sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Os pastores encontraram Maria e José e o recém-nascido. - (Lc 2,1-14)

 


– 
ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 D E Z E M B R O – 

MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE PREVENÇÃO DA A I D S

 DEZEMBRO LARANJA – Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Pele

 GARÇA/SP, 25 DE DEZEMBRO de 2020 (sexta-feira) 360º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.instagram.com/jrmunews

A SINCERIDADE É O PRINCÍPIO E O FIM DE TODAS AS COISAS.

(Confúcio)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org  e https://www.instagram.com/jrmunews/

 

Dia do Natal - Celebração do Nascimento de Cristo

Dia GLOBAL DE COMPARTILHAR A BÍBLIA

Dia do NACIONAL DA CRISTÃ

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Guaçuí - Mantenópolis (Espírito Santo) Governador Eugênio Barros - Joselândia - Luís Domingues - Mirinzal - São Mateus do Maranhão (Maranhão) Heliodora (Minas Gerais) Alpestre - Anta Gorda - Ilópolis - Mostardas - Planalto - Putinga - Ronda Alta - Severiano de Almeida (Rio Grande do Sul) Cachoeira dos Índios - Cuitegi - Malta - Olivedos - São José de Espinharas (Paraíba) Canarana - Nova Lacerda (Mato Grosso) Natal - Presidente Juscelino - Taboleiro Grande (Rio Grande do Norte) Aldeias Altas (Sergipe)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: GABRIEL FURLANETO DOS SANTOS (CL Lions Clube Garça-Disan-Garpress–Garça/SP) GUIDO MODELLI (sócio fundador do Lions Clube de Marilia/SP) PDG “BENÉ” BENEDITO CHIARÁDIA DE OLIVEIRA (DLC1-Lions Clube de Rio de Janeiro Lins de Vasconcelos /RJ) EDSON BATISTA DA SILVA (Marilia/SP) SERGIO LUIZ FABRON (Amigo – Garça/SP) DEISE MATULIONIS (Mirassol /SP) Osmar Silverio Junior (Garça/SP) Rita de Cássia Peron Ferreira da Rocha  (Escr Exatidão-Garça/SP) AARON QUINTAS SOARES (Japão-Garça /SP) GUILHERME OLIVEIRA ROCHA (Garça /SP)

 

 SANTO DO DIA  

 

N A T A L  D O   S E N H O R  J E S U S

SANTA ANASTÁCIa de Sirmio

Beata Maria dos Apóstolos

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 2,1-14

Celebremos o Natal do Senhor, o Deus Conosco, pois sua manifestação traz a salvação para todos.

 

- Um menino nasceu para nós: um filho nos fai dado! O poder repousa nos seus ombros. Ele será chamado mensageiro do conselho de Deus (Is 9,6).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Ao amanhecer deste novo dia, celebremos com alegria a chegada do nosso Salvador. Jesus é a luz que brilha em meio às incertezas e dúvidas da humanidade. Deixemo-nos envolver por sua bondade e amor e nos disponhamos ao encontro com ele nesta Eucaristia.

– Oração 

 

PAI, AJUDA-ME A CONTEMPLAR TUA AÇÃO MARAVILHOSA EM RELAÇÃO À CONCEPÇÃO DE TEU FILHO JESUS. QUE EU RECONHEÇA NELA TUA OFERTA GRATUITA DE SALVAÇÃO PARA TODA A HUMANIDADE.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que admiravelmente criastes o ser humano e mais admiravelmente restabelecestes a sua dignidade, dai-nos participar da divindade de vosso Filho, que se dignou assumir a nossa humanidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 25 de dezembro de 2020 sexta-feira - 4ª Semana do Advento

– Liturgia da Palavra 

A presença do Senhor no meio do povo é fonte de luz e esperança. Ele nos salva por sua misericórdia e traz alegria aos pobres, tornando-os anunciadores da Boa-nova. 

 

1ª Leitura (Is 62,11-12) – Eis que está chegando o teu Salvador.  Leitura do Livro Profeta Isaías:

 

11Eis que o Senhor fez-se ouvir até as extremidades da terra: “Dizei à cidade de Sião: Eis que está chegando o teu salvador, com a recompensa já em suas mãos e o prêmio à sua disposição. 12O povo será chamado Povo santo, os Resgatados do Senhor; e tu terás por nome Desejada, Cidade não abandonada”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 96(97)

Brilha hoje uma luz sobre nós, / pois nasceu para nós o Senhor.

 

 

2ª Leitura (Tt 3,4-7) – Ele salvou-nos por sua misericórdia.  Leitura da carta de São Paulo a Tito:

 

Caríssimo, 4manifestou-se a bondade de Deus, nosso salvador, e o seu amor pelos homens: 5ele salvou-nos não por causa dos atos de justiça que tivéssemos praticado, mas por sua misericórdia, quando renascemos e fomos renovados no batismo pelo Espírito Santo, 6que ele derramou abundantemente sobre nós por meio de nosso Salvador, Jesus Cristo. 7Justificados assim pela sua graça, nos tornamos, na esperança, herdeiros da vida eterna.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 25 de dezembro de 2020 sexta-feira - 4ª Semana do Advento

– Evangelho do dia 

 

Os pastores encontraram Maria e José e o recém-nascido. - (Lc 2,1-14)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Eu vos trago a boa-nova de uma grande alegria: / é que hoje vos nasceu o Salvador, Cristo, o Senhor (Lc 2,10s).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

15Quando os anjos se afastaram, voltando para o céu, os pastores disseram entre si: “Vamos a Belém ver este acontecimento que o Senhor nos revelou”. 16Os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. 17Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. 18E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. 19Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração. 20Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Assumamos a Jesus como nosso Senhor e Salvador”

“E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade” 

 (João 1,14)

Bendito seja o Senhor, nosso Deus! Bendito seja o Senhor, nosso Deus amado, que nos deu Seu Filho único: nosso Salvador e Jesus Cristo, no qual contemplamos Sua presença gloriosa no meio de nós.

 

Bendito seja Deus porque a Sua Palavra eterna se encarnou, ela está no meio de nós. Palavra de vida, Palavra que salva, Palavra que restaura, Palavra que traz salvação para todos nós.

 

Alegremo-nos com todo o nosso coração, que possamos encher a nossa alma de júbilo para contemplar Deus presente no meio de nós.

 

Sei que todos nós sabemos que hoje é dia do Natal, mas a palavra “Natal” talvez se revestiu de tantos outros significados que fugiu do seu sentido essencial. Não podemos apenas chamar hoje de “Dia do Natal”, porque só Natal não significa nascimento, mas hoje é Natal de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, hoje o Verbo Encarnado, a Palavra eterna de Deus, o nosso Salvador nasceu.

 

“Não basta dizer que hoje é Natal, é preciso, de fato, assumir a Jesus como nosso Senhor e Salvador”

 

Sabemos a alegria que representa o nascimento de uma criança, o nascimento de um filho, de uma filha… E que alegria representa para toda a humidade o nascimento de Jesus, Nosso Salvador!

 

Não são apenas bons sentimentos que revestem o dia de hoje, é muito mais do que isso, é sublime o acontecimento que celebramos; é sublime pela graça, pela importância, por tudo aquilo que Ele realiza em nossa vida. Jesus no meio de nós é a certeza de que Deus assume a nossa natureza humana, que Ele assume ser humano como cada um de nós; assume ser igual a nós para nos tornar semelhantes a Ele, para recuperar a nossa natureza divina que recebemos por imagem e semelhança d’Ele quando fomos criados, mas que foi ofuscada pelo pecado.

 

Deus desce até nós para nos trazer a salvação e libertação, por isso, não cabe no nosso coração a tristeza, o medo, a frustração, a decepção, porque onde é que colocamos o nosso coração? Onde está a nossa fé e nossa confiança?

 

Não basta saber que Jesus nasceu, não basta dizer que hoje é Natal, é preciso, de fato, assumir a Jesus como nosso Senhor e Salvador. É isso que faz a diferença! O fator “Jesus nasceu” é um acontecimento histórico, mas Ele muda a história da humanidade, e a minha humanidade, quando O assumimos como Senhor e Salvador todos os dias da nossa vida.

 

Bendito seja Deus que nos deu Jesus como nosso Senhor e Salvador.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A presença do Senhor no meio do povo é fonte de luz e esperança. Ele nos salva por sua misericórdia e traz alegria aos pobres, tornando-os anunciadores da Boa-nova.

O R A Ç Ã O

Senhor Jesus, vieste ao mundo para reconciliar a humanidade com Deus. Que eu saiba colher os frutos de teu gesto de amor, deixando a divindade transparecer em mim.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 2,1-14 - Nasceu o Salvador! É Natal!



Oração Inicial

“O povo que andava na escuridão viu uma grande luz, para os que habitavam as sombras da morte uma luz resplandeceu” (Is 9,1). Celebremos o Natal do Senhor, o Deus Conosco, pois sua manifestação traz a salvação para todos.

 

Peçamos: “Pai, dá-me um coração de pobre que me permita contemplar o nascimento de teu Filho Jesus, que viveu pobre para ser solidário com os pobres. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto? Destaque os personagens que aparecem na narrativa, imagine os elementos que compõem o relato bíblico e coloque-se na cena. Quais palavras mais se destacaram durante a leitura?

 

“Lucas situa o nascimento de Jesus na História: o imperador Augusto era senhor de Roma e Quirino, governador da Síria. Enquanto os projetos humanos continuam, a engrenagem da Salvação começa a caminhar. Jesus nasce no silêncio da noite, abrigado numa gruta de animais, e os Anjos anunciam a paz.

 

Não há motivo para medo, porque a sofrida história humana se torna História da Salvação. O Filho de Deus assume nossa carne, nossa história, e ficará conosco para sempre. Os primeiros convidados para este grande evento são humildes pastores, considerados fora da lei, mas que tinham um coração simples e aberto como a gruta. Jesus continua nascendo onde encontra lugar. Ele pede licença para habitar a gruta do nosso coração.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Para nossa meditação, sirvamo-nos das palavras do Papa Francisco: “Quando ouvirmos falar do nascimento de Cristo, permaneçamos em silêncio e deixemos que seja aquele Menino a falar; gravemos no nosso coração as suas palavras, sem afastar o olhar do seu rosto. Se O tomarmos nos nossos braços e nos deixarmos abraçar por Ele, dar-nos-á a paz do coração que jamais terá fim. Este Menino ensina-nos aquilo que é verdadeiramente essencial na nossa vida.

 

Nasce na pobreza do mundo, porque, para Ele e sua família, não há lugar na hospedaria. Encontra abrigo e proteção num estábulo e é deitado numa manjedoura para animais. E todavia, a partir deste nada, surge a luz da glória de Deus. A partir daqui, para os homens de coração simples, começa o caminho da verdadeira libertação e do resgate perene.”

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Reze com a oração que o Senhor nos ensinou “Pai nosso...  e, no silêncio do seu coração, apresente ao Menino Deus a sua oração.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual é o sentido do Natal em sua vida? Ao longo deste dia, por meio de gestos concretos, procure dar uma resposta a essa pergunta.

 

Bênção

 

Para você um Natal abençoado e cheio de paz e alegria da fé no Deus Salvador.
Deseje um Natal Feliz, com a presença de Deus, a todos os que você encontrar nesses dias.