segunda-feira, 3 de abril de 2023

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura. – (Jo 12,1-11)



ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

  A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – MÊS PELA SEGURANÇA DO PACIENTE

 A B R I L – MÊS DE AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DO CÂNCER ÓSSEO

 A B R I L – MÊS DE MARROM - MÊS DE PREVENÇÃO E COMBATE À CEGUEIRA

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 GARÇA/SP, 03 DE abril de 2023 (segunda-feira) 093º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A PERSISTÊNCIA É O CAMINHO DO ÊXITO.”

(Charles Chaplin)

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA das Boas Ações

DIA DO DESPORTO COMUNITÁRIO

DIA do Taquígrafo

DIA DO ATUÁRIO

DIA da Verdade

DIA da Festa

DIA de Encontrar Um Arco-Íris

DIA do Sundae

DIA da Fundação dO Parque Nacional da Serra da Canastra em Minas Gerais

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cerquilho - Jacareí – Planalto – Reginópolis – São José da Bela Vista (São Paulo) Araranguá – Seara (Santa Catarina)Belford Roxo (Rio de Janeiro) Entre Rios - Macarani (Bahia) Pesqueira (Pernambuco) Tibau do Sul (Rio Grande do Norte)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOAO TEIXEIRA (neto da prima Silvana-Bauru/SP) PÉIA FERNANDES DE SOUZA (Colégio Antares-Garça /SP)MIRLENA GADOTTI (Garça /SP)RODRIGO RODRIGUES SIMÕES (Marmoraria Simões Garça /SP)AFONSO CARLOS BULLIO (São Carlos /SP) JOÃO FRABETTI (Garça /SP) JOZÉBIO ESTEVES GOMES (Empresário - Marilia /SP)FELIPE RIBEIRO (LEO Clube de Lins /SP) EDISON WOLFGANG MATTENHAUER (Lions Club de Conchas /SP) Padre FÁBIO DE MELO (Diocese de Taubaté /SP) RENATO FURTADO (Tupã /SP)  

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO LUÍS SCROSOPPI

SÃO RICArdo de Chichester

SÃO João de Nápoles

SÃO Cresto

SÃo Gandolfo de Binasco Sáchi

SÃo João de Nápoles

SÃo José Hinógrafo

SÃo Nicetas de Medíkion

SÃO Papo

SÃO Sisto I

SANTA IRENE

SANTA Ágape

Santa Quiônia

SantO Ulpiano

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

SEMPRE TENDES OS POBRES CONVOSCO –- Jo 12,1-11 - Tempo de viver o Amor no estilo de Jesus

 

Acusai, Senhor, meus acusadores; combatei aqueles que me combatem! Tomai escudo e armadura, levantai-vos, vinde em meu socorro! Senhor, meu Deus, força que me salva! (Sl 34,1s; Sl 139,8)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Jesus, o Servo de Deus, é ungido para a missão. Pelo batismo, fomos também ungidos para participar da missão profética, sacerdotal e régia de Cristo. O gesto profético da irmã de Lázaro propague entre nós o perfume do amor e da fidelidade a Jesus.

 

– Oração 

 

“PAI, TIRA DE MIM TODA MALÍCIA QUE ME IMPEDE DE COMPREENDER, EM PROFUNDIDADE, OS GESTOS DE JESUS, O QUAL SE FEZ POBRE ENTRE OS POBRES, E MORREU COMO UM DELES.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Concedei, ó Deus, ao vosso povo, que desfalece por sua fraqueza, recobrar novo alento pela paixão do vosso Filho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 03 de abril de 2023 – Segunda-feira da Semana Santa

Compassivo e manso, o Servo de Deus não esmorece nem se deixa abater pelas provações, pois foi ungido para resistir a elas.

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Is 42,1-7) – Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas (Primeiro canto do Servo do Senhor). Leitura do Livro do Profeta Isaías:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1“Eis o meu servo – eu o recebo; eis o meu eleito – nele se compraz minha alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. 2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega, mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos”. 5Isto diz o Senhor Deus, que criou o céu e o estendeu, firmou a terra e tudo que dela germina, que dá a respiração aos seus habitantes e o sopro da vida ao que nela se move: 6“Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 27(26)

 

O Senhor é minha luz e salvação.

 

 

 

– 03 de abril de 2023 – Segunda-feira da Semana Santa 

 

 – Evangelho do dia 

Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura.  (Jo 12,1-11)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Honra, glória, poder e louvor / a Jesus, nosso Deus e Senhor!

 

Salve, nosso rei, somente vós / tendes compaixão dos nossos erros.  

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

1Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. 2Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. 3Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo. 4Então falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: 5“Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para as dar aos pobres?” 6Judas falou assim não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela. 7Jesus, porém, disse: “Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura. 8Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”. 9Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus havia ressuscitado dos mortos. 10Então os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, 11porque, por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote da Comunidade Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho – Grupo WhatsApp 

 

03/04 - Segunda-feira santa – A    

 

João 12,2-3: “Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo”.

 

Jesus, é admirável como o senhor, apesar de ciente de que se aproximava a sua hora, aquela em que seria condenado e crucificado, com toda a serenidade foi jantar, junto com seus apóstolos,  na casa dos seus amigos Lázaro, Marta e Maria.

Assim, ao invés de medo ou pânico, o ambiente se encheu de ternura.

O gesto de amor de Maria, ungindo seus pés com perfume e enxugando-os com seus cabelos, serviu de sinal para anunciar que a morte próxima e violenta não o levaria à corrupção, antes, o seu corpo sacrificado exalaria um perfume de vida e de amor, que se espalharia por toda a terra.

É triste ver como essa cena de ternura desagradou a Judas Iscariotes, que usando o disfarce de preocupação pelos pobres, pensava apenas no lucro que obteria ao vender aquele perfume.

Senhor, o nosso mundo continua acreditando, como Judas, que os interesses comerciais são mais importantes do que a ternura entre nós e a compaixão pela vida.

Eis porque os tempos atuais facilmente desumanizam nossa convivência social. Dê-me a graça de ser como Maria de Betânia, capaz de perfumar a vida das pessoas com a minha presença.

E conceda-me o dom do seu Espírito, para que eu encare com serenidade e confiança os acontecimentos tristes, inesperados e, por vezes, violentos, que acontecem em nossos dias.

Que nada e ninguém roubem de nós alegria do encontro fraterno e dos gestos de ternura.

 

Maria santíssima, Mãe de uma ternura imensa para conosco, faça-nos compreender que somente o caminho da bondade, da doação e da verdade do seu Filho bendito nos levará a participar da sua Páscoa, como vitória sobre o pecado, a maldade e a morte. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Três atitudes significativas se destacam neste episódio. A primeira é a generosidade que brota do coração sensível e amoroso de Maria. Ao perfumar os pés de Jesus, ela o exalta e lhe presta homenagem e, talvez sem ter intenção, o prepara carinhosamente para o sepultamento, que ocorrerá em breve. A segunda atitude é a mesquinhez de Judas Iscariotes. Desdenha o gesto de Maria e se revela mentiroso, insinuando que seria melhor socorrer os pobres com aquela soma. Na verdade, Judas queria roubá-la. A terceira atitude é a intolerância dos chefes dos sacerdotes para com Jesus. Estão de tal modo apegados à ideia de morte, que querem matar não só Jesus, mas também Lázaro, a quem Jesus havia ressuscitado dos mortos. Saldo: muitos judeus, por medo, se afastam de Jesus, enquanto muitos outros, mais corajosos, acreditam nele.

 

 (autor: Dia a Dia com o Evangelho 2023 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Jo 12,1-11 - Tempo de viver o Amor no estilo de Jesus

 

Oração Inicial

 

Senhor da Luz, Deus de misericórdia, fazei com que vossa Palavra produza no meio da sociedade frutos de paz, saúde, justiça e solidariedade. E que eu seja testemunha de vosso amor por nós. Amém.

 

 1. Leitura (Verdade)

Leio o texto e escuto o que ele me diz: o que cada personagem procura? O que a multidão busca? Por que muitos começaram a crer em Jesus? O que Maria nos ensina com este gesto?

 

“O clima é de tensão e de sofrimento. Jesus não deixa de ser espontâneo e fiel ao projeto do Pai. Mesmo vivenciando um clima bastante pesado, Jesus faz um amistoso intervalo: visita os amigos Lázaro, Marta e Maria, em Betânia. Em plena confraternização, Judas Iscariotes deixa transparecer seu verdadeiro interesse: trair Jesus, em troca de um punhado de moedas. A traição é uma dor inexplicável e praticamente inesquecível. Infelizmente, o ser humano é frágil e vulnerável, principalmente quando se trata do apego material. Ser fiel a Jesus é uma escolha que pode render qualidade de vida física, emocional e espiritual. Que a oração e a participação nos sacramentos fortaleçam nosso desejo de fidelidade.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Releia o texto calmamente… deixe que ele fale ao seu coração.

O gesto de Maria significa a total entrega de sua vida. Como é meu testemunho cristão? Tenho coragem de manifestar meu amor a Jesus com gestos públicos?

 

3.Oração (Vida)

Este momento deixo meu coração falar com Deus. O que quero lhe dizer?

Rezo como missionário/a pelas necessidades de meu povo. Falo com Deus das fragilidades humanas (lembro as classes menos favorecidas, as que exercem responsabilidade com o povo) e peço a graça de nunca me envergonhar de dar meu testemunho cristão.

 

Rezemos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação nos mantenha caminhando sempre na estrada de Jesus. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? O que você deseja colocar em prática neste dia?

 

BÊNÇÃO

 

A bênção do Pai, o amor do Filho e a luz do Espírito Santo estejam sobre mim e sobre toda a humanidade. Amém.