quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–A lâmpada, traz-se, para ser colocada sobre o candelabro. Com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos. - (Mc 4,21-25)

 

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J A N E I R O ROXO MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DA SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 28 DE JANEIRO de 2021 (quinta-feira) 028º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 1!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A HUMILDADE É O PRIMEIRO DEGRAU PARA A SABEDORIA.

(Santo Thomás de Aquino)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

DIA NACIONAL DE AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO

DIA NACIONAL DE COMBATE E PREVENÇÃO DA HANSENÍASE

DIA NACIONAL EM MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO

DIA DOS PORTUÁRIOS

DIA DA ABERTURA DOS PORTOS

DIA MUNDIAL DO HANSENIANO

DIA MUNDIAL DA NEVE

DIA DO COMÉRCIO EXTERIOR

DIA MUNDIAL PELA REDUÇÃO DE EMISSÕES DE CO2

DIA DOS CORAIS DA AMAZÔNIA

DIA DA PRIVACIDADE DE DADOS

DIA MUNDIAL DA INFÂNCIA MISSIONÁRIA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Apucarana - Pitanga (Paraná)Castanhal (Pará) Giruá - Santo Cristo (Rio Grande do Sul) Curvelandia - Nova Santa HelenaRondolandia - Santo Antônio do Leste (Mato Grosso) Puxinanã (Paraíba) Senador Canedo (Goiás)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: LUIZ ANTONIO AZEVEDO (Garça /SP) MARIO PEREIRA (Garça /SP)CLODOALDO GASPOROTI (Macatuba /SP)KATIA PINFARI MODESTO (Andradina /SP)WALTER AP RIBEIRO JUNIOR (Ilha Solteira /SP)LUCIANA DE OLIVEIRA RAMOS DE ALMEIDA (Dracena /SP) LUIZ ANTONIO SANITÁ (Guararapes /SP) PAULO CANSINI (Fotográfo-Marília /SP) EMERSON ALVES (Garça /SP) SUSHILA NINFA RODRIGUES AGUIAR (Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Pe. RUI RODRIGUES DA SILVAó2000ó21 ANOS ( Pároco da Paroquia de Santo Antônio de Pádua de Adamantina /SP)

 

 Santo do Dia 

SÃO TOMÁS DAQUINO

TOMÁS (Itália, 1226-1274), aos 18 anos entrou na Ordem dos Dominicanos. Aprofundando-se nos estudos filosóficos e teológicos, elaborou a síntese de seu pensamento na Suma Teológica. Pessoa amável e amiga dos confrades, dedicou sua vida à oração, à pregação e ao ensino.

SÃO JOSÉ FREINADEMETZ

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mc 4,21-25

A lâmpada que hoje o texto menciona é o Evangelho, que deve ser colocado em lugar visível para iluminar a todos.

 

- Os sábios refulgirão como o esplendor do firmamento; e os que ensinaram a mitos a justiça brilharão como estrelas para sempre (Dn 12,3).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Tomás nasceu em 1225 na Itália e lá faleceu em 1274. Foi aluno do célebre Santo Alberto Magno. Tornou-se professor nas melhores universidades da época e escreveu a célebre Suma Teológica, reconhecida como uma das mais belas expressões do ensinamento da Igreja. O Vaticano 2º cita frequentemente seus pensamentos. Homem de oração, silencioso, simples, fez da ciência e do estudo instrumentos de sua santificação.

– Oração 

 

PAI, ENSINA-ME A SER BENEVOLENTE COM QUEM DEVE SER EVANGELIZADO POR MIM, PARA QUE, NO FINAL DE MINHA MISSÃO, EU POSSA TAMBÉM EXPERIMENTAR A TUA BENEVOLÊNCIA.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que tornastes santo Tomás de Aquino um modelo admirável pela procura da santidade e amor à ciência sagrada, dai-nos compreender seus ensinamentos e seguir seus exemplos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 28 de janeiro de 2021 5ª-feira da 3º Semana do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Nas celebrações comunitárias, cujo presidente é o sumo sacerdote Jesus, ao fiéis se animam mutuamente e acolhem a Palavra que procurarão irradiar na missão. 

 

1ª Leitura (Hb 10,19-25) – Cheios de fé afirmemos a nossa esperança. Sejamos atentos uns aos outros, para nos incentivar à caridade e às boas obras.  Leitura da Carta aos Hebreus:

 

19Sendo assim, irmãos, temos plena liberdade para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus. 20Ele nos abriu um caminho novo e vivo, através da cortina, quer dizer, através da sua humanidade. 21Temos um grande sacerdote constituído sobre a casa de Deus. 22Aproximemo-nos, portanto, de coração sincero e cheio de fé, com coração purificado de toda má consciência e o corpo lavado com água pura.

 

23Sem desânimo, continuemos a afirmar a nossa esperança, porque é fiel quem fez a promessa. 24Sejamos atentos uns aos outros, para nos incentivar à caridade e às boas obras. 25Não abandonemos as nossas assembleias, como alguns costumam fazer. Antes, procuremos animar-nos mutuamente, e tanto mais quanto vedes o dia aproximar-se.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 24(23)

É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.

 

– 28 de janeiro de 2021 5ª-feira da 3º Semana do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

A lâmpada, traz-se, para ser colocada sobre o candelabro. Com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos.  - (Mc 4,21-25)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Vossa palavra é uma luz para os meus passos e uma lâmpada luzente em meu caminho (Sl 118,105).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? 22Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Usemos todos os dias a medida da misericórdia”

“Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um” 

 (Marcos 4,24)

Quero chamar atenção para duas realidades que a Palavra de Deus coloca aos nossos olhos. Primeiro, que uma lâmpada não é para ficar escondida, não é para ser sufocada nem deixada de lado. A lâmpada é para iluminar, para trazer luz; a lâmpada é, de fato, para nos permitir enxergar bem.

 

Sejamos luz e andemos na luz, permitamos que todas as nossas obras aconteçam na luz de Deus. Não viva nada escondido, que ninguém possa saber. E se houver alguém que, de repente, não seja bom para saber, procure quem possa ajudá-lo a resolver aquela situação que parece obscura na sua vida.

 

Para ser bem sincero, não viva suas obscuridades sozinho de forma alguma, porque tudo o que está em segredo será descoberto, a não ser que as pessoas que convivam com você ignorem ou sejam ingênuas. Porque o nosso próprio comportamento, a nossa forma de ser e de agir – por mais astutos que sejamos -, revelam que algo não está bem. E aquilo que não está bem precisamos levar à luz. Leve à luz de Deus, leve à luz da confissão, leva à luz da direção espiritual, leve à luz da graça de Deus para que você seja luz.

 

“Jamais deixemos a medida da misericórdia, porque é essa medida que Deus usa conosco todos os dias”

 

Tem situações que lutamos uma vida inteira para compreender, mas não é para andar na escuridão, é para andar na luz e na direção de Jesus, que é o Senhor. Por isso, não importa qual seja a sua situação, traga ela para a luz. Não é que tenho que pegar a minha vida e ficar expondo para todo mundo, mas eu tenho que encontrar o caminho da luz, para não viver na escuridão.

 

Depois, a medida que precisamos ter na vida é sempre a medida justa e misericordiosa, porque essa é a medida que Deus usa para conosco. Deus é justo e muito misericordioso para conosco, agora com a medida que medimos seremos medidos. Somos, muitas vezes, duros uns com os outros, somos exigentes de mais com os outros, não sabemos ter paciência, não sabemos ter misericórdia, não sabemos ter compreensão com a fraqueza, com a debilidade e a fragilidade do outro.

 

Se prestarmos atenção, Deus tem sempre misericórdia com as obscuridades da nossa vida, mas nós somos muitas vezes duros, rigorosos e chamamos isso de autenticidade. Sejamos autênticos com aquilo que Deus é para conosco. Se Deus é justo e misericordioso para com nossas fraquezas e fragilidades, sejamos justos, mas jamais deixemos a medida da misericórdia, porque é essa medida que Deus usa conosco todos os dias.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A Palavra de Deus é como a luz de uma lâmpada: não deve ficar escondida ou guardada na intimidade do coração. A Palavra merece ser conhecida, amada e difundida sem medo ou mesquinhez. São Paulo pedia oração para que ele pudesse anunciar com ousadia o mistério do Evangelho (cf. Ef 6,20). À medida que nos deixamos envolver pela Palavra, nos tornamos mais ricos e fortalecidos na caminhada espiritual, pois Deus nos supera em generosidade. Jesus dizia: “Deem e lhes será dado. Uma boa medida, socada, sacudida e transbordante será colocada na dobra da veste de vocês”(Lc 6,38). Nossa vida cotidiana deve ser testemunho do que pregamos aos outros. Sejamos ouvintes entusiastas e praticantes da Palavra de Deus e a divulguemos em toda parte e com todos os recursos à nossa disposição.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, entusiasta comunicador do Pai, prepara nossa mente e nosso coração para acolher e realizar tua Palavra em nossa vida e no mundo. Impulsiona-nos a orientar homens e mulheres de toda parte, para que conheçam, amem e frutifiquem o insondável tesouro de tua divina mensagem. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 4,21-25 - Somos luz

 

Oração Inicial

Memória litúrgica de São Tomás de Aquino. A lâmpada que hoje o texto menciona é o Evangelho, que deve ser colocado em lugar visível para iluminar a todos. O Evangelho de hoje nos convida a ouvir com atenção a Palavra de Deus e a colocá-la em prática. O verdadeiro discípulo é aquele que ouve a Palavra e a coloca em prática.

 

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, abre meus ouvidos e ilumina minha mente para acolher os ensinamentos de Jesus. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Jesus questiona: “Será que a lâmpada vem para ficar debaixo de uma caixa ou debaixo da cama? Pelo contrário, não é ela posta no candelabro?”. Também nos chama a atenção para ouvirmos, ficarmos atentos. Por fim, declara que “a medida que usardes para os outros servirá também para vós, e vos será acrescentado ainda mais. A quem tem, será dado; e a quem não tem, será tirado até o que tem”.

 

“A lâmpada, antes de tudo, é o Evangelho, que deve ser colocado em lugar visível para iluminar a todos. Embora formulada de maneira universal, a sentença se aplica ao mistério do Reino de Deus, cujo início, na missão de Jesus, é escondido, mas que deve tornar-se manifesto ao mundo na missão dos discípulos. É a lição do grão de mostarda. Pedro, pressionado pelas autoridades judaicas, desafiava: não posso calar-me. Jesus nos adverte contra a tentação do julgamento. A luz apenas ilumina e, a partir dela, cabe a cada um assumir o seu dever. Julgar é considerar-se referência da verdade. A única referência deve ser Jesus Cristo. Um só é nosso Mestre, todos somos irmãos. Mesmo assim, temos o compromisso da entreajuda.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim? Leia o Evangelho mais uma vez, faça a sua meditação e deixe-se tocar pela Palavra. Não tenha pressa, faça a leitura calmamente e sinta o toque de Jesus por meio do texto.

Qual é a lâmpada que não pode ficar escondida? O que Jesus quer dizer com a expressão “quem tem ouvidos, ouça”? Eu me proponho a escutar com atenção os ensinamentos de Jesus?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Orar quer dizer falar com Deus, por isso, aproxime-se do Senhor e fale com Ele. Apresente-lhe suas preocupações e intenções. Reze pelas realidades que o(a) cercam e agradeça ao Senhor sua vida e o grande amor que Ele tem por você. Agradeça pela luz da fé e pela presença de Deus em sua vida.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Ouvir a Palavra exige compromisso. Qual seu compromisso a partir da leitura, meditação e contemplação do Evangelho?

 

Bênção

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.