terça-feira, 19 de novembro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido. - (Lc 19,1-10)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 N O V E M B R O  PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO
 GARÇA/SP, 19 DE NOVEMBRO de 2019 (terça-feira) 323º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
ACEITA-ME TAL COMO EU SOU. SÓ ENTÃO PODEREMOS DESCOBRIR-NOS UM AO OUTRO.
(Federico Fellini)


 Datas Comemorativas 
DIA DA CONSAGRAÇÃO DAS BASÍLICAS DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO
 DIA MUNDIAL DOS POBRES
DIA DA OAB
DIA NACIONAL DO CONSELHEIRO TUTELAR
DIA NACIONAL DE COMBATE AO RACISMO
DIA NACIONAL DO EXERCÍCIO FÍSICO
DIA NACIONAL DO NOTÁRIO E DO REGISTRADOR OU TABELIÃO
DIA MUNDIAL DA DPOC (DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA)
DIA DO ANIVERSÁRIO DE MICKEY MOUSE
SEMANA DA CONCIÊNCIA NEGRA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itaóca - Santo Anastácio (São Paulo) Cafeara - General Carneiro - Itaúna do Sul - Ivaiporã - Ourizona - Paiçandu - Rancho Alegre - Santa Isabel do Ivaí (Paraná) Breves (Pará) Lavandeira (Tocantins) Recife (Pernambuco) Iporá (Goiás)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ANA PRISCILA CONESSA VERI TERRA (m/sobrinha-Professora-Garça/SP) LUIZA GABANA PADILHA (mãe da Rozely Garça /SP) SIDEILDO CASSEMIRO DA SILVA (Equipe 07 Nossa Senhora do ROSÁRIO do Setor de Garça /SP) SANDRA CRISTINA DE FREITAS (Sapeka Confecções - Garça/SP) HELENA SCALSO CASTRO PERES (Garça /SP) MURILO DA SILVA PINTO GOES (Garça/SP) SUELY FERNANDES GUIMARÃES (escritora Garça /SP) SERGIO YUKISHIGUE CHIYODA (PDG 2009/2010 Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) GIANI ALESSANDRA PEREIRA (Lions Clube de Herculândia /SP) ANA PAULA MODESTO (Bradesco - Lions Clube de Cotia /SP) SERGIO GOMES TEIXEIRA (Lions Clube de BAURU NORTE/SP) MAria Aparecida gRavatIN toyota (Garça /SP) pE. wIlsoN Luís Ramos (Pároco e Reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima de Dracena /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  GILLIAN CRISTINA MORONI DOS SANTOS E MARCIO JOSÉ DOS SANTOS ó2005ó14 ANOSó(Garça)
Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE ADAMANTINA ó1964ó55 ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SÃO roque gonzales E companheiros
Os “mártires das reduções jesuíticas” Roque Gonzáles, Afonso Rodríguez e João del Castillo (Espanha) deram a vida em defesa dos povos indígenas da américa do sul (séc. xvii). foram canonizados em 1988.
SÃO RAFAEL DE SÃO JOSÉ

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Por amor de Cristo, o sangue dos mártires foi derramado na terra. Por isso, sua recompensa é eterna.
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ No século 17, os “mártires das reduções jesuíticas” – o paraguaio Roque González e os espanhóis Afonso Rodríguez e João del Castillo – deram a vida em defesa dos povos indígenas da América do Sul. O ardor missionário destes santos presbíteros nos anime em nossa caminhada cristã.
– Oração 
PAI, FAZE-ME PURO DE CORAÇÃO, COMO O ZAQUEU CONVERTIDO, TORNANDO-ME DESAPEGADO DAS COISAS DESTE MUNDO E CAPAZ DE DIVIDI-LAS COM OS POBRES.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/


– Oração do dia 
  Senhor, que a vossa palavra cresça nas terras onde os vossos mártires a semearam e seja multiplicada em frutos de justiça e de paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

                                                                                                                  – Leituras             
 19/11/2019Terça-feira da 33ª Semana do Tempo Comum Ss. Roque González, Afonso Rodríguez e João del Castillo, PresbsMts, memória.
Tem grande valor o exemplo de boa conduta deixado aos outros. Jesus entra em nossa vida para trazer salvação, buscar e salvar o que está perdido.

1ª Leitura (2Mc 6,18-31) Deixarei aos jovens o nobre exemplo de como se deve morrer com entusiasmo e generosidade pelas veneráveis e santas leis  Leitura do Segundo Livro dos Macabeus:

18Eleazar era um dos principais doutores da Lei, homem de idade avançada e de venerável aparência. Quiseram obrigá-lo a comer carne de porco, abrindo à força sua boca. 19Mas ele, preferindo morrer gloriosamente a viver desonrado, caminhou espontaneamente para a tortura da roda, 20depois de ter cuspido o que lhe haviam posto na boca. Assim deveriam proceder os que têm a coragem de recusar aquilo que nem para salvar a vida é lícito comer. 21Os encarregados desse ímpio banquete ritual, que conheciam Eleazar desde muito tempo, chamaram-no à parte e insistiram para que mandasse trazer carnes cujo uso lhes era permitido e que ele mesmo tivesse preparado, apenas fingisse comer carnes provenientes do sacrifício, conforme o rei ordenara. 22Agindo assim evitaria a morte, aproveitando esta oportunidade que lhe davam em consideração à velha amizade. 23Mas ele tomou uma nobre resolução digna da sua idade, digna do prestígio de sua velhice, dos seus cabelos embranquecidos com honra, e da vida sem mancha que levara desde a infância. Uma resolução digna, sobretudo, da santa legislação instituída pelo próprio Deus. E respondeu coerentemente, dizendo que o mandassem logo para a mansão dos mortos. 24E acrescentou: “Usar desse fingimento seria indigno da nossa idade. Muitos jovens ficariam convencidos de que Eleazar, aos noventa anos, adotou as normas de vida dos estrangeiros; 25seriam enganados por mim, por causa do fingimento que eu usaria para salvar um breve resto de vida. De minha parte eu atrairia sobre minha velhice a vergonha e a desonra. 26E ainda que escapasse por um momento ao castigo dos homens, eu não poderia, nem vivo nem morto, fugir das mãos do Todo-poderoso. 27Se, pelo contrário, eu agora renunciar corajosamente a esta vida, vou mostrar-me digno de minha velhice, 28e deixarei aos jovens o nobre exemplo de como se deve morrer, com entusiasmo e generosidade, pelas veneráveis e santas leis”.
Ditas estas palavras, caminhou logo para o suplício. 29Os que o conduziam, transformaram em brutalidade a benevolência manifestada pouco antes. E consideraram loucas as palavras que ele acabara de dizer. 30Eleazar, porém, estando para morrer sob os golpes, disse ainda entre os gemidos: “O Senhor, em sua santa sabedoria, vê muito bem que eu, podendo escapar da morte, suporto em meu corpo as dores cruéis provocadas pelos açoites, mas em minha alma suporto-as com alegria, por causa do temor que lhe tenho”. 31Assim Eleazar partiu desta vida. Com sua morte deixou um exemplo de coragem e um modelo inesquecível de virtude, não só para os jovens, mas também para toda a nação.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 3
É o Senhor quem me sustenta e me protege!

– Evangelho do dia 
 19/11/2019Terça-feira da 33ª Semana do Tempo Comum Ss. Roque González, Afonso Rodríguez e João del Castillo, PresbsMts, memória.
O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido. - (Lc 19,1-10)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Por amor, Deus enviou-nos o seu filho como vítima por nossas transgressões (1Jo 4,10).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, 1Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. 3Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. 5Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. 6Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. 7Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” 8Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.
9Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Côn. Celso Pedro da Silva,
A Bíblia dia a dia 2019’, Paulinas
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/ 

Zaqueu, um rico cobrador de impostos, soube que Jesus estava em Jericó. Ele queria ver Jesus, mas não por mera curiosidade. De fato, queria ver quem era Jesus. Jesus percebeu o esforço de Zaqueu, subindo numa árvore, e atendeu ao seu desejo. “Zaqueu, desce depressa. Eu hoje devo ficar em tua casa” foram as palavras de Jesus. “Desce depressa”, “eu devo ficar em tua casa” são expressões que chamam a atenção do leitor. Assim Jesus deu a Zaqueu a oportunidade de conhecê-lo mais de perto. Sua conversão foi real. Devolveu quatro vezes mais e deu a metade de seus bens aos pobres. Reconheceu os seus erros e reparou os males cometidos. Eis o exemplo de uma boa confissão. O arrependimento seguido do pedido de perdão precisa ser visto em atos concretos. A reconciliação pede um encontro, a reparação pede o conserto dos estragos feitos.

– Reflexão - A “Vida” eterna não é simplesmente “o que vem depois” 
Direitos reservados: evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje saboreamos a “mudança de ambiente” que se verifica à volta de Zaqueu com a sua conversão. Essa vida plena, de repouso e justiça, de paz e comunhão—o que esperamos da “Vida” eterna— podemos gozá-la por antecipação já (no tempo) vivendo em comunhão com Deus.

A “Vida” eterna não é simplesmente “o que vem depois” e algo de que agora não conseguimos fazer a mínima ideia. Como se trata de uma “forma de existência”, pode estar já presente no seio da nossa vida material, como o novo, o outro, o maior, embora de modo fragmentário e incompleto. Na contemplação do Deus vivo podemos chegar a algo assim como o fundamento original da nossa alma: um “Amor poderoso” que já não nos pode ser arrebatado através das vicissitudes da vida, e do qual procedem a alegria e o impulso para ir avançando.

—Senhor, a “Vida” eterna existe no meio do fluir da temporalidade, ali onde alcançamos o “cara a cara” contigo.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
“O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.
Solene afirmação de Jesus, não compreendida por “todos” os que o criticavam por hospedar-se na casa do rico Zaqueu.
Sem conhecer Jesus, Zaqueu se coloca na dinâmica de quem quer vê-lo. Deixa cair a barreira da etiqueta (não ficava bem a um chefe de fiscais subir na árvore, feito criança curiosa); não se importa tampouco com o preconceito alheio sobre sua profissão (eram malvistos). Jesus, senhor de excelente presença de espírito, entabula rápida conversa com Zaqueu, em cuja casa se propõe ficar.
É o tempo do diálogo descontraído e sincero, do arrependimento de Zaqueu pelos roubos cometidos.
É a ocasião para assumir, com gestos concretos, novo projeto de vida.
Livre e alegre, o convertido abre-se à justiça e à fraternidade.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

Leitura Orante
Autor: Paulinas
 Conteúdo publicado em   http://liturgia.catequisar.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 19,1-10 - Sou capaz de hospedar Jesus como fez Zaqueu?


Oração Inicial
Coloco-me no lugar de Zaqueu e eu também quero ver Jesus quando passar, quero estar aí no meu lugar.
Sei que não sou digno (a), pois, sou pecador(a) mas, ele veio para salvar o que está perdido(a).
Com essa confiança rezo com o profeta Isaías 49,23c
Então vocês ficarão sabendo que eu sou o Senhor. Os que confiam em mim nunca ficarão desiludidos”.
 Amém
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O cego esperou Jesus passar pelo caminho. Zaqueu correu e subiu numa árvore para ver Jesus. O relato está cheio de surpresas: Jesus sabe seu nome e se autoconvida para ir à sua casa. Rico, cobrador de impostos, era considerado pelo povo como impuro e desprezível. Ele recebeu Jesus em sua casa e convidou seus colegas, pecadores e desprezados como ele. Não tem dúvidas e acolhe os valores e as exigências do Reino de Deus e dispõe-se a restituir quatro vezes mais os que ele tinha fraudado. Jesus usa duas vezes o provérbio de tempo: “Hoje eu devo ficar na tua casa” e “Hoje a salvação veio a esta casa”. É uma prova de que os camelos podem passar pelo fundo de uma agulha… A Deus nada é impossível! (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) Acolher a quem mais precisa é compromisso cristão. É incrível a ironia dessa narrativa. Zaqueu nome de origem hebraica – Zakkáy – significa “puro”, “inocente”, “o que tem pureza”. Portanto, Zaqueu é visto pelos colegas como homem impuro, como pecador. Isso, porque os cobradores de impostos costumavam retirar um pouco do imposto para aumentar seu salário! Até aqui nada de novo. O novo está que Jesus reconhece em Zaqueu um homem do bem, sem malícia e sem dolo. Se autoconvida para ficar na casa de Zaqueu e mostrar-lhe como ele deve viver sua honestidade. Mas, Jesus não lhe diz nenhuma palavra; não lhe faz nenhum sermão. O que terá acontecido para que Zaqueu espontaneamente declare a Jesus que se defraudou alguém vai restituir o quadruplo? Promete devolver com juros e correção monetária? Promete mudar de vida? Isso tudo é novo. Portanto, Zaqueu é aquele que purifica seu nome, que volta à sua inocência original mudando suas atitudes. Zaqueu torna-se a figura dos que se convertem, dos que dão a meia volta e fazem a “conversão” para o bom caminho da honestidade. Zaqueu tem muito para nos ensinar na sua simplicidade. O que eu aprendo desta narrativa?
3- Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Eu também sou um Zaqueu. Quero ser pessoa do bem, mas, muitas vezes “não faço o bem que quero e faço o mal que não quero” (Rm 7,19). Suplico a Jesus que me purifique com seu olhar, ele que conhece minha fraqueza. Que ele olhe para mim como olhou para Zaqueu e me torne pessoa do bem.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Entro no mais profundo do meu ser, lá onde habita a graça de Deus comigo e me entrego ao seu amor que tudo purifica, que tudo lava e que tudo transforma. Experimento a amável misericórdia de Deus e prometo a Jesus ser sempre melhor, “não eu, mas a graça de Deus comigo” (1Cor 15,10).
Bênção
BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.