terça-feira, 2 de janeiro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–" João Baptista inclina-se ante Deus.” - (Jo 1,19-28)


 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 JANEIRO  MÊS DA  F A M Í L I A 
 GARÇA/SP, 02 DE JANEIRO DE 2018 (terça-feira)  dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
QUE NINGUÉM SE ENGANE, SÓ SE CONSEGUE A SIMPLICIDADE ATRAVÉS DE MUITO TRABALHO.
(Clarice Lispector)

 Datas Comemorativas 
DIA DO SANITARISTA
DIA DA ABEUGRAFIA
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Gurjão (Paraíba) Padre Marcos (Piauí) Lagoa Nova (Rio Grande do Norte)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  SHOJI KIMURA (Igreja Tenrikio Atlântico Kyokai Garça /SP)MARIA SOLANGE BRANDÃO (Educadora - Garça /SP)JONAS BONASSA (Empresário da Comunicação Adamantina /SP)MATEUS SOUZA  (Garça/SP) TITO ANTONIO CADOSO (Lions Clube de DRACENA /SP)

 Santo do Dia 
SÃO BASÍLIO MAGNO e SÃO GREGÓRIO NAZIANZENO
Basílio Magno e Gregório Nazianzeno (Turquia, séc. IV) ambos, monges e bispos foram grandes amigos e companheiros na missão. Inteligente, bondoso e dedicado, Basílio organizou a Igreja, reformou o culto religioso e deu atenção aos pobres. Gregório devotou-se ao estudo com intensidade, tornando-se grande humanista, orador e teólogo.
SANTA VERIDIANA
MARIA ANA BLONDIN

Velarei sobre as minhas ovelhas, diz o Senhor; chamarei um pastor que as conduza e serei o seu Deus (Ez 34 11.23s).
Oração
PAI, TEU SERVO JOÃO BATISTA SOUBE RECONHECER O QUE ESPERAVAS DELE, E CONSERVOU SUA POSTURA COM EXTREMA HUMILDADE. TORNA-ME TEU SERVIDOR, NOS MESMOS MOLDES DE JOÃO.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que iluminastes a vossa Igreja com o exemplo e a doutrina de são Basílio e são Gregório Nazianzeno, fazei-nos buscar humildemente a vossa verdade e segui-la com amor em nossa vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
Terça-feira Antes da Epifânia - Santos Basílio Magno e Gregório Nazianzeno - 02 de janeiro de 2018
É impossível estar em comunhão com Deus negando a ação salvífica de Jesus, anunciado com fidelidade por João Batista, a “voz que grita no deserto”.

1ª Leitura (1Jo 2,22-28) Leitura da Primara Carta de São João:

Caríssimos: 22Quem é mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? O Anticristo é aquele que nega o Pai e o Filho. 23Todo aquele que nega o Filho também não possui o Pai. Quem confessa o Filho possui também o Pai.
24Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Se o que ouvistes desde o princípio permanecer em vós, permanecereis com o Filho e com o Pai. 25E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 26Escrevo isto a respeito dos que procuram desencaminhar-vos.
27Quanto a vós mesmos, a unção que recebestes da parte de Jesus permanece convosco, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. A sua unção vos ensina tudo, e ela é verdadeira e não mentirosa. Por isso, conforme a unção de Jesus vos ensinou, permanecei nele. 28Então, agora, filhinhos, per­manecei nele. Assim poderemos ter plena confiança, quando ele se manifestar, e não seremos vergonhosamente afastados dele, quando da sua vinda.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 97 (98)
Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

Evangelho do dia
Terça-feira Antes da Epifânia - Santos Basílio Magno e Gregório Nazianzeno - 02 de janeiro de 2018
" João Baptista inclina-se ante Deus. - (Jo 1,19-28)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Depois de ter falado, no passado, aos nossos pais, pelos profetas, muitas vezes, em nossos dias Deus falou-nos por seu Filho (Hb 1,1s).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos de levar uma resposta àqueles que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?”
23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor'” — conforme disse o profeta Isaías. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?”
26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não co­nheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Precisamos conhecer Jesus
Conhecer Jesus; ser batizado por Ele é ser transformado e renovado pela vida que Ele nos trouxe!
João respondeu: ‘Eu batizo com água; mas no meio de vós está Aquele que vós não conheceis, e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias’” (João 1,26-27).
No meio de nós está Aquele que não conhecemos. O mistério do Natal quer nos aproximar de Jesus; Ele já está próximo de nós, está no meio de nós, precisamos nos aproximar d’Ele, acolhê-Lo, amá-Lo, deixar que Ele seja o Senhor, o Mestre das nossas vidas.
Conhecer Jesus precisa ser a meta principal da nossa vida! É  O conhecendo que a nossa vida é transformada, iluminada e direcionada. Não é Jesus que precisa nos conhecer, porque Ele já nos conhece muito bem, Ele sabe das nossas necessidades, dificuldades, ansiedades, inquietações e aquilo que nos faz sofrer.
Jesus tem a luz do Céu, a graça do Alto, o amor divino para nos restaurar, o amor que direciona a nossa vida. É preciso que nós conheçamos Jesus de verdade.
Corremos um sério risco de transformar aquele conhecimento superficial, como se fosse um conhecimento real. Alguém pergunta para você: “Você conhece aquela pessoa?”. Você responde: “Conheço sim”. Você sabe o nome dela, sabe onde ela mora, porém, não conhece a essência dessa pessoa. Conhecer Jesus não significa saber o nome d’Ele, sabermos quem são Seus pais, sabermos que Jesus é filho de Deus.
Esse é o conhecimento teórico e superficial. “Conhecer” quer dizer entrar na intimidade, é saber da verdade, é entrar na essência da pessoa e deixar que aquilo que ela tem para nos dar, nos transforme. A essência, o ser, o amor e a graça que vem de Jesus, transformam a nossa vida a cada dia.
Ainda, no princípio de um novo ano, precisamos ter uma direção para a nossa vida, uma luz para conduzir os nossos passos. Queremos conhecer Jesus, precisamos conhecê-Lo, precisamos entrar na intimidade d’Ele, conhecer o Evangelho, a Boa Nova d’Ele. Permitir que a Palavra de Jesus transforme a nossa vida, a nossa realidade e aquilo que somos.
Conhecer Jesus e ser batizado por Ele é ser transformado e renovado pela vida que Ele nos trouxe.
Deus abençoe você!

ReflexãoBelém: Deus se inclina
AUTOR: REDAÇÃO  evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, João Baptista inclina-se ante Deus. É exatamente o que faz o Redentor: Deus reside no alto, mas se inclina para abaixo... O Criador do universo está muito longe de nós: Assim parece inicialmente. Mas depois vem a experiência surpreendente: Olha para abaixo. Este olhar para abaixo é um obrar: Transforma-me a mim e ao mundo.
“Deus se inclina”: Esta é uma palavra profética que na noite de Belém adquiriu um sentido completamente novo. O inclinar-se de Deus assumiu um realismo inaudito e antes inimaginável. Ele se inclina: Vem abaixo como uma criança, incluso até a miséria do estábulo, símbolo toda necessidade. O Criador que tem tudo em suas mãos, de quem todos nós dependemos, se faz pequeno e necessitado do amor humano. Deus está no estábulo!
—Nada pode ser mais sublime, maior, que o amor que se inclina de este modo. A grandeza de Deus se faz visível quando se abrem os olhos do coração diante do estábulo de Belém.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Cumpro meus deveres com amor ou apenas por cumprir?
- Meu testemunho de vida colabora para a Fé de meus irmãos?
- Faço minha parte para que haja menos injustiça no mundo?
- Surgem às vezes casos de injustiças em minha comunidade?
- Qual deveria ser minha primeira atitude diante do testemunho negativo de alguém de minha comunidade?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 1,19-28 - Aquele que grita no deserto
Encontraram Maria, José e o Menino
Saudação
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
a São João Batista
Glorioso São João Batista, que fostes santificado no seio materno,
Por sua intercessão e pelos infinitos merecimentos de Jesus, de quem fostes precursor, anunciando-o como Mestre e apontando-o como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, alcançai-nos a graça de darmos também nós testemunho da verdade contida na Palavra de Deus. Abençoai todos os que vos invocam. Amém.
São João Batista, Rogai por nós!
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Jo 1,19-28.
Os líderes judeus enviaram de Jerusalém alguns sacerdotes e levitas para perguntarem a João quem ele era. João afirmou claramente:
- Eu não sou o Messias.
Eles tornaram a perguntar:
- Então, quem é você? Você é Elias?
- Não, eu não sou! - respondeu João.
- Você é o Profeta que estamos esperando?
- Não! - respondeu ele.
Aí eles disseram a João:
- Diga quem é você para podermos levar uma resposta aos que nos enviaram. O que é que você diz a respeito de você mesmo?
João respondeu, citando o profeta Isaías:
- "Eu sou aquele que grita assim no deserto: preparem o caminho para o Senhor passar."
Os que foram enviados eram do grupo dos fariseus; eles perguntaram a João:
- Se você não é o Messias, nem Elias, nem o Profeta que estamos esperando, por que é que você batiza?
João respondeu:
- Eu batizo com água, mas no meio de vocês está alguém que vocês não conhecem. Ele vem depois de mim, mas eu não mereço a honra de desamarrar as correias das sandálias dele.
Isso aconteceu no povoado de Betânia, no lado leste do rio Jordão, onde João estava batizando.
Refletindo
Sacerdotes e levitas perguntaram a João "Quem és tu?" O que lhes interessava não é a origem, mas a sua missão do Batista. E a resposta é clara e convincente: eu não sou o Messias.
Eles perguntaram: Então, és Elias? João respondeu: Eu não sou Elias.
Em seguida, eles perguntaram: És o Profeta que esperamos? A resposta foi: Não!
Mais uma vez insistiram: Então, diga-nos quem és. João declarou-lhes: "Eu sou aquele que grita assim no deserto: preparem o caminho para o Senhor passar."
Em seguida, João disse: Eu batizo com água, mas no meio de vocês está alguém que vocês não conhecem. Ele vem depois de mim, mas eu não mereço a honra de desamarrar as correias das sandálias dele.
João Batista anuncia que é apenas o precursor de uma pessoa de quem não é digno de desatar as sandálias. João é o profeta, é um mensageiro, um porta-voz de Deus.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) - O que o texto diz para mim, hoje? Qual palavra mais me toca o coração?
Entro em diálogo com o texto. Reflito e atualizo. O que o texto me diz no momento?
Todos nós somos convocados a ser como João Batista: testemunhas, discípulos e missionários de Jesus Cristo.
Meditando
Como afirmaram os bispos, em Aparecida: Identificar-se com Jesus Cristo é também compartilhar seu destino: "Onde eu estiver, aí estará também o meu servo" (Jo 12,26). O cristão vive o mesmo destino do Senhor, inclusive até a cruz: "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, carregue a sua cruz e me siga" (Mc 8,34). Estimula-nos o testemunho de tantos missionários e mártires de ontem e de hoje em nossos povos que chegaram a compartilhar a cruz de Cristo até à entrega da própria vida.(DAp 140.)
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Jesus Mestre, derrama sobre nós, a abundância do Espírito Santo!
Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no teu seguimento, 

porque és o único caminho para o Pai.
Faze-nos crescer no teu amor, para que sejamos, 

como o apóstolo Paulo testemunhas vivas do teu Evangelho. 
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Como João Batista, quero ser testemunha daquele de quem “não sou digno de desatar as correias das sandálias”.
Bênção
-  Deus nos abençoe e nos guarde todos os dias do novo ano. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.