domingo, 10 de março de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■–>>Deus enviou o seu Filho ao mundo para que o mundo seja salvo por ele. – (Jo 3,14-21)<<--

 

  


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e à MULHER

 GARÇA/SP, 10 de MARÇO de 2024 (domingo) 70 dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

É NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS QUE SE REVELAM AS VIRTUDES DOS PAIS.

(Coelho Neto)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO SOGRO .

DIA DO TELEFONE

DIA NACIONAL DE COMBATE AO SEDENTARISMO

  DIA DO ASSISTENTE DE EDUCAÇÃO

  DIA DAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DE BAIRRO

  DIA DO CONSERVADOR

  DIA DO GUITARRISTA

  DIA DO MERGULHADOR DE COMBATE

  DIA DO MISSIONÁRIO EVANGÉLICO

  DIA DA MOBILIZAÇÃO CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL

  DIA DO ORGULHO DO NOME DO MEIO

  DIA DO RIM

  DIA DO AMANTE DA PIPOCA

  DIA DO SUPER MARIO

DIA DO 1º CULTO PROTESTANTE NO BRASIL

  DIA DA FUNDAÇÃO DO BANCO BRADESCO

  DIA DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO NACIONAL MANÉ GARRINCHA EM BRASÍLIA-DF

  DIA DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO ROBERTO SANTOS (PITUAÇU) EM SALVADOR-BA

SEMANA (SP) DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DE ÓLEOS E GORDURAS DE ORIGEM ANIMAL OU VEGETAL E USO CULINÁRIO  (6 a 12/3) 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Campos Novos Paulista - Eldorado - Ituverava - Patrocínio Paulista (São Paulo) Belmiro Braga (Minas Gerais) Taipu (Rio Grande do Norte)Barra do Piraí (Rio de Janeiro)Garrafão do Norte (Pará)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: ALINE ASAOKA (filha Deusa/Mario-Garça /SP)SILVANA MORCELLI OLIVEIROS (Lions Clube de Tupã /SP)MARCELO KUABARA HIDEKI (Lions Clube de Marília Nova Geração /SP) JUAN LUIS MAGALLANES VEGA (Club de Leones Tlalnepantla) MARILENA TOMARELLI NASSIF KERBAUY (Marilia /SP)MARCIA MIYKI MINAKAWA (empresária Jafa-Garça /SP)ROGÉRIO MARTINS ANGELO (Garça /SP)LUIZ HELDER BOSQUE (Garça /SP)LUIZ ROSA FILHO (Garça /SP)MARISTELA MOREIRA (Garça /SP)KAROL CASAGRANDE CREPALDI (São Paulo /SP)GILBERTO TOFOLI (Ribeirão Preto /SP)DAMARYS TOFOLI SAMBIASE (Araraquara /SP)ALEXANDRE SASSO (Garça / SP)RENATA PORTELLINHA MARINO  (Garça /SP)  

 

 

 SANTO DO DIA 

 

QUARENTA MÁRTIRES DE SEBASTE

SÃO Macário de Jerusalém

SÃO João Ogilvie

SANTA Anastácia, a Patrícia

SANTA Maria Eugênia Milleret

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Todo aquele que nele crer, tenha a vida eterna Jo 3,16-21 - O novo significa "converter-se"

“Deus é amor”. Este é o único jeito de Deus se relacionar com a humanidade, por meio de seu amor vivo e real em seu Filho Jesus Cristo.

 

Antífona

Alegra-te, Jerusalém! Reuni-vos, vós todos que a amais! Cheios de júbilo, exultai de alegria, vós que estais tristes, e sereis saciados nas fontes da vossa consolação (Is 66,10s).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

Estamos reunidos para celebrar a Eucaristia, na alegria de pertencer ao povo do Senhor. Por amor à humanidade, Deus nos enviou seu Filho, que nos alcançou a graça da vida em plenitude e da salvação. A caminho da Páscoa, aproximemo-nos da luz de Jesus, de modo que ele nos inspire a desfazer discórdias e efetivar a amizade social entre os irmãos e irmãs.

 

– Oração 

 

“JESUS MESTRE, QUE OS MEUS PENSAMENTOS SE INSPIREM NO EVANGELHO, E SE TORNEM FONTES DE VOSSA LUZ A ILUMINAR OS HOMENS, NOSSOS IRMÃOS.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus, que por vossa Palavra realiza de modo admirável a reconciliação do gênero humano, concedei ao povo cristão correr ao encontro das festas que se aproximam, cheio de fervor e exultando de fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 10 de março de 2024 4º Domingo da Quaresma  

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (2Cr 36,14-16.19-23) A ira e a misericórdia do Senhor se manifestam pelo exílio e a libertação do povo. Leitura do Segundo Livro das Crônicas:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 14todos os chefes dos sacerdotes e o povo multiplicaram suas infidelidades, imitando as práticas abomináveis das nações pagãs, e profanaram o templo que o Senhor tinha santificado em Jerusalém. 15Ora, o Senhor Deus de seus pais dirigia-lhes frequentemente a palavra por meio de seus mensageiros, admoestando-os com solicitude todos os dias, porque tinha compaixão do seu povo e da sua própria casa. 16Mas eles zombavam dos enviados de Deus, desprezavam as suas palavras, até que o furor do Senhor se levantou contra o seu povo e não houve mais remédio. 19Os inimigos incendiaram a casa de Deus e deitaram abaixo os muros de Jerusalém, atearam fogo a todas as construções fortificadas e destruíram tudo o que havia de precioso. 20Nabucodonosor levou cativos para a Babilônia todos os que escaparam à espada, e eles tornaram-se escravos do rei e de seus filhos, até que o império passou para o rei dos persas. 21Assim se cumpriu a palavra do Senhor pronunciada pela boca de Jeremias: “Até que a terra tenha desfrutado de seus sábados, ela repousará durante todos os dias da desolação, até que se completem setenta anos”. 22No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor pronunciada pela boca de Jeremias, o Senhor moveu o espírito de Ciro, rei da Pérsia, que mandou publicar em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a seguinte proclamação: 23“Assim fala Ciro, rei da Pérsia: o Senhor, Deus do céu, deu-me todos os reinos da terra e encarregou-me de lhe construir um templo em Jerusalém, que está no país de Judá. Quem dentre vós todos pertence ao seu povo? Que o Senhor, seu Deus, esteja com ele, e que se ponha a caminho”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 136(137)

 

Que se prenda a minha língua ao céu da boca / se de ti, Jerusalém, eu me esquecer!

1. Junto aos rios da Babilônia  nos sentávamos chorando, / com saudades de Sião. / Nos salgueiros por ali / penduramos nossas harpas. – R.

Que se prenda a minha língua ao céu da boca / se de ti, Jerusalém, eu me esquecer!

2. Pois foi lá que os opressores / nos pediram nossos cânticos; / nossos guardas exigiam / alegria na tristeza: / “Cantai hoje para nós / algum canto de Sião!” – R.

Que se prenda a minha língua ao céu da boca / se de ti, Jerusalém, eu me esquecer!

3. Como havemos de cantar  os cantares do Senhor / numa terra estrangeira? / Se de ti, Jerusalém,  algum dia eu me esquecer, / que resseque a minha mão! – R.

Que se prenda a minha língua ao céu da boca / se de ti, Jerusalém, eu me esquecer!

4. Que se cole a minha língua  e se prenda ao céu da boca / se de ti não me lembrar! / Se não for Jerusalém / minha grande alegria! – R.

Que se prenda a minha língua ao céu da boca / se de ti, Jerusalém, eu me esquecer!

 

 

2ª Leitura (Ef 2,4-10) Uma vez mortos para os pecados, pela graça fostes salvos Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 4Deus é rico em misericórdia. Por causa do grande amor com que nos amou, 5quando estávamos mortos por causa das nossas faltas, ele nos deu a vida com Cristo. É por graça que vós sois salvos! 6Deus nos ressuscitou com Cristo e nos fez sentar nos céus em virtude de nossa união com Jesus Cristo. 7Assim, pela bondade, que nos demonstrou em Jesus Cristo, Deus quis mostrar, através dos séculos futuros, a incomparável riqueza da sua graça. 8Com efeito, é pela graça que sois salvos, mediante a fé. E isso não vem de vós; é dom de Deus! 9Não vem das obras, para que ninguém se orgulhe. 10Pois é ele quem nos fez; nós fomos criados em Jesus Cristo para as obras boas, que Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

 

– 10 de março de 2024 4º Domingo da Quaresma    

 – Evangelho do dia 

 

Deus enviou o seu Filho ao mundo para que o mundo seja salvo por ele.  (Jo 3,14-21)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Tanto Deus amou o mundo, / que lhe deu seu Filho único; / todo aquele que crer nele / há de ter a vida eterna (Jo 3,16). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 14“Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. 16Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. 19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

10/03/24 4º DOMINGO QUARESMA – B

 

João 3,16-18: Disse Jesus a Nicodemos: “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê, não é condenado, mas, quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito”.

 

Jesus, todo o mistério da sua Encarnação, Morte e Ressurreição somente se compreende, quando cremos e aceitamos que “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna”.

Foi a prova maior e mais maravilhosa de que Deus é essencialmente Amor, que nos ama e busca a nossa resposta de amor.

Mais do que ‘o Verbo se fez carne’, deveríamos dizer que ‘o Amor se fez carne’.

A fé não se realiza apenas afirmando que cremos no senhor, mas principalmente na atitude de acolher o seu amor, para que tenhamos a vida eterna.

Senhor, seria tão bom que essa revelação penetrasse profundamente em cada ser humano, e que nós, cristãos, pudéssemos superar de uma vez por todas as velhas ideias de que o senhor veio para satisfazer um Deus ofendido, irado, que não nos castigou porque o senhor morreu na cruz em nosso lugar.

Na verdade, a sua cruz encheu-se de luz, como sinal luminoso da eterna aliança de amor entre Deus e toda a humanidade.

Assim, não é possível que tanta gente ainda alimente a crença num Deus vingativo, que irá salvar somente uns poucos eleitos, de umas poucas igrejas e seitas, e condenar a maioria dos seres humanos.

Faça-nos acreditar nas suas palavras de que não veio para condenar, mas para salvar o mundo.

Quem não crê, não é tanto quem não conhece o senhor, mas quem rejeita ser amado pelo senhor e pelo seu Pai.

Prefere as trevas da separação e do ódio à luz e à paz de quem se deixa amar por Deus e procura fazer da própria vida uma resposta de amor ao senhor.

 

Maria santíssima, a senhora é a pessoa humana que conseguiu dar a mais perfeita resposta de amor ao amor infinito de Deus. Ajude-nos a fazer a experiência desse amor louco de Deus por nós, para que sejamos generosos em dizer sim a tudo o que seu Filho nos revelou e realizou pela nossa salvação. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Olhar para a serpente de bronze, erguida num poste, livrava da morte repentina os que eram mordidos pelas serpentes venenosas (cf. Nm 21,8-9). É imagem de Jesus exaltado na cruz para dar a vida eterna. Jesus põe em destaque a essência da salvação: Deus amou de tal modo as pessoas deste mundo que lhes entregou seu dom mais precioso, o próprio “Filho único”, para que elas tenham a vida plena. Jesus não veio condenar, mas salvar. Ele é a luz que ilumina a todos e lhes dá condições de se tornarem filhos de Deus. Não acreditar no dom amoroso do Pai é recusar a salvação. Ao vir ao mundo, Jesus provoca o julgamento, isto é, a separação entre os que creem e os que não creem. Diante das palavras e da prática de Jesus, ninguém pode permanecer neutro: cada um deve tomar posição, a favor de Jesus ou contra ele.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 3,16-21 - O novo significa "converter-se"

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

O Evangelho deste Domingo é muito claro. “Deus é amor”. Este é o único jeito de Deus se relacionar com a humanidade, por meio de seu amor vivo e real em seu Filho Jesus Cristo.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Oração: Senhor Deus, aumentai nossa fé e o desejo sincero de vos amar em nossos irmãos e irmãs, pela prática do bem, da justiça, do diálogo e do perdão. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

 

1. Leitura (Verdade)

O Filho do Homem foi levantado para que todo aquele que olhar para Jesus Cristo crucificado, morto e ressuscitado tenha a vida eterna. Olhar no sentido bíblico é crer no poder de Deus. Nos Evangelhos, Jesus direcionava o olhar para o alto, para a realidade (olhem o Pai do céu, olhem a figueira, os pássaros, os lírios, as crianças, os sinais etc.). Com este convite, Jesus conduzia seus interlocutores a perceber Deus na vida e a acolher seus apelos misturados com a realidade. “Se teu olho for simples, teu corpo todo estará iluminado” (Mt 6,22). A luz e as trevas, também, estão em relação a este olhar de fé. Olhar para baixo pode nos levar ao abismo; olhar para o alto nos revela novos horizontes

 

2. Meditação (Caminho)

É o amor que define nossa resposta ao amor de Deus. Como me encontro nesta mediação do amor que salva?

Sou colaborativo/a para a construção da fraternidade, da justiça e salvação dos que me cercam?

Como é meu olhar para Deus?

3.Oração (Vida)

Ofereça a Deus os frutos de sua meditação e oração da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de praticá-lo. Faça sua prece de agradecimento ou suplica.

Se desejar conclua com esta oração: “Jesus Mestre, agradeço as luzes que me destes nesta meditação. Perdoa-me os limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço o desejo de seguir teus ensinamentos e peço que me fortaleças para ser fiel ao meu propósito.”

4.Contemplação (Vida e Missão)

Deus revela seu amor por nós. Como posso ser grato/a e retribuir este dom infinito?

Relembro meus propósitos desta Quaresma.

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma

 

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP