quinta-feira, 10 de novembro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ!■ O Reino de Deus está entre vós. – (Lc 17,20-25)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO -

NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES

NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE -

 GARÇA/SP, 10 DE NOVEMBRO de 2022 (quinta-feira) 314º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

FELIZ DE QUEM ATRAVESSA A VIDA INTEIRA TENDO MIL RAZÕES PARA VIVER.”

(Dom Hélder Câmara)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DO TRIGO

DIA NACIONAL DO INTENSIVISTA

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E CAMBATE À SURDEZ

DIA DO DOENTE AUDITIVO

DIA NACIONAL DA NOTA FISCAL

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE OS TUMORES NEUROENDÓCRINOS

DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA PELA PAZ E PELO DESENVOLVIMENTO

DIA INTERNACIONAL DA CONTABILIDADE

DIA DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

DIA DA ESQUADRA BRASILEIRA

DIA DO RURALISMO

DIA DA BOLOTA

DIA DA MIOSÓTIS

DIA DA QUALIDADE

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA (UERR) EM BOA VISTA

SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DO CÂNCER BUCAL

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aurora (Ceará) Inocência (Mato Grosso do Sul) Novo Oriente do Piauí (Piauí) Vale do Sol (Rio Grande do Sul) Iguatu - Itaipulândia - Itaperuçu - Pinhal de São Bento - Ramilândia (Paraná) Martins (Rio Grande do Norte) Cachoeira de Goiás - Paraúna (Goiás) Ibirataia - Valença (Bahia) Alto Alegre do Maranhão - Alto Alegre do Pindaré - Apicum-Açu - Araguana - Bacabeira  - Bela Vista do Maranhão - Belágua - Bernardo do Mearim - Boa Vista do Gurupi - Brejo de Areia - Buriticupu - Buritirana - Cachoeira Grande - Campestre do Maranhão - Central do Maranhão - Centro do Guilherme - Centro Novo do Maranhão - Cidelândia - Conceição do Lago-Açu - Davinópolis - Feira Nova do Maranhão - Governador Edson Lobão - Governador Luiz Rocha - Governador Nunes Freire - Itaipava do Grajaú - Itinga do Maranhão - JatobáTurilândia - Vila Nova dos Martírios (Maranhão)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: SERGIO LEME JUNIOR (PM-Bombeiro - Garça/SP) ELiaS NEREs PEREIRa (filho primos Roberto/Valdete-São Paulo /SP) Andréia Crós Lucas (Guarulhos /SP) Albert Baker (Lions Clube de Crosby - Texas /EUA) Eliza Reyes (Canarana /MT)LUIS SERGIO GALHARDO (Reipel-Garça /SP)Wagner Caprioli (Marilia /SP)Thiago Costa Gama (Lions Clube de Herculândia /SP)Marcelo  Caparroz Gonzales (Lions Clube de Cafelândia Renascer /SP) Amarildo Baldissera (Lions Clube de Paranaíba /MS)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO Leão magno

Leão (Itália,  400-461) mereceu o título de Magno pela grandeza de sua obra e de seu magistério durante seu pontíficado, fomentou o diálogo entre o Ocidente e o Oriente e convocou o consíliko de Calcedônia (451), que de finiu a existência indivisa das naturezas humanas e divina na pessoa de Cristo.

SÃO Baudulino

SÃO Demetriano

SÃo José da Pérsia

SÃO Justo

SÃO Narsés

SÃo Probo de Ravena

SANTO ANDRÉ AVELINO

SANTo Orestes de Tiana

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Em Jesus, o Reino de Deus está presente e atuante. Em suas palavras e em suas ações acolhidas por nós, Deus está reinando no meio de nós..:- Ele deverá sofrer e ser rejeitado por esta geração – Lc 17,20-25

 

O Senhor o escolheu para a plenitude do sacerdócio e, abrindo seus tesouros, o cumulou de bens.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Leão nasceu na atual Itália, no final do 4º século, e lá morreu em 461. Foi um dos maiores pontífices da história, tendo-se dedicado à defesa da doutrina e ao combate das heresias. De profunda sabedoria, demonstrou imenso zelo pelo bem espiritual dos fiéis. É o grande papa da unidade da Igreja. Mirando seu exemplo, rezemos para que a Igreja permaneça firme na verdade e na paz.

 

– Oração 

 

“PAI, ABRE MEUS OLHOS PARA QUE EU POSSA PERCEBER, NA PESSOA E NO MINISTÉRIO DE JESUS, A PRESENÇA DE TEU REINO NA NOSSA HISTÓRIA. E, RECONHECENDO-O, EU ME DEIXE GUIAR POR ELE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que jamais permitis que as potências do mal prevaleçam contra a vossa Igreja, fundada sobre a rocha inabalável dos Apóstolos, dai-lhe, pelos méritos do papa São Leão, permanecer firme na verdade e gozar paz para sempre. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 10 de novembro de 2022 quinta-feira da 32ª Semana do Tempo ComumSão Leão Magno, papa e doutor da Igreja, Memória   

 

– Liturgia da Palavra 

     A implantação do Reino de Deus é processo lento e discreto; conta não só com a ação divina, mas também com nossa sensibilidade para aplicar o Evangelho nas situações necessitadas de transformação.

 

Quando esta Festa não cair em domingo, proclama-se uma das duas leituras antes do Evangelho.

1ª Leitura (Fm 1,7-20) – Acolhe-o já não como escravo mas como um irmão querido. Leitura da Carta de São Paulo a Filêmon:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Caríssimo, 7grande alegria e consolo tive por causa de tua caridade. Os corações dos santos foram reanimados por ti, irmão. 8Por esse motivo, se bem que tenha plena autoridade em Cristo para prescrever-te tua obrigação, 9prefiro fazer apenas um apelo à tua caridade. Eu, Paulo, velho como estou e agora também prisioneiro de Cristo Jesus, 10faço-te um pedido em favor do meu filho que fiz nascer para Cristo na prisão, Onésimo. 11Antes, ele era inútil para ti; agora, ele é valioso para ti e para mim. 12Eu o estou mandando de volta para ti. Ele é como se fosse o meu próprio coração. 13Gostaria de tê-lo comigo, a fim de que fosse teu representante para cuidar de mim nesta prisão, que eu devo ao Evangelho. 14Mas eu não quis fazer nada sem o teu parecer, para que a tua bondade não seja forçada, mas espontânea. 15Se ele te foi retirado por algum tempo, talvez seja para que o tenhas de volta para sempre, 16já não como escravo, mas, muito mais do que isso, como um irmão querido, muitíssimo querido para mim quanto mais ele o for para ti, tanto como pessoa humana quanto como irmão no Senhor. 17Assim, se estás em comunhão de fé comigo, recebe-o como se fosse a mim mesmo. 18Se em alguma coisa te prejudicou ou se alguma coisa te deve, põe em minha conta. 19Eu, Paulo, de meu punho o escrevo: eu o pagarei; para não dizer que tu mesmo me deves a própria vida. 20Sim, irmão, deixa que eu te explore no Senhor. Conforta em Cristo meu coração.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 145(146)

 

Feliz quem se apoia no Deus de Jacó!

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

 

 

– 10 de novembro de 2022 quinta-feira da 32ª Semana do Tempo ComumSão Leão Magno, papa e doutor da Igreja, Memória

 

 – Evangelho do dia 

 

O Reino de Deus está entre vós.  (Lc 17,20-25)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu sou a videira e vós sois os ramos; / um fruto abundante vós haveis de dar (Jo 15,5).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”. 22E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘ele está aqui’. Não deveis ir nem correr atrás. 24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.   

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

10/11/22 -        32ª QUINTA-FEIRA TC – C:

São Leão Magno, papa (séc. 5)

 

Lucas 17,20-23: “Os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: - O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós. E Jesus disse aos discípulos: - Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás.”.

 

Jesus, os fariseus ensinavam que o Messias surgiria ostensivamente para estabelecer o Reino de Deus como poder único e universal.

As primeiras comunidades cristãs acreditavam que o senhor iria voltar em breve para manifestar a sua glória e realizar o julgamento dos homens.

E até hoje há gente que só consegue interpretar os acontecimentos atuais como se o fim do mundo estivesse para chegar.

Suas palavras são bem claras.

O Reino de Deus não está aqui nem ali, porque o senhor é a encarnação viva do Reino de Deus, já presente entre nós.

E o senhor não tinha vindo para competir com os reinos do mundo, que começam ostensivamente e, quase sempre, acabam tragicamente.

O seu Reino viera para libertar a própria natureza humana da dominação do mal e da morte, conquistada pela sua paixão, morte e ressurreição.

Por isso, o Reino de Deus não depende de conquistas, mas de conversão e de transformação do coração humano.

Sua recomendação mais importante é nos pedir para não corrermos atrás de pessoas que estejam anunciando sua presença aqui ou ali, ou nos amedrontando com a proximidade do fim do mundo.

 

Senhor, nós cristãos, estamos neste mundo, mas não somos deste mundo. Pertencemos ao Reino de Deus desde o nosso batismo.

Que a nossa única preocupação seja a fidelidade ao senhor e a perseverança na missão que nos foi confiada, sem jamais nos deixarmos levar pelo mercado religioso da sociedade atual.

 

Maria santíssima, seja a Mãe da nossa perseverança no caminho do seu Filho, proteja-nos das propagandas religiosas que podem nos afastar da unidade da Igreja, na qual fomos batizados e educados, e que busquemos a nossa paz nas palavras do seu Filho. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Muitos judeus esperavam a restauração política de Israel. A isso denominavam o Reinado de Deus. Enganam-se os fariseus querendo conhecer uma data precisa para a instauração do Reino. Ele já está presente. É o próprio Cristo, com sua ação libertadora. Ação capaz de reverter as ideias e os atos que sustentam a sociedade injusta, segundo o cântico de Maria (cf. Lc 1,51-53). Aos discípulos Jesus dá a entender que é inútil fazer especulações sobre sua pessoa. O Filho do Homem é imprevisível em suas manifestações. Está aqui e acolá: “Eu estarei com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,20). O que se pode constatar é que antes “ele deve sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”. O Reino de Deus está presente, mas sua expansão depende do espírito generoso de todos os cristãos.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 17,20-25 - O Reino de Deus está em nosso meio

 

Oração Inicial

 

Memória litúrgica de São Leão Magno, papa e doutor da Igreja. A vida da Igreja é marcada por homens e mulheres destemidos que tudo fizeram pela causa do Reino. A nós cabe assumir agora nossa parte e nossa história.

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Acolhamos a Palavra como discípulos missionários a serviço do Reino e abramo-nos à ação do Espírito Santo, que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Amém!”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o texto do Evangelho de hoje pausadamente, quantas vezes julgar necessário, e destaque seus personagens. Que ensinamento Jesus nos dá por meio do Evangelho?

 

“Jesus anunciava o Reino de Deus. Com certeza, o Reino está na presença de Jesus reconduzindo o povo à condição de povo em aliança com Deus. E ele explicava o Reino com parábolas que falavam sobre o milagre da semente, da função do fermento, da plantação e da colheita e de tantas outras coisas. Não se trata da ascensão de um novo império humano, como muitos esperavam; nem do retorno de uma nova era política sob o comando de um descendente de Davi; tampouco da intervenção poderosa do próprio Deus sanando todos os problemas e impondo sua soberana vontade. Em Jesus, o Reino está presente e atuante. Em suas palavras e em suas ações acolhidas por nós, Deus está reinando. O Reino de Deus já está no meio de nós.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Durante a leitura, que palavra o/a tocou mais profundamente? De que forma o texto fortalece sua caminhada de fé?

Se sentir necessidade, leia o Evangelho novamente, para fazer a sua meditação e acolher os ensinamentos de Jesus para a sua vida.

Como você compreende os sinais de Deus em sua vida e na história.?

 

3.Oração (Vida)

A presença de Jesus é a presença do Reino entre nós. Em nome do Pai, do Filho e do espírito Santo. Senhor Jesus, eu creio que estás aqui comigo. Ajuda-me a permanecer na tua presença.

Faça a sua oração, oferecendo ao Senhor os frutos desta meditação com a Palavra.

Apresente suas intenções e pedidos a Deus e agradeça-lhe este momento em que você pode fortalecer sua fé.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Depois de meditar e rezar com a Palavra, rezar durante o dia essa invocação: “Senhor Jesus, venha a nós o vosso Reino. Seja feita a vossa vontade”.

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Todo-Poderoso desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.