terça-feira, 30 de janeiro de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! 2024! ■–>>>Menina, levanta-te! – (Mc 5,21-43)<<<--

 


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL - A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 30 DE JANEIRO de 2024 (terça-feira) 30º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! 2024!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

UM PLANO RAZOÁVEL EXECUTADO HOJE É MELHOR QUE UM PLANO PERFEITO QUE SEMPRE FICA PARA A SEMANA QUE VEM.

(George Patton)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DA SAUDADE

DIA NACIONAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

DIA DA NÃO VIOLÊNCIA E CULTURA DE PAZ

DIA NACIONAL DO JOGO JUSTO

DIA DA GINÁSTICA OLÍMPICA

DIA DO GASISTA

DIA DO CROISSANT

DIA DO PADRINHO

DIA DO PAJADOR GAÚCHO

DIA DA LEI DAS TERRAS DEVOLUTAS DO IMPÉRIO

DIA DA LEI DO ENSINO INDUSTRIAL

DIA DA FUNDAÇÃO DA ACADEMIA GOIANIENSE DE LETRAS (AGNL)

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP) EM SÃO PAULO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Governador Valadares (Minas Gerais)Ilha das Flores (Sergipe) Seberi  - Vera Cruz (Rio Grande do Sul) Plácido de Castro (Acre)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA (MARA) JOSÉ VALSECHI CONESSA (cunhada- Garça /SP) Valdete Neres Pereira (prima-São Paulo /SP) LUIZ CARLOS PRADO (DL5-PDG-Lions Clube de SUZANO /SP)MARIA DE LOURDES DA SILVA ROMERO (Equipe 07 ENS do ROSÁRIO Setor de Garça /SP) SONIA MARIA ROSSIGNOLI TOLEDO RIBEIRO (Cuiabá /MT) NATÁLIA Cristina Alves (Garça /SP) SIDNÉIA APARECIDA SANT ANNA (Supermercado Galvão-Garça /SP)LOURDES DE FÁTIMA OLIVEIRA MONTEIRO (Monteiro Representações-Garça /SP)ISMAEL CARLOS GUEDES OLIVEIRA (Lions Clube de Rio de Janeiro Guaratiba /RJ)JOÃO BOSCO DOS SANTOS (Garça /SP)LETTERIO SANTORO (Garça /SP)MARIA INÊS TOZATO (Garça /SP) MARIA AMÉLIA S. DE MARCHI DOS SANTOS (Garça /SP) CARLA FERNANDA PERON OLIVEIRA (Garça /SP) LILIANE   FREITAS  LAMBLEM (Cassilândia /MS) ROGERIO CANACIRO (Contmatic Phoenix-Marilia  /SP) KATHIA ALMEIDA (Bauru /SP) ■FREI Marcio Henrique Ponzilacqua Pereira (OFM- Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Ribeirão Preto/Guarantã /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA APARECIDA (CIDINHA) R. DIONISIO e HÉLIO ROBERTO (BETO) PANSILACHA DIONISIOó1993ó31 ANOS (Equipe 12 ENS da SABEDORIA Setor de Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Côn. JOSÉ CARLOS DIAS TÓFFOLIó1983ó41 ANOS (Pároco da Paroquia Santa Antonieta de Marília/SP)Pe. WILSON LUÍS RAMOS ó1998ó26 ANOS (Pároco da Paroquia Nossa Senhora de Fátima de Dracena/SP)Pe. ADEFLOR XAVIER PEREIRA JUNIORó2016ó8ANOS (Adm. Paroquial Paroquia Nossa Senhora Auxiliadora de Avencas/SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA ALDEGUNDES

SANTA BATILDE

SANTA MARTINHA

SANTA JACINTA DE MARESCOTTI

SANTA SAVINA

SANTO ADELELMO

SANTO ARMENTÁRIO

São BARSIMEU

São DAVI GALVÁN

São Matias de Jerusalém

São MUCIANO MARIA

São PAULO HO HYOB

SãO TEÓFILO JOVEM

São TOMÉ KHUONG

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Jesus ressuscita a filha de JairoMc 5,21-43 - Jesus cura uma mulher e uma menina

Dois milagres que revelam quem é Jesus e o amor de Deus. Jesus ressuscita a filha de Jairo, e cura a mulher com hemorragia

 

Salvai-nos, ó Senhor, ó nosso Deus, e do meio das nações nos congregai, para ao vosso nome agradecer e para termos nossa glória em vos louvar! (Sl 105,47)

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Deus criou os seres humanos não para a guerra, que só traz destruição e morte; ele sempre propõe a construção da paz, o entendimento recíproco e a reconciliação. Seu Filho toque nosso coração nesta liturgia para que sejamos promotores da paz em todas as circunstâncias.

 

 

– Oração 

 

“SENHOR JESUS, DEIXA-ME SACIAR DA FONTE DA VIDA QUE JORRA DE TI, PARA QUE SEJA CURADO TUDO QUE EM MIM É ENFERMIDADE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de coração sincero e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 30 de janeiro de 2024 terça-feira da 4ª Semana do Tempo Comum  

– Liturgia da Palavra 

A escalada do conflito entre Davi e seu filho tem um fim trágico. Sensível ao testemunho de fé do chefe da sinagoga e ao corajoso gesto de fé da mulher com hemorragia, Jesus, por seu poder salvador, atende a ambos.

 

 

1ª Leitura (2Sm 18,9-10.14b.24-25a.30–19,3) Meu filho Absalão! Por que não morri eu em teu lugar?   Leitura do Segundo Livro de Samuel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 9Absalão encontrou-se por acaso na presença dos homens de Davi. Ia montado numa mula, e esta meteu-se sob a folhagem espessa de um grande carvalho. A cabeça de Absalão ficou presa nos galhos da árvore, de modo que ele ficou suspenso entre o céu e a terra, enquanto a mula em que ia montado passou adiante. 10Alguém viu isso e informou Joab, dizendo: “Vi Absalão suspenso num carvalho”. 14Joab tomou então três dardos e cravou-os no peito de Absalão. 24Davi estava sentado entre duas portas da cidade. A sentinela que tinha subido ao terraço da porta, sobre a muralha, levantou os olhos e divisou um homem que vinha correndo, sozinho. 25Pôs-se a gritar e avisou o rei, que disse: “Se ele vem só, traz alguma boa-nova”. 30O rei disse-lhe: “Passa e espera aqui”. Tendo ele passado e estando no seu lugar, 31apareceu o etíope e disse: “Trago-te, senhor meu rei, a boa-nova: o Senhor te fez justiça contra todos os que se tinham revoltado contra ti”. 32O rei perguntou ao etíope: “Vai tudo bem para o jovem Absalão?” E o etíope disse: “Tenham a sorte desse jovem os inimigos do rei, meu senhor, e todos os que se levantam contra ti para te fazer mal!” 19,1Então o rei estremeceu, subiu para a sala que está acima da porta e caiu em pranto. Dizia entre soluços: “Meu filho Absalão! Meu filho, meu filho Absalão! Por que não morri eu em teu lugar? Absalão, meu filho, meu filho!” 2Anunciaram a Joab que o rei estava chorando e lamentando-se por causa do filho. 3Assim, a vitória converteu-se em luto, naquele dia, para todo o povo, porque o povo soubera que o rei estava acabrunhado de dor por causa de seu filho.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 86(85)

 

Inclinai vosso ouvido, ó Senhor, e respondei-me!

1. Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, / escutai, pois sou pobre e infeliz! / Protegei-me, que sou vosso amigo,  e salvai vosso servo, meu Deus, / que espera e confia em vós! – R.

Inclinai vosso ouvido, ó Senhor, e respondei-me!

2. Piedade de mim, ó Senhor, / porque clamo por vós todo o dia! / Animai e alegrai vosso servo, / pois a vós eu elevo a minha alma. – R.

Inclinai vosso ouvido, ó Senhor, e respondei-me!

3. Ó Senhor, vós sois bom e clemente, / sois perdão para quem vos invoca. / Escutai, ó Senhor, minha prece, / o lamento da minha oração! – R.

Inclinai vosso ouvido, ó Senhor, e respondei-me!

 

 

 

– 30 de janeiro de 2024 terça-feira da 4ª Semana do Tempo Comum  

 – Evangelho do dia 

 

Menina, levanta-te!  (Mc 5,21-43)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O Cristo tomou sobre si nossas dores, / carregou em seu corpo as nossas fraquezas (Mt 8,17). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

[A forma breve está entre colchetes.]

Naquele tempo, 21Jesus atravessou de novo, numa barca, para a outra margem. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. 22Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés 23e pediu com insistência: “Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!” 24Jesus então o acompanhou. Uma numerosa multidão o seguia e o comprimia. 25Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com uma hemorragia; 26tinha sofrido nas mãos de muitos médicos, gastou tudo o que possuía e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais. 27Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. 28Ela pensava: “Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada”. 29A hemorragia parou imediatamente, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença. 30Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele. E, voltando-se no meio da multidão, perguntou: “Quem tocou na minha roupa?” 31Os discípulos disseram: “Estás vendo a multidão que te comprime e ainda perguntas: ‘Quem me tocou?'” 32Ele, porém, olhava ao redor para ver quem havia feito aquilo. 33A mulher, cheia de medo e tremendo, percebendo o que lhe havia acontecido, veio e caiu aos pés de Jesus e contou-lhe toda a verdade. 34Ele lhe disse: “Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença”. 35Ele estava ainda falando quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga e disseram a Jairo: “Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o mestre?” 36Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: “Não tenhas medo. Basta ter fé!” 37E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. 38Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a confusão e como estavam chorando e gritando. 39Então, ele entrou e disse: “Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu, mas está dormindo”. 40Começaram então a caçoar dele. Mas ele mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina e os três discípulos que o acompanhavam. Depois entraram no quarto onde estava a criança. 41Jesus pegou na mão da menina e disse: “Talitá cum” – que quer dizer: “Menina, levanta-te!” 42Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados. 43Ele recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo daquilo. E mandou dar de comer à menina. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

30/01/24          4ª TERÇA-FEIRA TC – B

 

Marcos 5,22-23.25.27-28: “Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, e pediu com insistência: - Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva! Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com uma hemorragia; Ela pensava: - Se eu, ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada”.

 

Jesus, o senhor viveu no meio do seu povo como sinal de cura, de perdão e de vida nova.

Seus milagres serviam principalmente de sinais, que alimentavam a fé e a esperança dos pobres e enfermos, com a certeza de que o Messias tinha chegado.

Tanto Jairo, que intercede por sua filhinha, como aquela mulher doente e envergonhada, que desejava apenas tocar na sua túnica, manifestaram a certeza de que da sua boca e dos seus gestos brotava vida.

Senhor, hoje nós confiamos na ciência médica para estender o tempo da nossa vida terrena o mais possível.

É verdade que a medicina tem evitado muitas mortes precoces e nos ajuda a superar muitas enfermidades, apesar da deficiência da saúde pública.

Mas, estamos longe de vencer a fragilidade do nosso organismo e a mortalidade do nosso corpo.

Eis por que recorremos ao senhor, à sua Mãe, aos santos e anjos, quando nos sentimos enfermos.

Senhor, ajude-nos a ter a fé de Jairo, para sempre interceder por quem necessita, e a confiança humilde daquela mulher anônima, que desejava apenas tocar em sua túnica.

Que possamos sentir a sua presença viva, quando ouvimos a sua palavra e somos tocados pelos sinais sacramentais, para que se renove em nós a energia que brota do seu corpo glorioso.

E que ao tocar nossos irmãos e irmãs fragilizados pelas doenças e pelos pecados, que nós possamos comunicar-lhes a sua força e a sua esperança de vida.

 

Virgem Mãe Aparecida, nós gostamos de tocar com ternura a sua imagem, toque em todos nós e faça-nos sentir o seu cuidado de mãe, que nos ajuda a tocar e a comungar o corpo do seu Filho. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Dois episódios de cura. Em ambos, duas mulheres são beneficiadas pela palavra e pelo poder de Jesus. Os dois casos se relacionam com a vida e a fecundidade: a mulher sofre fluxo de sangue; a menina entra na fase de poder gerar vida humana. As duas, afastadas do convívio social: a menina, por sua doença e morte; a mulher, por uma enfermidade que a mantém em estado de impureza. Outros aspectos se destacam: a expressão da fé do chefe da sinagoga: “Vem e põe as mãos sobre ela, para que seja salva e viva”; a ousadia e a fé da mulher que padece de hemorragia: “Se eu apenas tocar nas vestes dele, ficarei curada”; a falta de sensibilidade dos discípulos (v. 31) e a incredulidade dos zombadores (v. 40). Jesus mostra inteira disponibilidade para ajudar a quem lhe pede socorro.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 5,21-43 - Jesus cura uma mulher e uma menina

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

“Quem me tocou?” O Evangelho nos convida a nos aproximar de Jesus e suplicar como o chefe da sinagoga ou em silêncio, no anonimato, como fez a mulher aflita com sua doença..

 

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, fortalece minha fé para que ela seja maior do que minhas aflições. Amém.” Oremos: “Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia atentamente o Evangelho de hoje e observe as diferentes cenas. Observe os diferentes personagens, a atitude de Jesus com as diferentes pessoas e com a multidão. Observe quem se lamenta e murmura; quem zomba; quem se prostar aos pés de Jesus; quem vai em Paz…

 

Jesus está a caminho em atenção ao pedido de Jairo, quando do meio da multidão uma mulher o toca – apenas no manto –, e o poder do amor explode. No centro desse relato estão duas mulheres: uma menina de doze anos e a outra enferma há doze anos. O número doze representa Israel, que Jesus socorre curando suas enfermidades e suscitando-lhe novamente a vida. O Mestre fala para todos os ouvintes: “Por que estais alvoroçados e vos lamentais?”. Sereno e atencioso, manda alimentar a menina, anima a fé de Jairo, despede em paz a mulher doente. Seu objetivo é a vida, não a morte. A libertação, não a escravidão. A alegria, não a dor. A paz, não a agitação. Os discípulos aprendem com Jesus qual o desejo do Deus de Israel

2. Meditação (Caminho)

Jesus é o Deus da misericórdia e volta-se para os necessitados, acolhe o ser humano sem distinção de classe, gênero ou idade.

O que o texto diz a você hoje?

Com que sentimentos você se aproxima de Jesus em suas necessidades? Quem é Jesus para você?

3.Oração (Vida)

Invocações a Jesus Mestre

 

Jesus Mestre, santificai meus pensamentos e aumentai minha fé.

Jesus Mestre, libertai-me do desânimo e fortificai minha esperança.

Jesus, Mestre vivo na Igreja, ajudai-me a viver a solidariedade e o amor.

Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de Vós tudo espero.

Jesus, caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.

Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.

Jesus Vida, vivei em mim, para que eu viva em Vós.

Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.

Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.

Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante de todos.

Jesus Vida, fazei que minha presença comunique vosso amor e vossa alegria. Amém

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Meditar a frase: “Quem me tocou?”. O que a palavra o/a convida a viver neste dia?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP