domingo, 23 de março de 2025

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■ Se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. – (Lc 13,1-9)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ E À MULHER

 GARÇA/SP, 23 DE MARÇO de 2025 (domingo) 82º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NA JUVENTUDE APRENDEMOS, NA VELHICE ENTENDEMOS.

(Oliver Wendell Holmes)  

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA ESTADUAL DO TERCEIRO SETOR

DIA MUNDIAL DA METEOROLOGIA

DIA NACIONAL DO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES

DIA MUNDIAL DA TARTARUGA

DIA do Terapeuta Natural

DIA do Naturopata

DIA do Naturólogo

DIA do Acupunturista

DIA da Miss

DIA do Elevador

semana Internacional de Solidariedade com os Povos em Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ouro Verde - Viradouro (São Paulo) Apodi (Rio Grande do Norte) Florianópolis (Santa Catarina) Grão Mogol (Minas Gerais) Vila Valério (Espírito Santo)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:ALEXANDRE RODRIGUES VIEIRA (Eq. 13 ENS de SHOENSTATT Setor de Garça /SP)LUIZ CARLOS ”Lobão” SOARES (Garça/SP)Dr MARCOS EIDI TAKIUTI (Medico Garça /SP)AFONSO CESAR CAFFER (Garça /SP)ROSA MARIA  CHUCRE  GENTILE (Lions Clube de Herculândia /SP) JOSÉ RENATO LEITE (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) DINIZART SIBINELLI (PDG/DLC 2 - Lions Clube de São Paulo Casa Verde /SP)CHRISTIAN Pereira (DG-DLC 2 - Lions Clube de TATUÍ /SP) Leila Giane Pereira Azevedo (DLC 11-Lions Clube de SERRA /ES) BRUNA GARBIN (LEO Clube de Fernandópolis /SP) Fernanda Helen Pastor Voss (Garça / SP) JOSÉ MARIA LIMA (Palmas /TO) FATIMA SOUZA (Garça /SP) RONALDO MORAES  (Garça /SP)TEREZINHA COSTA  (Garça /SP)  PAULO ROBERTO VOLPONI  (Garça /SP)ANA JÚLIA COELHO TEIXEIRA (Bauru /SP) PLINIO A. CABRINI (Bauru /SP) JANE KIRITA (Bauru /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO:: LIONS CLUBE DE BAURU NORTE ó1966ó59 ANOSó(Distrito LC 8)  

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO Fingar

SÃo Frumêncio Mercador

SÃo Gualter de Pontoise

SÃO José Oriol

SÃO Otão

SÃO TURÍBIO DE MOGROVEJO

SÃo Vitoriano

SANTA RAFKA (Rebeca) 

SANTA Rebeca ar-Rayyas de Himlaya

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Parábola da figueira: Conversão e a Misericórdia de Deus Lc 13,1-9 - Chances e cuidados de Deus

 

Deus nos oferece sempre uma nova chance de conversão, mesmo quando achamos que já é tarde.

 

Antífona 

 – Tenho os olhos sempre fitos no Senhor, pois ele tira os meus pés das armadilhas. Voltai-vos para mim, tende piedade, pois sou pobre, estou sozinho e infeliz! (Sl 24,15s).

 

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

A liturgia ressalta a misericórdia de Deus para conosco e sua solidariedade com todos os sofredores. O Pai bondoso e compassivo sempre está disposto a nos conceder novas possibilidades. Somos convidados a assumir uma caminhada de conversão, sem murmurações, apresentando ao Senhor os frutos que ele de nós espera. Jesus é o vinhateiro que intercede por nós e o rochedo que sustenta nosso viver.

 

– Oração 

 

“PAI, QUE A MINHA VIDA SEJA UMA CONTÍNUA BUSCA DE COMUNHÃO CONTIGO, POR MEIO DE UM ARREPENDIMENTO SINCERO E DE MINHA CONVERSÃO URGENTE PARA TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Coleta

 

Ó Deus, autor de toda misericórdia e bondade, que indicastes o jejum, a oração e a esmola como remédio contra o pecado, acolhei benigno esta confissão da nossa humildade, para que, reconhecendo as nossas faltas, sejamos sempre regenerados pela vossa misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 23 de março de 2025 domingo da 3ª Semana da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

Deus nos chama e envia para participar de iniciativas de afirmação e defesa da dignidade do povo sofrido. Sua Palavra é o alimento espiritual que sustenta nossa caminhada e nos torna aptos a produzir bons frutos.

 

1ª Leitura (Ex 3,1-8a.13-15) O "Eu sou" enviou-me a vós. Leitura do livro do Êxodo:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 1Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Levou, um dia, o rebanho deserto adentro e chegou ao monte de Deus, o Horeb. 2Apareceu-lhe o anjo do Senhor numa chama de fogo, do meio de uma sarça. Moisés notou que a sarça estava em chamas, mas não se consumia, e disse consigo: 3“Vou aproximar-me desta visão extraordinária, para ver por que a sarça não se consome”. 4O Senhor viu que Moisés se aproximava para observar e chamou-o do meio da sarça, dizendo: “Moisés! Moisés!” Ele respondeu: “Aqui estou”. 5E Deus disse: “Não te aproximes! Tira as sandálias dos pés, porque o lugar onde estás é uma terra santa”. 6E acrescentou: “Eu sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó”. Moisés cobriu o rosto, pois temia olhar para Deus.  7E o Senhor lhe disse: “Eu vi a aflição do meu povo que está no Egito e ouvi o seu clamor por causa da dureza de seus opressores. Sim, conheço os seus sofrimentos. 8aDesci para libertá-los das mãos dos egípcios, e fazê-los sair daquele país para uma terra boa e espaçosa, uma terra onde corre leite e mel”.  13Moisés disse a Deus: “Sim, eu irei aos filhos de Israel e lhes direi: ‘O Deus de vossos pais enviou-me a vós’. Mas, se eles perguntarem: ‘Qual é o seu nome?’, o que lhes devo responder?” 14Deus disse a Moisés: “Eu Sou aquele que sou”. E acrescentou: “Assim responderás aos filhos de Israel: ‘Eu Sou’ enviou-me a vós’”. 15E Deus disse ainda a Moisés: “Assim dirás aos filhos de Israel: ‘O Senhor, o Deus de vossos Pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó enviou-me a vós’. Este é o meu nome para sempre, e assim serei lembrado de geração em geração”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 102(103)

 

— O Senhor é bondoso e compassivo.
O Senhor é bondoso e compassivo.

1. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores! – R.

O Senhor é bondoso e compassivo.

2. Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão. – R.

 O Senhor é bondoso e compassivo.

3. O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem. – R.

 O Senhor é bondoso e compassivo.

 

 

2ª Leitura (1 Cor 10,1-6.10.12) A vida do povo com Moisés no deserto foi escrita para ser exemplo para nós. Leitura da primeira carta de São Paulo aos Coríntios:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1Irmãos, não quero que ignoreis o seguinte: os nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem e todos passaram pelo mar; 2todos foram batizados em Moisés, sob a nuvem e pelo mar; 3e todos comeram do mesmo alimento espiritual, 4e todos beberam da mesma bebida espiritual; de fato, bebiam de um rochedo espiritual que os acompanhava – e esse rochedo era Cristo -. 5No entanto, a maior parte deles desagradou a Deus, pois morreram e ficaram no deserto. 6Esses fatos aconteceram para serem exemplos para nós, a fim de que não desejemos coisas más, como fizeram aqueles no deserto. 10Não murmureis, como alguns deles murmuraram, e, por isso, foram mortos pelo anjo exterminador. 12Portanto, quem julga estar de pé tome cuidado para não cair.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

 

– 23 de março de 2025 domingo da 3ª Semana da Quaresma    

 – Evangelho do dia 

 

Se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo.  (Lc 13,1-9)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

– Convertei-vos, nos diz o Senhor, / porque o Reino dos Céus está perto (Mt 4,17). – R.

 

Senhor esteja convosco. —  Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

 

1Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam.  2Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? 3Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo4E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”. 6E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. 7Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’ 8Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás’”.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

23/03/25         

3º DOMINGO DA QUARESMA – C:

 CF 2025: Tema: Fraternidade e Ecologia Integral.

Lema "Deus viu que tudo era muito bom" (Gn 1,31)

 

Lucas 13,6-9: “Jesus contou esta parábola: - Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’ Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás’”.

 

Jesus, as suas parábolas são um apelo constante à conversão ao seu Evangelho, que nos faz membros do Reino de Deus.

O senhor sempre ensina com amor e nos passa uma sabedoria que vem de Deus.

Hoje, o senhor nos pede primeiramente que tenhamos cuidado para não interpretar os fatos dolorosos, sofridos por outras pessoas, como castigo divino, merecido por aqueles que foram vítimas.

Mas, devem servir de alerta, para que nos convertamos constantemente para o bem e a verdade, de modo que nada que aconteça, nos pegue desprevenidos.

E o senhor nos compara à figueira, planta que é capaz de produzir figos durante toda a sua existência.

Foi por isso que o senhor se encarnou e fez da sua cruz a árvore da vida.

Dela e da sua Ressurreição nos vem a nossa abundante Redenção, que resgata as nossas vidas, e nos oferece a graça da adoção divina, para que vivamos a fraternidade, sejamos filhos e filhas do Pai do céu, sempre produzindo bons frutos.

E mesmo quando falhamos e não produzimos frutos, o senhor se faz nosso mediador, nos perdoa e volta a cuidar de nós, regando-nos com o seu próprio sangue.

Senhor, não permita que sejamos figueiras estéreis dentro da sociedade, que nada produzem de bom ou produzem somente espinhos de dor.

Eu lhe agradeço porque, apesar das minhas fragilidades e pecados, o senhor nunca permitiu que eu fosse cortado e separado do seu amor.

Eu quero ser como uma figueira que sempre produz frutos de bondade, de solidariedade e de cuidado com a vida das pessoas e com a vida de toda a natureza.

Como bom vinhateiro e nosso bom Pastor, continue nos adubando com a sua Palavra e com a graça do seu Espírito.

 

Maria santíssima, Mãe do Perpétuo Socorro, olhe por toda a humanidade e ajude a nossa Igreja a ser um figueira florida, onde sempre encontramos bons frutos para a nossa vida e a esperança de todo o nosso povo. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Num primeiro momento, o Evangelho relata dois fatos trágicos: as mortes provocadas por Pilatos e as mortes causadas por um acidente com uma torre. As pessoas que morreram não são mais pecadoras do que aquelas que não foram atingidas. Deus não é vingativo e não se alegra com a morte do pecador, mas torce pela sua conversão e vida. Os acidentes narrados não são castigos de Deus, mas podem ser ocasião para chamar à mudança de vida. Num segundo momento, o Evangelho narra a parábola da figueira que não produz frutos. Aceitando a proposta do agricultor, o dono lhe oferece mais tempo para que a figueira produza frutos. É tempo de conversão, é tempo de produzir frutos que enobreçam a vida. As duas partes falam da mesma realidade: a necessidade e a urgência de conversão. O grande risco é uma vida estéril, sem perspectivas, sem aspirações e sem avanços. Não podemos transformar o projeto de Jesus num “cristianismo estéril”.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 13,1-9 - Chances e cuidados de Deus

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Saudação

Neste domingo, Jesus utiliza situações conhecidas da sociedade da época para ensinar como Deus se diferencia de nós. No passado, como ainda muitos acreditam, acidentes, doenças e até mortes eram vistas como castigos de Deus. Jesus, no entanto, sempre procurou mostrar que a natureza de Deus não se assemelha ao nosso entendimento humano, muitas vezes egoísta ou vingativo. Através do Evangelho de hoje, ele nos ensina que, em vez de castigar, Deus oferece amor e misericórdia a todos.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

1. Leitura (Verdade)

Quando olhamos com os olhos da fé, somos capazes de perceber o bem que Deus realiza em nossas vidas, o que nos leva a mudar nossos pensamentos e atitudes. Leiam o Evangelho com atenção, sublinhando as partes que mais tocam seu coração.

 

2. Meditação (Caminho)

A Quaresma é uma chance dada por Deus para preparar nosso coração, nutrir a terra espiritual e cultivar frutos de fé. Como estamos aproveitando esta oportunidade? O tempo da Quaresma é um convite a escutar o chamado de Deus, refletir sobre nossas atitudes e nos comprometer a viver a liberdade que Ele nos oferece. Este é o momento da salvação (cf. 2Cor 6,2).

A verdadeira vivência cristã não está nos ritos externos, mas na coerência entre nossa vida de oração, o amor ao próximo e a prática de boas ações. Devemos refletir: estamos vivendo com fidelidade ao que Jesus nos ensina?

3.Oração (Vida)

Senhor, conduza-nos neste caminho quaresmal. Fortaleça nossa coragem para superar nossas fraquezas e confiar em Tuas promessas. Espírito Santo, conduza-nos à humildade e conversão, afastando-nos das tentações. Jesus, ensina-nos a força da entrega e da confiança no Pai. Ajuda-nos a carregar nossa cruz com esperança, transformando nosso coração em testemunho do Teu amor. Amém.

Que esta oração nos acompanhe e fortaleça nossa fé durante toda a Quaresma.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Durante este domingo, refletindo sobre o Evangelho, qual atitude você irá cultivar com mais empenho na sua vida? Quais passos concretos pode dar para viver a conversão e a misericórdia divina?

 

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Parte superior do formulário

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP