quinta-feira, 17 de junho de 2021

■COMECE O DIA FELIZ!■–Vós deveis rezar assim. – (Mt 6,7-15)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 GARÇA/SP, 17 DE JUNHO de 2021 (quinta-feira) 168 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

NÃO ESPERE POR UMA CRISE PARA DESCOBRIR O QUE É IMPORTANTE EM SUA VIDA.

(Platão)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A DESERTIFICAÇÃO E A SECA

 DIA NACIONAL DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL (GOB)

 DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO INATIVO OU APOSENTADO

 DIA DO SERVIÇO DE VETERINÁRIA OU "DIA DO VETERINÁRIO MILITAR"

 DIA DO GESTOR AMBIENTAL

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): São Manuel (São Paulo) Aloândia (Goiás) Maraú (Bahia) Bom Sucesso - Mataraca (Paraíba) São Francisco (Sergipe) Ervália - Mutum (Minas Gerais) São João da Barra (Rio de Janeiro)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ALESSANDRA CRISTINA PLATERO (m/sobrinha de São Paulo /SP) LARA STORK (m/prima filha Fernanda/Leandro - Garça /SPANTONIO CASTILHO (Lions Clube de Macatuba /SP) ROSELI MEIRELES MARQUES (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP)DEBORA CRISTINA LESSA (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra /SP) CLEIDE EGEA CARBALLAL (Garça /SP) RODRIGO FRANCO ZANATTA (São Paulo /SP) ANGELO DONADON (Garça /SP) REJANE LOPES DE CASTRO (Cassilândia /MS) JOSY DANIEL (São José dos Campos /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ELIZABETE MARIA DA SILVA e VICENTE MARIANO DA SILVA ó1973ó48ANOS (Eq 07 ENS do ROSÁRIO do Setor de Garça/SP)MARILENE POLICINANI TOFOLI e LUIZ GUILHERME CERTO TOFOLI ó2016ó5ANOS (Marilia /SP)

 

 Santo do Dia 

■ SÃO RAINÉRIO DE PISA

■ BEATA TERESA DE PORTUGAL

■ SÃO BLASTO

■ SÃO DIÓGENES

■ SÃO MANUEL

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: O vosso Pai sabe do que precisais, antes de vós o pedirdes – Mt 6,7-15

No Evangelho de hoje Jesus aprofunda, um pouco mais, como deve ser nossa oração e nosso jeito de praticar a justiça.

 

- Ouvi, Senhor, a voz do meu apelo, tende compaixão de mim e atendei-me; vós sois meu protetor, não me deixeis; não me abandoneis, ó Deus, meu salvador! (Sl 26,7.9)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

As comunidades não estão imunes ao risco de abandonar o Evangelho de Cristo para assumir “outro Evangelho”, pregado por líderes inconsequentes. Ao Pai peçamos a graça da fidelidade na caminhada e na missão.

 

– Oração 

 

ESPÍRITO DO PAI, LEVA-ME A TRANSFORMAR EM VIDA A MINHA ORAÇÃO, E A DESCOBRIR, NA ORAÇÃO, O SENTIDO DA MINHA VIDA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao nosso apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo os vossos mandamentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 17 de junho de 2021  5ª-feira da 11ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Não são as muitas palavras que movem o coração de Deus, mas a total confiança nele e a sinceridade de coração, juntamente com o perdão a quem os ofendeu. 

 

1ª Leitura (2Cor 11,1-11)  – Anunciei-vos, gratuitamente, o evangelho de Deus.   Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

Irmãos, 1oxalá pudésseis suportar um pouco de insensatez, da minha parte. Na verdade, vós me suportais. 2Sinto por vós um amor ciumento semelhante ao amor que Deus vos tem. Fui eu que vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura. 3Porém, receio que, como Eva foi enganada pela esperteza da serpente, também vossos pensamentos se corrompam, afastando-se da simplicidade e purezas devidas a Cristo: 4De fato, se aparece alguém pregando outro Jesus, que nós não pregamos, ou prometendo um outro Espírito, que não recebestes, ou anunciando um outro evangelho, que não acolhestes, vós o suportais de bom grado. 5No entanto, entendo que em nada sou inferior a esses “super-apóstolos”! 6Mesmo que eu seja inábil na arte de falar, não o sou quanto à ciência: eu vo-lo tenho demonstrado em tudo e de todas as maneiras. 7Acaso cometi algum pecado, pelo fato de vos ter anunciado o evangelho de Deus gratuitamente, humilhando-me a mim mesmo para vos exaltar? 8Para vos servir, despojei outras Igrejas, delas recebendo o meu sustento. 9E quando, estando entre vós, tive alguma necessidade, não fui pesado a ninguém, pois os irmãos vindos da Macedônia supriram as minhas necessidades. Em todas as circunstâncias, cuidei – e cuidarei ainda – de não ser pesado a vós. 10Tão certo como a verdade de Cristo está em mim, essa minha glória não me será arrebatada nas regiões da Acaia. 11E por quê? Será porque eu não vos amo? Deus o sabe! 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 111(110)

 

Vossas obras; ó Senhor, são verdade e são justiça.

 

 

– 17 de junho de 2021  5ª-feira da 11ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Vós deveis rezar assim. (Mt 6,7-15)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Recebestes um espírito de adoção, / no qual clamamos Aba! Pai! (Rm 8,15)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7”Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. 8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. 13E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.

14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A oração é a expressão da nossa relação com Deus”

 

“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras”

(Mateus 6,7).

Ensina-nos a orar, porque não sabemos como orar. Queremos orar, porque a oração é a expressão da nossa relação com Deus, mas a força da oração não são as palavras, a força da oração é a comunicação e a comunhão com Deus. Por isso, não é falando que vamos comover o coração d’Ele, mas é ouvindo-O que a Sua graça entra em nós.

 

Muitas vezes, falamos como é a nossa comunicação com os outros, nós gostamos de falar, de impor, mas escutar não é o nosso forte. Por isso, acima de tudo, oração é o dom da escuta de um coração que vive uma relação de amor e comunhão com Deus, esse Deus que nós chamamos de Pai.

 

Como é importante entrarmos na intimidade do Pai, como Jesus entrava na intimidade do Seu Pai. E ali passava longas horas sem dizer, muitas vezes, uma só palavra, mas escutando.

 

As palavras têm sua importância, elas expressam a nossa forma de nos comunicarmos, mas o que vamos dizer na oração? Primeiro, clamar a Deus como Pai, exaltá-Lo como nosso Pai.

 

“Um coração que se comunica com Deus não sai da oração magoado e ressentido”

 

A oração não é para exaltarmos os nossos problemas, os nossos pedidos, o que nós queremos. A oração é para que a vontade de Deus nos molde, para nos tornarmos filhos, porque, muitas vezes, deixamos de ser filhos, porque seguimos as tendências deste mundo. Por isso, é uma relação amorosa de filho para com o Pai. “Pai nosso”.

 

A oração é para nos colocar em comunhão uns com os outros, porque até nisso somos intimistas e individualistas: vou orar para falar de mim. Mas o Pai é nosso, o Pão é nosso, Deus é nosso e clamamos o Deus que é Deus de todos nós.

 

Na oração, nós O exaltamos, exaltamos Sua presença, Seu amor; nós O santificamos, que o Seu nome seja santificado, exaltado; nós imploramos o Seu Reino, porque tudo o que precisamos é viver o Reino de Deus no meio de nós.

 

Se vivermos o Reino de Deus, repartiremos o pão que é nosso, daremos o perdão uns aos outros, não viveremos na ofensa, na mágoa nem no rancor. Um coração que se comunica com Deus não sai da oração magoado, ressentido, nem na ofensa nem ofensivo.

 

O coração que se comunica com Deus sai perdoado e com munições para perdoar tudo o que acontece no dia a dia. Por isso, orar é, acima de tudo, comunicar-se, deixar que a graça de Deus entre em nós.

 

Sabemos quando um coração ora, quando um coração respira Deus, respira amor, perdão e misericórdia; quando o coração respira repartir o que tem dentro de si, que é o amor e a bondade. Agora, quando um coração só fala, ele sai mais cheio de si do que cheio de Deus.

 

Não se encha das palavras, mas encha-se do Espírito, e permita que, na oração, Ele transforme o seu coração.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Não são as rezas recheadas de palavras que comovem o coração de Deus. Isso, aliás, o aborrece, pois ele conhece em profundidade a nossa vida e as nossas necessidades. Ao nos ensinar o pai-nosso, Jesus nos convida a entrar no universo da gratuidade e do perdão. Começa-se adorando ao Pai e pedindo-lhe o principal, que é a vinda do seu Reino e o cumprimento de sua vontade. Depois lhe pedimos por nossas necessidades humanas: o pão, o perdão e a salvação. Jesus insiste sobre a necessidade de perdoarmos. Deus nos dá o seu perdão desde que nós perdoemos. A palavra “pai” ilumina toda a oração do Senhor: é a palavra que brotava da profundidade infinita do coração do Filho e aflora nos lábios dos novos filhos de Deus, que precisam esquecer-se de si mesmos e buscar unicamente o Pai e seu Reino.

O R A Ç Ã O

Senhor Jesus, ensina-nos a rezar conforme os critérios que aqui nos apresentas. Somos convidados a evitar excesso de palavras, pois o Pai celeste conhece nossas necessidades. Em seguida, nos presenteias com a oração do pai-nosso, modelo de toda oração cristã, e reforças a importância do perdão. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 6,7-15 - Aprendemos a rezar com Jesus: "Pai nosso..."

Oração Inicial

 

Com fé, peçamos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Ao ler pausadamente o Evangelho enumere as grandes petições que Jesus nos ensina pedir ao Pai. Com que atitude devemos nos dirigir ao Pai? Quais as consequências senão praticarmos o que pedimos nesta oração: “Perdoai nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”.

 

“A esmola e o jejum são coisas mensuráveis. O mesmo não se pode dizer da verdadeira oração. Os judeus tinham orações regulamentadas e muitas delas extensas. Os discípulos, certamente, haviam percebido a fragilidade dessas orações. E Jesus ensina a eles como orar de verdade. Não se trata de mudar a vontade de Deus em nosso favor. O Pai-Nosso indica o Pai como referência de nossa oração: o nome, o Reino, a vontade divina. Porque somos pobres, temos a necessidade de pedir: o pão, o perdão, a capacidade de resistir ao mal e de perdoar os irmãos. A vontade de Deus é a coisa mais maravilhosa que nos pode acontecer. Em cada pedido, fazemos uma ressalva: seja feita não a nossa, mas a sua vontade.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Dialogue com a Palavra que você acabou de ler e procure perceber os apelos que ela lhe faz. Repita as petições que fazemos com a oração que Jesus nos ensinou: o Pai-nosso. Se possível escreva essas petições. A oração do Pai nosso resume a proposta do Reino de Deus. Bastaria, para o cristão, praticar com sinceridade o que reza no Pai-nosso.

 

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

Ao Senhor entregamos nosso dia e pedimos que o Espírito Santo nos conceda a graça da compreensão do que pedimos com a oração do Pai nosso e nos dê a força para praticarmos o que pedimos.

“Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos que nos devem. E não nos introduzas em tentação, mas livra-nos do Maligno.”

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? O que você deseja colocar em prática neste dia? Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.