quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair. – (Mc 7,24-30)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 10 DE FEVEREIRO de 2022 (quinta-feira) 041º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  D I A  F E L I Z !

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

É melhor e mais seguro uma paz certa, que uma vitória esperada."

(Tito Lívio)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DA ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO

DIA DO AGENTE DE ATIVIDADES PENITENCIÁRIAS

DIA DO ATLETA PROFISSIONAL

DIA DO FEIJÃO

DIA DAS LEGUMINOSAS

SEMANA MUNDIAL DA HARMONIA INTER-RELIGIOSA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Santa Maria (Distrito Federal) Bannach (Paraná) Cachoeirinha - Esperantina - Itapiratins - Maurilândia do Tocantins - Novo Jardim - São Miguel do Tocantins - Taipas do Tocantins (Tocantins) Santana do Livramento (Rio Grande do Sul) Mangabeiras (Maranhão)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: Rosana Alvarenga (Garça /SP)  LEONARDO HISSASHI MORI (Dentista-Lions Clube de Irapuru /SP)JOSÉ  SILVÉRIO  DE LIMA (Contador-Lions Clube de Agudos Açucena da Serra /SP)  LUCIA DO CARMO DE ALMEIDA NASCIMENTO (Lions Clube de Penápolis /SP)ADÉLIA DE SOUZA FERNANDES (DG-DLC11-Lions Clube de CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM Frades e Freira /ES)Lucino Adrian Gonzalez (Club de Leones Salto del Guairá-Paraguai) GABRIELA C. DAUN DO NASCIMENTO (Garça /SP)PAULO FRANCISCO SCUTARI (Jornalista Garça /SP)MARCIA ROZANI POLACHINI RODELA (Garça /SP) DIOGO MINAKAWA (Garça /SP) MAURICIO DE ALMEIDA (Garça /SP)GISELA MARIA SCARTEZINI (São Paulo/SP) VERA IMAFUKU MeniS (Garça /SP) MARLENE APARECIDA CODOGNO MARTINS (Duartina /SP)-

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Pe. EDSON DE OLIVEIRA LIMAó2001ó21 ANOS ó (Pároco das Paróquias: Nossa Senhora Aparecida de Quintana e Nossa Senhora Aparecida de Paulópolis /SP)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SANTA ESCOLÁSTICA

A exemplo de Jesus, Escolástica (Itália, 480-547), soube por a caridade acima das regras e instituições humanas. Conhecida como mulher de grande contemplação, fundou o mosteiro das Beneditinas. Tinha como irmão, são Bento, uma relação muito santa e amigável.  

SANTO AMÂNCIO

SANTO JACINTO

SANTO JOSÉ SÁNCHEZ DEL RÍO

SÃO ZÓTICO

SANTO GUILHERME DE MALAVALE

BEATO ALOÍSIO STEPINAC

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia : Aprendamos com a mulher Cananéia como rezar. Ela apela para as palavras do Mestre, defende seu pedido com humildade e consegue ser atendida. => Deixa que os filhos se saciem primeiro – Mc 7,24-30

 

 

Exultemos de alegria, pois o Senhor do universo amou esta virgem santa e gloriosa.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Escolástica nasceu no ano 480, na Itália, e lá faleceu em 547. Irmã gêmea de São Bento e mulher de profunda intimidade com Deus, organizou um grupo de moças, propondo-lhes vida comunitária e dedicação prioritária à oração e à contemplação. A seu exemplo, vivamos em atitude de constante comunhão com o Senhor, a qual nos leve a gerar fecundas obras de caridade.

 

– Oração 

 

PAI, CRIA EM MEU CORAÇÃO UMA FÉ PROFUNDA COMO A DA MULHER PAGÃ QUE DEMONSTROU TOTAL CONFIANÇA EM JESUS. POR ISSO, FOI ATENDIDA POR ELE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Celebrando a festa de santa Escolástica, nós vos pedimos, ó Deus, a graça de imitá-la, servindo-vos com caridade perfeita e alegrando-nos com sinais do vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                              10 de fevereiro de 2022 - 5ª-feira da 5ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

O coração de Salomão se desvia do Senhor para prestar culto a ídolos. Por sua admirável fé, a mulher estrangeira antecipa, em favor dos povos pagãos, a salvação de Jesus. 

 

1ª Leitura (1Rs 11,4-13) – Já que não guardaste a minha aliança, tirar-te-ei o reino; mas deixarei ao teu filho uma tribo, por consideração para com meu servo Davi  Leitura do Primeiro Livro dos Reis:

 

4Quando Salomão ficou velho, suas mulheres desviaram o seu coração para outros deuses e seu coração já não pertencia inteiramente ao Senhor, seu Deus, como o do seu pai, Davi. 5Salomão prestou culto a Astarte, deusa dos sidônios, e a Melcom, ídolo dos amonitas. 6Ele fez o que desagrada ao Senhor e não lhe foi inteiramente fiel, como seu pai, Davi. 7Foi então que Salomão construiu um santuário para Camos, ídolo de Moab, no monte que está defronte de Jerusalém, e para Melcom, ídolo dos amonitas. 8Fez o mesmo para todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e ofereciam sacrifícios aos seus deuses. 9Então, o Senhor irritou-se contra Salomão, porque o seu coração tinha se desviado do Senhor, Deus de Israel, que lhe tinha aparecido duas vezes 10e lhe proibira expressamente seguir a outros deuses. Mas ele não obedeceu à ordem do Senhor. 11E o Senhor disse a Salomão: “Já que procedeste assim e não guardaste a minha aliança nem as leis que te prescrevi, vou tirar-te o reino e dá-lo a um teu servo. 12Mas, por amor de teu pai, Davi, não o farei durante a tua vida; é da mão de teu filho que o arrebatarei. 13Não te tirarei o reino todo, mas deixarei ao teu filho uma tribo, por consideração para com meu servo Davi e para com Jerusalém, que escolhi”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 106(105)

 

Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos, segundo o amor que demonstrais ao vosso povo!

 

 

– 10 de fevereiro de 2022 - 5ª-feira da 5ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair.   (Mc 7,24-30)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Acolhei docilmente a Palavra / semeada em vós, meus irmãos; / ela pode salvar vossas vidas! (Tg 1,21)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 24Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido. 25Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”. 28A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”. 29Então Jesus disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. 30Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair. Então Jesus disse: - Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha...”

(Marcos 7,27-29).

 

Senhor Jesus, não foi fácil para os seus conterrâneos e para as primeiras comunidades cristãs aceitarem que o senhor viera para a salvação de todos, e não apenas do povo eleito do Antigo Testamento. Eles consideravam os pagãos como cães.

Por isso, essa cena é pedagógica, para ensinar a seus discípulos que a fé no senhor, como Messias e Filho de Deus, não era exclusividade de um povo ou de uma religião.

O senhor começa por tratar aquela mulher pagã como todos tratavam, ainda que usando um diminutivo: ‘cachorrinhos’.

A mulher, longe de se ofender, pede que lhe conceda ao menos as migalhas da sua graça e cure sua filha.

Aquele ato de humildade manifestou a sua fé no senhor, capaz de romper qualquer resistência ou preconceito.

Assim, a sua palavra demonstrou que tinha força para curar à distância e para estender a salvação a todos os povos e nações.

 

Senhor, ainda há gente e há grupos que caem na tentação de pensar que sua religião, sua igreja ou seu movimento são os únicos depositários do mistério da salvação, que o senhor nos conquistou pela sua Encarnação, Morte e Ressurreição.

 

No entanto, as virtudes da fé e da esperança, junto com a  prática do amor, abrem as portas do seu Reino a todas as pessoas de boa vontade, como aquela mulher cananeia.

 

 Ela nos representou a todos nós, que passamos a fazer parte do seu Reino, à semelhança dos “cachorrinhos” desse Evangelho.

 

Que mantenhamos a fé humilde daquela mulher, que jamais fiquemos travados em nossos preconceitos e que não nos faltem jamais a sua graça redentora, ainda que sejam apenas as migalhas,

 

 

Mãe e Senhora Aparecida, humilde serva do Senhor, ensine-nos a ter uma fé cheia de humildade, sem exigir direitos ou privilégios, porque tudo o que nos vem de seu Filho bendito é sempre graça sobre graça, quando estamos abertos ao seu amor. Amém! 

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Mesmo que queira, Jesus não consegue ficar despercebido. Uma mulher pagã, preocupada com sua filha possuída por um espírito impuro, atira-se aos pés do Mestre, suplicando pela filha. Jesus tenta resistir, mas, diante da insistência da mulher, cede. Jesus entra “numa casa” em território não israelita. A fala do Mestre é questão de precedência e não de exclusão, isto é, ele veio para os judeus, antes de tudo, sem excluir os outros povos. A reação da mulher mostra bem isso, os cachorrinhos (pagãos) também têm necessidade do básico para a vida (as migalhas). A atitude do Mestre parece ser um teste para constatar a fé da mulher. Provavelmente o texto revela a dúvida da comunidade de Marcos a respeito da admissão ou não dos pagãos ao Reino de Deus. A conclusão é clara: sim, também entre os pagãos havia pessoas preparadas para receber os benefícios do Reino.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Marcos 7,24-30 - Uma mulher pagã pede pela filha e Jesus a atende

 

Oração Inicial


Aprendamos com a mulher Cananéia como rezar. Ela apela para as palavras do Mestre, defende seu pedido com humildade e consegue ser atendida. Certamente que, do jeito dessa mulher aprendemos a rezar, e na humildade alcançar a misericórdia divina.

 

Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

“O modo de pensar das pessoas no tempo de Jesus era que, quem não fosse de sua raça e de sua religião, não tinha direito à bênção de Deus. Não foi fácil para os seguidores de Jesus passarem para uma nova mentalidade. Na experiência de Jesus, percebeu-se como ele superou esse tipo de pensamento exclusivista e incluiu os não judeus como destinatários de sua missão. Foi um grande aprendizado para as comunidades, que precisaram, desde o início, reconhecer o direito dos pagãos de também participar da salvação em Cristo. O espírito de seita nos fecha sobre nós mesmos. A comunidade cristã tem a vocação de ser uma comunidade em diálogo com o mundo, com as outras religiões, com todos”.

 

2. Meditação (Caminho)

- O que a Palavra diz para mim?

Como vivo é a minha pureza? Evito contato com pessoas doentes, sujas? Ou me preocupo com o meu interior, o meu coração? Por acaso tenho maus pensamentos, imoralidade sexual, roubo até em pequenas coisas, cometo adultério, pratico a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho? Se vivo alguma destas impurezas será urgente uma reconciliação com Deus e o irmão, se me considero amigo de Jesus. Os bispos reunidos em Aparecida, na V Conferência, disseram  sobre algumas contradições do mundo de hoje: "

Meditando

"As mudanças culturais modificaram os papéis tradicionais de homens e mulheres, que procuram desenvolver novas atitudes e estilos de suas respectivas identidades, potencializando todas suas dimensões humanas na convivência cotidiana, na família e na sociedade, às vezes por vias equivocadas.

A avidez do mercado descontrola o desejo de crianças, jovens e adultos. A publicidade conduz ilusoriamente a mundos distantes e maravilhosos, onde todo desejo pode ser satisfeito pelos produtos que têm um caráter eficaz, efêmero e até messiânico. Legitima-se que os desejos se tornem felicidade. Como só se necessita do imediato, a felicidade se pretende alcançar através do bem-estar econômico e da satisfação hedonista." (DAp 49-50).

 

 

3.Oração (Vida)

“O modo de pensar das pessoas no tempo de Jesus era que, quem não fosse de sua raça e de sua religião, não tinha direito à bênção de Deus. Não foi fácil para os seguidores de Jesus passarem para uma nova mentalidade. Na experiência de Jesus, percebeu-se como ele superou esse tipo de pensamento exclusivista e incluiu os não judeus como destinatários de sua missão. Foi um grande aprendizado para as comunidades, que precisaram, desde o início, reconhecer o direito dos pagãos de também participar da salvação em Cristo. O espírito de seita nos fecha sobre nós mesmos. A comunidade cristã tem a vocação de ser uma comunidade em diálogo com o mundo, com as outras religiões, com todos”.

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O que você deseja dizer ao Senhor neste momento? A oração é um momento em que nos colocamos diante de Deus e pedimos vida nova, apresentamos a Ele o que desejamos as realidades que queremos que Ele transforme. Reze ao Senhor sem medo, converse com Ele. Peça a interseção de Maria para que ela apresente ao seu Filho as suas necessidades.

 

Bênção

 

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.