segunda-feira, 4 de setembro de 2023

COMECE O DIA FELIZ! ■ *Escolha a vida - setembro Amarelo* ■ Ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-Nova aos pobres. Nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. – (Lc 4,16-30)

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 S E T E M B R OM Ê S   D A   B I B L I A -

 SETEMBRO AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 SETEMBRO VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 SETEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES

 S E T E M B R O VERDE - MÊS DA INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

 GARÇA/SP, 04 DE SETEMBRO de 2023 (segunda-feira) 246 DIA DO ANO

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

*Escolha a vida - setembro Amarelo*

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A ALEGRIA EVITA MIL MALES E PROLONGA A VIDA.

(William Shakespeare)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DO ELETRICITÁRIO

DIA INTERNACIONAL DO TAEKWONDÔ

DIA MUNDIAL DA PARALISIA CEREBRAL

DIA MUNDIAL DA SAÚDE SEXUAL

DIA DO SERVENTUÁRIO (SP)

DIA DA LEI EUSÉBIO DE QUEIRÓS

DIA DO TRABALHADOR AMERICANO

DIA DA CULTURA JUDAICA EUROPEIA

DIA DA FUNDAÇÃO DA GOOGLE NOS ESTADOS UNIDOS

DIA DA LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO

DIA DA FUNDAÇÃO DA JAGUAR CARS NO REINO UNIDO

DIA DA FUNDAÇÃO DA ESCOLA DE SAMBA CAMISA VERDE E BRANCO DE SÃO PAULO-SP

SEMANA DA PÁTRIA

DIA DO INÍCIO DA SEMANA BRASIL

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Santa Rosa de Viterbo (São Paulo) Buriti dos Lopes Gilbués - Simplício Mendes (Piauí) Pau dos Ferros (Rio Grande do Norte) Jaguaruana - Potengi (Ceará) Reserva do Iguaçu (Paraná) Paulista (Pernambuco) Ceres (Goiás) Dois Irmãos do Tocantins (Tocantins)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MATHEUS VICTOR SOLIGUETI BEZERRA (Presidente DMLEOLC-Leo/Lions Clube de Tupi Paulista /SP) GABRIEL EVARISTO SEMENSSATO (Garça/SP) JATHYR OLIVEIRA JUNIOR (Garça/SP) ANA MENECHELLI (Duartina /SP) PAULO SÉRGIO (Marilia /SP)MIGUEL BOSQUE (Assis /SP) LEANDRO CLEMENTINO FALCÃO (Pederneiras/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MIRELLA LÚCIA SERRA CORCIOLI TEIXEIRA e JULIO CÉSAR MARTINS TEIXEIRA ó1998ó25 ANOS (EQ 08 ENS de guadalupe do Setor de Garça /SP)DANIELA DE CASTRO CARLESCO e MILTON LUIS CARLESCO ó1998ó25 ANOS (Presidente Prudente /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

NOSSA SENHORA DA CORREIA

■ SANTA ROSÁLIA DE PALERMO

■ SANTA IDA

■ SANTA IRMENGARDA

SÃO BONIFÁCIO I

SÃO MOISÉS

SÃO MARCELO DE CABILLONUM

SÃO FREDALDO

SÃO CALÉTRICO

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

ANUNCIAR A BOA-NOVA - Lc 4,16-30 – “Escolhido para levar boas notícias”

 

Tende compaixão de mim, Senhor, clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam (Sl 85,3.5).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Para o cristão, a morte não é separação de Deus. Nós ressuscitaremos. Essa esperança nasce da ressurreição de Cristo: concluída nossa vida terrena, “estaremos sempre com o Senhor”. A liturgia nos convida a viver, desde agora, unidos a Cristo e a seu projeto de libertação.

 

– Oração 

 

“PAI, APROXIMA-ME DE JESUS, DE QUEM JORRA A FONTE DA VIDA, PARA QUE EU POSSA SER CURADO DE TODAS AS DOENÇAS E ENFERMIDADES QUE ME AFASTAM DE TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 04 de setembro de 2023 segunda-feira da 22ª Semana do Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

Jesus se apresenta como aquele que vem para cumprir as Escrituras, isto é, levar a efeito o plano salvador de Deus. Acolhamos a Palavra que nos põe no caminho de Jesus e firma em nós a fé na ressurreição.

 

 

1ª Leitura (1Ts 4,13-18) – Deus trará de volta, com Cristo, os que através dele entraram no sono da morte. Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

13Irmãos, não queremos deixar-vos na incerteza a respeito dos mortos, para que não fiqueis tristes como os outros, que não têm esperança. 14Se Jesus morreu e ressuscitou – e esta é nossa fé -, de modo semelhante Deus trará de volta, com Cristo, os que através dele entraram no sono da morte. 15Isto vos declaramos, segundo a palavra do Senhor: nós que formos deixados com vida para a vinda do Senhor não levaremos vantagem em relação aos que morreram. 16Pois o Senhor mesmo, quando for dada a ordem, à voz do arcanjo e ao som da trombeta, descerá do céu, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17Em seguida, nós que formos deixados com vida seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos sempre com o Senhor. 18Exortai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial  95(96)

 

O Senhor vem julgar nossa terra.

1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo,  manifestai a sua glória entre as nações / e, entre os povos do universo, seus prodígios! – R.

O Senhor vem julgar nossa terra.

2. Pois Deus é grande e muito digno de louvor, / é mais terrível e maior que os outros deuses; / porque um nada são os deuses dos pagãos. / Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus. – R.

O Senhor vem julgar nossa terra.

3. O céu se rejubile e exulte a terra, / aplauda o mar com o que vive em suas águas; / os campos com seus frutos rejubilem / e exultem as florestas e as matas. – R.

O Senhor vem julgar nossa terra.

4. Na presença do Senhor, pois ele vem, / porque vem para julgar a terra inteira. / Governará o mundo todo com justiça / e os povos julgará com lealdade. – R.

 

 

 

– 04 de setembro de 2023 segunda-feira da 22ª Semana do Tempo Comum

 – Evangelho do dia 

 

Ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-Nova aos pobres. Nenhum profeta é bem recebido em sua pátria.  (Lc 4,16-30)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O Espírito do Senhor repousa sobre mim / e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho (Lc 4,18). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 16veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado e levantou-se para fazer a leitura. 17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”. 20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. 22Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: “Não é este o filho de José?” 23Jesus, porém, disse: “Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”. 24E acrescentou: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo, no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”. 28Quando ouviram essas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

04/09/23        22ª Segunda-feira TC - A

 

Lucas 4,17-19.31: “Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: - O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor”...

Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.

 

Jesus, o senhor era bem conhecido em Nazaré, onde frequentara a sinagoga da cidade.

Contudo, ao proclamar que a profecia de Isaías estava sendo cumprida na sua pessoa, sofreu uma rejeição violenta por parte daquela comunidade, cuja expectativa pelo Messias era de alguém que fosse mais importante do que o simples filho de José e Maria.

No entanto, o Verbo eterno habitava o seu corpo humano e o Espírito de Deus o ungira para dar uma boa notícia a todos, principalmente aos pobres de corpo e de espírito, aos aprisionados em seus erros e vícios, aos cegos incapazes de enxergar a si mesmos e aos outros, e aos oprimidos pelas maldades do mundo.

Para todos, o senhor oferecia a graça do seu Pai, a sua compaixão e misericórdia.

O senhor não veio para estabelecer um reino mundano de poder e de riqueza, mas para dar uma boa notícia de vida nova e de libertação aos pobres, aos injustiçados e descartados da sociedade.

Sua presença inaugurou a era da graça de Deus para toda a humanidade, e que vai durar até o fim dos tempos.

Senhor, a minha geração herdou essa fé na sua revelação, mas, como os seus contemporâneos, vive mais preocupada em buscar outras salvações, que prometem saúde e bens de consumo sempre mais modernos, mas não garantem vida digna para todos, e muito menos a vida eterna.

Contudo, ao sofrer a tragédia da pandemia, e diante das guerras e das catástrofes recentes, muitos tomaram consciência de que o bem maior de todos e de cada de nós é a salvação da vida, não somente do ser humano, mas de todos os seres vivos do nosso planeta, com os quais estamos inevitavelmente conectados para o bem ou para o mal.

O senhor declarou que veio até nós para nos dar vida e vida em abundância.

E o senhor nos ensinou que a essência da vida para nós é o amor a Deus e ao próximo.

Derrame sobre nós o seu Espírito de amor e faça com que a nossa geração acolha o senhor e a sua mensagem, para que o mundo não se condene a si próprio, mas seja salvo pelo senhor para uma vida digna aqui na terra e para a vida eterna.

 

Virgem Maria, cheia de graça, continue atraindo o nosso povo ao seu encontro, e faça com que todos acolham com alegria e empenho missionário o seu Filho bendito, nosso único senhor e salvador. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus apresenta-se na sinagoga de Nazaré, onde fora criado. Diante da assembleia, lê um trecho de Isaías referente ao Messias, e, fechando o livro, arremata: “Hoje se cumpriu essa passagem da Escritura que vocês acabam de ouvir”. Este é o projeto de vida, esta é a missão de Jesus, ou seja, dedicar-se inteiramente aos mais pobres e sofredores. Pelo poder do Espírito Santo, Jesus vem libertar da opressão o povo e criar condições para que tenha vida abundante. Os nazarenos reagem primeiramente com admiração, mas passam em seguida à desconfiança. Finalmente, presos a categorias humanas (“filho de José”) e incapazes de dar o salto da fé, ficam furiosos, expulsam-no da cidade e tentam jogá-lo no precipício. Jesus, porém, “passando pelo meio deles, seguia seu caminho”. Sua missão estava apenas começando.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 4,16-30 – “Escolhido para levar boas notícias”

Mês da Bíblia 2023

 Carta aos Efésios: "Vestir-se da nova humanidade! (cf. Ef 4,24)"

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

No início desta nova semana, queremos, no encontro com o Senhor por meio da leitura orante, entregar a Ele tudo o que iremos viver e pedir as luzes e graças necessárias para nossa caminhada.

 

O Senhor nos cerca e nos protege com amor infinito. Reze com o salmista: “Como é grande, ó Senhor, vossa bondade, que reservastes para aqueles que vos temem”. ( Sl 30,20)

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

1. Leitura (Verdade)

Ler e reler, calmamente, o texto. Procurar compreender o que o texto diz em si mesmo: observar palavras-chaves, imagens, personagens, ações, sentimentos. Entrar em relação com o texto e, por meio dele, saborear a Palavra, deixar que ela ecoe dentro de nós com a sua eficácia.

 

Os séculos e os milênios passaram, e Jesus continua mostrando a necessidade de dar um sentido aos acontecimentos humanos. Quando não existe fé, nem os milagres acontecem. A experiência de lidar com pessoas que não acreditavam que ele fosse o Filho de Deus faz com que Jesus lamente e confirme o fato de nenhum profeta ser aceito na própria terra. A dificuldade reside no conflito entre querer milagres e aceitar o Reino de Deus. Ainda hoje, muitos cristãos querem milagres, mas não se comprometem em seguir Jesus, da cruz à luz

 

2. Meditação (Caminho)

Jesus não veio realizar milagres, veio inaugurar um novo jeito de ser e de viver. A proposta de Jesus pode até incluir alguns milagres, mas sempre em vista da adesão ao Reino.

Neste momento de meditação, deixe-se tocar pela Palavra. Permita que a sua vida se misture com a Palavra e escute, por meio dela, o que o Senhor quer lhe dizer.

 

Que luz Jesus me revela, com sua pessoa e sua mensagem?

De que maneira esta passagem me provoca e me compromete?

O que ela me pede? Quais sentimentos a palavra despertou em mim?

 

3.Oração (Vida)

Oração pela Pátria, pela Igreja e pelo Papa.

 

“Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as Vossas bençãos sobre o Nosso santo Padre, o Papa, sobre o nosso (Arce)bispo, sobre o nosso pároco e sobre todo o clero; sobre o Chefe da Nação e do Estado para que governem com justiça. Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei, com os efeitos contínuos de Vossa bondade, o Brasil, este (arce)bispado, a paróquia em que habitamos, a cada um de nós em particular e a todas as pessoas por quem devemos orar ou que se recomendaram às nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório: dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz eterna. Amém”.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Buscar continuamente o Reino de Deus, por meio do amor/caridade é uma sugestão prática para a vida de quem quer caminhar na estrada de Jesus.

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP