sábado, 17 de setembro de 2022

COMECE O DIA FELIZ! O que caiu em terra boa são aqueles que conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança. – (Lc 8,4-15)



ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 S E T E M B R O 🇧🇷 M Ê S   D A   B I B L I A -

 S E T E M B R O – AMARELO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 S E T E M B R O VERDE - MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 S E T E M B R O VERDE - MÊS DA VISIBILIDADE À INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE ORGÃOS -

 S E T E M B R O – VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES -

 GARÇA/SP, 17 DE SETEMBRO de 2022 (sábado) 260º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

AMOR É A ÚNICA COISA QUE CRESCE À MEDIDA QUE SE REPARTE.

(Antoine de Saint-Exupéry)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL

DIA NACIONAL DO CEGO

DIA DO TRANSPORTADOR RODOVIÁRIO DE CARGA

DIA DA MÚSICA COUNTRY

DIA DA SEGURANÇA DO PACIENTE

DIA DO DESBRAVADOR

DIA DO DOADOR DE MEDULA ÓSSEA

DIA DA LIMPEZA DOS RIOS E PRAIAS

DIA DO SOFTWARE LIVRE

DIA DA ASSINATURA DA CONSTITUIÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS

SEMANA MUNDIAL DO ALZHEIMER

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): POMPÉIA (São Paulo) Alvorada - Augusto Pestana - Caibaté- Vicente Dutra (Rio Grande do Sul) Uiramutã (Roraima) Buerarema (Bahia)Major Isidoro  (Alagoas) Rio do Fogo (Rio Grande do Norte)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIANA FURLANETO SANTOS (Distribuidora de Bebidas São José-Garça /SP) RODRIGO GUTIERRES (Vereador-Empresário Jafa-Garça /SP) JULIANA AGUIAR (Patrulha Juvenil de Garça /SP) RICARDO A. DA CRUZ “Ribó (Hidrodex-Garça /SP) ANGELINA (Dona ) CORDOBA MACHADO (Gália /SP) JOSÉ ROBERTO FERRES LOPES (Garça /SP) KARINA BONFIM GARCIA (Liberty Seguros Garça /SP) TALITA ALENCAR (Psicóloga - Garça /SP) ADRIANO FERNANDES F NOGUEIRA (Lions Clube de JUNQUEIRÓPOLIS Cidade Verde /SP) SOKAN KATO YOUNG (ChinaTur- Lions Clube de São Paulo Saúde /SP) ORLANDO JOSÉ ARAUJO ARENAS (Club de Leones de Cagua-Turmero /Venezuela) SANDRA REGINA NASCIMENTO (Marilia /SP) ADOLFO GOULART LEME (Curitiba/PR)DORIVAL ANSANELLO NETO (Garça /SP)DANILO DORNELAS CAETANO (Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

Nossa Senhora de Pentecostes

SANTA Adriana

SANTA ColOmba

SANTA HILDEGARDa de Bingen

São ROBERTO BELARMINO

Roberto (Itália, 1542-1621), bispo e doutor da Igreja, foi grande pensador da reforma que se seguiu ao Concílio de Trento. Dedicando-se à catequese popular, elaborou um catecismo da doutrina cristã que vigorou até o século 19. 

SÃO PEDRO DE ARBUÉS

SÃO LAMBERTO DE MAASTRICHT

SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS MARIA DE CAMPOROSSO

SANTO ESTANISLAU DE JESUS E MARIA PACZYNSKI

SÃO PEDRO DE ARBUÉS

SÃO MANUEL HGUYEN VAN

SÃO REINALDO

SÃO RODINGO

SÃO SÁTIRO

SÃO SEGISMUNDO FÉLIX FELINSKI

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Jesus conta-nos a parábola da semente que nos mostra o seu jeito de evangelizar: Boas sementes, bom terreno, bons frutos – Lc 8,1-3

 

Ouvi, Senhor, as preces do vosso servo e do vosso povo eleito: dai a paz àqueles que esperam em vós, para que os vossos profetas sejam verdadeiros (Eclo 36,18).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O ser humano “terrestre” atingirá seu pleno desenvolvimento na ressurreição, quando ocorrerá o encontro com Cristo. Celebremos o Senhor, que neste mês da Bíblia nos convida a acolher a Palavra de Deus com coração generoso e perseverante.

 

– Oração 

 

“PAI, CUIDE DO TERRENO DO MEU CORAÇÃO, PARA QUE A SEMENTE LANÇADA POR SEU FILHO JESUS PRODUZA BONS FRUTOS E ME FAÇA PERSEVERAR EM MINHA FÉ E NA MINHA MISSÃO E VENHA PARTILHAR COM O MEU PRÓXIMO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, criador de todas as coisas, volvei para nós o vosso olhar e, para sentirmos em nós a ação do vosso amor, fazei que vos sirvamos de todo o coração. |Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espirito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 17 de setembro de 2022 sábado da 24ª Semana Tempo Comum  

 

– Liturgia da Palavra 

Como semente, a vida do cristão é vocacionada a dar frutos de ressurreição. Na parábola narrada por Jesus, a semente que caiu em terra boa corresponde às pessoas que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática.

 

 

1ª Leitura (1Cor 15,35-37.42-49) – Semeia-se em corrupção e ressuscita-se em incorrupção. Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 35alguém perguntará: Como ressuscitam os mortos? 36Insensato! O que semeias não nasce sem antes morrer. 37E, quando semeias, não semeias o corpo da planta, que há de nascer, mas o simples grão, como o de trigo ou de alguma outra planta. 42Pois assim será também a ressurreição dos mortos. Semeia-se em corrupção e ressuscita-se em incorrupção. 43Semeia-se em ignomínia e ressuscita-se em glória. Semeia-se em fraqueza e ressuscita-se em vigor. 44Semeia-se um corpo animal e ressuscita-se um corpo espiritual. Se há um corpo animal, há também um espiritual. 45Por isso está escrito: o primeiro homem, Adão, “foi um ser vivo”. O segundo Adão é um espírito vivificante. 46Veio primeiro não o homem espiritual, mas o homem natural; depois é que veio o homem espiritual. 47O primeiro homem, tirado da terra, é terrestre; o segundo homem vem do céu. 48Como foi o homem terrestre, assim também são as pessoas terrestres; e, como é o homem celeste, assim também vão ser as pessoas celestes. 49E, como já refletimos a imagem do homem terrestre, assim também refletiremos a imagem do homem celeste. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 55(56)

 

Na presença do Senhor, andarei na luz da vida.

 

 

 

– 17 de setembro de 2022 sábado da 24ª Semana Tempo Comum

 – Evangelho do dia 

 

O que caiu em terra boa são aqueles que conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança.  (Lc 8,4-15)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Felizes os que observam a palavra do Senhor de reto coração / e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8,15)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

 Naquele tempo, 4reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: 5“O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram. 6Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. 7Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos e a sufocaram. 8Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”. Dizendo isso, Jesus exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 9Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. 10Jesus respondeu: “A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que, olhando, não vejam e, ouvindo, não compreendam. 11A parábola quer dizer o seguinte: a semente é a Palavra de Deus. 12Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas depois vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem. 13Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam, mas, na hora da tentação, voltam atrás. 14Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo, são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida e não chegam a amadurecer. 15E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra e dão fruto na perseverança”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

17/09/22 -        24º SÁBADO TC – C

 

Lucas 8,5.11-15: Jesus contou esta  parábola: "O semeador saiu para semear a sua semente... A semente é a Palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles... Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz... Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo, são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida... E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança”.

 

Jesus, a Palavra eterna do Pai, o senhor se fez homem para nos salvar, e essa parábola da semente nos mostra o seu jeito de evangelizar.

Apesar de todo o seu poder, o senhor não veio até nós para nos impor leis e mandamentos.

Veio como semeador, que lançou as sementes da sua Palavra em todas as direções possíveis, sem selecionar que tipo de terreno era o coração das pessoas.

Seu amor era tão grande e sua confiança em nós tão imensa, que sua Palavra tem ecoado por toda a terra, através de todas as gerações.

Assim, a semente da sua Palavra não se impõe, ela germina lentamente, mas depende do terreno que a acolhe.

Ao completar a sua missão, o senhor nos enviou como discípulos-missionários, para que continuemos a lançar com generosidade as sementes do Reino de Deus.

Senhor, não permita que o diabo tire a sua Palavra dos nossos corações, e nos leve a desanimar de seguir seu Evangelho, por mais desafiador que seja.

Liberte-nos da superficialidade de quem ouve ou lê a sua Palavra, mas não a medita nem aprofunda a sua mensagem, como se ela tivesse caído sobre a pedra.

De modo especial, que a sua Palavra ressoe mais forte em nossas consciências do que as preocupações que nos envolvem, ou os prazeres e as ambições que tanto nos atraem.

Que tenhamos um coração bom e generoso, onde a sua Palavra possa brotar e produzir frutos que nos façam perseverar em nossa fé, e partilhar com aqueles que estão próximos de nós.

 

Maria santíssima, cuide do terreno dos nossos corações, para que não se percam as sementes que seu Filho lança em nós, mas nos fortaleçam para produzirmos frutos de perseverança em nossa fé e em nossa missão. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus narra e explica a parábola do semeador. A semente é a mesma; os terrenos é que são diferentes; cada um dá fruto segundo suas condições. Dois terços são terrenos defeituosos ou inférteis. O resultado é minguado, insatisfatório. O terreno bom, sim, produz abundantes frutos. Cada um de nós verifique a qualidade do próprio terreno. Em outras palavras: como ouvimos a Palavra de Deus e o que fazemos para transformá-la em boas obras? Cabe-nos examinar a consciência e, sinceramente, descobrir os obstáculos por que a Palavra de Deus não dá fruto em nós. São as preocupações com os bens materiais? Ou, talvez, a indolência e a falta de interesse pelas coisas de Deus e a vida da Igreja? Deus continua a semear generosamente sua Palavra no terreno do mundo e no interior do nosso coração. A perseverança é fundamental para que os frutos dessa semeadura se efetivem.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 8,4-15 - Boas sementes, bom terreno, bons frutos

 

LEITURA ORANTE

Saudação

- A todos nós, a paz de Deus, nosso Pai,

a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,

no amor e na comunhão do Espírito Santo.

- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

 

Preparamo-nos para a Leitura, rezando ao Espírito Santo:

Vem, Espírito Santo, envia do alto do céu um raio da tua luz.

Vem, pai dos pobres, doador da divina graça, e luz dos corações.

És consolo e defensor,

amável hóspede dos corações,

e alívio incomparável.

És descanso no trabalho,

a brisa no calor ardente e consolo na aflição.

Ò ditosa luz divina, ilumina plenamente

o coração dos teus fiéis.

Sem ti não pode haver jamais em homem algum,

inocência nem bondade.

Vem livrar-nos do pecado,

abrandar a nossa aridez e curar as nossas feridas.

Concede-nos que possamos superar a nossa obstinação,

vencer a nossa apatia, e nos guardar no bom caminho.

Aqueles que creem em ti e em ti confiam,

concede os teus sete dons sagrados.

Como prêmio da virtude, dá-lhes a felicidade e a alegria eterna.

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia? Lemos atentamente,  Lc 8,4-15 e observamos o sentido da parábola de Jesus.

 

Uma grande multidão, vinda de várias cidades, veio ver Jesus. Quando todos estavam reunidos, ele contou esta parábola:

- Certo homem saiu para semear. E, quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, onde foram pisadas pelas pessoas e comidas pelos passarinhos. Outras sementes caíram num lugar onde havia muitas pedras, e, quando começaram a brotar, as plantas secaram porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos, que cresceram junto com as plantas e as sufocaram. Mas algumas sementes caíram em terra boa. As plantas cresceram e produziram cem grãos para cada semente. E Jesus terminou, dizendo:

- Quem quiser ouvir, que ouça! Os discípulos de Jesus perguntaram o que ele queria dizer com essa parábola.

Jesus respondeu:

- A vocês Deus mostra os segredos do seu Reino. Mas aos outros tudo é ensinado por meio de parábolas, para que olhem e não enxerguem nada e para que escutem e não entendam.

- O que essa parábola quer dizer é o seguinte: a semente é a mensagem de Deus. As sementes que caíram na beira do caminho são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém o Diabo chega e tira a mensagem do coração delas para que não creiam e não sejam salvas. As sementes que caíram onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a recebem com muita alegria. Elas não têm raízes e por isso creem somente por algum tempo; e, quando chega a tentação, abandonam tudo. As sementes que caíram no meio dos espinhos são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida aumentam e sufocam essas pessoas. Por isso os frutos que elas produzem nunca amadurecem. E as sementes que caíram em terra boa são aquelas pessoas que ouvem e guardam a mensagem no seu coração bom e obediente; e, porque são fiéis, produzem frutos.

 

Refletindo

Jesus explica a parábola do semeador aos discípulos. O centro da parábola contada por Jesus é "pôr em prática a palavra ouvida". O terreno simboliza o coração da pessoa, que pode ser pedregoso, espinhoso, exposto ou bom, conforme esteja sufocado pelas más inclinações, pelas preocupações, ambições, sofrimentos, ilusões. Este terreno pode também estar livre e pronto para acolher a semente da Palavra e produzir frutos.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje?

Qual palavra mais nos toca o coração? Entramos em diálogo com o texto. Refletimos e atualizamos.

Refletindo

Sobre a semente da evangelização e os frutos, os bispos falaram muito bem na V Conferência, em Aparecida. E deixaram para nós esta reflexão:

“Os esforços pastorais orientados para o encontro com Jesus Cristo vivo deram e continuam dando frutos. Entre outros, destacamos os seguintes: a) Devido a animação bíblica da pastoral, aumenta o conhecimento da Palavra de Deus e do amor por ela. .... b) A renovação litúrgica acentuou a dimensão celebrativa e festiva da fé cristã centrada no mistério pascal de Cristo Salvador, em particular na Eucaristia. (...) c) Nosso povo tem grande estima pelos sacerdotes. Reconhece a santidade de muitos deles, como também seu testemunho de vida, seu trabalho missionário e sua criatividade pastoral, particularmente daqueles que estão em lugares distantes ou em contextos de maior dificuldade. (...) A Igreja estimula com esperança o incremento de vocações para a vida contemplativa masculina e feminina. d) Ressalta a abnegada entrega de tantos missionários e missionárias que, até o dia de hoje, tem desenvolvido uma valiosa obra evangelizadora e de promoção humana em todos os nossos povos, com multiplicidade de obras e serviços...  e) Crescem os esforços de renovação pastoral nas paróquias, favorecendo um encontro com Cristo vivo mediante diversos métodos de nova evangelização que se transformam em comunidade de comunidades evangelizadas e missionárias... Tem-se tomado consciência da importância da pastoral Familiar, da Infância e Juvenil. f) A Doutrina Social da Igreja constitui uma riqueza sem preço que tem animado o testemunho e a ação solidária dos leigos e leigas, aqueles que se interessam cada vez mais por sua formação teológica como verdadeiros missionários da caridade, e se esforçam por transformar de maneira efetiva o mundo segundo Cristo. ...'Tem-se desenvolvido a pastoral da comunicação social e mais do que nunca a Igreja tem contado com mais meios de comunicação para a evangelização da cultura, neutralizando em parte outros grupos religiosos que ganham constantemente adeptos, usando com perspicácia o rádio e a televisão. Temos rádios, televisão, cinema, jornais, internet, páginas de web e a RIIAL que nos enchem de esperança. ” (DAp, 99).

 

3.Oração (Vida)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezamos com o bem-aventurado Alberione:

Jesus Mestre,

disseste que a vida eterna consiste em conhecer a ti e ao Pai.

Derrama sobre nós, a abundância do Espírito Santo!

Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no teu seguimento,

porque és o único caminho para o Pai.

Faze-nos crescer no teu amor,

para que sejamos, como o apóstolo Paulo,

testemunhas vivas do teu Evangelho.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus.

Vamos eliminar do nosso modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme o Projeto de Jesus Mestre.

Vamos demonstrar pela vida que o amor de Deus é uma semente que dá bons frutos em nossa vida. Escolhemos uma frase ou palavra para memorizar: "sementes que caem em terra boa são aquelas pessoas que ouvem e guardam a mensagem no seu coração bom".

Vamos repeti-la durante o dia.

 

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.