sexta-feira, 13 de abril de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–" Distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam.” - (Jo 6,1-15)



 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 A B R I L MÊS DA LITERATURA INFANTIL 
 GARÇA/SP, 13 DE ABRIL DE 2018 (sexta-feira) 103º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
“O RUMOR É A MAIS VELOZ DAS PRAGAS MALIGNAS.”
(Virgílio)

 Datas Comemorativas 
DIA MUNDIAL DO BEIJO
DIA Nacional da Alegria
DIA DOs JOVENS
DIA do Parque de Diversão
DIA DO OFFICE BOY
DIA DO HINO NACIONAL BRASILEIRO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Fortaleza (Ceará) Cerro Grande - Campos Borges - Entre-Ijuís – Harmonia - Nova Esperança do SulPaverama - Terra de Areia (Rio Grande do Sul) Itambacuri (Minas Gerais) Tabocas do Brejo Velho (Bahia)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  PEDRO PEREIRA LEME (completa três anos nosso afilhado e filho da Josiane/Sergio-Garça /SP) MARCELO DA SILVA (Lions Clube Universitário de Garça-Macrocontábil Conessa-Garça /SP) ELAINE MAZARIN (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) ANGELICA CANTU TEIXEIRA (DOM TURISMO Garça /SP) KATIA ELIZABETH ZARATE ROLON MANCUSO (Lions Clube Botucatu Leão da Serra /SP) JOSE MOACIR RIBEIRO (Garça/SP) LUIZ CARLOS DE SOUZA (Garça/SP) LUIZ AUGUSTO R DA SILVA (Garça/SP)  Pe. José Gilmar Moreira (SV - Pároco da Paróquia Santa Isabel de Marília/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: TANIA TEIXEIRA e CLAUDIO PÁDUA GODOI ó2007ó11 ANOS (Lions Clube de Marilia/SP)

 Santo do Dia 
SÃO MARTINHO I
SANTO HERMENEGILDO
SANTA IDA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
Vós nos resgatastes, Senhor, pelo vosso sangue, de todas as raças, línguas, povos e nações e fizestes de nós um reino e sacerdotes para o nosso Deus, aleluia! (Ap 5,9s)
Somos convidados pela liturgia a nos pormos em sintonia com a obra empreendida por Jesus, reconhecendo e promovendo o direito dos pobres de ter o pão e a dignidade de que necessitam.
Oração
PAI, FAZE-ME DÓCIL E ACOLHEDOR DIANTE DO TESTEMUNHO DE JESUS QUE NOS REVELA A TUA PALAVRA, EMPENHANDO-ME A LEVAR CADA SER HUMANO A ENTRAR EM PROFUNDA COMUNHÃO CONTIGO.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Concedei, ó Deus, aos vossos servos e servas a graça da ressurreição, pois quisestes que o vosso Filho sofresse por nós o sacrifício da cruz para nos libertar do poder do inimigo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
13 de abril de 2018 6ª-feira da 2ª Semana da Páscoa
A Palavra de Deus nos assegura que ter o pão de cada dia é princípio fundamental do projeto divino. Apesar das oposições, tal compromisso não pode ser anulado.

 1ª Leitura - (At 5,34-42) -Eles saíram muito contentes, por terem sido considerados dignos de injúrias, por causa do nome de Jesus.Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 34um fariseu chamado Gamaliel, levantou-se no Siné­drio. Era mestre da Lei e todo o povo o estimava. Gamaliel mandou que os acusados saíssem por um instante. 35Depois disse: “Homens de Israel, vede bem o que estais para fazer contra esses homens. 36Algum tempo atrás apareceu Teu­das, que se fazia passar por uma pessoa importante, e a ele se juntaram cerca de quatrocentos homens. Depois ele foi morto e todos os que o seguiam debandaram, e nada restou. 37Depois dele, no tempo do recenseamento, apareceu Judas, o galileu, que arrastou o povo atrás de si. Contudo, também ele morreu e todos os seus seguidores se dispersaram. 38Quanto ao que está acontecendo agora, dou-vos um conselho: não vos preocupeis com esses homens e deixai-os ir embora. Porque, se este projeto ou esta atividade é de origem humana será des­truído. 39Mas, se vem de Deus, vós não conseguireis eliminá-los. Cuidado para não vos pordes em luta contra Deus!” E os membros do Sinédrio aceitaram o parecer de Gamaliel. 40Chamaram então os apóstolos, mandaram açoitá-los, proibiram que eles falassem em nome de Jesus, e depois os soltaram. 41Os apóstolos saíram do Conselho muito contentes por terem sido considerados dignos de injúrias, por causa do nome de Jesus. 42E cada dia, no Templo e pelas casas, não cessavam de ensinar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 26 (27)
Ao Senhor eu peço apenas uma coisa:
habitar no santuário do Senhor.

Evangelho do dia
13 de abril de 2018 6ª-feira da 2ª Semana da Páscoa
" Distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. - (Jo 6,1-15)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus (Mt 4,4)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galiléia, também chamado de Tiberíades. 2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com seus discípulos. 4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus. 5Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” 6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. 7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”. 8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9“Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente? 10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens. 11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. 12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!” 13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”. 15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Jesus está no meio de nós e é fonte de alimento
Jesus nos ensina a darmos graça a todo momento da nossa vida!
Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixe  (Jo 6,1-15).
Neste tempo Pascal, às vezes, ficamos pensando que o Cristo, O Ressuscitado, está lá no Céu à direita do Pai, assim como professamos, mas Quem está no Céu, como Ele mesmo prometeu, está no meio de nós, nos ensinando como é que “vivermos ressuscitados” aqui na terra e fazendo o que Ele fez. Porque, Ele estando vivo entre nós, esteve Ressuscitado no meio de nós.
A morte não tirou a Sua vida, apenas O glorificou para sempre na eternidade. Do mesmo jeito que a morte não tira a nosso vida. Se cremos n’Ele a morte nos glorifica e nos carimba para entrarmos no Céu, ela é o passaporte que nos faz entrar lá. E vivendo aqui na terra, nós deixamos morrer a mulher e o homem velhos, para vivermos em nós, as condições de um homem novo, e esse, está espelhado em Jesus.
Jesus, olhando a condição humana de cada um de nós, sabe que temos fome e sede, assim com Ele teve fome e sede. (…) Jesus nos ensina a repartir e a darmos graças por tudo aquilo que nós recebemos do Céu. Quando damos graças, enchemos de graça a nossa vida material: a comida que comemos; a bebida que bebemos; senão, aquilo que comemos tornam-se apenas um elemento que encherá o nosso estômago, e quando reconhecemos o que é dom, nós agradecemos.
Agradecer é agraciar! É dar graças e encher realmente da graça de Deus alguma coisa que parece humana. Façamos das nossas refeições o dom da ação de graças; do agradecimento; façamos de tudo aquilo que temos e vivemos, motivos para ação de graças.
(…) Tudo o que é multiplicado pela graça se divide e se distribuí, (…) e quando não rendemos graças, acumulamos as coisas, essas se estragam no meio de nós, enquanto que, outros perecem de fome e de necessidade, mas quando agradecemos, agraciamos e enchemos de graça; multiplicamos e dividimos tudo o que Deus nos dá, assim somos agradecidos e reconhecemos como Deus é bom.
Sejamos homens e mulheres de ação de graças, porque tudo é graça de Deus, e em tudo a graça d’Ele se faz presente!
Deus abençoe você!

ReflexãoJoão 6: o tema do pão
AUTOR: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— começamos o capítulo 6 do Evangelho segundo S. João, cujo conteúdo integral é a temática do pão. Esta questão ocupa um lugar importante na mensagem de Jesus, desde as tentações no deserto, passando pela multiplicação dos pães, até à Última Ceia.

O grande sermão sobre o pão revela o amplo espectro do significado deste tema. Inicialmente descreve-se a fome da multidão que tinha escutado Jesus e que Ele não despede sem antes lhe dar de comer. Porém Jesus não permite que as necessidades do homem se reduzam ao pão, às necessidades biológicas e materiais. «Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus» (Mt 4,4; Dt 8,3).

—O pão miraculosamente multiplicado recorda-nos o milagre do maná no deserto e, ultrapassando-o, assinala simultaneamente que o verdadeiro alimento do homem é o “Logos”, a Palavra eterna, o sentido eterno do qual vimos e em cuja espera vivemos.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Eu me preocupo com aqueles que não têm pão?
 - O que minha comunidade faz pelos que não tem o pão de cada dia?
 - Que lugar ocupa a Eucaristia em minha vida?
- Que sentido dou às refeições?
 - Lembro-me de agradecer a Deus por tudo que tenho?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 6,1-15 - O pão foi multiplicado e todos comeram
Preparo-me para este momento mais importante do meu dia, invocando o Espírito Santo para mim e para todos e todas que fazem esta mesma oração, aqui na rede da internet.
Vinde, Espírito Santo, e dai-nos o dom da sabedoria, para que possamos avaliar todas  as coisas à luz do Evangelho e ler nos acontecimento da vida os projetos de amor do Pai. 
Dai-nos o dom do entendimento, uma compreensão mais profunda da verdade, 
a fim de anunciar a salvação com maior firmeza e convicção. 
Dai-nos o dom do conselho, que ilumina a nossa vida e 
orienta a nossa ação segundo vossa Divina Providência. 
Dai-nos o dom da fortaleza. sustentai-nos, no meio de tantas dificuldades, com vossa coragem, para que possamos anunciar o Evangelho. 
Dai-nos o dom da Ciência, para distinguir o único necessário das coisas meramente importantes. 
Dai-nos o dom da piedade, para reanimar sempre mais nossa íntima comunhão convosco. 
E, finalmente, dai-nos o dom do vosso santo temor, para que, conscientes de nossas fragilidades, reconheçamos a força de vossa graça. 
Vinde, Espírito Santo, e dai-nos um novo coração. Amém.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto? 
Faço a leitura lenta e atenta do texto da Palavra do dia na minha Bíblia: Jo 6,1-15.
Depois disso, Jesus atravessou o lago da Galileia, que também é chamado de Tiberíades. Uma grande multidão o seguia porque eles tinham visto os milagres que Jesus tinha feito, curando os doentes. Ele subiu um monte e sentou-se ali com os seus discípulos. A Páscoa, a festa principal dos judeus, estava perto. Jesus olhou em volta de si e viu que uma grande multidão estava chegando perto dele. Então disse a Filipe:
- Onde vamos comprar comida para toda esta gente? 
Ele sabia muito bem o que ia fazer, mas disse isso para ver qual seria a resposta de Filipe. 
Filipe respondeu assim: 
- Para cada pessoa poder receber um pouco de pão, nós precisaríamos gastar mais de duzentas moedas de prata. 
Então um dos discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse: 
- Está aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos. Mas o que é isso para tanta gente? 
Jesus disse: 
- Digam a todos que se sentem no chão. 
Então todos se sentaram. (Havia muita grama naquele lugar.) Estavam ali quase cinco mil homens. Em seguida Jesus pegou os pães, deu graças a Deus e os repartiu com todos; e fez o mesmo com os peixes. E todos comeram à vontade. Quando já estavam satisfeitos, ele disse aos discípulos: 
- Recolham os pedaços que sobraram a fim de que não se perca nada. 
Eles ajuntaram os pedaços e encheram doze cestos com o que sobrou dos cinco pães. 
Os que viram esse milagre de Jesus disseram: 
- De fato, este é o Profeta que devia vir ao mundo! 
Refletindo
Jesus ficou sabendo que queriam levá-lo à força para o fazerem rei; então voltou sozinho para o monte. 
A reflexão e os cálculos dos apóstolos são muito racionais e funcionalistas. 
Jesus faz o milagre, a partir de um menino que coloca em comum tudo o que tem - cinco pães e dois peixes. Com certeza, o gesto de desprendimento do menino, que nada segurou para si, permitiu a realização do milagre! O pão foi multiplicado, todos comeram e ainda sobrou! É a lógica da gratuidade, do amor, do olhar mais para o outro do que para si mesmo, o olhar da fé.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje? 
Seguro alguma coisa que não quero partilhar, dividir? Minha lógica e do acúmulo, da centralização, do cada um por si ou e a lógica de Jesus, da partilha, da mão que se abre? É a atitude da fé?
Meditando
Os bispos, em Aparecida, disseram: 

"Diante da exclusão, Jesus defende os direitos dos fracos e a vida digna de todo ser humano. De seu Mestre, o discípulo tem aprendido a lutar contra toda forma de desprezo da vida e de exploração da pessoa humana. Só o Senhor é autor e dono da vida. O ser humano, sua imagem vivente, é sempre sagrado, desde a sua concepção até a sua morte natural; em todas as circunstâncias e condições de sua vida. Diante das estruturas de morte, Jesus faz presente a vida plena. “Eu vim para dar vida aos homens e para que a tenham em abundância” (Jo 10,10). Por isso, cura os enfermos, expulsa os demônios e compromete os discípulos na promoção da dignidade humana e de relacionamentos sociais fundados na justiça." (DAp 112).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Meu coração já está em sintonia com o coração de Jesus. 
Vivo este momento em silêncio. Depois, concluo com a canção (que pode ser rezada):
TEM GOSTO DE DEUS
Pe. Zezinho, scj
Tem gosto de Deus
O pão que a gente parte e reparte
Tem gosto de céu
O pão que se ganhou com suor
Tem gosto de paz
O pão que o povo não desperdiçou
Tiveste pena do povo
Mandaste dar de comer
Alguém falou que era pouco
Tu nem quiseste saber
Mandaste o povo sentar
Mandaste alguém começar
Alguém te obedeceu
Foi milagre, foi milagre, o milagre aconteceu!

Tem gosto de amor
P pão que a gente come lá em casa
Tem gosto de fé
O pão que a gente come no altar
Tem gosto de luz
O pão e o vinho que dão Jesus!
Tem gosto de dor
O pão que vale mais que o salário
Tem gosto de mel
O pão que o meu trabalho ganhou
Tem gosto de fel
O grão de trigo que o país perdeu!
(CD Quando a gente encontra Deus, Paulinas COMEP) 
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Meu novo olhar é de fé, para os outros, para as pessoas que encontrar no dia de hoje. Minhas mãos vão estar abertas como as do menino do Evangelho.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.