domingo, 9 de fevereiro de 2025

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■ abraçar com coragem a missão de anunciar o Reino de Deus. – (Lc 5,1-11)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SOBRE A LEUCEMIA

 F E V E R E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O LÚPUS, FIBROMIALGIA E MAL DE ALZHEIMER

 GARÇA/SP, 09 DE FEVEREIRO de 2025 (domingo) 40º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

SE QUER SABER O FINAL, PRESTE ATENÇÃO NO COMEÇO.”

(Provérbio africano)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DO SURF

DIA DO FREVO PERNAMBUCANO

DIA DA INTERNET SEGURA

DIA DO COPERNÍCIO

DIA DA LEI DE FALÊNCIA NOVA

DIA DA LEI DE IMPRENSA

DIA DO PAÇO DO FREVO EM RECIFE-PE

SEMANA MUNDIAL DA HARMONIA INTER-RELIGIOSA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Granjeiro  (Ceará)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: LUCIA HELENA CONESSA DA SILVA (minha Irmã – São Paulo /SP)roberto PEREIRA (primo São Paulo /SP)ALEXANDRE ALFREDO MORAES (PM -Garça /SP)JOÃO MIRANDA DO NASCIMENTO (Bauru /SP)JOSÉ Apolinar Alvarez Contramaestre (Club de Leones Santa Ana MonarcaTachira E1- San Cristobal-Tachira Venezuela)MARIA ISABEL BELLINE PARMIGIANI (Garça /SP) FLORISVALDO DE LuCa (Garça /SP)RAPHAEL CASTRO (Garça /SP) LAUREN KAWATA SUEMI (Ribeirão Preto /SP)EDUARDO OLIVEIRA (Garça /SP)  Frei nivaldo pasqualim (Custódia Franciscana Olimpia /SP) Pe. MARCELO ANTONIO DOS SANTOS (Pároco da Paróquia São José Operário de Tupã /SP) MARCELO LEONEL TOLEDO (Cassilandia /MS)WANDA LOPES  (Garça /SP)  ARIANE LIMA (Marilia /SP) ALEXANDRE Lorenzetti (Garça /SP) Fabiana PAula Agostine  (Garça /SP)JOÃO VItoR PoNcianO (Bauru /SP)-

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: TEREZA PEREZ PRADO E LUIZ CARLOS PRADOó1974ó51 ANOS ó(casal PDG-DLC5-Lions Clube de Suzano/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: : LIONS CLUBE DE BRODOWSKIó1977ó48 ANOS(Distrito LC 6)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA Apolônia

Santo Altão

SANTO ANSBERTO

SÃO DONATO DE LEMELLEFA

 SÃO MIGUEL FEBRES CORDERO MUNHOZ

SÃO RAINALDO

SÃO MARÃO

SÃO PRIMO

SÃO SABINO DE CANOSA

SÃO TELO

VÁRIOS SANTOS MÁRTIRES DE ALEXANDRIA

Eugênia Smet

BEATA ANNA CATARINA EMMERICH

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Lança as redes e confia no Senhor Lc 5,1-11 - "Avança para águas mais profundas!"

A fé nos convida a lançar as redes, mesmo sem enxergar o mar cheio de peixes.

 

Vinde, adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemo-nos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor (Sl 94,6s).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Na Eucaristia fazemos experiência da bondade e da santidade de Deus. O Senhor continuamente nos chama e nos envia a avançar para águas mais profundas, a fim de lançarmos as redes em seu nome, com fé, criatividade e amor sempre renovado. Disponhamo-nos a colaborar para a difusão da Palavra de salvação.

 

– Oração 

 

“PAI, CONFIRMA MINHA VOCAÇÃO DE PESCADOR DE PESSOAS HUMANAS, E CONDUZE-ME PARA ÁGUAS MAIS PROFUNDAS ONDE SE ENCONTRAM OS QUE MAIS CARECEM DE MEU AMOR.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de coração sincero e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 09 de fevereiro de 2025 domingo da 5ª Semana do Tempo Comum  

– Liturgia da Palavra 

A Palavra de Deus nos motiva a dar a resposta da fé: Aqui estamos, envia-nos! Acolhê-la significa nos deixarmos moldar pela graça divina e nos dispormos a avançar na missão de anunciar o Evangelho.

 

 

1ª Leitura (Is 6,1-2a.3-8) responde com prontidão ao chamado do Senhor, Leitura do Livro do Profeta Isaías:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1No ano da morte do rei Ozias, vi o Senhor sentado num trono de grande altura; o seu manto estendia-se pelo templo. 2Havia serafins de pé a seu lado; cada um tinha seis asas. 3Eles exclamavam uns para os outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está repleta de sua glória”. 4Ao clamor dessas vozes, começaram a tremer as portas em seus gonzos, e o templo encheu-se de fumaça. 5Disse eu então: “Ai de mim, estou perdido! Sou apenas um homem de lábios impuros, mas eu vi com meus olhos o rei, o Senhor dos exércitos”. 6Nisso, um dos serafins voou para mim, tendo na mão uma brasa, que retirara do altar com uma tenaz, 7e tocou minha boca, dizendo: “Assim que isto tocou teus lábios, desapareceu tua culpa, e teu pecado está perdoado”. 8Ouvi a voz do Senhor que dizia: “Quem enviarei? Quem irá por nós?” Eu respondi: “Aqui estou! Envia-me”.   

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 137(138)

 

Vou cantar-vos, ante os anjos, ó Senhor, e ante o vosso templo vou prostrar-me. 

1. Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, / porque ouvistes as palavras dos meus lábios! / Perante os vossos anjos vou cantar-vos / e ante o vosso templo vou prostrar-me. – R.      

Vou cantar-vos, ante os anjos, ó Senhor, e ante o vosso templo vou prostrar-me. 

2. Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, / porque fizestes muito mais que prometestes; / naquele dia em que gritei, vós me escutastes / e aumentastes o vigor da minha alma. – R.

Vou cantar-vos, ante os anjos, ó Senhor, e ante o vosso templo vou prostrar-me.  

3. Os reis de toda a terra hão de louvar-vos / quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa. / Hão de cantar vossos caminhos e dirão: / “Como a glória do Senhor é grandiosa!” – R.

Vou cantar-vos, ante os anjos, ó Senhor, e ante o vosso templo vou prostrar-me.

4. Estendereis o vosso braço em meu auxílio / e havereis de me salvar com vossa destra. / Completai em mim a obra começada; / ó Senhor, vossa bondade é para sempre! / Eu vos peço: não deixeis inacabada / esta obra que fizeram vossas mãos! – R.

Vou cantar-vos, ante os anjos, ó Senhor, e ante o vosso templo vou prostrar-me.

 

 

2ª Leitura (Cor 15,1-11) mudar vidas e dar novo sentido à existência   Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

[A forma breve está entre colchetes.]

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1Quero lembrar-vos, [irmãos,] o Evangelho que vos preguei e que recebestes, e no qual estais firmes. 2Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado por mim. De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão. 3Com efeito, [transmiti-vos em primeiro lugar aquilo que eu mesmo tinha recebido; a saber: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras; 5e que apareceu a Cefas e depois aos doze. 6Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. 7Depois, apareceu a Tiago e depois apareceu aos apóstolos todos juntos. 8Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo.] 9Na verdade, eu sou o menor dos apóstolos, nem mereço o nome de apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus. 10É pela graça de Deus que eu sou o que sou. Sua graça para comigo não foi estéril: a prova é que tenho trabalhado mais do que os outros apóstolos – não propriamente eu, mas a graça de Deus comigo. [11É isso, em resumo, o que eu e eles temos pregado e é isso o que crestes.]   

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

 

– 09 de fevereiro de 2025 domingo da 5ª Semana do Tempo Comum  

 – Evangelho do dia 

 

abraçar com coragem a missão de anunciar o Reino de Deus.  (Lc 5,1-11)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

“Vinde após mim!”, o Senhor lhes falou, / “e vos farei pescadores de homens” (Mt 4,19). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

Naquele tempo, 1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a Palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois, sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. 4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes, que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. 8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante, tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

09/02/25         

5º DOMINGO TC – C

 

Lucas 5,1.4.6.8.10-11: “Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e... disse a Simão: - Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca.. Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam... Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: - Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!...Jesus, porém, disse a Simão: - Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”.

 

Jesus, toda essa cena nos oferece o simbolismo da evangelização, para a qual estava enviando os seus apóstolos. Quando o senhor lhes pediu para ‘avançarem para águas mais profundas’, desejava que a evangelização não ficasse satisfeita com as pescarias em águas rasas, ou seja, apenas entre pessoas que já participavam do seu Reino. Ao mesmo tempo, não deviam confiar na força ou na beleza das suas palavras, mas era preciso obedeceder à sua Palavra e anunciar a sua pessoa. Caso contrário, nada pescariam. Somente pelo o seu mandato, eles realizariam uma boa pescaria, atraindo muita gente para fazer parte da sua Igreja. Pedro, nosso primeiro papa, nos deu o exemplo de reconhecer o seu poder e a sua santidade, confessando que não passava de um pecador diante do senhor. No entanto, ao confirmar Pedro como pescador de homens, o senhor  deixou claro que o fato de ser pecador não impedia ninguém de tornar-se missionário. E afirmou a Pedro, aos seus companheiros e a todos nós que não é preciso sentir medo diante das dificuldades da evangelização, quando pouco ou nada pescamos, Sempre que as redes são lançadas em seu nome, é certo que a pescaria será abundante. Mas, se o fizermos para o nosso prestígio e interesse, correremos o risco de fracassar.

Senhor, sou grato por esses primeiros homens que se encantaram com o senhor, deixaram tudo e o seguiram, como pescadores de homens. Sou cristão, sou Peregrino da Esperança, e que sua palavra me faça lançar minha pequena rede em seu nome, sem medo de avançar para as águas mais profundas, onde a nossa sociedade continua indiferente ou distante da sua mensagem de vida e de amor.

 

Mãe Aparecida, pescada por três pescadores, desde o seu santuário a senhora continua sendo a maior e a melhor pescadora para a barca do seu Filho. Abençoe a nossa vida de cristãos, e ensine-nos a evangelizar assim como a senhora o faz até hoje, com tanta ternura e tanta bondade. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus se encontra à beira do lago de Genesaré, onde havia grande multidão que queria ouvir a Palavra de Deus. Para o povo, a Palavra de Jesus era a Palavra de Deus. Depois, subindo na barca de Pedro, Jesus continua ensinando e pede a Pedro que lance as redes em águas mais profundas. Apesar de uma noite infrutífera, conseguem uma abundante pesca. É sinal do Reino de Deus chegando. Obediência à Palavra de Deus provoca resultados positivos. É a confiança na força do Evangelho que produz resultados inesperados. Após o sucesso da pesca, o Mestre chama alguns pescadores para segui-lo e partilhar a missão. De “pescadores de peixes”, transformam-se em “pescadores de gente”. A comunidade cristã é convidada por Jesus a lançar as redes em águas mais profundas, ou seja, ir além da mesmice, enfrentar os desafios da modernidade que lançam à miséria milhares de pessoas. Obedecendo às palavras de Jesus, a Igreja pode recuperar sua força de atração e de credibilidade.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 5,1-11 - "Avança para águas mais profundas!"

5º Dom. Tempo Comum - 9 de fevereiro

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Jesus nos convida a confiar Nele e a mergulhar nas profundezas do nosso ser, onde Sua presença silenciosa opera maravilhas. Muitas vezes, enfrentamos desafios que parecem impossíveis de superar, mas com fé, somos transformados pela Sua palavra. Que possamos abrir o coração para essa experiência e deixar que Ele nos conduza.

Rezemos:
“Vem, Espírito Santo! Ensina-nos a amar as Escrituras e a reconhecer a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e atentos à Tua vontade, para que possamos compreender os mistérios do Reino. Amém.”

 

 

1. Leitura (Verdade)

JCerto dia, às margens do lago de Genesaré, Jesus viu dois barcos e subiu no de Simão Pedro para ensinar a multidão. Após a pregação, disse a Pedro: “Avance para águas mais profundas e lance as redes para a pesca.” Pedro hesitou, pois haviam passado a noite inteira sem pescar nada, mas obedeceu. Ao lançar as redes, capturaram tantos peixes que as redes quase se rompiam. Diante do milagre, Pedro reconheceu sua pequenez e se lançou aos pés de Jesus, dizendo: “Afasta-te de mim, Senhor, pois sou um pecador!”

Jesus, então, o encorajou: “Não tenhas medo! De agora em diante, serás pescador de homens.” Diante desse chamado, Pedro e seus companheiros deixaram tudo e seguiram o Mestre.

2. Meditação (Caminho)

O Evangelho nos convida a refletir:

Você já sentiu desânimo e achou que seus esforços foram em vão?
Tem colocado sua confiança em Jesus, mesmo quando tudo parece difícil?
De que maneira o Senhor o(a) chama a avançar para águas mais profundas na sua vida espiritual?

Assim como Pedro, muitas vezes hesitamos, mas a obediência à palavra de Cristo nos conduz a milagres e transformações.

3.Oração (Vida)

Este é o momento de apresentar a Deus nossas limitações e desafios, sabendo que Ele nos acolhe com amor.
Senhor, fortalece-nos para confiar em Ti e lançar nossas redes, mesmo quando não enxergamos os frutos de imediato. Abençoa nossa comunidade e desperta em nós o ardor missionário. Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

A experiência de Pedro nos ensina que a fé nos impulsiona a agir. Jesus nos convida a não ter medo e a nos comprometermos com o Reino. Que possamos viver essa palavra no nosso dia a dia, anunciando com alegria a Boa-Nova.

 

Bênção

 

Senhor, abençoai-nos com a Tua graça para que, fortalecidos no Teu amor, possamos ser sinais de paz e justiça no mundo. Amém.

Parte superior do formulário

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP