quarta-feira, 23 de setembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. - (Lc 9,1-6)

 

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 S E T E M B R O  MÊS  DA => BÍBLIA <=> PRÓ-JUVENTUDE <=> PREVENÇÃO AO SUICÍDIO  

 GARÇA/SP, 23 DE SETEMBRO de 2020 (quarta-feira) 267º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

A ALMA JAMAIS PODE VAGUEAR SEM RUMO, SE TOMAR A BÍBLIA PARA LHE GUIAR OS PASSOS.

(Napoleão Bonaparte)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

DIA DO SOLDADOR

DIA DO SORVETE

DIA INTERNACIONAL CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL E O TRÁFICO DE MULHERES, MENINAS E MENINOS

DIA INTERNACIONAL DA ÉTICA NA MÍDIA

DIA NACIONAL DOS AGENTES DA AUTORIDADE DE TRÂNSITO

DIA NACIONAL  DOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL TÉCNICO

DIA DO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO (de 18 a 25 de setembro)

DIA DO INICIO DA SEMANA NACIONAL DO JOVEM

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Serra Negra (São Paulo) Ferros - Mendes Pimentel - Três Corações (Minas Gerais) Siqueira Campos (Paraná) Juara - Várzea Grande (Mato Grosso) Romelândia - São Bento do Sul - Timbé do Sul (Santa Catarina)Óbidos (Pará)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  CARLOSBETOROBERTO DE ARAUJO (meu primo–TELCAR Brasília/DF ) APARECIDA DEUSA” M. ASAOKA (EQ 08 ENS do SAGRADO CORAÇÃO do Setor de Garça/SP) Fabio Cesar Raniel (Mini Shopping Garça/SP) EUNICE MARANGUELI MARIA ALVES  (Lions Clube de Lucélia /SP) Frei José Aécio de Oliveira Filho, OFM.  (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Franca /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ALESSANDRA ZAGATTE M. MAZETTO e RONY C. MAZETTOó2006ó14 ANOS (EQ 08 ENS do SAGRADO CORAÇÃO do Setor de Garça/SP) WENICE ALVES MOREIRA MUNHOZ DE LIMA e MARCO ANTONIO MUNHOZ DE LIMAó1988ó32 ANOS (Garça /SP) MAIRA OLIVEIRA DOS SANTOS e VALNEI JOSÉ DOS SANTOSó2005ó15 ANOS (Lions Clube de Valparaíso/SP)SONIA M. CAPPELIN AMARAL e ROBERTO DA SILVA AMARAL (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ São pio de pietrelcina

Francisco Forgione (Itália, 1887-1968), o padre Pio, foi herdeiro espiritual de Francisco de Assis e o primeiro sacerdotes a ter impressos no corpo os estigmas da crucifixão. Emprenhou-se pela evangelização e pelo cuidado dos enfermos do corpo e da alma, a quem trouxe cura espiritual e renovação espiritual.

santa tecla

SÃO lino

santa emilia tavernier gamelin

 

Jesus envia os Doze apóstolos em missão. Quem parte em missão deve estar identificado com aquele que o envia, o Senhor Jesus Cristo.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Eu vos darei pastores segundo o meu coração, que vos conduzam com inteligência e sabedoria (Jr 3,15).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Pio nasceu na Itália em 1887 e aí faleceu em 1968. Sua vida de padre capuchinho decorreu entre o altar e o confessionário. Recebeu e manteve por 50 anos os estigmas de Jesus, que lhe causavam dor e certo desconforto diante das pessoas. Com a colaboração de benfeitores, construiu um hospital, denominando-o Casa Alívio do Sofrimento. Foi canonizado em 2002. Aprendamos com este santo de nossos dias a dedicar tempo para rezar. 

– Oração 

 

PAI, TENDO RECEBIDO A TAREFA DE CONTINUAR A MISSÃO DE JESUS, ENSINA-ME A IMITÁ-LO TANTO NO MODO DE SER E DE PREGAR, QUANTO NA POBREZA E NA CORAGEM DE ENFRENTAR A REJEIÇÃO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que enriquecestes são Pio de Pietrelcina com o espírito de verdade e de amor para apascentar o vosso povo, concedei-nos, celebrando sua festa, seguir sempre mais o seu exemplo, sustentados por sua intercessão. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 23 de setembro de 2020 4ª-feira da 25ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

A Palavra de Deus ajuda os ap;ostolos a superar os obstáculos da missão e vai gerando vida onde é anunciada. 

 

1ª Leitura (Pr 30,5-9) – Não me dês pobreza nem riqueza, mas concede-me o pão que me é necessário.  Leitura do Livro dos Provérbios:

 

5A Palavra de Deus é comprovada. Ele é um escudo para os que nele se abrigam. 6Não acrescentes nada às suas palavras, para que ele não te repreenda e passes por mentiroso! 7Duas coisas eu te pedi; não mas recuses, antes de eu morrer: 8afasta de mim a falsidade e a mentira, não me dês pobreza nem riqueza, mas concede-me o pão que me é necessário. 9Não aconteça que, saciado, eu te renegue e diga: “quem é o Senhor?” Ou que, empobrecido, eu me ponha a roubar e profane o nome de meu Deus.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 119(118)

Vossa palavra é uma luz para os meus passos!

 

 

– 23 de setembro de 2020 4ª-feira da 25ª Semana Do Tempo Comum

Enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. - (Lc 9,1-6)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Convertei-vos e crede no Evangelho, / pois o Reino de Deus está chegando! (Mc 1,15) 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, 2e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas. 4Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”. 6Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Precisamos ter poder e autoridade sobre a nossa vida”

Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos

(Lucas 9,1-2)

É uma convocação aquilo que o Mestre Jesus faz aos Seus, Ele os convoca para uma missão. É muito importante, primeiro, porque precisamos escutar o Mestre Jesus. Ele nos convoca e nos chama para estarmos próximos d’Ele, para aprendermos com Ele.

 

Jesus também envia, por isso, somos enviados. A pergunta é: por que Deus nos envia? Primeiro, Ele nos dá poder e autoridade. Todo discípulo e apóstolo de Jesus precisa realizar o seu apostolado no poder e na autoridade.

 

Preste bastante atenção: estamos vivendo e vivenciando um mundo cercado de autoritarismo, mas não confunda as coisas, não é o autoritarismo do grito, de quem acha que tem a razão, de quem acha que manda, porque o discípulo de Jesus não é aquele que manda, mas é aquele que obedece o Mestre e se faz servidor de todos.

 

Porque, quando é para se tornar servidor, muitos não querem, o que todo mundo quer é mandar. O mandar ou o nosso mandato, ou o nosso poder e a nossa autoridade é sobre os espíritos imundos, é sobre os demônios, inclusive, sobre os demônios do autoritarismo, do orgulho, da soberba, do egoísmo, inclusive, sobre esses demônios que atormentam a nossa própria vida. 

 

“Todo discípulo e apóstolo de Jesus precisa realizar o seu apostolado no poder e na autoridade”

 

Precisamos ter poder e autoridade sobre a nossa mente e a nossa cabeça. Quem usa de autoritarismo para com os outros, geralmente, não consegue ter autoridade sobre si, autodomínio, autocontrole, frear a própria língua, frear os próprios impulsos, porque o autoritarismo é próprio daqueles que não têm autoridade sobre sua própria vida e o seu coração. Os discípulos de Jesus aprendem primeiro a terem autoridade sobre sua vida pessoal e espiritual.

 

Fico olhando para uma pessoa que consegue ter autoridade sobre a sua língua. Que bênção vai ser essa pessoa, que apóstolo vai ser essa pessoa! Porque ela controla o que ela fala, ela tem autoridade sobre os seus pensamentos; e, na hora que ela abrir a boca, a palavra dela terá poder, porque ela abre a boca com a autoridade da graça de Deus.

 

Quando Jesus falava, Ele falava com poder e autoridade, porque a palavra d’Ele era revestida da graça.

 

Então, nós, que somos seguidores de Jesus, precisamos ter autoridade e poder, primeiro, sobre nós. Você terá na sua casa, na sua família, você vai ter no mundo em que você está, inclusive, para curar as doenças, as enfermidades, porque a maioria delas estão na nossa cabeça e no nosso coração, tão atormentado pelos demônios que estão ao nosso lado.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus não retém para si o cabedal de conhecimentos que possui, nem seus poderes. Transmite-os aos doze apóstolos e os envia para realizarem o que ele fazia publicamente: anunciar o Reino de Deus e curar enfermidades. Uma atividade renovadora. Ensinamento novo e convincente com palavras divinas colhidas na fonte: “Falo estas coisas como o Pai me ensinou” (Jo 8,28). Energia poderosa, toques benfazejos. Curas libertadoras. Tempos messiânicos. Vida nova. Os apóstolos não precisam apoiar-se nos bens materiais; ao contrário, devem despojar-se deles. A gratuidade e a confiança na providência de Deus são as exigências para a missão. Haverá pessoas insensíveis ou avessas à passagem de Deus. Responderão por seus atos. O missionário cristão seguirá seu caminho, sem esmorecer. Como Jesus.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, missionário do Pai, aos doze apóstolos dás “poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças”. Assim autorizados, eles percorrem os vilarejos, anunciando a Boa Notícia e realizando curas por toda parte. Envia, Senhor, novos apóstolos para os novos tempos. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 9,1-6 - A missão dos doze apóstolos

Oração Inicial
O evangelista nos apresenta as orientações dadas aos discípulos enviados por Jesus: curai os doentes, não leveis ouro nem prata, nem cajado… Como discípulos missionários, acolhamos também em nosso dia as recomendações do Senhor.

 

Rezemos: “Espírito Divino, Luz de Deus, vinde nos iluminar, para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando o nosso coração em terra boa, onde a Palavra produza frutos abundantes. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto? A quem Jesus está instruindo? Qual é a missão confiada aos Doze? Quais são as recomendações dadas aos discípulos? Qual é a atitude pedida aos que se colocam no seguimento de Jesus?

 

O projeto de Jesus, aos poucos, ia tomando forma. Suas pregações, contestadas pelos escribas e fariseus, eram bem aceitas pelas multidões. Do grupo mais próximo, ele escolheu os Doze, denominando-os Apóstolos, isto é, enviados. Com eles Jesus compartilha seu ministério salvífico.

 

Eles tinham uma tríplice missão: expulsar os maus espíritos, curar todo tipo de doenças e anunciar a chegada do Reino de Deus. E isto com meios pobres, que destacavam o poder de quem os enviou. E não deviam espantar-se com a rejeição, sacudindo contra eles a poeira dos pés. É o perfil da Igreja que nasce, Igreja decididamente missionária. Jesus continua a chamar e enviar para a missão, anunciando o Reino e denunciando o pecado.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).   

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim? Qual palavra mais chamou minha atenção? Qual convite o Senhor me dirige? Acolho a missão confiada por Jesus aos discípulos como missão confiada também a mim? Por que Jesus pede o despojamento no seu seguimento?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Este é o momento do diálogo com Deus, em resposta ao que Ele revelou por meio de sua Palavra. Silencie seu coração e faça sua prece. Apresente ao Senhor os propósitos que brotaram em seu coração para que se concretizem em sua vida. Peça também o dom da fé e a graça levar a bom termo a missão que lhe foi confiada.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Tomar cuidado com o grande pecado da omissão. Como você deseja viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe fez?

 

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.