segunda-feira, 16 de agosto de 2021

■COMECE O DIA FELIZ!■–Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, e terás um tesouro no céu. – (Mt 19,16-22)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 GARÇA/SP, 16 DE AGOSTO de 2021 (segunda-feira) 228 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

SEU TEMPO É LIMITADO, ENTÃO NÃO O GASTE VIVENDO A VIDA DE OUTRA PESSOA.

(Steve Jobs)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO FILÓSOFO

 DIA DE ELVIS PRESLEY

 DIA DO DEBIAN

 DIA DO CANARICULTOR E DA CANARICULTURA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Santa Gertrudes - São Bento do Sapucaí - São Roque - Taquarituba - Taquaritinga (São Paulo) Cairu (Bahia) TERESINA (Piauí) Petrolândia (Santa Catarina) Jaguari (Rio Grande do Sul) Aracoiaba (Ceará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIA APARECIDA DOS SANTOS BIATO (Lions Clube de Garça/SP)MILENA APARECIDA DE CAMARGO BORSATO (Lions Clube de Tupã /SP) SANDRA SUELI MARSON DOS SANTOS (Lions Clube Tupi Paulista /SP)GISELE DOS SANTOS SOSSOLOTE (Garça / SP)FABIO MARTINS SILVA GOUVEA (Stock Car-Garça / SP)VERA LUCIA GONCALVES (Garça /SP)LEANDRO MARINO (Garça/SP)SONIA RAYMUNDI  (Garça/SP)Antonio A. Scarcella (Garça /SP)Emir Castilho (Delta Contábil-Marilia /SP) Flávio Igino (São Paulo /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: ROSANGELA BRITO Chicarelli  e Marcelo Conessa Chicarelli ó2003ó18 ANOS (sobrinhos - GARÇA /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SANTO ESTEVÃO I DA HUNGRIA

Estevão (Hungria, 970-1038), “rei apostólico da Hungria”, exerceu seu cargo com sabedoria e emprenho. Consagrou o reino a Maria, “a grande senhora”, fazendo justiça aos pobres, a quem também evangelizava.

SÃO JOÃO FRANCISCO RÉGIS

■ SÃO ROQUE DE MONTPELLIER

SÃO SIMPLICIANO

SÃO DIOMEDES DE TARSO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: UM SÓ É BOM! – Mt 19,16-22

Jesus, desafias o jovem rico a dar um salto de qualidade, Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, e terás um tesouro no céu.

 

- Ó Deus, nosso protetor, volvei para nós o vosso olhar e contemplai a face do vosso ungido, porque um dia em vosso templo vale mais que outros mil (Sl 83,10s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O Senhor não nos abandona, apesar de nossas infidelidades, mas sempre busca reconduzir-nos ao seu caminho. Somos convidados a seguir unicamente nosso Deus e não deixar que nada ocupe seu lugar em nossa vida.

 

– Oração 

 

PAI, QUERO ESTAR SEMPRE EM COMUNHÃO CONTIGO, POIS SÓ TU ÉS BOM. QUE EU POSSA, ASSIM, CONHECER A TUA VONTADE E COLOCÁ-LA EM PRÁTICA, POIS ESTE É O CAMINHO DA SALVAÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, preparastes para quem vos ama bens que nossos olhos não podem ver; acendei em nossos corações a chama da caridade para que, amando-vos em tudo e acima de tudo, corramos ao encontro das vossas promessas, que superam todo desejo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 16 de agosto de 2021 – 2ª-feira da 20ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Pôr-se no caminho de Deus, o único bom, significa viver de acordo com sua vontade e tê-lo como único bem necessário, relativizando todas as outras realidades. 

 

1ª Leitura (Jz 2,11-19) – O Senhor mandou-lhes juízes; eles, porém, nem aos seus juízes quiseram ouvir.  Leitura do Livro dos Juízes:

 

Naqueles dias, 11os filhos de Israel fizeram o que desagrada ao Senhor, servindo a deuses cananeus. 12Abandonaram o Senhor, o Deus de seus pais, que os havia tirado do Egito, e seguiram outros deuses dos povos que em torno deles habitavam, e os adoraram, provocando assim a ira do Senhor. 13Afastaram-se do Senhor para servir a Baal e a Astarte. 14Por isso, acendeu-se contra Israel a ira do Senhor, que os entregou nas mãos dos salteadores, que os saqueavam, e os vendeu aos inimigos que habitavam nas redondezas. E eles não puderam resistir aos seus adversários. 15Em tudo o que desejassem empreender, a mão do Senhor estava contra eles para sua desgraça, como lhes havia dito e jurado. A sua aflição era extrema. 16Então, o Senhor mandou-lhes juízes que os livrassem das mãos dos saqueadores. 17Eles, porém, nem aos seus juízes quiseram ouvir e continuavam a prostituir-se com outros deuses, adorando-os. Depressa se afastaram do caminho seguido por seus pais, que haviam obedecido aos mandamentos do Senhor; não procederam como eles. 18Sempre que o Senhor lhes mandava juízes, o Senhor estava com o juiz e os livrava das mãos dos inimigos enquanto o juiz vivia, porque o Senhor se deixava comover pelos gemidos dos aflitos. 19Mas, quando o juiz morria, voltavam a cair e portavam-se pior que seus pais, seguindo outros deuses, servindo-os e adorando-os. Não desistiram de suas obras perversas nem da sua conduta obstinada.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 105(106)

 

Lembrai-vos de nós ó Senhor,

segundo o amor para com vosso povo!

 

 

– 16 de agosto de 20212ª-feira da 20ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, e terás um tesouro no céu.  (Mt 19,16-22)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Felizes os humildes de espírito, / porque deles é o Reino dos céus (Mt 5,3).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 16alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” 17Jesus respondeu: “Por que tu me perguntas sobre o que é bom? Um só é o bom. Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 18O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19honra teu pai e tua mãe e ama teu próximo como a ti mesmo”. 20O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta?” 21Jesus respondeu: “Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 22Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Os mandamentos de Deus são a essência da nossa vida”

 

Se queres entrar na vida, observa os mandamentos

(Mateus 19,17).

Hoje, especialmente na semana da família, queremos lembrar São Maximiliano Maria Kolbe, que deu sua vida para salvar a vida de um pai de família.

 

Um homem se aproxima de Jesus e pergunta ao Mestre o que ele deve fazer de bom para ganhar a vida eterna. Veja, o caminho ordinário para entrar na vida eterna, na vida em Deus, é observar os mandamentos. E todos nós precisamos, de fato, observar os mandamentos do Senhor, aqueles mandamentos que aprendemos lá na nossa catequese.

 

É preciso chamar atenção para esse ponto, porque, na sociedade em que vivemos, o que mais se negligencia são os mandamentos da Lei de Deus. Todos os mandamentos são para serem observados, não são para serem relativizados, é o contrário, eles são para serem vividos e observados porque o caminho da vida são os mandamentos.

 

Muitas vezes, seguimos as tendências dos tempos, seguimos as inclinações do coração e relaxamos, deixamos de observar, não vemos como importante. “Eu observo os outros oito, os outros nove…”. Todos os mandamentos de Deus são caminho para a vida, aliás, não é que são, é o caminho para a vida, porque não há outro caminho para estarmos na comunhão com Deus, na vida com Deus, do que observar os Seus mandamentos.

 

“Todos os mandamentos são para serem observados, não são para serem relativizados”

 

Como posso querer subir degraus mais adiante para estar próximo de Jesus, se os degraus razoáveis, os degraus primários da vida, estou negligenciando. Ninguém chega no alto grau, e não estou dizendo que os mandamentos são menores, estou dizendo que os mandamentos são primários, fundamentais e essenciais, eles são de verdade o caminho para a minha vida.

 

Ninguém vai entrar na vida eterna, se não passar pelos mandamentos, pela prova dos mandamentos. Talvez, algumas pessoas possam até serem radicais na vivência da vida, mas a radicalidade da vida não tem fundamento, se não vivemos a essência da vida. E a essência da vida é a vivência dos mandamentos da Lei de Deus.

 

A esse homem foi proposto, uma vez que ele já tinha a vivência fundamental da Lei de Deus, um grau maior de perfeição, um grau maior de intimidade com Deus; e o grau maior de intimidade é a renúncia e a capacidade do despojamento, a capacidade de não sermos apegados aos bens deste mundo. Porque, para a vida eterna nós não levamos nada, a não ser o nosso desapego e o bem que fizermos ao outro, sobretudo aos mais pobres, aos mais necessitados, aos mais sofridos.

 

Ainda que entreguemos o nosso corpo para ser oferecido em oblação para cuidar do outro, se nós negligenciamos os mandamentos, a salvação (como frisa Jesus) passa pela vivência dos mandamentos.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Um jovem, dono de muitos bens, consulta Jesus sobre o que fazer com vista a “entrar para a vida”, expressão equivalente a herdar a vida eterna, ser salvo, entrar no Reino dos céus. “Pratique os mandamentos” é a resposta de Jesus. Isso o moço já faz, mas acredita que deve fazer algo mais: “O que me falta ainda?”. Jesus o estimula a dar um passo de qualidade, propondo-lhe que vá, venda todos os seus bens e doe aos pobres; depois, venha para segui-lo. Radical mudança de mentalidade e de atitudes: estar totalmente disponível para o Reino dos céus. Esse passo o jovem não consegue dar. A riqueza domina seu coração, e ele não é capaz de se desfazer de seus bens, pois são sua segurança. Volta para sua condição social não saltitando de alegria, mas triste, “porque tinha muitos bens”.

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus, desafias o homem rico a dar um salto de qualidade, isto é, passar da mera observância dos mandamentos ao “caminho de perfeição” em vista do Reino de Deus. Livra-nos, Senhor, do apego aos bens terrenos, a fi m de buscarmos a Deus e solidarizarmo-nos com os pobres. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 19,16-22 - A Deus tudo!

 

Oração Inicial
Preparamo-nos para a Leitura, rezando:

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo. Trindade Santíssima - Pai, Filho, Espírito Santo - presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser, eu vos adoro, amo e agradeço

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia? Lemos o texto Mt 19,16-22, observando o que Jesus requer de quem o segue.

 

Certa vez um homem chegou perto de Jesus e perguntou:

- Mestre, o que devo fazer de bom para conseguir a vida eterna?

Jesus respondeu:

- Por que é que você está me perguntando a respeito do que é bom? Bom só existe um. Se você quer entrar na vida eterna, guarde os mandamentos.

- Que mandamentos? - perguntou ele. Jesus respondeu:

- "Não mate, não cometa adultério, não roube, não dê falso testemunho contra ninguém, respeite o seu pai e a sua mãe e ame os outros como você ama a você mesmo."

- Eu tenho obedecido a todos esses mandamentos! - respondeu o moço.

- O que mais me falta fazer?

Jesus respondeu:

- Se você quer ser perfeito, vá, venda tudo o que tem, e dê o dinheiro aos pobres, e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga. Quando o moço ouviu isso, foi embora triste, pois era muito rico.

 

Refletindo

Para seguir Jesus, viver seu Evangelho não basta cumprir os mandamentos. É preciso estar livre - "venda tudo o que tem, e dê o dinheiro aos pobres e, depois, vem e me siga". Livres de tudo, para ter tudo, estar com Aquele que é o Tudo. A Deus não se entrega pela metade.

Há muitas outras passagens bíblicas que nos apresenta pessoas que se entregaram totalmente a Deus.

 

Abraão é um exemplo. Diz o texto do Gênesis:

Deus disse a Abrão: «Saia de sua terra, do meio de seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.  Eu farei de você um grande povo, e o abençoarei; tornarei famoso o seu nome, de modo que se torne uma bênção. Abençoarei os que abençoarem você e amaldiçoarei aqueles que o amaldiçoarem. Em você, todas as famílias da terra serão abençoadas».  Abrão partiu conforme lhe dissera o Senhor. (Gn 12,1-4).

 

Isaias também se entregou ao Projeto de Deus.

"Ouvi, então, a voz do Senhor que dizia: «Quem é que vou enviar? Quem irá de nossa parte?» Eu respondi: «Aqui estou. Envia-me!» Ele me disse: «Vá." (Is 6,8).

 

Os primeiros discípulos também logo responderam ao convite de Jesus.

"No dia seguinte, João aí estava de novo, com dois discípulos.  Vendo Jesus que ia passando, apontou: «Eis aí o Cordeiro de Deus.»  Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram a Jesus.  Jesus virou-se para trás, e vendo que o seguiam, perguntou: «O que é que vocês estão procurando?» Eles disseram: «Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?»  Jesus respondeu: «Venham, e vocês verão.» Então eles foram e viram onde Jesus morava. E começaram a viver com ele naquele mesmo dia. (Jo 1,35-39).

E assim tantos outros.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje?

Qualquer que seja nossa vocação: leigo, religioso, religiosa, sacerdote, devemos estar dentro do Projeto de Deus. Dizemos, no dia-a-dia, "sim" ao plano de Deus para nós? Ou, ignoramos este Projeto?

 

Meditando

Especificamente para os religiosos, os bispos da América Latina disseram: "a vida consagrada é chamada a ser uma vida discipular, apaixonada por Jesus-caminho ao Pai misericordioso, e por isso, de caráter profundamente místico e comunitário. É chamada a ser uma vida missionária, apaixonada pelo anúncio de Jesus-verdade do Pai, por isso mesmo, radicalmente profética, capaz de mostrar a luz de Cristo às sombras do mundo atual e os caminhos de uma vida nova" (DAp 220).

3.Oração (Vida)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezamos, espontaneamente, com salmos ou com Deuteronômio 32

 

R. Esqueceram o Deus que os gerou.

 

18 Da Rocha que te deu à luz, te esqueceste,

do Deus que te gerou, não te lembraste.

19 Vendo isto, o Senhor os desprezou,

aborrecido com seus filhos e suas filhas.R.

 

20 E disse: Esconderei deles meu rosto

e verei, então, o fim que eles terão,

pois, tornaram-se um povo pervertido,

são filhos que não têm fidelidade.R.

 

21 Com deuses falsos provocaram minha ira,

com ídolos vazios me irritaram;

vou provocá-los por aqueles que nem povo são,

através de gente louca hei de irritá-los.R.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Somos chamados a encarnar o Evangelho no coração do mundo.

Nosso novo olhar é iluminador, ou seja, com nossa vida, vamos iluminar com a luz de Cristo as sombras do mundo atual e indicar às pessoas com quem convivemos os caminhos de uma vida nova. Afinal, esta a missão de todo cristão.

 

Bênção 

 

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.