sábado, 5 de junho de 2021

Refletindo a Palavra -“No Senhor, toda Graça” - Padre Luiz Carlos de Oliveira - Missionário Redentorista

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

“No Senhor, toda Graça”

 

Fonte do mal

           Encerramos o Tempo Pascal e retornamos ao Tempo Comum. Agora não celebramos um acontecimento da vida de Cristo, e sim, o Cristo em seu mistério e o ser humano no mistério de Cristo.  O salmo mostra nossa realidade: “De fundos abismos clamo a Vós, Senhor... No Senhor ponho minha esperança” (Sl 129). Parece que hoje somos colocados diante do problema do Mal. Lemos no texto da queda como o mal penetra no coração das pessoas e as leva à rejeição do bem que é Jesus. O que é mais sagrado é pervertido até chegar à impossibilidade do perdão. Somos convocados a refletir sobre o mal. Qual é sua origem? Ele não é um concorrente de Deus, como um deus que destrói o homem. Deus não é o criador do Mal. Como é que surgiu? Parece até que é anterior ao homem. Vem simbolizado na serpente. É claro que isso tudo é uma linguagem para explicar um sentido aos que viviam no tempo do autor sagrado. A narrativa tem o significado no seu conteúdo e não na história. Não se trata de um fato de um tempo, mas de uma realidade que nos persegue. O mal não é senhor do homem. Mas nos cerca. Estamos entre o bem e o mal. Satanás, a serpente atrai. Qual a tentação? Ser igual a Deus. Sendo o homem livre, esse mal está presente no homem. Deus disse a Caim: “O pecado está àstua porta. Compete a você, dominá-lo” (Gn 4,7). O mal existe, atrai e envolve, levando-nos à cegueira, como os doutores da lei. Dizer que Deus provoca o mal é um pecado que não procura o perdão.

Olhar o invisível

           Se por um lado há o mistério do mal, por outro, temos o mistério da graça que é Jesus Cristo. Paulo nos ensina que a fragilidade humana não é o fim: “Por isso não desanimemos. Mesmo se nosso homem exterior se vai arruinando, o nosso homem interior, pelo contrário, vai se renovando, dia a dia” (2Cor 4,16). O mal não é senhor do homem e da mulher. Podemos escolher o mal. Mas podemos escolher o bem. “Estamos com nossos olhares voltados para as coisas invisíveis e não para as coisas visíveis. Pois o que é visível é passageiro, mas o que é invisível é eterno” (2Cor,4,18-). A dimensão frágil do ser humano, com grande tendência para o mal, tem na graça sua maior força. Nela podemos recompor a vida e nos organizar para viver intensamente o projeto de Deus. O que ocorreu com os doutores da lei, fariseus e outros, foi se colocarem iguais a Deus no julgamento das pessoas com a luz do mal. Todos esperavam um Messias, mas que fosse de acordo com seus modelos. Jesus se manifesta com o propósito de tirar todo o poder de satanás que dominava os corações a ponto das pessoas julgarem a Deus atribuindo os poderes de Jesus a poderes do mal. Esse é o pecado contra o Espírito Santo (Mc 3,22). Deus só faz o bem!

Tua mãe e teus irmãos

           No Evangelho de hoje aparece duas vezes  a família de Jesus. Jesus apresenta sua família e a família ampliada como lugar de se viver bem no meio da imensidão de males. A família que Deus criou deixou-se invadir pelo mal. Jesus propõe novamente o projeto de Deus para vencer o mal vivendo a Palavra. Nele podemos criar a nova família que vive o bem. Não exclui seu ser humano. Propõe o novo modo de ser: “Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mc 3,35). A família é uma proposta de se viver intensamente a vida nova. Ela se forma a partir da escolha que fazemos de rejeitar o mal e procurar o bem que é Jesus, bondade de Deus.

Leituras: Gênesis 3,9-15; sal o 129; 2ª Cor 4,13-18.5,1; Marcos 3,20-35.

 

 

Ficha nº 2072 - Homilia do 10º mal Domingo do Tempo Comum (06.06.21)

 

1. O mal não é um fato de um tempo, mas uma realidade que nos persegue.

2. A fragilidade do ser humano, com a tendência para o mal, tem na graça sua maior força.

3. Jesus propõe novamente o projeto de Deus: Viver a Palavra.

 

Minhoquinha do mal

 

           Vemos que o mal vai penetrando a realidade. Essa minhoquinha do mal não aduba a terra, mas a torna infrutífera. O mal penetra tudo e tem muita força, exigindo que se lute com muita garra para exterminá-lo. Temos essa esperança de acolher o bem e fazer tudo frutificar.

           No paraíso terrestre, Eva deixou-se enganar. Dentro dela já havia desejos ambiciosos de meter o nariz aonde não tinha sido convidada. Pior é que, além de fazer o mal, complica a vida dos outros. Aí começa o jogo do empurra-empurra. O castigo não é algo de mal que Deus joga em nós, mas nas escolhas que fazemos e não dão certo.

          

           Das coisas ruins podemos tirar coisas boas. Dos males que sofremos, podemos dar um sentido novo à vida e a tudo que nos cerca.

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Esta viúva pobre deu mais do que todos os outros. – (Mc 12,38-44)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 GARÇA/SP, 05 DE JUNHO de 2021 (sábado) 155 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

NÃO PRECISA SER PERFEITO. PRA MIM, BASTA QUE SEJA VERDADEIRO.

(Bob Marley)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 

 DIA NACIONAL DA RECICLAGEM 

 DIA DA CERVEJA BRASILEIRA 

 DIA DO ENGENHEIRO MECÂNICO 

 DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (05 a 11/06)  

 SEMANA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO POR UM CONSUMO SUSTENTÁVEL

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bela Vista de Goiás (GoiásBeberibe - Varjota (CearáDelmiro Gouveia(Alagoas) Boninal (Bahia) Caxias (Maranhão) Lidianópolis (Paraná) Brazlândia - Taguatinga (Distrito Federal

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  Dr SILVIO AUGUSTO PORTELLINHA CASTRO (EQ 14 ENS IMACULADA CONCEIÇÃO do Setor de Garça/SP)MAIKEL DYANA PEREZ DOS SANTOS (Lions Clube Universitário de Garça /SPVERA LUCIA SILVA HERRERA (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) SANDRA REGINA GONÇALVES LOPES (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP  MARIA TERESa d’avila (DG- M D-115 Lions Clubes de Lisboa-PortugalSILVIA L. DA SILVA DURANTE (Empresária Garça /SPANDERSON DE FREITAS PERON (Empresário Garça /SP) LUCIA FANINI (Garça /SP) LEONARDO MARINI (Garça /SP)  HOBSON LUIZ MACHADO (Andradina /SP

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: APARECIDA MARIA MILLEN DE MIRANDA TIRSO JOSÉ ANTUNES DE MIRANDAó1971ó50ANOS (DG DLC2-Lions Clube de Tatuí /SPANA THERESA GUANAES BONINI ZANON LEANDRO PÁTTARO ZANON ó2015ó6ANOS (Garça /SP

 

 Santo do Dia 

■ SÃO BONIFÁCIO DE MOGÚNCIA 

■ Bonifácio (Inglaterra, 673-754), é reconhecido como evangelizador e apóstolo dos povos germânicos. Também promoveu a reforma da Igreja na França e dedicou-se à criação de mosteiros, dioceses e igrejas, sempre fazendo jus ao seu nome (que significa “oque realiza boas ações”). 

■ SÃO DOROTEU DE TIRO 

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: A oferta da viúva – Mc 12,38-44

Motivados pelo exemplo da pobre viúva, somos convidados, neste dia, a tornar nossa vida uma oferta generosa aos irmãos e a entregar tudo nas mãos de Deus.

 

- Este santo lutou até a morte pela lei do seu Deus e não temeu as ameaças dos ímpios, pois se apoiava numa rocha inabalável.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Bonifácio nasceu na Inglaterra por volta do ano 675 e morreu mártir na Holanda, em 754. O papa Gregório 2º lhe confiou a missão de evangelizar a Alemanha, onde foi ordenado bispo. Além de fundar muitas comunidades cristãs, construiu numerosos mosteiros. É considerado o “Apóstolo da Alemanha”. Que seu zelo missionário nos encoraje a sermos fiéis seguidores de Jesus.

 

– Oração 

 

SENHOR JESUS, DÁ-ME PUREZA DE CORAÇÃO, PARA QUE TODAS AS MINHAS AÇÕES SEJAM MARCADAS PELA SINCERIDADE E POR UM AMOR VERDADEIRO AO PAI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Interceda por nós, ó Deus, o mártir são Bonifácio, para que guardemos fielmente e proclamemos em nossas obras a fé que ele ensinou com sua palavra e testemunhou com o seu sangue. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 353

 

– 05 de junho de 2021 sábado da 9ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Quem recebe os benefícios do Senhor é incentivado a manifestar, em toda parte, seu agir benevolente e render-lhe graças. Jesus nos ensina a praticar, de coração puro e com discrição, nossas boas obras. 

 

1ª Leitura (Tb 12,1.5-15.20) – Agora, bendizei o Senhor; eis que subo para junto de Deus.   Leitura do Livro de Tobias:

 

Naqueles dias, 1Tobit chamou Tobias, seu filho, e disse-lhe: “Filho, paguemos o salário ao homem que viajou contigo, acrescentando uma gratificação”. 5Tobias chamou, pois, o anjo e disse-lhe: “Recebe como salário a metade de tudo o que trouxeste ao voltar, e vai em paz”. 6Então Rafael chamou os dois à parte e disse-lhes: “Bendizei a Deus e dai-lhe graças, diante de todos os viventes, pelos benefícios que vos concedeu. Bendizei e cantai o seu nome. Manifestai a todos os homens as obras de Deus, como é justo, e não hesiteis em expressar-lhe o vosso reconhecimento. 7Se é bom guardar o segredo do rei, é justo revelar e publicar as obras de Deus. Fazei o bem, e o mal não  vos atingirá. 8É valiosa a oração com o jejum, e a esmola com a justiça. Melhor é pouco com justiça, do que muito com iniquidade. Melhor é dar esmolas, do que acumular tesouros. 9A esmola livra da morte e purifica de todo pecado. Os que dão esmola serão saciados de vida. 10Aqueles, porém, que cometem o pecado e a injustiça, são inimigos de si mesmos. 11E agora vos manifestarei toda a verdade, sem vos ocultar coisa alguma. Já vos declarei e disse: “É bom guardar o segredo do rei, mas as obras de Deus devem ser reveladas, com a glória devida”. 12Pois bem, quando tu e Sara fazíeis oração, eu apresentava o memorial da vossa prece diante da glória do Senhor. E fazia o mesmo quando tu, Tobit, enterravas os mortos. 13Quando não hesitaste em levantar-te da mesa, deixando a refeição e saindo para sepultar um morto, fui enviado a ti para te pôr à prova. 14Mas Deus enviou-me, também, para te curar a ti e a Sara, tua nora. 15Eu sou Rafael, um dos sete anjos que permanecem diante da glória do Senhor e têm acesso à sua presença”. 20Agora, bendizei o Senhor sobre a terra e dai graças a Deus. Eis que subo para junto de quem me enviou. Escrevi tudo o que vos aconteceu”. E o anjo desapareceu.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial Tb 13,2

 

Bendito seja Deus, que vive eternamente!

 

 

– 05 de junho de 2021 sábado da 9ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Esta viúva pobre deu mais do que todos os outros. (Mc 12,38-44)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Felizes os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus (Mt 5,3).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38Jesus dizia, no seu ensinamento, à multidão: “Tomai cuidado com os doutores da Lei! Eles gostam de andar com roupas vistosas, de ser cumprimentados nas praças públicas; 39gostam das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos melhores lugares nos banquetes. 40Eles devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso eles receberão a pior condenação”. 41Jesus estava sentado no Templo, diante do cofre das esmolas, e observava como a multidão depositava suas moedas no cofre. Muitos ricos depositavam grandes quantias. 42Então chegou uma pobre viúva que deu duas pequenas moedas, que não valiam quase nada. 43Jesus chamou os discípulos e disse: “Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. 44Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Deus olha para a qualidade do nosso coração”

“Jesus chamou os discípulos e disse: ‘Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver’” 

(Marcos 12,43-44)

Este Evangelho, com toda a profundidade que nos traz, ajuda-nos a refletir o que damos para Deus e o que damos para os outros. Muitas vezes, damos o que sobra, e o que sobra é o que não queremos mais, o que não presta mais, o que não vale mais. A pessoa vai dar esmola para alguém, ela pega aquelas roupas velhas, rasgadas, que não servem nem para ela.

 

Você pode dar, apenas não está dando o seu melhor, está dando apenas a sua sobra. Quando você vai ajudar alguém, diz: “Vou ver o que eu tenho”, “O que posso dar”. Você olha lá só as suas sobras, muitas vezes, moedas que não valem mais, uma coisa que não tem valor para você.

 

No Reino de Deus, muitas vezes, financeiramente também, a pessoa olha as moedinhas que tem e coloca ali no ofertório. Às vezes, a forma de ela se comprometer é não tendo compromisso, é dando apenas aquilo que são os resquícios. No próprio serviço, no próprio doar-se para Deus, perguntamos: “Por que você não vai para a igreja?”, e muitos dizem: “Não tenho tempo. Assim que eu tiver tempo, eu vou”. Ou seja, dão aquilo que sobra.

 

“Deus não olha para aquilo que é quantitativo para os homens, mas para aquilo que é a qualidade do coração”

 

Por que as pessoas não se encontram? Porque elas não têm tempo. “Quando sobrar um tempinho…”, ou seja, dou para o outro o que me sobra.

 

Àquilo que é importante, dou-me por inteiro. Àquilo que é fundamental, saio de mim para dar-me. Mas o que estou dando para Deus? O que estou dando para o outro?

 

Sei que as medidas do mundo são outras. Nas medidas do mundo, é que quem deu um valor maior deu muito, mas essa medida é do mundo, não é de Deus. A medida de Deus é quem mais se deu, ainda que seja na sua extrema pobreza.

 

Veja, aquela pessoa que não tem nada para dar, ela se dá, dá a si própria, dá o seu tempo. Às vezes, não tenho nada financeiro no momento para dar a alguém, mas posso dar minha atenção, posso parar para ouvi-la, posso ser educado. Porque, muitas vezes, nem isso conseguimos ser!

 

Já chegamos para participar das coisas de Deus atrasados e, muitas vezes, saímos até sem terminar, porque estamos sempre apressados. Ou seja, não temos o melhor para dar a Deus nem quando chegamos nem quando saímos.

 

Quando fazemos as nossas orações, como as fazemos? “Deixa sobrar um tempinho aqui, vou rezar”. A palavra “tempinho” já caracteriza aquilo que é sobra, aquilo que já não é de tão grande significado.

 

Sejamos generosos! Tenhamos como referência a pobre viúva. O que Deus quer de nós não é o quantitativo para o mundo, mas aquilo que é qualitativo para a vida. Que sejamos inteiros, íntegros naquilo que damos. Que seja de coração, que seja autêntico, que seja do fundo da alma. É muito mais importante do que a quantidade, porque Deus não olha para aquilo que é quantitativo para os homens, mas para aquilo que é a qualidade do coração.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Duas imagens contrastantes. De um lado, a exploração e a vaidade: homens letrados, os doutores da Lei. Do outro lado, a pobreza extrema e a generosidade: a mulher marginalizada, a viúva pobre. Jesus pede nossa atenção para os dois quadros. Primeiramente, pede para observarmos os doutores da Lei, para não imitarmos suas atitudes, pois fazem tudo para se colocarem em evidência pelas roupas e lugares de honra e buscam aplausos da sociedade. Pior que isso é o fato de explorarem pessoas que, pela própria condição, já vivem na pobreza extrema. Depois, Jesus nos convida a imitar o comportamento da viúva: sem recursos, mas desapegada, a ponto de depositar no cofre do templo tudo o que tinha para sua sobrevivência. Na comunidade cristã, não são os títulos e honrarias que contam, mas a generosidade discreta.

O R A Ç Ã O

Divino Mestre, fazes grave advertência contra os que gostam de ser bajulados pelo público e enriquecem à custa dos pobres: “Receberão a condenação mais severa”. Depois, voltas o olhar para a viúva pobre, que deposita no templo “tudo o que tinha para viver”. Não perderá sua recompensa. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 12,38-44 - O maior dom: TUDO!

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Motivados pelo exemplo da pobre viúva que depositou apenas duas moedas no cofre do templo, somos convidados, neste dia, a tornar nossa vida uma oferta generosa aos irmãos e a entregar tudo nas mãos de Deus.

 

Oremos: Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Faça a leitura do Evangelho com calma e atenção. Qual é o contexto da narrativa? A quem Jesus está instruindo? De que forma as palavras de Jesus tocam o coração dos seus ouvintes?

 

“Nós, humanos, vemos as aparências, Deus vê os corações. O Templo também se constituía em passarela, onde os poderosos depositavam, com orgulho, suas contribuições. Tratava-se, quase sempre, de dinheiro mal adquirido e que não lhes fazia falta. Mais que honrar a Deus, eles incensavam o próprio ego. Pretendiam que todos testemunhassem sua generosidade. A viúva, na ótica de Jesus, ofereceu mais que todos os outros. Eles haviam dado aquilo que lhes sobrara, enquanto ela simplesmente entregou tudo o que tinha para viver. E fez isso em silêncio e com um coração agradecido. Enquanto os poderosos exploravam as viúvas, ela depositou no cofre o seu amor. São gestos anônimos que salvam o mundo. Este foi o único fato positivo que Jesus presenciou em Jerusalém.

 

2. Meditação (Caminho)

Acolho com prazer os ensinamentos do Mestre? As palavras e gestos de Jesus tocam minha vida e inspiram minhas ações? Eu busco a Palavra de Deus que me dá prazer e força na fé? “Jesus, princípio e realização do homem novo, convertei a vós o meu coração, para que, deixando as sendas do erro, siga os vossos passos no caminho que conduz à vida.”

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

Senhor Jesus, invoco tua presença para que eu possa te servir com o coração agradecido. Permaneça comigo, abençoa meus projetos de trabalho, minha vontade de fazer o bem e, que tudo o que eu fizer, até mesmo as pequenas gentilezas sejam um testemunho de minha sintonia com a tua proposta de fraternidade e de serviço gratuito em prol do teu reinado sobre toda a criação.

 

Renova minhas forças, dá-me um coração generoso para atender com amabilidade as pessoas e não ser indiferente às necessidades delas. Especialmente, Senhor, dá-me uma fé profunda para que eu acredite na tua palavra e uma vontade forte de agir corretamente e fazer o bem sem olhar a quem.

 

Senhor, quando eu estiver confuso(a), guia-me; quando eu me sentir fraco(a), fortalece-me; quando eu estiver cansado(a), enche-me com a luz do Espírito Santo. Amém.

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus lhe revelou neste dia?

 

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.