sábado, 8 de janeiro de 2022

■COMECE O DIA FELIZ! ■ O amigo do esposo enche-se de alegria ao ouvir a voz do esposo. – (Jo 3,22-30)

 


 F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!!!  

ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 08 DE JANEIRO de 2022 (sábado) 008º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NA HORA DO APERTO, QUEM É LÍDER SEMPRE APARECE."

(Max Gehringer)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DO FOTÓGRAFO

DIA NACIONAL DA FOTOGRAFIA 

 DIA DO REPORTER FOTOGRAFICO 

 DIA DA ROTAÇÃO DA TERRA 

 DIA DA FUNDAÇÃO DO CLUBE ATLÉTICO RED BULL BRAGANTINO DE BRAGANÇA PAULISTA-SP 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Pacatuba (CearáMontanhas Santo Antônio (Rio Grande do NorteBom Sucesso do SulManoel Ribas - São José dos Pinhais (Paraná)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOSÉ RICARDO FELIX (Eq. 14 ENS da PAZ Setor de Garça /SP) ■ALDEMIR  MORALES  GALHARINI (Lions Clube de Tupã /SP) MIGUEL SOBREIRA (filho Henry/Ariane LC de Valparaíso /SP) ELAINE CARVALHO (Lions Clube de Nova Friburgo /RJ) MAYARA RAMOS GIGUEIRA (Garça /SP)CELSO PUTTINI (Murutinga do Sul /SP) ■MARCOS BILLU (Garça /SP) JOÃO EMANUEL SALUSTIANO PEREIRA (filho do Nilson Nério-Garça /SP) SILVIO BANDEIRA (Campinas /SP)TIAGO MATOS (São Sebastião do Paraíso/MG) SAMIR MOREIRA (Cassilândia /MS) SERGIO MIGUEL (São Paulo/SP) ADRIANA BERTOLUCCI MENDES (Garça /SP)NATANIEL ANTONIO (NATAN) (Garça /SP) CAÍQUE BOSQUE CARVALHO (Bauru /SP) ■GERTRUDES MARTINS REZENDE (Marilia /SP) ANA CLARA Z FERREIRA (Presidente Prudente /SP)  

 Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: CLÁUDIA MARIA FURLANETO DOS SANTOS JOÃO CARLOS DOS SANTOS 💘1988 💘34 ANOS 💘 (Prefeito Municipal de Garça-Lions Clube de Garça /SP) LUCILACRISTINA PALADIN DE ANDRADE LUIZ THIAGO VERI DE ANDRADE 💘2005 💘17 ANOS 💘(Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

SÃO SEVERINO DE NÓRICA

SÃO LOURENÇO JUSTINIANO

SÃO PEDRO DE SEBASTE

SANTO APOLINÁRIO CLÁUDIO

SANTO ABO DE TIFLIS

SANTA GUDULA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: É necessário que ele cresça, e eu diminua – Jo 3,22-30

 

 

Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, para que nos tornássemos filhos adotivos (Gl 4,4s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Nós, cristãos, confiamos em Deus, sabendo que, “se lhe pedimos alguma coisa de acordo com sua vontade, ele nos ouve”. Reunidos para ouvir a voz do Senhor e fazer experiência com ele, peçamos, para nós e para todos, as graças de que realmente necessitamos.

 

– Oração 

 

PAI, FAZE-ME CONSCIENTE DO PAPEL QUE ME COMPETE NO SERVIÇO AO REINO, E LEVA-ME A ESTAR TODO VOLTADO PARA TI E PARA TEU FILHO JESUS, A QUEM O REINO PERTENCE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, pelo vosso Filho nos fizestes nova criatura para vós. Dai-nos, pela vossa graça, participar da divindade daquele que uniu a vós a nossa humanidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                                         08 de janeiro de 2022 - sábado - Depois da Epifania do Natal

– Liturgia da Palavra 

João Batista alegra-se, feliz por ter cumprido a missão de preparar os caminhos do Messias; então se recolher: “É necessário que ele cresça e eu diminua”. 

 

1ª Leitura (1Jo 5,14-21) – Sabemos que ele nos ouve em tudo o que lhe pedimos.  Leitura da Primeira Carta de São João.:

 

Caríssimos, 14esta é a confiança que temos em Deus: se lhe pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve. 15E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que lhe pedimos, sabemos que possuímos o que havíamos pedido. 16Se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não conduz à morte, que ele reze, e Deus lhe dará a vida; isso se, de fato, o pecado cometido não conduz à morte. Existe um pecado que conduz à morte, mas não é a respeito deste que eu digo que se deve rezar. 17Toda iniquidade é pecado, mas existe pecado que não conduz à morte. 18Sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não peca. Aquele que é gerado por Deus o guarda, e o maligno não o pode atingir. 19Nós sabemos que somos de Deus, ao passo que o mundo inteiro está sob o poder do maligno. 20Nós sabemos que veio o Filho de Deus e nos deu inteligência para conhecermos aquele que é o verdadeiro. E nós estamos com o verdadeiro, no seu Filho, Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a vida eterna. 21Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 149

 

O Senhor ama seu povo, de verdade.

 

 

– 08 de janeiro de 2022 - sábado - Depois da Epifania do Natal

– Evangelho do dia 

 

O amigo do esposo enche-se de alegria ao ouvir a voz do esposo.  (Jo 3,22-30)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O povo sentado nas trevas / grande luz enxergou; / aos que viviam na sombra da morte, / resplandeceu-lhes a luz (Mt 4,16).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

 Naquele tempo, 22Jesus foi com seus discípulos para a região da Judeia. Permaneceu aí com eles e batizava. 23Também João estava batizando, em Enon, perto de Salim, onde havia muita água. Aí chegavam as pessoas e eram batizadas. 24João ainda não tinha sido posto no cárcere. 25Alguns discípulos de João estavam discutindo com um judeu a respeito da purificação. 26Foram a João e disseram: “Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão, e do qual tu deste testemunho, agora está batizando, e todos vão a ele”. 27João respondeu: “Ninguém pode receber alguma coisa se não lhe for dada do céu. 28Vós mesmos sois testemunhas daquilo que eu disse: ‘Eu não sou o Messias, mas fui enviado na frente dele’. 29É o noivo que recebe a noiva, mas o amigo, que está presente e o escuta, enche-se de alegria ao ouvir a voz do noivo. Esta é a minha alegria, e ela é completa. 30É necessário que ele cresça e eu diminua”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A verdadeira alegria é pertencer a Deus”

 

“Esta é a minha alegria, e ela é completa. É necessário que ele cresça e eu diminua”

(João 3,29-30).

“Se queres.” Alguém que não renunciou ao desejo de viver, um homem que, apesar da sua enfermidade, era um leproso. 

Qual é a minha alegria? Qual é a sua alegria? A alegria que nós ouvimos, no texto aqui, refere-se à alegria de João Batista que era a de preparar a chegada do Messias, era a de ouvir a Sua voz, era uma alegria completa porque era a acolhida do Cristo total, do Cristo pleno, inteiro. Isso nos diz que nós nunca teremos uma alegria completa enquanto não acolhermos Cristo no nosso coração.

 

Não existirá alegria, nesta Terra, se não for a partir de Cristo. Ele é a minha alegria, Cristo é a sua alegria; a vida de Cristo, as ações de Cristo, os sentimentos de Cristo, o projeto do Reino de Deus anunciado por Cristo, essa é a nossa alegria. Alegria é ser de Cristo. Ser de Cristo é a minha alegria, é a sua alegria.

 

“Nunca teremos uma alegria completa enquanto não acolhermos Cristo no nosso coração”

 

Depois, João Batista, cheio desta alegria, é capaz de dizer: “Que Ele cresça e eu diminua”, esse é o espaço do amor: deixar que o outro expanda o seu ser nos seus dons, nos seus talentos, nas suas qualidades. Todos nós precisamos desse espaço de crescimento, do contrário, todas as manifestações de amor serão sufocantes, serão um assalto do direito do outro de ser ele mesmo. Não podemos roubar aquilo que é do outro.

 

João Batista tem consciência de que Cristo precisa crescer e ele diminuir, esta é a alegria de João Batista: ver Cristo crescer, ver o Reino de Cristo acontecendo. Isso pode estar em todas as nossas relações: pais e filhos, marido e mulher, amigos, irmãos de comunidade, colegas de trabalho. Como é importante dar lugar e a chance do outro ser quem ele é! Como é bom quando nos alegramos com o crescimento do outro, com as vitórias do outro, com aquilo que o outro conquista! Isso é um grande antídoto contra a inveja, contra o ciúme, contra a ganância, contra as divisões.

 

O crescimento do outro não nos exclui. Quando Jesus crescia, quando Ele anunciava, isso não excluía o ministério de João Batista. Pelo contrário, o crescimento do outro nos eleva, porque o outro é parte de nós. João Batista era parte de Jesus, e Jesus era parte de João Batista.

 

Para nos autoafirmarmos, não precisamos diminuir ninguém; para nos elevarmos, devemos nos abaixar e dar ao outro a oportunidade de crescer. Foi assim que Cristo nos amou. Façamos o mesmo! Que essa seja a nossa alegria: a vida de Cristo, o jeito de Cristo amar, o jeito de Cristo perdoar, o jeito de Cristo realizar as obras do Pai. Que essa seja a nossa alegria, que Ele cresça e que nós diminuamos.

 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os discípulos de João Batista ficam sabendo que Jesus estava batizando na região da Judeia. Apreensivos, talvez enciumados, relatam o fato a João. O Batista esclarece a situação. Não havia nenhuma rivalidade entre os dois, Jesus e João, nem interferência indevida em campo alheio. João tinha consciência de ter feito a sua parte como precursor do Messias. Agora, Jesus assume a parte que lhe cabe: inaugurar o Reino de Deus. Era justamente o que João esperava e para isso havia preparado o povo. Em vez de ficar chateado, João exulta de alegria. Alegria, porque se sente feliz por colaborar no projeto de Deus. Já não há necessidade do batismo de João, uma vez que Jesus está presente e atuante no meio do povo. Com humildade, João vai deixando espaço para a atividade de Jesus. Muitos de nós iniciamos nossas tarefas com uma compreensão clara de nossos papéis. Mas, ao longo do caminho, nós mudamos de alguma forma, mudamos de direção, e aspiramos por papéis novos e “mais altos”. E assim, de meros “atores coadjuvantes”, agarramos os holofotes e nos apresentamos como os “protagonistas”. Aprendamos com o ensinamento de João Batista: “É preciso que ele cresça e eu diminua”.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 3,22-30 - João dá testemunho de Jesus

 

Oração Inicial


Nossa vocação de cristão é a de servir com amor, com dedicação como fez João Batista. Servir é exigente, implica sair de si mesmo para ir ao encontro do outro. Por isso, João Batista nos ensina que “ é necessário que Ele cresça e eu diminua”.

 

Peçamos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda o dom da fé e a força da súplica sincera. Que nele encontremos salvação, cura e confiança plena. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

“Os discípulos de João ficaram incomodados com o fato de Jesus estar reunindo o povo, pregando e batizando. Acharam que João iria ficar aborrecido com essa atuação de Jesus, uma vez que ele o tinha batizado e recomendado ao povo. O Batista não se deixou guiar por esse sentimento mesquinho de ciúme ou de pretensão de exclusividade.

 

Soube reconhecer a grandeza de sua missão, que era preparar o povo para receber o Messias. Uma vez que o noivo chegou, o amigo do noivo que ficou responsável pela festa do casamento sabe, com humildade e alegria, que sua missão está cumprida. Ninguém é dono da missão. Cada um cumpre uma etapa. É muito bonito o exemplo de João Batista!”

2. Meditação (Caminho)

“Ninguém pode receber alguma coisa, se não lhe for dada do céu”. Saber reconhecer os dons e a missão de cada um, alegrando-nos com o que Deus faz através de suas criaturas. Eu me alegro com o bem que outros fazem em minha comunidade ou no trabalho em equipe ?

 

3.Oração (Vida)

Este é o momento de dar a sua resposta de amor e adesão a Deus. Sintetize o que viveu com a Palavra e apresente ao Senhor. Sua resposta a Deus pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão. O importante é dirigir a Ele a sua oração pessoal, apresentando-lhe também as realidades que o(a) cercam.

 

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil! Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

 

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.