segunda-feira, 7 de agosto de 2023

COMECE O DIA FELIZ! ■ Ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida partiu os pães, e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões. – (Mt 14,13-21)

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 AGOSTO BRANCO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PULMÃO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER  

  GARÇA/SP, 07 DE AGOSTO DE 2023 (segunda-feira) 219º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

ENQUANTO VOCÊ SONHA, VOCÊ ESTÁ FAZENDO O RASCUNHO DO SEU FUTURO.

(Charlie Chaplin)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO

 DIA NACIONAL DO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO

 DIA DA AMIZADE

 DIA DA LEI MARIA DA PENHA

 DIA DO MARATONISTA

 DIA DO PERDÃO

 DIA DAS IRMÃS

 DIA DO ESCULTOR

 DIA DO CORAÇÃO PÚRPURA

 DIA DO PRESBÍTERO

 DIA DAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS

 DIA DO ADOLESCENTE BATISTA

 DIA DO ANIVERSÁRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

 DIA DA INDEPENDÊNCIA DA COSTA DO MARFIM  

 SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO (de 01 a 07/08)   

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Conceição do Tocantins (Tocantins) Feliz Deserto (Alagoas) Laranjeiras (Sergipe) Goianinha (Rio Grande do Norte) Cipotânea (Minas Gerais) Painel (Santa Catarina) Passo Fundo (Rio Grande do Sul) Kaloré (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  BENEDITA TAVARES (Esposa do Bruno Macrocontábil Conessa-Garça/SP)PDG SELMA ARAGÃO (Lions Clube Rio de Janeiro Copacabana/RJ)PDG PIEDADE SUELY RODRIGUES MALTA SILVA (Lions Clube Rio de Janeiro Lins de Vasconcelos/RJ)MARCIA SUELY PINHEIRO BELLINI (Lions Clube TUPÃ /SP)CARLA MARIA BARACAT LAPENDA JANZANTI (Garça /SP)VILMA DE FARIA (Garça /SP)NIVALDO SILVA (Nova Andradina/MS)ANDRÉIA KEMP (Lupércio /SP)PRISCILA QUIORATO FARO (Rio de Janeiro /RJ)NEUZA DIAS (Garça /SP)LINEU GUIMARÃES FILHO (Garça /SP)DALTON ALEIXO (Itatiba/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: NELY BALAGUEL S. R. DE ALMEIDA e SIDNEY ALESSANDRO R. DE ALMEIDAó1993ó30 ANOS (Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ NOSSA SENHORA DA ROCHA

■ SÃO CAETANO DE THIENE

■ SÃO DOMÉCIO DA PÉRSIA

■ SÃO DONACIANO

■ SÃO DONATO DA FRANÇA

■ SÃO DONATO DA ITÁLIA

■ SÃO FELICÍSSIMO

■ SÃO MIGUEL DE LA MORA

■ SÃO VITRÍCIO

■ SANTO AGAPITO

■ SANTO ALBERTO DÉGLI ABBÁTIO

SANTA AFRA E SUAS COMPANHEIRAS

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando lemos, ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

 

SÓ TEMOS AQUI CINCO PÃES E DOIS PEIXES - Mt 14,13-21 - O milagre da partilha

 

Meu Deus, vinde libertar-me, apressai-vos, Senhor, em socorrer-me. Vós sois o meu socorro e o meu libertador; Senhor, não tardeis mais (Sl 69,2.6).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Os tempos de crise e de insegurança social podem ser boa ocasião para as pessoas refletirem sobre suas atitudes com relação a Deus e ao próximo. Talvez o Senhor esteja esperando de todos novo modo de vida: “Quem me dera que meu povo me escutasse!”.

 

– Oração 

 

“PAI, ABRE MEU CORAÇÃO PARA A SOLIDARIEDADE, A FIM DE QUE, DIANTE DE MEU SEMELHANTE NECESSITADO EU SINTA A ALEGRIA DE PARTILHAR COM ELE O QUE ME DESTE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Manifestai, ó Deus, vossa inesgotável bondade para com os filhos e filhas que vos imploram e se gloriam de vos ter como criador e guia, restaurando para eles a vossa criação e conservando-a renovada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 379

 

 

– 07 de agosto de 2023 – segunda-feira da 18ª Semana do Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

Era comum Jesus compadecer-se da multidão. Sentia compaixão e lego buscava alguma solução; desta vez, providenciou comida abundante para todos, trazendo ao povo a memória do Deus do êxodo.

 

 

1ª Leitura (Nm 11,4b-15) – Não posso suportar sozinho o peso de todo este povo.   Leitura do Livro dos Números:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 4os filhos de Israel começaram a lamentar-se, dizendo: “Quem nos dará carne para comer? 5Vêm-nos à memória os peixes que comíamos de graça no Egito, os pepinos e os melões, as verduras, as cebolas e os alhos. 6Aqui nada tem gosto ao nosso paladar, não vemos outra coisa a não ser o maná”. 7O maná era parecido com a semente do coentro e amarelado como certa resina. 8O povo se dispersava para o recolher e o moía num moinho ou socava num pilão. Depois o cozinhavam numa panela e faziam broas com gosto de pão amassado com azeite. 9À noite, quando o orvalho caía no acampamento, caía também o maná. 10Moisés ouviu, pois, o povo lamentar-se em cada família, cada um à entrada de sua tenda. 11Então, o Senhor tomou-se de uma cólera violenta, e Moisés, achando também tal coisa intolerável, disse ao Senhor: “Por que maltrataste assim o teu povo? Por que gozo tão pouco do teu favor, a ponto de descarregares sobre mim o peso de todo este povo? 12Acaso fui eu quem concebeu e deu à luz todo este povo, para que me digas: ‘Carrega-o ao colo, como a ama costuma fazer com a criança, e leva-o à terra que juraste dar a seus pais’? 13Onde conseguirei carne para dar a toda esta gente? Pois se lamentam contra mim, dizendo: ‘Dá-nos carne para comer!’ 14Já não posso suportar sozinho o peso de todo este povo: é grande demais para mim. 15Se queres continuar a tratar-me assim, peço-te que me tires a vida, se achei graça a teus olhos, para que eu não veja mais tamanha desgraça”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 81(80)

 

Exultai no Senhor nossa força!

 

 

– 07 de agosto de 2023 – segunda-feira da 18ª Semana do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida partiu os pães, e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões.   (Mt 14,13-21)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O homem não vive somente de pão, / mas de toda palavra da boca de Deus (Mt 4,4).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

[A forma breve está entre colchetes.]

Naquele tempo, 13quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu e foi de barco para um lugar deserto e afastado. Mas quando as multidões souberam disso, saíram das cidades e o seguiram a pé. 14Ao sair da barca, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes. 15Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida!” 16Jesus, porém, lhes disse: “Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!” 17Os discípulos responderam: “Só temos aqui cinco pães e dois peixes”. 18Jesus disse: “Trazei-os aqui”. 19Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Então pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida, partiu os pães e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões. 20Todos comeram e ficaram satisfeitos, e, dos pedaços que sobraram, recolheram ainda doze cestos cheios. 21E os que haviam comido eram mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

07/08/23 18ª SEGUNDA-FEIRA TC - A

 

Mateus 14,14.19: “Ao sair da barca, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes... Jesus mandou que a multidão se sentasse na grama. Então pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida, partiu os pães e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões.”

 

Jesus, o senhor sempre olhava para a multidão do povo com sentimentos de compaixão.

Assim, o senhor nos ensina que para a fé cristã, a compaixão é a porta de entrada para acolher e seguir o seu Evangelho.

Sem compaixão, não há cristão, não há católico.

Em seguida, o senhor nos mostra que o pouco com Deus é muito.

Cinco pães e dois peixes, oferecidos com generosidade para serem partilhados, quando abençoados por Deus, multiplicam-se e saciam a fome de todos.

Essa cena da multiplicação dos pães torna-se um ícone do sonho de sociedade humana, que o senhor anunciava como sinal da chegada do Reino dos céus.

Um mundo sem tanta desigualdade, capaz de cuidar da vida de cada ser humano e de saciar não somente a fome do corpo, mas também a fome de fraternidade, de convivência pacífica, de paz e de justiça.

O senhor nos ensina, com gestos concretos, que esse sonho somente se realiza, na medida em que a atitude de compaixão de cada pessoa, de cada sociedade e de todo um país, prevalece sobre as leis, a política, a economia e todas as instituições e estruturas sociais.

É o grande mandato que o senhor dá a nós, seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”

Diante das necessidades básicas do ser humano, não vale encontrar desculpas nem terceirizar.

É preciso ter compaixão e agir.

E Deus sempre provê as carências que temos, porque sua providência paterna jamais nos abandona.

Senhor, não quero jamais separar-me do senhor e do seu Evangelho.

Por isso, faça que meu coração seja semelhante ao seu, manso, humilde e compassivo.

 

Virgem Maria, olhe com carinho materno esta multidão imensa do povo da nossa geração, por quem as estruturas econômicas do mundo não têm compaixão. Semeie em nossos corações a solidariedade fraterna para que a ninguém lhe falte o pão de cada dia. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os sinais de Jesus se multiplicam. Antes, com poucos pães e peixes, ele sacia a fome da multidão faminta. Agora, caminha sobre as águas em direção à barca dos discípulos. Caminhar sobre as águas é uma prerrogativa divina. Somente Deus domina completamente as forças caóticas que se desencadeiam no mundo e no coração humano. Em nossa vida pessoal e na missão, deparamo-nos com obstáculos, entre os quais a nossa falta de fé, que nos paralisam e nos impedem de alcançar resultados satisfatórios. Também as lideranças religiosas, representadas por Pedro, correm o risco de perder a fé. Se, porém, em vez de alimentar o medo e a insegurança, dermos espaço à presença e à palavra de Cristo, então as coisas poderão mudar. A paz e a calma voltam ao coração. E a missão pode tornar-se fecunda.

 

 (autor: (Dia a Dia com o Evangelho 2023) – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 14,13-21 - O milagre da partilha

 

LEITURA ORANTE

 

O Evangelho de hoje revela-nos a divindade e a humanidade de Jesus. Ao ver o sofrimento das multidões Ele se compadece; cura os doentes e sacia a fome. Age em favor da dignidade humana.

 

Silenciando o coração, repita algumas vezes a oração: “Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.”

 

Acolhamos com o coração aberto e ouvidos comprometidos a Palavra que vai nos acompanhar ao longo do dia.

1. Leitura (Verdade)

Ler o Evangelho quantas vezes for necessário para assimilar as orientações de Jesus e as atitudes novas que Ele nos propõe com seu exemplo.

 

A multidão estava faminta, pois já era tarde. Na visão dos apóstolos, a única saída era mandar toda aquela gente embora. Jesus ordena: “Dai-lhes vós de comer”. É de imaginar o susto dos apóstolos, porque possuíam somente cinco pães e dois peixes. Jesus poderia, em questão de segundos, saciar a fome daquela multidão. No entanto, ele quis contar com o pouco dos apóstolos para ensinar que todos podem realizar o milagre da partilha. Trata-se de uma metodologia que continua válida: repartir, pois com o pouco de cada um é possível garantir o suficiente para todos. O drama da fome é sustentado pela ganância de alguns, que não sabem o significado e a felicidade que advêm da partilha.

2. Meditação (Caminho)

Dai-lhe vós de comer! Este é o mandato que Jesus dá para mim e para você. Hoje, cabe a nós dar de comer aos desabrigados e famintos que vivem a nossa volta.

Você tem respondido ao apelo de partilhar algo de seu com os mais necessitados?

Você tem colocado os seus bens e seus talentos nas mãos do Senhor, para que Ele os abençoe, de forma que você tenha como e o que, partilhar com outros?

Temos pouco…, mas colocado nas mãos de Jesus e em comum com os irmãos, dá para matar a fome e a sede de muitas pessoas. Comprometa-se com partilha, dentro de suas possibilidades.

 

3.Oração (Vida)

Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP