quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Curou muitas pessoas de diversas doenças - (Mc 1,29-39)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 JANEIRO  MÊS DA  F A M Í L I A  
 GARÇA/SP, 16 DE JANEIRO DE 2019 (quarta-feira) 016º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA E UM FELIZ ANO NOVO!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
Fonte:  pressclipping@fenacon.org.br     
ESTAMOS SEMPRE DISPOSTOS A SER FELIZES, É INEVITÁVEL NÃO O SER ALGUMA VEZ.”
 (Blaise Pascal)

 Datas Comemorativas 
■ DIA DO GABINETE DA INDEPENDÊNCIA
DIA DOS BEATLES
DIA DOS CORTADORES DE CANA DE AÇÚCAR

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alto Horizonte - Aparecida do Rio Doce – Castelândia – Jesúpolis - Nova Iguaçu de Goiás - Professor Jamil (Goiás) Irupi (Espírito Santo) São Gonçalo do Pará (Minas Gerais)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: NILSON BASTOS BENTO (meu Amigo de Garça /SP)ANDRÉIA GIMENEZ SABATINE (Empresária-Garça/SP) DEOCLECIO GODOY (Garça /SP)Silvia Mennocchi Tech (Professora Garça /SP)WAGNER VALVERDE CASTILHO (Lions Clube de Macatuba /SP)PAULO SERGIO CARENCI (Lions Clube de Lins /SP)ADAILTON MARIANO PRADO (Dracena /SP)MONICA LUIZA FERREIRA BERNARDES (Professora Garça /SP)KAREN YOSHIRO SHINYASHIKI (Garça /SP) ERIKA BRAZLIQUER ROSA (Garça /SP)PE. FRANCISCO ANTÔNIO DOS ANJOS ANDRADE (Vigário Paroquial de Sagrado Coração de Jesus de Marília /SP)MAURO MATTOS FILHO (Garça /SP)HOBSON MACHADO (Andradina/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ENAR SILVA LEHNHARDT e LEONILDO AIRTO LEHNHARDTó(Lions Clube de Marilia)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA: DECIMA EQUIPE DE NOSSA SENHORA DAS FAMÍLIASó1999ó20 ANOS E DECIMA PRIMEIRA EQUIPE DE NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃOó1999ó20 ANOS (ENS–MOVIMENTO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA–Setor de Garça/SP)

 Santo do Dia 
■ SÃO MARCELO I 
SÃO TAMARO (TAMMARO) 
SÃO BERARDO E COMPANHEIROS MÁRTIRES

- Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo poder é eterno.
■ Sumo sacerdote misericordioso, Jesus nos convida a caminhar ao seu lado no socorro aos necessitados, combatendo os males e injustiças em ação na sociedade. 
– Oração 
SENHOR JESUS, EU TE PROCURO COM SINCERIDADE, NA CERTEZA DE ENCONTRAR, EM TI, PALAVRAS QUE FAÇAM REVIVER A ESPERANÇA NO MEU CORAÇÃO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, atendei como pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– Quarta-feira – 1ª Semana          do Tempo Comum - 16 de janeiro de 2019 
■ Jesus participou da condição humana para destruir o poder da morte e tornar as pessoas libertas e dispostas ao serviço. 

1ª Leitura (Hb 2, 14-18) – Devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso.   Leitura da Carta aos Hebreus:

14Visto que os filhos têm em comum a carne e o sangue, também Jesus participou da mesma condição, para assim destruir, com a sua morte, aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo, 15e libertar os que, por medo da morte, estavam a vida toda sujeitos à escravidão. 16Pois, afinal, não veio ocupar-se com os anjos, mas com a descendência de Abraão. 17Por isso devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e digno de confiança nas coisas referentes a Deus, a fim de expiar os pecados do povo. 18Pois, tendo ele próprio sofrido ao ser tentado, é capaz de socorrer os que agora sofrem a tentação.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



– Salmos 
Salmo responsorial 104 (105)
O Senhor se lembra sempre da aliança.

– Evangelho do dia 
– Quarta-feira – 1ª Semana          do Tempo Comum - 16 de janeiro de 2019 
Curou muitas pessoas de diversas doenças  - (Mc 1,29-39)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Minhas ovelhas escutam minha voz, e as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André.30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los.
32À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era.
35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/  
    
“Somos instrumentos da cura de Deus na vida do próximo”
O primeiro passo para a cura é ir ao encontro da enfermidade, e não importa quais sejam elas!
“E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los” 
(Marcos 1,31).
Nós estamos contemplando, hoje, no Evangelho, a graça da cura da sogra de Pedro. Que graça maravilhosa é aquela que Jesus realiza! 

Jesus vai ao encontro daquela mulher, pois, o primeiro passo para a cura é ir ao encontro da enfermidade. E não importa quais sejam elas, porque Deus quer ir ao encontro das nossas enfermidades, então, as apresentemos a Ele, e permitamos que Ele venha ao nosso encontro.

Mas é preciso, também, ir ao encontro da enfermidade e do sofrimento do outro; fazer-nos presentes, assim como Jesus se fez presente naquilo que aquela mulher estava sofrendo. Jesus a pegou pela mão, e pegar pela mão significa pegar o próprio coração, isto é, cuidar da pessoa.

Nós precisamos pegar nas mãos uns dos outros, mas para comunicar a graça; porque mãos que se tocam são graças que se comunicam, são vidas que se entrelaçam. Quando Jesus pegou na mão da sogra de Pedro, Ele estava comunicando a graça do amor, da acolhida, da ternura e, é claro, a graça da cura divina. E, nós, precisamos comunicar essa graça uns aos outros; nós precisamos estender as mãos às muitas pessoas que precisam das nossas mãos estendidas com afeto, com ternura e com amor. Pois, nós somos instrumentos da cura de Deus, na vida de tantas pessoas que Ele coloca ao nosso lado.

Jesus levantou aquela mulher para nos mostrar que só vencemos o mal quando nos levantamos, pois nós não podemos ficar prostrados. Sei que existem doenças que exigem repouso; mas o repouso é uma coisa, enquanto que, a prostração é outra.

Enfermo que está no hospital ou que está em casa se recuperando, se tratando, convalescendo da sua enfermidade, ele pode até ver o seu corpo prostrado na cama, mas jamais o seu espírito. Porque a graça de Deus levanta todo espírito abatido, toda alma desolada; a graça de Deus nos quer com o espírito em pé, levantado.

Quando deixamos que a graça de Deus aconteça no meio de nós, desaparece a “febre”, da mesma forma como desapareceu a febre daquela mulher; e ela começou a servi -los, a servi-los de coração. A graça de Deus nos liberta de toda febre, de toda e qualquer ação do mal, para que nós possamos servir.

Se eu não estou servindo é porque estou mal, ainda que não perceba, pois alguém só está bem quando está servindo aos outros. Se não estou servindo, é porque estou fechado em mim, no meu egoísmo; fechado na minha vida e só pensando em mim. Quando eu desperto para o serviço, ou seja, para servir o próximo, servir a Deus, servir a humanidade, é porque a graça de Deus chegou em mim e me levantou.

Levantemos de toda e qualquer prostração para servir, para trabalhar, para construir o Reino de Deus.
Deus abençoe você!

– Reflexão - A oração de Jesus com o Pai
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— contemplamos em síntese os elementos básicos do ministério público de Jesus: Anuncio do Reino (e ensinos), realização de sinais (“milagres”) que o manifestam e oração. Para entender Jesus Cristo resultam fundamentais as repetidas indicações de que se retirava —as vezes noites inteiras— para orar “a sós” com o Pai. Este “orar” de Jesus é a conversão do Filho com o Pai.

Ele vive ante o rosto de Deus como Filho; vive na mais íntima unidade com o Pai. Somente partindo desta afirmação pode-se entender verdadeiramente a figura de Jesus e entrever a origem última de suas ações, de seus ensinos e de seu sofrimento. A reação dos seus ouvintes foi clara: Essa doutrina não procede de nenhuma escola; é radicalmente diferente ao que se possa aprender nas escolas; é uma explicação “com autoridade”

—Entendo e confesso Senhor, que tua doutrina não procede de ensinamentos humanos, senão de teu contato imediato com o Pai, do diálogo “cara a cara” com teu Pai-Deus.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
Jesus se desloca da sinagoga até a casa de Simão e André.
Informado sobre a febre da sogra de Simão, Jesus a cura, tomando-a pela mão.
Estender a mão ao necessitado é um gesto que Jesus repete em outras circunstâncias.
Quando foi que estendemos a mão para reerguer alguém do desânimo e da tristeza?
Recuperada a saúde, a mulher se pôs a serviço da comunidade.
Jesus, em sua missão, segue alguns critérios.
Primeiramente, ele se faz solidário com os doentes e as pessoas dominadas por maus espíritos; depois, retira-se para rezar.
A oração o põe em sintonia com a vontade do Pai e torna mais eficaz sua obra libertadora; enfim, não se instala no mesmo lugar, mas vai à procura dos que estão afastados, a fim de anunciar também a eles o Evangelho: “Foi para isso que eu vim”..
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
AutorIr. Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mc 1,29-39 - Jesus cura a sogra de Pedro
Oração Inicial
A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo! 
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Oferecimento do dia 
Adoro-vos, meu Deus, amo-vos de todo o meu coração.
Agradeço-vos porque me criastes, me fizestes cristão, me conservastes a vida e a saúde.
Ofereço-vos o meu dia: que todas as minhas ações correspondam à vossa vontade.
E que faça tudo para a vossa glória e a paz das pessoas.
Livrai-me do pecado, do perigo e de todo o mal.
Que a vossa graça, benção, luz e presença permaneçam sempre comigo
e com todos aqueles que eu amo. Amém. 
(Orações da Família Paulina)
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) O que diz o texto do dia? 
Leio atentamente o texto na Bíblia: Mc 1,29-39.
Logo depois, Jesus, Simão, André, Tiago e João saíram da sinagoga e foram até a casa de Simão e de André. A sogra de Simão estava de cama, com febre. Assim que Jesus chegou, contaram a ele que ela estava doente. Ele chegou perto dela, segurou a mão dela e ajudou-a a se levantar. A febre saiu da mulher, e ela começou a cuidar deles.
À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram até Jesus todos os doentes e as pessoas que estavam dominadas por demônios. Todo o povo da cidade se reuniu em frente da casa. Jesus curou muitas pessoas de todo tipo de doenças e expulsou muitos demônios. Ele não deixava que os demônios falassem, pois eles sabiam quem Jesus era.
De manhã bem cedo, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou, saiu da cidade, foi para um lugar deserto e ficou ali orando. Simão e os seus companheiros procuraram Jesus por toda parte. Quando o encontraram, disseram:
- Todos estão procurando o senhor.
Jesus respondeu:
- Vamos aos povoados que ficam perto daqui, para que eu possa anunciar o evangelho ali também, pois foi para isso que eu vim.
Jesus andava por toda a Galileia, anunciando o evangelho nas sinagogas e expulsando demônios.
Refletindo
Bonito o encontro de Jesus com a sogra de Pedro que estava com febre alta. Observe a atitude: " Ele chegou perto dela, segurou a mão dela e ajudou-a a se levantar. A febre saiu da mulher, e ela começou a cuidar deles."
Interessante. é que Jesus não fala com a sogra, mas a segura pela mão e a ajuda a se levantar. A mulher imediatamente fica curada, e tão bem, que se põe a cuidar deles. Doentes e a multidão procuravam encontrar Jesus e Ele anunciava a boa notícia do Reino por toda parte.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  O que o texto diz para mim, hoje? 
Qual palavra mais me toca o coração? 
Meditando
Diante de grandes desafios, os bispos em Aparecida, disseram: 
"Os esforços pastorais orientados para o encontro com Jesus Cristo vivo deram e continuam dando frutos"(DAp 99).
Meus esforços para viver bem, estar bem, são orientados pelo encontro com Cristo vivo?
Ou, considero-me capaz e suficiente para enfrentar os desafios, dispensando a ação de Deus na minha vida?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) O que o texto me leva a dizer a Deus? Rezo com o bem-aventurado Alberione:

Jesus Mestre, 
disseste que a vida eterna consiste em conhecer a ti e ao Pai. 

Derrama sobre nós, a abundância do Espírito Santo! 

Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no teu seguimento, 
porque és o único caminho para o Pai. 
Faze-nos crescer no teu amor,
para que sejamos, como o apóstolo Paulo 
testemunhas vivas do teu Evangelho. 
Com Maria, Mãe Mestra e Rainha dos Apóstolos, 
guardaremos tua Palavra, meditando-a no coração. 
Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme o Projeto de Jesus Mestre. Deixarei que o Senhor me tome pela mão como segurou a mão da sogra de Pedro. 
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.