domingo, 2 de maio de 2021

Refletindo a Palavra - “Creiamos em Jesus” - Padre Luiz Carlos

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista


“Creiamos em Jesus”                                    

 

Permanecei em mim


           Celebrando a Páscoa de Jesus, é bom perguntarmos se sabemos o que é Páscoa. Usamos a saudação de “Feliz Páscoa” quando ainda não é parte importante de nossa vida, mas somente um dia do calendário. Ela é a fonte de tudo o que somos e sabemos sobre salvação e Igreja. Paulo insiste: “Cristo é nossa Páscoa” (1Cor 5,7). O sacrifício do cordeiro purificava do pecado. Cristo, Cordeiro de Deus, com seu sacrifício, purificou-nos de todo o pecado e instaurou uma vida nova. O fermento novo nos faz massa nova. Não massa cujo fermento é o mal. Como vivemos essa nova vida? Jesus nos conta a bela parábola da videira e seus ramos. Como um ramo tem vida? Permanecendo unido à videira para dar fruto: “Permanecei em mim e Eu permanecerei em vós. Como os ramos não podem dar fruto por si mesmo, se não permanecerem na videira, assim também vós, não podereis dar fruto se não permanecerdes em Mim... sem Mim nada podeis fazer” (Jo 15,4-5). Páscoa permanente é a união a Cristo. Assim damos frutos, como é o desejo do Pai. Essa é a glorificação e o culto que podemos fazer (Id7). O projeto de vida cristã consiste na permanente união a Cristo. Assim Cristo produz frutos em nós e através de nós que somos galhos unidos ao tronco. Tudo o que fazemos é Cristo que faz em nós: O ramo que corta essa ligação seca e é queimado. Essa união ao tronco nos dá uma garantia de força da oração: “Pedi o que quiserdes e vos será dado” (Id 7). É a oração na força de Cristo vida.

Guardar os mandamentos

           João, em sua carta, nos convida a amar “em ações e em verdade”. Nisso não há pecado porque Deus é maior e conhece nosso coração. “Se nossa consciência (coração) não nos acusa, temos confiança em Deus que é maior que nosso coração e conhece todas as coisas” (1Jo 3,19-21). Temos certeza de sermos ouvidos no que pedirmos, pois temos confiança junto de Deus. Por que será que tanto no evangelho, como na leitura, há essa insistência de pedir e ser ouvido. Somos carentes e necessitamos até de coisas humanas. Mais ainda das espirituais. Os pedidos devem estar em torno da união ao tronco que é Cristo e dos frutos do Reino que possamos produzir. O que significa permanecer unido ao tronco, senão “observar os mandamentos fazendo que é de seu agrado”? O mandamento é claro: “Este é o seu mandamento: que creiamos no nome (na Pessoa) do seu Filho Jesus Cristo nos amemos uns aos outros” (1Jo 23). “Quem guarda os mandamentos permanece em Deus e Deus com Ele. Que Ele permanece conosco, sabemo-lo pelo Espírito que nos Ele nos deu” (Id 24).

Liberdade que salva

           Rezamos na oração da missa: “Concedei aos que creem no Cristo, a liberdade verdadeira e a herança eterna”. Paulo, que fora perseguidor, por um magnífico dom da graça, acolhera totalmente a fé em Cristo. Lentamente foi conhecendo o Evangelho e assumindo fortemente a missão de evangelizar. Esse processo de libertação o transforma.  Quem conhece o evangelho não deixa de dar a vida por Cristo. Em Jerusalém, Barnabé o introduz no grupo apostólico. Imediatamente começa a perseguição. Paulo, à medida que vai se unindo a Cristo, se torna o maior apóstolo. Ele mesmo diz que trabalhou mais que os outros apóstolos (1Cor 1,15-10). A liberdade de se dar totalmente a Cristo o torna livre em relação a todos e pode assim assumir a evangelização dos pagãos. A liberdade dada pela fé em Cristo o transforma de judeu fiel seguidor das tradições, em um livre seguidor de Cristo.

Leituras: Atos 9,26-31; Salmo 21; 1João 3,18-24; João 15,1-8.

 

Ficha nº 2062 - Homilia do 5º Domingo da Páscoa (02.05.21)

 

1. Páscoa permanente é a união a Cristo.

2. Temos certeza de sermos ouvidos, pois temos confiança junto de Deus.

3. Quem conhece evangelho não deixa de dar a vida por Cristo.

 

 

Quebrando galho

 

           Quando nos encontramos, em situações difíceis, um quebra-galho resolve bem nossos problemas. Quebrar galho é remendo. Jesus não é um quebra-galho de nossa vida. Nós somos o galho. Ele nos quebra para nos unirmos a Ele. Assim, unidos, temos vida e damos frutos. Ele nos ajuda, quebra nosso galho quando nossa vida não tem sentido, pois não está unida a seu sentido, o sentido que dá vida.           

          

           A ressurreição de Jesus trouxe uma nova vida. Trouxe a Vida. Essa quebra da nossa fraqueza, nos une como testemunhas da Vida que dura.

          

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Quem permanecer em mim, e eu nele, produz muito fruto– (Jo 15,1-8)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A I O   mêsDAS  M Ã E S  – DO ROSÁRIO DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O – LARANJA - MÊS DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 GARÇA/SP, 02 DE MAIO de 2021 (domingo) 122 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

O PRAZER NO TRABALHO APERFEIÇOA A OBRA.

(Aristóteles)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DO EX-COMBATENTE

DIA NACIONAL DE LUTA PELA CIDADANIA, DIGNIDADE E DIREITOS HUMANOS NA POLITICA NACIONAL SOBRE AS DROGAS

DIA DO TAQUÍGRAFO

DIA do Atum

DIA do Lamento ao Mármore

DIA da Ética

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Guapiara (São Paulo) Cutias - Itaubal - Pedra Branca do Amapari - Porto Grande - Pracuúba (Amapá) Baependi - Uberaba (Minas Gerais) Umbuzeiro (Paraíba) Glória de Dourados (Mato Grosso do Sul) Ivaté (Paraná)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: ■’2.7’ JOÃO PAULO BARILE e LUCAS BARILE (PRIMOS BAURU /SP)AWDREY CAROLINE TEIXEIRA (PRIMA BAURU /SP) ANTONIO LUIZ DE ALMEIDA (Garça/SP) PAULO HENRIQUE FELIX (Contador Judicial SP-EQ 12 ENS da SABEDORIA do Setor de Garça /SP) VIVIAN COUTINHO C. S. BORTOLUCCI  (Lions Clube Agudos Açucena da Serra /SP)AMAURI NETO PIRES (Lions Clube de TUPÃ /SP) LÉO SANTIAGO (LEO Clube Osvaldo Cruz /SP) JULIANO NAPOLITANO (Engenheiro Agrônomo Santos /SP) WILSON DA SILVA (Garça /SP) IVETE SOUBHIA (Garça /SP)  SONIA MIRANDA SERRA (Garça/SP) ALDO HATIRO TANABE (Garça /SP) ADILSON ADORNI (Garça /SP) ANA VARJÃO (Professora Garça/SP) LETICIA MAITAN PELOGIA (Garça/SP) SILVANA LUCAS (Garça /SP) ROBERTO OGURO (Garça /SP) ROSA APARECIDA DE VITO (CAFELÂNDIA /SP)MICHELE DE GRANDI (São Paulo /SP)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DOS CASAIS: VÂNIA APARECIDA QUINHONEIRO e AMAURI NETO PIRES (Lions Clube de TUPÃ /SP)ANDREA REGINA PALARO FRASCARELI e JOSÉ AURELIO FRASCARELIó2003ó18ANOS  (Lions Clube de PEDERNEIRAS /SP)SELEIMAR APARECIDA FAZION BATISTA e ANTÔNIO ALVES BATISTAó1981ó40ANOS  (Lions Clube de OSVALDO CRUZ /SP)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE ILHA SOLTEIRAó1973ó48 ANOS (Distrito LC 8)

 

 Santo do Dia 

SantO Atanásio

 Atanásio de Alexandria (Egito, 295-373), tornou-se secretário de Alexandre, bispo de Alexandria, era corajoso defensor da doutrina cristã, transformava os exílios que sofria em inspiração para novos tratados teológicos. Em 337, com a morte de Constantino, Atanásio voltou a Alexandria, organizando a defesa da ortodoxia, com o apoio dos monges do deserto, chefiados por S. Antão. Atanásio passou o resto de sua vida em fases alternadas de exílio e relativa calma, dependendo da orientação religiosa do imperador. Faleceu em Alexandria, no dia 2 de maio de 373.

SÃO PIO V

MIGUEL GHISLIERI (ITÁLIA, 1504-1572), COMO PRESBÍTERO, BISPO E CARDEAL, DESEMPENHOU TAREFAS DE ALTA RESPONSABILIDADE NA IGREJA. SEU BREVE PONTIFICADO FOIO MARCADO POR IMPORTANTES REFORMAS NA VIDA ECLESIÁSTICA.

SÃO JOSÉ BENEDITO CATOLENGO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Eu sou a videira e vós, os ramos – Jo 15,1-8

Jesus nos convida a produzir frutos para o Reino e para isso é preciso permanecer vinculados nele. Somente nele teremos a verdadeira vida.

 

- Cantai ao Senhor um canto novo, porque ele fez maravilhas e revelou sua justiça diante das nações, aleluia! (Sl 97,1s)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Cantemos as maravilhas de Deus unidos a Cristo, a Videira da qual recebemos a seiva que nutre nossa vida cristã. Nele nos tornamos ramos vivos e férteis que produzem abundantes frutos de amor e bondade. Esta Eucaristia nos anime a guardar seus mandamentos, para que sejamos discípulos fiéis e glorifiquemos o Pai em todas as nossas ações.

 

– Oração 

 

PAI, REFORÇA MINHA UNIÃO COM TEU FILHO JESUS, DE QUEM DEPENDO PARA PRODUZIR OS FRUTOS QUE ESPERAS DE MIM.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que creem em Cristo a liberdade verdadeira e a herança eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 351

 

– 02 de maio de 2021 domingo da 5ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

A Palavra de Deus nos convoca e reúne para testemunhar a fé no Ressuscitado e viver o amor fraterno, unidos a Cristo como ramos à videira. 

 

1ª Leitura (At 9,26-31) – Contou-lhes como tinha visto o Senhor no caminho  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, 26Saulo chegou a Jerusalém e procurava juntar-se aos discípulos. Mas todos tinham medo dele, pois não acreditavam que ele fosse discípulo. 27Então Barnabé tomou Saulo consigo, levou-o aos apóstolos e contou-lhes como Saulo tinha visto o Senhor no caminho, como o Senhor lhe havia falado e como Saulo havia pregado em nome de Jesus, publicamente, na cidade de Damasco. 28Daí em diante, Saulo permaneceu com eles em Jerusalém e pregava com firmeza em nome do Senhor. 29Falava também e discutia com os judeus de língua grega, mas eles procuravam matá-lo. 30Quando ficaram sabendo disso, os irmãos levaram Saulo para Cesareia e daí o mandaram para Tarso. 31A Igreja, porém, vivia em paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela consolidava-se e progredia no temor do Senhor e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 21(22)

 

Senhor sois meu louvor em meio à grande assembléia!

 

 

2ª Leitura (1Jo 3,18-24) – Este é o seu mandamento: que creiamos e nos amemos uns aos outros  Leitura da Primeira Carta de São João:

 

18Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade! 19Aí está o critério para saber que somos da verdade e para sossegar diante dele o nosso coração, 20pois, se o nosso coração nos acusa, Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas. 21Caríssimos, se o nosso coração não nos acusa, temos confiança diante de Deus. 22E qualquer coisa que pedimos recebemos dele, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é do seu agrado. 23Este é o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, de acordo com o mandamento que ele nos deu. 24Quem guarda os seus mandamentos permanece com Deus, e Deus permanece com ele. Que ele permanece conosco, sabemo-lo pelo Espírito que ele nos deu.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 02 de maio de 2021 domingo da 5ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Quem permanecer em mim, e eu nele, produz muito fruto (Jo 15,1-8)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Ficai em mim, e eu em vós hei de ficar, diz o Senhor; / quem em mim permanece, esse dá muito fruto (Jo 15,4s). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto, ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto se não permanecerdes em mim. 5Eu sou a videira, e vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos”.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Permaneçamos firmes na comunhão com Jesus”

“Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” 

(João 15,5)

Jesus é a videira verdadeira, o Pai é o agricultor e nós somos os ramos. Mas como vamos ser ramos que produzem frutos se não permanecermos em Jesus? Por isso, mais do que nunca, precisamos evidenciar o verbo “permanecer”, “ficar”, não sair de Jesus jamais.

 

Essa é a grande tentação que o orgulho, a soberba, a vaidade e a autossuficiência provocam no nosso coração. Nós crescemos, os olhos cresceram, a mente está delirando e achamos que podemos tudo, mas, na verdade, temos que empreender, temos que fazer a vida acontecer, mas jamais longe de Jesus, jamais sem Ele, porque assim não vamos produzir frutos.

 

O nosso fruto não será saboroso, intenso nem verdadeiro se não permanecermos n’Ele. Porque é Ele quem dá vigor, quem dá vida, quem nos coloca em comunhão com o Pai.

 

“Não há vida sem comunhão com Jesus, por isso permaneçamos firmes no amor de Deus por nós em Jesus”

 

Muitas vezes, estamos nos distanciando do coração de Jesus, estamos caminhando de acordo com as nossas inclinações, estamos caminhando de acordo com o pensamento que vem à mente ou estamos nos deixando caminhar pelos caminhos de outros, pelas opiniões que vêm de outros. Quando, na verdade, precisamos permanecer, mais do que nunca, em Jesus.

 

Permanecer na Palavra de Deus, meditando-a todos os dias, permanecer na vida de oração, orar em Espírito e Verdade, em todo tempo e lugar. Permanecer na comunhão com Deus, permanecer na vida eucarística, podendo ir à igreja ou não, o que não podemos é perder o amor e a comunhão a Jesus na Eucaristia.

 

Precisamos, de todas as formas, manter o nosso coração amando a Deus sobre todas as coisas, mas esse amor a Deus acontece quando permanecemos no Seu Filho Jesus. Quando levamos a vida em nome de Jesus, quando vivemos a comunhão com Jesus, quando nos relacionamos com Jesus orando a Ele, invocando a Ele, mas guardando as Suas Palavras, observando os Seus mandamentos, tendo comunhão com Ele em tudo o que Ele nos ensina a viver.

 

Estamos, muitas vezes, fracos, desanimados, caminhando no desalento, perdendo-nos nas estradas todas da vida, porque nos deixamos ludibriar por aquilo que o mundo oferece. Não nos enganemos, não há vida sem comunhão com Jesus, por isso permaneçamos firmes no amor de Deus por nós em Jesus.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Duas expressões dominam esta importante mensagem de Jesus: permanecer e dar fruto. O ramo que permanece unido ao tronco produz fruto. O discípulo que permanece unido a Jesus produz abundantes frutos em favor da sociedade. É o que Jesus espera de todos nós: “A glória de meu Pai se manifesta nisto: que vocês deem muitos frutos e se tornem meus discípulos”. Frutificar, então, quer dizer acreditar em Jesus e amar os irmãos. Fé e obras caminham juntas: “Filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas com obras e na verdade” (1Jo 3,18). Busquemos, pois, todos os meios para permanecer unidos a Jesus – oração, vida sacramental, serviço generoso aos irmãos -, certos de que nosso testemunho de vida exercerá benéfica influência no ambiente em que vivemos.

O R A Ç Ã O

Senhor Jesus, verdadeira videira, queremos permanecer intimamente unidos a ti para produzir muitos frutos. Estamos conscientes de que sem ti nada podemos fazer. Mas também temos a certeza de que contigo poderemos domesticar nosso coração e transformar a sociedade em que vivemos. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

FELIZ PÁSCOA! - Jo 15,1-8 - Unido a Jesus, o "ramo" produz muito fruto!

 

Oração Inicial

Jesus nos convida a produzir frutos para o Reino e para isso é preciso permanecer vinculados nele. Somente nele teremos a verdadeira vida.

 

Oração: Espírito Santo, Amor eterno do Pai e do Filho, sede para todos luz, santidade e força de comunhão entre nós e com Deus.

Espírito da Verdade, eu vos consagro minha mente, imaginação e memória: iluminai-me. Espírito Santificador, eu vos consagro a minha vontade: guiai-me segundo os vossos desígnios, ajudai-me a ser fiel. Espírito Vivificador, eu vos consagro o meu coração: guardai e fazei crescer em mim a vida divina. Amém!

 

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto? Leia-o silenciosamente. Em seguida, leia-o novamente em voz alta, repetindo as palavras que chamaram a sua atenção. Perceba a pedagogia desta parábola.

 

“A parábola é um recurso de linguagem dos judeus. Jesus conta cerca de quarenta parábolas, quase sempre a partir do dia a dia. A parábola da videira e do Pai que é agricultor é densa em ensinamentos. Um dos temas preferidos de Jesus é o do amor e da comunhão entre ele e o Pai e, por extensão, entre ele e seus discípulos. O sinal do amor dos discípulos por Jesus é guardar suas palavras e mandamentos. Esta parábola explica a fecundidade do apostolado. O próprio Jesus garante: “Sem mim, nada podeis fazer”. E Paulo dirá: “Tudo posso naquele que me conforta”. A força divina, que passa do tronco para os ramos, é a garantia de frutos de uma vida santa. O sofrimento – a poda – faz parte da vida do discípulo e se torna redentor.”

 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

A quais atitudes a Boa Nova me impulsiona?

O que esta Palavra me leva a praticar?

Que palavra ou frase levo para ser luz e força na minha vida e missão?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Apresente ao Senhor a sua oração. Recorde as luzes e apelos que a Palavra foi lhe revelando e peça a graça de continuar na estrada de Jesus.

 

Conclua com a oração: Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos, para buscar em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu.

 

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Contemplando que longe de Jesus somos ramos cortados, sem vida, como vou viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor me revelou?

 

Bênção

Deus, Pai de bondade, criador de todas as coisa e santificador de todas as criaturas:

suplicamos a tua bênção e proteção sobre este local de trabalho.

Que a graça de teu Espírito Santo habite dentro destas paredes, para que não haja contenda nem desunião.

Afasta deste lugar toda inveja!

Que teus anjos de Deus acampem ao redor deste estabelecimento, e somente a paz e a prosperidade habitem este local.

Concede aos que aqui trabalham um coração justo e generoso, para que o dom da partilha aconteça e as tuas bênçãos sejam abundantes.

Dá saúde aos que retiram deste lugar o sustento da família, para que saibam sempre cantar louvores a ti. Por Cristo Jesus, amém!.