quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi. - (Mt 1,1-17)

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 D E Z E M B R O –

MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE PREVENÇÃO DA A I D S

 DEZEMBRO LARANJA – Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Pele

 GARÇA/SP, 17 DE DEZEMBRO de 2020 (quinta-feira) 352º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.instagram.com/jrmunews

FELIZES AQUELES QUE SE FIXAM ESPECIALMENTE NA PARTE BOA DOS OUTROS..

(Papa Francisco)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org  e https://www.instagram.com/jrmunews/

 

DIA DO BIOMA PAMPA

DIA PANAMERICANO DA AVIAÇÃO

DIA do Engenheiro de Produção

DIA DO PASTOR Presbiteriano

DIA do Torcedor Colorado (RS) ■

DIA NACIONAL DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEL

DIA da Luta Contra a Violência às Profissionais do Sexo  

Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aparecida (São Paulo) Barcelona - Olho-d’água do Borges - Parnamirim (Rio Grande do Norte) Conde (Bahia) Aguas Formosas - Aguas Vermelhas -Alpinópolis - Alterosa - Arcos - Belo Vale - Betim - Bias Fortes - Bom Jardim de Minas - Borda da Mata - Bueno Brandão - Buenópolis - Campina Verde - Campo Florido - Candeias - Capetinga - Carlos Chagas - Carmo da Cachoeira - Carmo da Mata - Conceição das Alagoas - Congonhas - Conselheiro Pena - Delfim Moreira - Delfinópolis - Divisa Nova - Dom Joaquim - Dom Silvério - Dores de Campos - Espera Feliz - Guiricema Indianópolis - Inhapim - Itamonte - Jaboticatubas - Lagoa Santa - Laranjal - Liberdade - Martinho Campos - Mateus Leme - Miradouro - Monte Belo - Nova Ponte -Perdizes -Pirapetinga - Porteirinha - Poté - Recreio -Santa Juliana - São Vicente de Minas -Sapucaí-Mirim -Serrania -Soledade de Minas - Teixeiras -Veríssimo -Volta Grande (Minas Gerais) Diorama (Goiás) Cachoeirinha (Pernambuco) Santana (Amapá) São Francisco do Maranhão (Maranhão) Paranatinga (Mato Grosso) Itatuba - Serra Redonda (Paraíba)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  NATALIA AMARAL CONESSA (m/Nora - Lions Clube de GARÇA /SP) Papa FRANCISCO - JORGE MARIO BERGOGRIN (Cidade do Vaticano) JOÃO RICARDO SOUZA MAHLER (Neto da Lucia - Garça /SP) JOÃO LUIZ CORREA LEITE DE MORAES FILHO (Francine - GARÇA /SP) LEONICE BRITO RIBEIRO (MC Perfilados - Garça /SP) MAGALI APARECIDA FERREIRA DA SILVA (Macrocontábil Brandão - GARÇA /SP) ARLINDO DE OLIVEIRA BONFIM (Garça /SP) LEONARDO LOPES (Advogado - Guiratinga /MT) ANALLE CRISTINA CORREA DE MORAES (Garça /SP) ELIANA MICHELAN ALMEIDA (Professora - Garça /SP) MARIA LÚCIA DE NAPOLE CATALANO (Lions Clube de Bauru Centro /SP) AQUEMI KUSHIKAWA (Lions Clube de Marilia Augustin Soliva /SP) JOSÉ Patricio Pisco  (Lions Clube de NITEROI-Fonseca /RJ) Ana Serzedelo OLIVEIRA (Garça /SP) Julio Prestes (Garça /SP) FABIO FERREIRA (Cassilandia /MS)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA DO SOCORRO CARDOSO E RAIMUNDO CARDOSO DE CASTROó1961ó58 ANOSó(Garça /SP) SANDRA SUELI CASTRO DO NASCIMENTO e JOÃO MIRANDA DO NASCIMENTO ó(Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)MARGARETH GARCIA LOPES e PAULO RENATO PERES ó(Lions Clube de Adamantina /SP)

 

 SANTO DO DIA  

 

Beato Jacinto Cormier

São LÁZARO de Betânia

São JOÃO DA MATA

São Misael

São Daniel Profeta

S anto Estúrmio

SANTo Azarias

SANTo Ananias

SANTA OLIMPIA

■ São JOSÉ MANYANET Y VIVES

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 1,1-17

A genealogia de Jesus nos leva a reconhecer que Jesus é o Messias descendente de Davi. Ele é a bênção de Deus para toda a humanidade

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Alegrem-se os céus e exulte a terra, porque o Senhor nosso Deus virá e terá compaixão dos pequeninos (Is 49,13)..

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Todo o Antigo Testamento está grávido de Cristo, que virá para reinar sobre o mundo. Louvemos o Senhor, que administra, de modo admirável, a história da salvação.

– Oração 

 

PAI, QUE A PRESENÇA DE TEU FILHO JESUS, NA HISTÓRIA, LEVE À PLENITUDE A OBRA DE TUA CRIAÇÃO, FAZENDO DESABROCHAR, EM CADA CORAÇÃO HUMANO, O AMOR PARA O QUAL FOI CRIADO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, criador e redentor do gênero humano, quisestes que o vosso Verbo se encarnasse no seio da Virgem. Sede favorável à nossa súplica, para que o vosso Filho unigênito, tendo recebido nossa humanidade, nos faça participar da sua vida divina. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 17 de dezembro de 2020 Últimos dias antes do Natal - 17 de dezembro do Advento

– Liturgia da Palavra 

O Cristo, o justo esperado, transforma radicalmente a situação dos marginalizados. Sua obra libertadora se estende a todos os que necessitam de vida e salvação. 

 

1ª Leitura (Gn 49,2.8-10) – O cetro não será tirado de Judá.  Leitura do Livro do Gênesis.:

 

Naqueles dias, Jacó chamou seus filhos e disse: 2“Juntai-vos e ouvi, filhos de Jacó, ouvi Israel, vosso pai! 8Judá, teus irmãos te louvarão; pesará tua mão sobre a nuca de teus inimigos, prostrar-se-ão diante de ti os filhos de teu pai. 9Judá, filhote de leão: subiste, meu filho, da pilhagem; ele se agacha e se deita como um leão, e como uma leoa; quem o despertará? 10O cetro não será tirado de Judá, nem o bastão de comando dentre seus pés, até que venha Aquele a quem pertencem, e a quem obedecerão os povos”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 72(71)

Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância para sempre.

 

 

– 17 de dezembro de 2020 Últimos dias antes do Natal - 17 de dezembro do Advento

– Evangelho do dia 

 

Genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi. - (Mt 1,1-17)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Ó sabedoria do altíssimo, que tudo determina com doçura e com vigor: oh, vem nos ensinar o caminho da prudência!.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi. 

 

Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.

 

12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia catorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, catorze.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Jesus assume a nossa história para nos resgatar”

“Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo” 

 (Mateus 1,16)

Entramos na semana próxima de preparação para o Natal de Jesus. O tempo do Advento nos conduziu para vivermos toda a expectativa da vinda do Senhor; o Senhor que virá, o Senhor que vem e o Senhor que veio.

 

O Senhor que veio é o Senhor que vem e que virá ao nosso encontro sempre. Por isso, nesta semana, mais do que nunca, é preciso se aproximar de Jesus e deixar que Ele se aproxime da nossa história e da nossa vida.

 

A narrativa do Evangelho de hoje nos mostra as origens de Jesus, nos mostra que Jesus, o Cristo, é o Filho do Homem, mas Ele é, acima de tudo, Jesus, o homem que é Filho de Davi, Filho de Abraão, e aí tem toda a narrativa das gerações que nos trouxeram Jesus.

 

A genealogia de Jesus é para mostrar a todos nós a humanidade de Jesus. Ele assumiu todas essas gerações para salvar, resgatar e, ao mesmo tempo, cumprir o que foi prometido a cada uma dessas gerações, a esses homens que vieram antes d’Ele.

 

Assim como Jesus assumiu a história humana de cada um deles, se encarnou e se fez o Senhor, Ele também assume a história de cada um de nós para nos salvar e nos resgatar. É preciso que nós assumamos a nossa história, a nossa vida, assumamos de onde viemos para entendermos para onde estamos indo.

 

“É preciso se aproximar de Jesus e deixar que Ele se aproxime da nossa história e da nossa vida”

 

É importante que conheçamos os nossos antepassados para nos conhecermos melhor, para iluminarmos tantas coisas que estão obscuras na nossa própria vida, no nosso modo de ser e de agir.

 

Às vezes, as pessoas dizem: “Eu sou de Deus e agora rompi com o meu passado”. Romper com o passado de pecado é uma coisa, mas não assumir a sua história, negar as suas origens ou não se voltar para elas, é não permitir ser curado por Deus. Porque se o Senhor veio para fazer novas todas as coisas, Ele veio, inclusive, para fazer nova a nossa história.

 

Se, na nossa história, há situações pesadas que possam parecer trágicas, como tem na própria história das origens de Jesus, mas Ele veio para salvar todas essas realidades, na nossa história também tem tantas coisas belas, bonitas, abençoadas, iluminadas; tem tantos exemplos de nossos avós, bisavós, o quanto é importante conhecer. É verdade que temos de assumir que há coisas negativas, que há perspectivas que não foram boas, o importante é permitir que Deus faça novas todas as coisas na história e na vida de cada um de nós.

 

Assumir a nossa história é permitir que Deus seja o Salvador de toda a nossa vida!

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus não é nenhum personagem fictício, inventado para compor uma narrativa. É pessoa real, que entra na história humana e se torna elo significativo da grande corrente de gerações desde Abraão até “José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo”. Ao apresentar a lista das gerações, Mateus quer sublinhar lutas, conquistas, derrotas, erros e também a fé de um povo, o povo de Israel. Para os judeus, era importante comprovar que Jesus é descendente de Abraão, nosso pai na fé; e de Davi, o grande líder do povo de Deus: “Acaso não será este o Filho de Davi?” (Mt 12,23). Para nós, é salutar ter a certeza de que Jesus, “nascido de uma mulher” (cf. Gl 4,4), veio morar entre nós e assumiu a condição humana.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus Cristo, és o último elo da corrente de gerações que compõem a História da Salvação. És filho de Abraão, nosso pai na fé; és também filho de Davi, o grande líder do povo de Deus. Em tudo assumes a condição humana, menos no pecado. Bem-vindo, Jesus! Finca tua tenda entre nós. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 1,1-17 - Jesus faz parte, está dentro da história



Oração Inicial

A genealogia de Jesus, apresentada pelo evangelista Mateus, nos leva a reconhecer que Ele é o Messias descendente de Davi. Ele é a bênção de Deus para toda a humanidade, e Nele toda a criação chega à sua plenitude.
Oremos: “Pai, que a presença de teu Filho Jesus, na história, leve à plenitude a obra de tua criação, fazendo desabrochar, em cada coração humano, o amor para o qual foi criado. Amém.”

 

Rezemos: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Tira de mim o coração de pedra para substituí-lo por um coração sensível. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto? Identifique os três períodos da história de Israel e de Judá presentes no relato e os personagens de cada período. Destaque os nomes das mulheres presentes na narrativa.

 

E entre estes antepassados, alguns marcados pelo pecado. É o caso de Tamar, de Davi e de Salomão. Ele assumiu os pecados do mundo. Mateus não esquece os que temeram a Deus: Jacó e José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus. O Filho de Deus assumiu a nossa história para torná-la História da Salvação.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).  

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Deus enviou o seu Filho ao mundo e o confiou a José, filho de Davi, da descendência de Jessé. Jesus é o Messias esperado pelo povo. É o Emanuel, o Deus conosco, pois se faz próximo dos pobres, oprimidos e marginalizados. Medite:

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

“Ó Deus de bondade, te agradecemos por nos ter dado teu Filho Jesus como nosso Salvador. Ele é para nós o Caminho, a Verdade e a Vida. Nele encontramos a esperança, a alegria e a paz. Fortaleça-nos na caminhada rumo ao Natal do Senhor, que alegres e vigilantes aguardamos. Amém.”

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual é o apelo que a Palavra de Deus despertou em seu coração? Neste tempo do Advento, pense em uma ação concreta e procure torná-la realidade. Conte com a graça de Deus.

 

Bênção

 

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.