar plenamente no mistério da Aliança." (DAp 266).
E eu,  digo “sim” à vontade de Deus, mesmo que seja contrária ao meu projeto? Busco descobrir a cada dia qual é a vontade de Deus para mim?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo com a
 Oração do Anjo:


- O anjo do Senhor anunciou a Maria.

- E ela concebeu do Espírito Santo.

- Eis aqui a serva do Senhor.

- Faça-se em mim conforme a tua Palavra.
- E o Verbo Divino se fez homem.
- E habitou entre nós.
Ave Maria, cheia de graça...
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é de busca e acolhimento da vontade de Deus para cada instante do meu dia.
Palavra para lembrar durante o dia: sou da família de Jesus.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 309 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo