sábado, 12 de setembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Por que me chamais: 'Senhor! Senhor!', mas não fazeis o que eu digo? - (Lc 6,43-49)

  

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 S E T E M B R O  

MÊS  DA => BÍBLIA <=> PRÓ-JUVENTUDE <=> PREVENÇÃO AO SUICÍDIO  

 GARÇA/SP, 12 DE SETEMBRO de 2020 (sábado) 256º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

EU COMETI ALGUNS ERROS. E GARANTO QUE COMETEREI MAIS.

(Barack Obama)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

 DIA INTERNACIONAL DO CROCHÊ

DIA NACIONAL DA CAPOEIRA E DO CAPOERISTA

DIA NACIONAL DA RECREAÇÃO

DIA DO TRATOR

DIA DO PROFISSIONAL TÊXTIL

DIA DO UROLOGISTA

DIA DO OPERADOR DE RASTREAMENTO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Jaguariúna (São Paulo) Tuntum (Maranhão) Baliza - Ipameri - Uirapuru (Goiás) Canoinhas (Santa Catarina) Chorrochó (Bahia) Dom Feliciano (0rio Grande do Sul) Ouro Verde do Oeste (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: TATIANNA AFIO DE SOUZA MIRANDA (Lions Clube São Paulo São Miguel Paulista /SP) ONERITO JUNIOR (Lions Clube de Atibaia /SP) SONIA CARDOSO BARBOSA (Garça /SP) JOÃO RODRIGO SANTANA GOMES (Advogado Garça/SP) YOTAKA SASAZAKI (Marilia/SP) ANA PAULA STEFANI ANSANELO (Garça/SP) FABIANO PEREIRA DE ANDRADE (Garça /SP) CROSLEI APARECIDA GALVANI FERREIRA (Garça/SP) JEOVANNA SILVA (Reginopólis /SP)GI JUNQUEIRA NOVAIS  (Sorocaba /SP)  VINÍCIUS ARMANI (POSTULANTE Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus / SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL DE: DOM OSVALDO GIUNTINIó1982ó38 ANOS (Diocese de Marilia/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: JULIANA S.  KOYAMA e JULIO KOYAMA ó2009ó11 ANOS ( (Massas Paulista/PPA-MOTOPPAR Garça /SP) VANIA MARIA COSTA AGUDO e EDER GERSIO AGUDO ó1981ó39 ANOS (Lions Clube de Tupã/SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ SÃO NILO

SÃO GUIDO DE ANDERLECHT

 

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus:  O ensinamento de Jesus é marcado pela sua autoridade, Ele começa a proclamar a Boa-Nova do Reino, que é libertação de todos os males..

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença; tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia (Sl 118,137.124).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

É impossível celebrar dignamente a Eucaristia e, ao mesmo tempo, fazer pacto com a injustiça. Eucaristia é comunhão com o Senhor, que abomina o pecado. Celebremos de coração puro. 

– Oração 

 

PAI, DESEJO VIVER COM COERÊNCIA MINHA FÉ. SEJA O MEU AGIR UMA EXPRESSÃO TRANSPARENTE DE MINHA ADESÃO AO SENHOR, E MEU AMOR, UMA PROVA DE QUE SOU TEU FILHO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que crêem em Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 12 de setembro de 2020  sábado da 23ª Semana Do Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

Toda pessoa se revela por suas obras. Ouvir e pôr em prática as palavras de Jesus é como fixar a casa sobre um rochedo inabalável. 

 

1ª Leitura (1Cor 10,14-22) – Nós todos somos um só corpo, pois todos participamos do único pão.  Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

14Meus caríssimos, fugi da idolatria. 15Eu vos falo como a pessoas esclarecidas. Então, ponderai bem o que eu digo: 16O cálice da bênção, o cálice que abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo? E o pão que partimos, não é comunhão com o corpo de Cristo? 17Porque há um só pão, nós todos somos um só corpo, pois todos participamos desse único pão.

18Considerai os filhos de Israel:­ Os que comem as vítimas sacrificais não estão em comunhão com o altar? 19Então, que dizer? Que a carne de um sacrifício idolátrico tem algum valor? Ou que o ídolo vale alguma coisa? 20Nada disso.
O que eu digo é que os idólatras oferecem seus sacrifícios aos demônios e não a Deus.

Ora, eu não quero que entreis em comunhão com os demônios. 21Vós não podeis beber do cálice do Senhor e da mesa dos demônios. 22Ou, quem sabe, queremos excitar o zelo santo do Senhor? Somos porventura mais fortes do que ele?

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 116(115)

Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor.

 

 

– 12 de setembro de 2020  sábado da 23ª Semana Do Tempo Comum

Por que me chamais: 'Senhor! Senhor!', mas não fazeis o que eu digo? - (Lc 6,43-49)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Quem me ama, realmente, guardará minha palavra e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. 44Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas.

45O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio. 46Por que me chamais: ‘Senhor! Senhor!’, mas não fazeis o que eu digo?

47Vou mostrar-vos com quem se parece todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as põe em prática. 48É semelhante a um homem que construiu uma casa: cavou fundo e colocou o alicerce sobre a rocha. Veio a enchente, a torrente deu contra a casa, mas não conseguiu derrubá-la, porque estava bem construída.

49Aquele, porém, que ouve e não põe em prática, é semelhante a um homem que construiu uma casa no chão, sem alicerce. A torrente deu contra a casa, e ela imediatamente desabou; e foi grande a ruína dessa casa”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Cuide-se para produzir os melhores frutos”

O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio

(Lucas 6,45)

Conhecemos o que temos dentro de nós por aquilo que sai de nós. A Palavra de Deus é muito óbvia: uma árvore boa só pode dar frutos bons, não vai dar frutos ruins nem estragados. E é óbvio que uma árvore má vai dar maus frutos.

 

Veja, os frutos são aquilo que saem de dentro de nós. Não que alguém o esteja julgando, mas se da sua boca só saem agressões, palavras duras, pesadas e que destroem, isso é tudo aquilo que está dentro de você.

 

Muitas vezes, tentamos remendar, colocar uma outra coisa no lugar, mas o que está saindo é o que estamos guardando. Às vezes, há pessoas que, quando abrem a boca, precisamos sair de perto delas. A pessoa amarga até fala uma coisa boa, mas, quando ela começa a falar, é muita amargura, é difícil não ficar amargo perto dela. Uma pessoa azeda quanto azedume espalha!

 

Hoje, todo mundo é crítico de todos, e uma pessoa crítica critica todo mundo, mas não se enxerga. Ninguém presta, o governo não presta, o outro não presta… E você só vê a pessoa falando de coisas que não prestam; e quando vemos o ambiente também não presta, mas a pessoa não percebe que é de dentro dela que saem essas coisas. Quando vemos a boca da pessoa, ela fala palavrões, saem agressões o tempo inteiro, palavras pesadas e duras.

 

“A Palavra de Deus é muito óbvia: uma árvore boa só pode dar frutos bons, não vai dar frutos ruins nem estragados”

 

Cuidemos do tesouro que é o nosso coração, pois ele é a grande bênção ou a maldição da nossa vida, porque é o que está guardado dentro dele que trazemos para a vida.

 

É verdade que uma pessoa que está cheia da graça de Deus não fica só falando em alguns momentos; quando ela se prepara para falar bonito, vemos na vida onde ela está. Ela faz diferença no local de trabalho e na família. Quando ela chega, traz alguma graça, porque ela tem isso dentro dela, mas não é a graça de fazer palhaçada… Ela traz graça, porque nela repousa a Palavra de Deus.

 

Preste atenção ao que sai de você onde você se encontra, o que você leva para os outros, que presença você é na vida de quem está perto de você. A graça que comunica aos seus filhos, ao seu marido, a sua esposa, a quem trabalha e vive com você, a quem está perto de você.

 

Às vezes, a árvore precisa ser podada e purificada. Não que a árvore seja toda ruim, mas está em algum momento sendo malcuidada, então, ela fica seca. Tenho certeza que você é uma árvore de excelente qualidade, mas está maltratada, malcuidada. Cuide-se para que possa produzir os melhores frutos.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Ninguém dá o que não tem. Uma pessoa pode até enganar seu semelhante por algum tempo, mas tal atitude não tem consistência: um dia a máscara cai. Ao falar da árvore e seus frutos, Jesus provavelmente se referia aos líderes do povo, que se passavam por bons, virtuosos e modelos dos outros, quando na realidade eram maus, vazios, às vezes repletos de malícia. Jesus manda prestar atenção ao que eles fazem. Os frutos revelam a árvore. O perigo da hipocrisia só pode ser superado se o comportamento exterior coincidir com a intenção interior. Boas obras vêm de pessoas honestas, benfazejas e recomendáveis. São as que ouvem a Palavra de Jesus e a põem em prática. São como casa assentada sobre bases sólidas, resistentes a todo tipo de intempéries.

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus Cristo, tua mensagem confirma que nossas palavras precisam corresponder ao testemunho de vida. Belos discursos e fascinante aparência podem até enganar por um tempo, mas o que conta realmente são as boas obras. São como “tijolos” consistentes na edificação da própria vida. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 6,43-49 - Árvore boa dá bons frutos

 

Oração Inicial
Celebração do Santíssimo nome de Maria. Recordamos a aliança que Deus fez conosco através de seu Filho, Jesus.

No Evangelho Jesus nos recorda: “Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. Cada árvore se reconhece pelo seu fruto.”

Para bem acolhermos os seus ensinamentos, peçamos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Faça uma leitura atenta do Evangelho. Quais imagens são utilizadas? A quem Jesus está instruindo? Retome as expressões que mais chamaram sua atenção.

“Fé e vida precisam caminhar juntas, caso contrário será um jogo de aparências. É fácil aclamar o Senhor no domingo, mas não é suficiente. Não basta aclamar o Senhor num domingo à tarde, numa praça; não é suficiente. Nosso compromisso deve ficar claro ao longo da semana, ou seja, ao longo de toda nossa vida. São Tiago lembra que a fé sem obras é morta. Na vida há causas e consequências. Nós escolhemos as causas, e as consequências serão inevitáveis.

Nas cerimônias de casamento, muitas vezes é lido este texto como convite a construir a casa sobre a rocha, fugindo à tentação da areia. A afirmação de Jesus abrange nossa vida toda. Esta também pode ser construída sobre a areia ou sobre a rocha.”(Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que essas parábolas falam para mim? Qual minha coerência entre a palavra e a ação? Quais os fundamentos de minha conduta cristã?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.

Conclua com a oração: “Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir.

Com simplicidade, queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar, em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Minha oração matinal muda meu dia? De que forma a Palavra de Deus estará presente? O que desejo colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

 

Bênção

O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

Ele está no meio nós.

 

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.