quinta-feira, 8 de junho de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Amarás o Senhor teu Deus. Amarás o teu próximo. - (Mc 12,28b-34)

 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONALDO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 J U N H O  MÊS DAS FESTAS JUNINAS 
 GARÇA/SP, 08 DE JUNHO DE 2017 (quinta-feira) 157º dia do ano 
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
TER FÉ É ACREDITAR NAQUILO QUE VOCÊ NÃO VÊ; A RECOMPENSA POR ESSA FÉ É VER AQUILO EM QUE VOCÊ ACREDITA.”
 (Santo Agostinho)

 Datas Comemorativas 
 DIA MUNDIAL DOS OCEANOS
 DIA dO CITRICULTOR
 DIA NACIONAL DOS OCEANÓGRAFOS
 DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA TUMORES DE CÉREBROS
 SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (05 a 11/06)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Arujá - Taquaritinga (São Paulo) Campo Alegre (Alagoas) Eldorado do Sul - Porto Lucena (Rio Grande do Sul) Jaguarari - Santa Maria da Vitória (Bahia) Iguaba Grande - Santa Maria Madalena (Rio de Janeiro) São Sebastião do Umbuzeiro (Paraíba) Treviso (Santa Catarina)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARGARIDA ALVES DA SILVA (prima querida São Paulo/SP) EDER BOFETTI (Funcionário Público Municipal Garça /SP) ID CARLOS VALENCIA VALENCIA (Distrito E4 - Lions Clube de Barcelona Venezuela) EDMILSON CHAVES DOS SANTOS “CABELO” (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP) DIRCEU COELHO (Lions Clube de Bauru Falcão/SP) SANDRO CESAR NOGUEIRA (Castilho/SP) ANDRÉA CRISTINA PAZZINI BONFIM (Garça/SP) LARISSA DE CARVALHO GODINO (Garça/SP) WASHINGTON RDRIGUES SIMÕES (Garça/SP) ANDRÉ GODOY (Garça /SP) ■-
. Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Padre MARCOS ORTEGAó2002ó15 ANOS ó (Pároco Paroquia Sagrado Coração de Vera Cruz/SP)
. Dia do ANIVERSÁRIO da CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE BAURU BELA VISTAó1994ó23 ANOSóE do LIONS CLUBE DE MACATUBAó1982ó35 ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SÃO MEDARDO
PACÍFICO DE CERANO


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
Para trilhar o caminho da felicidade, é preciso suplicar não só a misericórdia de Deus, mas também a força para viver o amor a ele e ao próximo.
  Oração 
SENHOR DERRAMAI SOBRE NÓS OS DONS DO ESPÍRITO SANTO, QUE ELE NOS ILUMINE, GUIE E FORTALEÇA NO VOSSO SEGUIMENTO, PORQUE SOIS O ÚNICO CAMINHO PARA O PAI.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 Oração do dia 
Ó Deus, cuja providência jamais falha, nós vos suplicamos humildemente: afastai de nós o que é nocivo e concedei-nos tudo o que for útil. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 305

 Leituras 
4-feira da 9ª Semana do Tempo Comum - 07/06/2017
 Na base de toda vivência religiosa e de qualquer decisão, deve estar o amor a Deus e ao próximo – dois amores inseparáveis. 

1ª Leitura – (Tb, 6,10-11;7,1.9-17;8,4-9a)  Sê misericordioso comigo e com ela e concede-nos que cheguemos, juntos, a uma idade avançada.  Leitura do Livro de Tobias:
Naqueles dias, 6,10depois de penetrarem na Média e, aproximando-se de Ecbátana, 11Rafael disse ao jovem: “Tobias, meu irmão!” “Pronto!”, respondeu-lhe Tobias. Rafael prosseguiu: “Esta noite devemos hospedar-nos em casa de Ragüel”. Este homem é teu parente e tem uma filha que se chama Sara.
7,1Quando entraram em Ecbátana, Tobias disse a Rafael: “Azarias, meu irmão, conduze-me diretamente à casa do nosso irmão Ragüel”. O anjo assim o fez. Encontraram Ragüel sentado junto à porta do pátio e foram os primeiros a saudá-lo. Ragüel respondeu: “Muitas saudações, irmãos! Sejam bem-vindos e tenham saúde!” E os fez entrar em casa. 9Matou depois um carneiro do rebanho e fez-lhes calorosa recepção. Depois de tomarem banho e se terem purificado, puseram-se à mesa. Tobias disse então a Rafael: “Azarias, meu irmão, dize a Ragüel que me dê Sara, minha irmã, como esposa. 10Ragüel ouviu aquelas palavras e disse ao jovem: “Come, bebe e passa tranquilamente esta noite. Não há ninguém com direito de receber Sara, minha filha, como esposa, senão tu, meu irmão. Do mesmo modo, também eu não tenho direito de dá-la a ninguém senão a ti, porque és o meu parente mais próximo. Vou, no entanto, dizer-te toda a verdade, meu filho. 11Dei-a a sete homens dentre nossos irmãos, e todos morreram na noite em que iam aproximar-se dela. Agora, filho, come e bebe, e o Senhor providenciará por vós”. 12Tobias respondeu: “Não comerei nem beberei, antes que decidas a minha situação”. Ragüel respondeu: “Está bem. E a ti que ela é dada, de acordo com a prescrição do Livro de Moisés. Assim, se o céu decreta que ela te seja dada, leva contigo tua irmã. Desde agora, tu és seu irmão e ela tua irmã. Desde hoje, ela te é entregue para sempre. Que o Senhor do céu vos faça felizes esta noite, meu filho, e vos conceda misericórdia e paz!” 13Ragüel chamou Sara, sua filha, e ela se aproximou. Ele tomou-a pela mão e entregou-a a Tobias, dizendo: “Recebe-a de acordo com a Lei e de acordo com o preceito escrito no Livro de Moisés, pelo qual ela te deve ser dada como esposa. Toma-a e leva-a, feliz, à casa de teu pai. Que o Deus do céu vos conduza em paz!” 14Chamou a mãe da moça e disse-lhe que trouxesse uma folha de papiro para escrever o contrato de casamento, declarando que a entregava a Tobias como esposa segundo a sentença da Lei de Moisés. E a mãe dela trouxe a folha de papiro e ele escreveu e assinou. Depois disso, começaram, então, a comer e a beber. 15Ragüel chamou Edna, sua mulher, e disse-lhe: “Irmã, prepara outro quarto e conduze Sara para lá”. 16Ela foi preparar o leito no quarto, como o marido lhe dissera e para lá conduziu a filha. Chorou sobre ela, mas em, seguida, enxugou as lágrimas e disse-lhe: 17“Coragem, minha filha! O Senhor do céu mude em alegria a tua tristeza. Coragem, filha!” E saiu.
8,4Depois, os pais retiraram-se e fecharam a porta do quarto. Tobias levantou-se do leito e disse a Sara: “Levanta-te, irmã! Oremos e imploremos a nosso Senhor que nos conceda misericórdia e salvação”. 5Ela levantou-se, e ambos se puseram a orar e a suplicar que lhes fosse concedida a salvação. Ele começou dizendo: “Tu és bendito, ó Deus de nossos pais, e bendito é o teu nome, por todos os séculos e gerações! Que os céus e todas as tuas criaturas te bendigam por todos os séculos! 6Foste tu quem criou Adão, e para ele criaste Eva, sua mulher, para que lhe servisse de ajuda e apoio. De ambos teve início a geração dos homens. Tu mesmo disseste: ‘Não é bom que o homem esteja só. Vamos fazer-lhe uma auxiliar semelhante a ele’. 7Agora, Senhor, não é por desejo impuro que eu recebo, como esposa, esta minha irmã, mas faço-o de coração sincero. Sê misericordioso comigo e com ela e concede-nos que cheguemos, juntos, a uma idade avançada”. 8Disseram, depois, a uma só voz: “Amém! Amém!” 9aE recolheram-se ao leito, aquela noite.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 Salmos 
Salmo responsorial 127 (128)
Felizes todos que respeitam o Senhor!

 Evangelho do dia 
 5ª-feira da 9ª Semana do Tempo Comum - 08/06/2017
Amarás o Senhor teu Deus. Amarás o teu próximo. - (Mc 12,28b-34)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo evangelho a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).
Senhor esteja convosco. 
 Ele está no meio de nós.
 PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
 Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 28bum mestre da Lei aproximou-se de Jesus e perguntou-lhe: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”. 32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. 34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
O amor a Deus leva-nos a amar o próximo
Amar a Deus e ao próximo não é fácil para nenhum de nós, é uma decisão de vida!
Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes (Marcos 12, 30-31)
Veja, que bênção! É o mestre da lei quem está perguntando a Jesus qual é o maior mandamento. Se perguntasse isso para mim e para você, obviamente daríamos aquela resposta que nós aprendemos na catequese: “Amar a Deus é o mais importante”. Então, se estamos amando a Deus, estamos cumprindo tudo. No entanto, não podemos amar a Deus com toda nossa força e vontade, com todo nosso entendimento, mas não amar com a mesma intensidade nosso próximo. É claro que o grau de direção do coração é amar a Deus, e é esse amor que temos para com Deus que vai nos iluminar e direcionar para que também amemos nosso próximo.
Amar a Deus e ao próximo não é fácil para nenhum de nós, é uma decisão de vida, uma exigência interior na qual nos colocamos. Se nós nos encontramos com Deus, se Ele é a razão maior da nossa vida, vamos amá-Lo de todo coração.
Temos de evitar os extremos da vida e centrá-la na direção correta. Há muitas pessoas religiosas, de diversas crenças, religiões, inclusive nós cristãos católicos, que amamos a Deus. Ele é tudo para nós, ou deveria ser, Ele deve ser tudo para nossa vida, mas, às vezes, levamos isso para uma situação tão extrema, que não enxergamos o próximo que está ao nosso lado. “Eu rezo. Eu falo com Deus o tempo inteiro. Eu faço orações o dia inteiro. Eu não falto à Missa. Eu não falto a nada que é de Deus. Eu sou um adorador. Eu estou com um terço na mão, mas eu ignoro meu próximo. Eu sou grosso, egoísta, nem ligo para as necessidades deles”. É um amor a Deus incompleto, é um amor que não foi entendido, compreendido nem vivido na sua totalidade.
Não posso negar que há outros extremos, daqueles que fazem tudo pelo outro, fazem obras de caridade extrema, dedicam-se o tempo inteiro a cuidar do próximo. É uma bênção!
Precisamos praticar e viver a caridade na nossa vida! Não podemos, de maneira nenhuma, ignorar o próximo. Eu vejo Jesus na Eucaristia, eu O vejo no pobre sofredor. Eu preciso focar meu amor a Deus, e esse foco do meu amor a Ele me leva a amar o próximo, o meu irmão, aquele que vive do meu lado.
Se nos aplicarmos na vida e vivermos a graça do mandamento, que se divide em dois, mas é um só, o amor a Deus e ao próximo, a nossa vida caminha na direção do Céu.
Deus abençoe você!
 Reflexão - O primeiro mandamento (amar a Deus) e o segundo (amor ao próximo) formam um único preceito
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
  
Hoje — enquanto um escriba pergunta pelo "primeiro" mandamento, Jesus fala de dois mandamentos, que na realidade formam um só preceito. Aparece, assim, a imprescindível interação entre amor a Deus e amor ao próximo. Em todo caso, ambos vivem do amor que vem de Deus, que nos amou primeiro.
Sem o contato com Deus, veremos no próximo somente ao "outro", sem conseguir reconhecer nele a imagem divina. Pelo contrario, se omitimos totalmente a atenção ao outro, querendo ser só "piedoso", se deteriora também a relação com Deus: será unicamente uma relação "correta", mas sem amor. Só minha disponibilidade para ajudar ao próximo, para manifestar amor, me faz sensível também ante Deus. Só o serviço ao próximo abre meus olhos ao que Deus faz por mim e ao muito que me ama.
—Os santos adquiriram sua capacidade de amar ao próximo de maneira sempre renovada graças a seu encontro com o Senhor e, vice-versa: o amor cresce a través do Amor!

 Recadinho 
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Quem aceita as palavras de Jesus sobre o Reino não está longe dele, diz Jesus!
- Isso porque quem aceita a mensagem do Reino, já começa a colocá-lo em prática nesta realidade em que vive!
- O primeiro mandamento manda ouvir o que Jesus diz e colocar em prática!
- Agindo assim, terá que existir, obrigatoriamente, o amor ao próximo em toda a sua plenitude! E a conclusão?!

 Leitura Orante 
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Amar com totalidade
Preparo-me para a Leitura Orante,
rezando com todos os que, nesta rede da internet,
se reúnem em torno da Palavra:
Oração para antes de ler a Bíblia
Jesus Mestre, que dissestes:
 “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu aí estarei no meio deles”, ficai conosco, aqui reunidos para melhor meditar e comungar com vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade: iluminai-nos, para que melhor compreendamos as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho: fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.  
Sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa, onde a Palavra de Deus produza frutos abundantes de santidade e de apostolado.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto, na Bíblia: Mc 12,28b-34 e observo a síntese que Jesus faz dos mandamentos.
Refletindo
O mestre da Lei que por Jesus à prova. No Antigo Testamento há decálogos w leis que regulavam a conduta do israelita. A tradição rabínica possuía até 613 preceitos, 248 mandatos e 365 proibições. O mestre pergunta a Jesus qual é o mandamento mais importante. Jesus resume todos os mandamentos em dois, igualmente importantes e inseparáveis: o amor a Deus e ao próximo. Quem ama a Deus deve amar o filho de Deus, ou seja, o próximo. Tudo o mais é consequência. E diz mais: o amor ao próximo deve ser igual ao amor a si mesmo.
2- Meditação (Caminho)  Qual palavra mais me toca o coração?(O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje?
Como vivo estes dois mandamentos? Começo ao contrário, pelo segundo mandamento. Amo as outras pessoas como a mim mesmo? O papa emérito Bento XVI, em 2006, a sua primeira encíclica intitulada “Deus caritas est”, Deus é amor. No parágrafo 16, diz que há um “nexo indivisível entre o amor a Deus e o amor ao próximo: um exige tão estreitamente o outro que a afirmação do amor a Deus se torna uma mentira, se o homem se fechar ao próximo ou, inclusive, o odiar.”
Meditando
O papa diz mais: 
“Só a minha disponibilidade para ir ao encontro do próximo e demonstrar-lhe amor é que me torna sensível também diante de Deus. Só o serviço ao próximo é que abre os meus olhos para aquilo que Deus faz por mim e para o modo como Ele me ama. Os Santos — pensemos, por exemplo, na Beata Teresa de Calcutá — hauriram a sua capacidade de amar o próximo, de modo sempre renovado, do seu encontro com o Senhor eucarístico e, vice-versa, este encontro ganhou o seu realismo e profundidade precisamente no serviço deles aos outros. Amor a Deus e amor ao próximo são inseparáveis, constituem um único mandamento” (Deus caritas est, 18).
É assim que amo meu irmão? É assim que amo a Deus?
3- Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo, a Oração que o Senhor nos ensinou: Pai nosso...
4- Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é de renovada relação de amor com Deus e, em conseqüência, com o próximo.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 306 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo