sábado, 27 de abril de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ! FELIZ PÁSCOA!■–Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho. - (Mc 16,9-15)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 A B R I L MÊS DA LITERATURA INFANTIL  PÁSCOA DO SENHOR  
 GARÇA/SP, 27 DE ABRIL DE 2019 (sábado) 117º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ! FELIZ PÁSCOA!

 Pensamento do Dia 
SE VOCÊ DESEJA UM TRABALHO BEM FEITO, ESCOLHA UM HOMEM OCUPADO; OS OUTROS NÃO TEM TEMPO.”
 (Benjamin Franklin)

 Datas Comemorativas 
■ DIA DA EMPREGADA DOMÉSTICA
DIA NACIONAL DO TEATRO DE BONECOS
DIA MUNDIAL DA ANTA
DIA INTERNACIONAL DO CRÉDITO EDUCATIVO
DIA INTERNACIONAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL
DIA DO SACERDOTE
DIA DO EDUCADOR SANITARISTA
SEMANA Mundial de ação pela Educação
SEMANA Mundial da Imunização
SEMANA DO TRABALHADOR

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): AraporãDivisópolisIpabaJaíbaLagoa Grande - Leopoldina - Pedras de Maria da Cruz - Riachinho Santa Bárbara do Leste - Urucuia (Minas Gerais) Caldeirão Grande - Sapeaçu - Utinga (Bahia) Altamira do Paraná (Paraná) Esperantinópolis - Pedreiras (Maranhão) Serra Branca (Paraíba) Varre-Sai (Rio de Janeiro)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:JOSÉ ABRÃO BASSO (Rádio Universitária de Garça/SP) MARISA HELENA AGOSTINHO (Garça/SP) ANA CLAUDIA BERTOLO DA COSTA (Duartina /SP)VALMIR APARECIDO VANDERLEI (Lins /SP) ELAINE DIAS (Bauru /SP) JAIME NUNES PEREIRA (Auto Posto Santo Inácio-Lupércio /SP) VIVIANE CRISTINA DA SILVA NASCIMENTO (Garça/SP) CLÉRIA MASSACO BABA DOS SANTOS (Garça/SP) RAFAEL LUIS DA SILVA (Garça/SP) MARIA EUGENIA STIPP (Garça /SP) ELIANE CALARGA (Bauru /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: RONISE APARECIDA GUALHARDO DE VITO e MIGUEL ÂNGELO DE VITOó1991ó28 ANOS (EQ 09 ENS de AUXILIADORA do Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP)

 Santo do Dia 
■ SANTA ZITA
SÃO JOÃO XXIII E SÃO JOÃO PAULO II
BEM AVENTURADO TIAGO ALBERIONE

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- O Senhor fez o seu povo sair com grande júbilo; com gritos de alegria, os seus eleitos, aleluia!  (Sl 104,43).
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
“FELIZ PÁSCOA!”
■ O Senhor inspira, orienta e anima os que anunciam sua Palavra. É preciso obedecer a Deus antes que aos homens. Alegres, glorifiquemos a ele pelas maravilhas que opera na vida de seus fiéis.
– Oração 
PAI, QUERO CRER— CONHECER-TE – MAIS E MAIS E DÁ-ME UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA REAFIRMAR A MINHA FÉ NA TUA RESSURREIÇÃO E SAIBA RECONHECER TUA PRESENÇA NA MINHA VIDA.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, que pela riqueza da vossa graça multiplicais os povos que creem em vós, contemplai solícito aqueles que escolhestes e dai aos que renasceram pelo batismo a veste da imortalidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– Sábado na Oitava da Páscoa – 27 de abril de 2019
Quem ouviu a mensagem de Jesus é chamado a dar testemunho dela diante de todos, anunciando o evangelho a toda criatura. A Palavra do Senhor aumente a nossa fé. 

1ª Leitura (At 4,13-21) – Quanto a nós, não nos podemos calar sobre o que vimos e ouvimos  Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, os chefes dos sacerdotes, os anciãos e os escribas 13ficaram admirados ao ver a segurança com que Pedro e João falavam, pois eram pessoas simples e sem instrução. Reconheciam que eles tinham estado com Jesus. 14No entanto viam, de pé, junto a eles, o homem que tinha sido curado. E não podiam dizer nada em contrário. 15Mandaram que saíssem para fora do Sinédrio, e começaram a discutir entre si: 16“Que vamos fazer com esses homens? Eles realizaram um milagre claríssimo, e o fato tornou-se de tal modo conhecido por todos os habitantes de Jerusalém, que não podemos negá-lo. 17Contudo, a fim de que a coisa não se espalhe ainda mais entre o povo, vamos ameaçá-los, para que não falem mais a ninguém a respeito do nome de Jesus”. 18Chamaram de novo Pedro e João e ordenaram-lhes que, de modo algum, falassem ou ensinassem em nome de Jesus. 19Pedro e João responderam: “Julgai vós mesmos, se é justo diante de Deus que obedeçamos a vós e não a Deus! 20Quanto a nós, não nos podemos calar sobre o que vimos e ouvimos”.  21Então, insistindo em suas ameaças, deixaram Pedro e João em liberdade, já que não tinham meio de castigá-los, por causa do povo. Pois todos glorificavam a Deus pelo que havia acontecido.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


– Salmos 
Salmo responsorial 117(118)
Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes.


Evangelho do dia
– Sábado na Oitava da Páscoa – 27 de abril de 2019
Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho. - (Mc 16,9-15)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117,24)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
9Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. 11Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar. 12Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. 13Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito. 14Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado. 15E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Ressuscitemos a nossa fé em Cristo”
 Maria Madalena  foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar
(Marcos 16,10-11).
Há a Boa Nova e o drama que se segue. A Boa Nova, a nova que é boa para sempre e para o nosso coração, é que Ele está vivo e ressuscitado. Quem O experimentou, quem O viu vai testemunhar para quem não viu, para quem está incrédulo, triste e desanimado, para quem está com o coração todo desalentado, a certeza de que ressuscita também o nosso coração e a nossa vida, a certeza de que Jesus está vivo e ressuscitado.
O que o evangelista Marcos narra são as incredulidades manifestadas de diversas maneiras. Muitos não acreditaram no testemunho de Madalena. Jesus apareceu a dois de Seus discípulos com outra aparência, eles foram também anunciar que viram Jesus, mas também não deram créditos a esses dois discípulos. Jesus também apareceu aos onze, comeu com eles, e Jesus os repreendeu por causa da dureza de coração, por causa da falta de fé e porque não tinham acreditado no testemunho da ressurreição.
Somos esses discípulos, pois, muitas vezes, estamos incrédulos, com o coração endurecido; e se o coração não se abre, não se dilata nem mergulha em Deus, na experiência viva com Ele, também não experimentamos o Ressuscitado, não acreditamos n’Ele e a Sua Palavra não age e nem penetra em nós.
Não deixemos o nosso coração ser tomado pela insensibilidade, porque, daqui a pouco, vai nos faltar fé.
Existe uma dureza que percebo cada vez mais presente no meio de nós, e essa dureza se chama “indiferença”. Vamos à Missa, mas, muitas vezes, estamos só de corpo presente, porque o coração não consegue absorver, não consegue experimentar, não consegue mergulhar na presença do Ressuscitado. Às vezes, são os barulhos dentro da igreja, mas não é principalmente o barulho que vem de fora, é o barulho que vem de dentro, é o barulho que está nos inquietando, nos perturbando, está criando toda essa ansiedade que nos envolve, que não nos permite escutar, experimentar nem ver o Senhor.
Não deixemos o nosso coração ser tomado pela insensibilidade, porque, daqui a pouco, vai nos faltar fé, o coração vai se endurecer. Não basta saber que Jesus está vivo, pois os discípulos até sabiam, mas estavam vivendo aquela experiência morta, porque não deixaram a fé ressuscitar com Ele.
Ou permitimos Jesus ressuscitar a nossa fé ou não experimentaremos os frutos da Sua ressurreição em nossa vida. Saíamos da insensibilidade, da frieza, da indiferença, não coloquemos o nosso coração naquilo que nos perturba, mas coloquemos o nosso coração naquilo que nos dá a paz.
A paz que o nosso coração precisa e necessita está na experiência com o Ressuscitado.
Deus abençoe você!
– Reflexão - Incredulidade (falta de fé)
Direitos reservados: Pbro. Gerardo GÓMEZ
(Merlo, Buenos Aires, Argentina)
Hoje, Jesus ressuscitado aparece a mulheres e homens que o acompanharam na sua vida. Há diversas reações: alguns de assombro, outros vivem a experiência com medo, ou com indiferença ou incredibilidade; outros creem e gozam do encontro com o ressuscitado

Fé é “conhecer”, um conhecer confiado na palavra de outra pessoa que me fala. Diante dos mistérios de Deus é razoável ter fé e, por sua vez, a fé é razoável, porque tem também as suas razões. Crer em Deus não é um salto, cego, no vazio: o católico, quando entra na Igreja, não tira a cabeça, só o chapéu. O antinatural é não crer: é preciso mais “fé” para ser ateu do que para ser crente.

— Jesus Ressuscitado, com meus pais e a Igreja encontrou-te: quero crer— conhecer-te – mais e mais. Agora, na Páscoa dás-me uma nova oportunidade para reafirmar a minha fé na tua ressurreição. Concede-me manifestar nos meus atos a alegria deste “encontro”.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Os apóstolos, tristes e chorosos pela morte de Jesus, não acreditam nas testemunhas de sua ressurreição.
Primeiramente não dão crédito ao testemunho de Maria Madalena, que tinha visto o Ressuscitado; depois, não acreditam nos dois discípulos que voltavam para a aldeia de Emaús e que reconheceram Jesus ao partir o pão.
Continuam incrédulos.
Para eles, era muito difícil admitir que o Messias chegaria à glória passando pela cruz.
Jesus então aparece diretamente aos Onze e reprova lhes a falta de fé.
Os discípulos, no entanto, duros de coração para crer, deverão transformar-se em verdadeiros homens de fé.
Só com essa condição, poderão receber de Jesus o mandato de percorrer o mundo inteiro, anunciando essa experiência transformadora.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor Paulinas

Conteúdo publicado em  http://liturgia.catequisar.com.br   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 16,9-15 – Jesus ressuscitado aparece aos discípulos e os envia em missão
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Vem Santo Espírito, amor do Pai e do Filho.
Vem à minha mente, à minha vontade, ao meu coração.
Abre-me à coragem da verdade.
Dá-me a força para deixar-me tocar
e renovar profundamente por Jesus, Palavra do Pai. Amém.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que a Palavra diz?
Leio atentamente, na Bíblia,  o Evangelho do Dia: Mc 16,9-15.
Jesus ressuscitou no domingo bem cedo e apareceu primeiro a Maria Madalena, de quem havia expulsado sete demônios. Ela foi contar isso aos companheiros de Jesus, pois eles estavam tristes e chorando. Quando a ouviram dizer que Jesus estava vivo e que tinha aparecido a ela, eles não acreditaram.
Depois disso Jesus se apresentou com outra aparência a dois discípulos que iam caminhando para o campo. Eles voltaram e foram contar isso aos outros discípulos, e estes não acreditaram no que os dois disseram.
Por último Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto eles estavam à mesa, comendo. Ele os repreendeu por não terem fé e por teimarem em não acreditar no que haviam contado os que o tinham visto ressuscitado. Então ele disse:
- Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas.

Refletindo
Como foi difícil o amadurecimento na fé para os discípulos! Maria Madalena deu testemunho da Ressurreição aos discípulos. Mas, o preconceito ao testemunho de uma mulher não os convenceu. Permaneceram na incredulidade. Preferiram permanecer na decepção, na tristeza, na dor da ausência do Mestre. Depois, Jesus apareceu aos dois discípulos que caminhavam para Emaús. Eles voltaram a Jerusalém, com o coração “aquecido” e testemunharam a ressurreição do Mestre. Nem assim o grupo dos discípulos acreditou. Parecia que a comunidade estava fechada, impermeável à verdade. Finalmente, Jesus apareceu aos onze, durante uma refeição. Ali também Tomé duvidou. Primeiro, Jesus os repreendeu por não terem fé. Após esta chamada de atenção, seguiu-se o mandato para levar adiante a missão de proclamar ao mundo inteiro que Jesus está vivo e caminha ao nosso lado.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que a Palavra diz para mim? Sou também resistente às verdades da fé?

Meditando
Como vivo o mandato de testemunhar minha fé? Neste testemunho, os bispos lembram o papel do discípulo: “Ao chamar aos seus para que o sigam, Jesus lhes dá uma missão muito precisa: anunciar o evangelho do Reino a todas as nações (cf. Mt 28,19; Lc 24,46-48). Por isto, todo discípulo é missionário, pois Jesus o faz partícipe de sua missão ao mesmo tempo que o vincula a Ele como amigo e irmão. Desta maneira, como Ele é testemunha do mistério do Pai, assim os discípulos são testemunhas da morte e ressurreição do Senhor até que Ele retorne. Cumprir esta missão não é uma tarefa opcional, mas parte integrante da identidade cristã, porque é a difusão testemunhal da própria vocação.” (DAp 144).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus? Rezo com Maria, a Mãe de Jesus, as alegrias da Ressurreição. 
- Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia! 
- Porque quem merecestes trazer em vosso puríssimo seio, aleluia! 
- Ressuscitou como disse, aleluia! 
- Rogai a Deus por nós, aleluia! 
- Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia! 
- Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia! 
Ave, Maria... 
- Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. 
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. 
Oremos 
Ó Deus, que alegrastes o mundo com a ressurreição de vosso Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, concedei-nos, vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? 
Hoje quero testemunhar a fé e vivê-la com a convicção de que Jesus está vivo e convive comigo, conosco, em meu quotidiano.
BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
 Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.