quarta-feira, 11 de novembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro. - (Lc 17,11-19)

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 11 DE NOVEMBRO de 2020 (quarta-feira) 316º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

CREIA EM SI, MAS NÃO DUVIDE SEMPRE DOS OUTROS.

(Machado de Assis)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

DIA DO SOLDADO DESCONHECIDO

DIA DO RECORDISTA

DIA DO ORIGAMI

DIA DO BAMDOLÊ

DIA DOS SOLTEIROS

DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO ZUMBIDO

DIA DO ARMISTICIO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

DIA MUNDIAL DO MATERIAL BÉLICO DA AERONÁUTICA

SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DO CÂNCER BUCAL

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Mangaratiba (Rio de Janeiro) Nova Russas - Reriutaba (Ceará) Anaurilândia - Bandeirantes - Ivinhema - Jateí - Pedro Gomes (Mato Grosso do Sul) Areia Branca (Sergipe) Boca da Mata (Alagoas) Guairaçá - Miraselva - Planalto (Paraná) Luciára - Nobres - Porto dos Gaúchos (Mato Grosso) Água Limpa - Itaberaí (Goiás) Alvorada - Lizarda (Tocantins) Bom Jesus das Selvas - Governador Newton Bello (Maranhão)Rio Novo do Sul - São José do Calçado - Viana  (Espírito Santo) Lacerdópolis - Massaranduba (Santa Catarina)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: CIDINHA DEPIERI (Prima Cambé /PR) RAFAEL RUIVO GATTI (Sabatini & Gatti Ltda. - Garça /SP) Michelle Fagundes (Garça /SP) ROBERTO GODOI (Garça /SP) clóvis romano neto (Garça /SP) LUIZ CARLOS FACINA (Garça /SP) josmar ferreira souto (Garça /SP) VERA LUCIA DURÃES (Garça /SP) Auro Shinji Kazedani (Garça /SP) Edson Elias Mayer (Cunha Porã /SC)  SILVIO CAVALHEIRO (Ljuberzy, Moskovskaya Oblast', /Russia) Gustavo Cabrini (Garça/SP) SILVIA SCARTEZINI (Garça/SP) Eva Valentin (Garça/SP) Vinícius De Castro Daun Do Nascimento (Garça/SP) JOSÉ  AUGUSTO  BELLINI (Lions Clube de Tupã /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  LUANA SOUTO PIVA e GILSON LUIZ PIVA FILHOó2017ó03 ANOSó (Lions Clube de PARANAÍBA /MS) 

 

 

 SANTO DO DIA  

 

SÃO MARTINHO DE TOURS

Martinho (atual Hungria, 316-397), filho de pagãos tornou-se cristão e, mais tarde, sacerdote e bispo de Tours, onde se fez apóstolo das populações rurais. Fundou, na França, o primeiro mosteiro do Ocidente. Sua obra pastoral, litúrgica e monástica merece destaque na história da Igreja de Gália.  

SÃO Bartolomeu Abade

SÃO Menas de Niceu

SÃO Mercúrio de Cesareia

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 17,11-19

Uma vez os leprosos curados, nove foram atrás de sua vida, mas o samaritano voltou para agradecer. E este agradecimento trouxe uma graça maior: a fé.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Farei surgir um sacerdote fiel, que agirá segundo o meu coração e a minha vontade, diz o Senhor (1Sm 2,35).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Martinho, nascido na atual Hungria em 316, deixou o serviço militar e dedicou-se inteiramente ao serviço de Deus, vindo a fundar o primeiro mosteiro do Ocidente na França, país onde faleceu em 397. Sua influência benfazeja como bispo de Tours o fez muito querido pelo povo. A celebração de sua memória nos convida a imitar seu exemplo, buscando valorizar a vida dos mais vulneráveis.

– Oração 

 

PAI, QUE O MEU CORAÇÃO, REPLETO DE FÉ, RECONHEÇA JESUS COMO A MEDIAÇÃO DE TODAS AS GRAÇAS E FAVORES QUE RECEBO DE TI.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que fostes glorificado pela vida e morte do bispo são Martinho, renovai em nossos corações as maravilhas da vossa graça, de modo que nem a morte nem a vida nos possam separar do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 11  de novembro de 2020 4ª feira da 32ª Semana Do Tempo Comum SÃO MARTINHO DE TOURS BISPO

– Liturgia da Palavra 

A palavra de Deus nos convida a estarmos prontos para toda boa obra e sermos sempre agradecidos ao Senhor, que é cheio de compaixão por nós e nos concede sua salvação. 

 

1ª Leitura (Tt 3,1-7) – Outrora éramos extraviados, mas por sua misericórdia ele nos salvou.  Leitura da Carta de São Paulo a Tito:

 

Caríssimo, 1admoesta a todos que vivam submissos aos príncipes e às autoridades, que lhes obedeçam e estejam prontos para qualquer boa obra.

2Não injuriem a ninguém, sejam pacíficos, afáveis e deem provas de mansidão para com todos os homens. 3Porque nós outrora éramos insensatos, rebeldes, extraviados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo na maldade e na inveja, dignos de ódio e odiando uns aos outros.
4Mas um dia manifestou-se a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor pelos homens: 5Ele salvou-nos não por causa dos atos de justiça que tivéssemos praticado, mas por sua misericórdia; quando renascemos e fomos renovados no batismo pelo Espírito Santo, 6que ele derramou abundantemente sobre nós por meio de nosso Salvador Jesus Cristo. 7Justificados, assim, pela sua graça, nos tornamos na esperança herdeiros da vida eterna.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 23(22)

O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

 

 

– 11 de novembro de 2020 4ª feira da 32ª Semana Do Tempo Comum SÃO MARTINHO DE TOURS BISPO

 

– Evangelho do dia 

 

Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro. - (Lc 17,11-19)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Em tudo Dai graças, pois esta é a vontade de Deus para convosco, em Cristo o Senhor (1Ts 5,18),

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia.12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram a seu encontro. Pararam à distância, 13e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!” 14Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”.

Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano.

17Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O Mestre Jesus tem compaixão de nós”

Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram a seu encontro. Pararam à distância e gritaram: ‘Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!”

(Lucas 17,12-13)

Fico olhando para esses dez leprosos e, com certeza, sou um deles. Com certeza, se você prestar atenção, deveríamos ser um deles, porque os dez foram ao encontro, mas eram tantos outros leprosos.

 

Se olharmos, temos tantas impurezas em nós! Lepra não é pecado, é uma condição, sobretudo, naquela época quando não havia tratamento nem cura para a lepra. Hoje, graças a Deus, a hanseníase tem um tratamento.

 

Imagine a situação do leproso: ele era tido como impuro, ele vivia marginalizado. Agora, temos as nossas impurezas que não são poucas, são muitas, que estão dentro de nós, nos pensamentos, nos sentimentos e nas intenções. São as maldades que, muitas vezes, acumulamos ao longo da vida.

 

Sabemos que tomamos banho, mas não ficamos tão limpos, porque, às vezes, tomamos um banho superficial. Não pegamos aquela bucha para passar mesmo, para realmente tirar aquela coisa que ficou na pele; por dentro de nós precisamos cada dia mais nos limpar.   

 

“Só posso recorrer a Jesus, o Mestre, para que Ele tenha compaixão de mim, como você também deve recorrer a Ele”

 

Se assim é com o corpo, com a alma, com o coração, com os afetos, com a mente que vai acumulando tantas coisas, que fica olhando para o nosso próprio inconsciente. Quantos dramas guardados, situações mal resolvidas que o próprio consciente foi jogando para lá. Muitas vezes, não jogamos fora o lixo da casa, guardamos uma coisa aqui e acolá. Imagina dentro de nós quantas coisas nós guardamos!

 

Estamos aí pesados, sobrecarregados, tendo devaneios, fantasias, insônias, muitas vezes, pesadelos, sonhos mal sonhados, porque temos muitas coisas impuras, velhas, sujas, estragadas e mal resolvidas dentro de nós.

 

Só posso recorrer a Jesus, o Mestre, para que Ele tenha compaixão de mim, como você também deve recorrer a Jesus, o Mestre: “Tenha compaixão”. E Jesus, na Sua imensa compaixão, lavou, purificou e renovou os dez. Porém, já se sujaram porque a ingratidão é um mal que, muitas vezes, não sai do coração humano, porque dos dez apenas um voltou glorificando a Deus em alta voz, bendizendo e agradecendo.

 

Muitas vezes, experimentamos a presença de Deus, mas não experimentamos a gratidão do coração. Sejamos leprosos que buscam em Deus a cura, a purificação de cada dia, mas, sobretudo, que Deus nos dê um coração grato para reconhecer o Seu amor e a Sua bondade.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Segundo o Levítico (Lv 13,45-46; 14,2), o leproso ficava impedido de participar do culto religioso e da vida social. Cruel marginalização. Por isso eles se mantêm a distância e gritam a Jesus, pedindo ajuda. Mostrar-se aos sacerdotes era exigência da Lei como confirmação da cura realizada. Jesus constata, com tristeza, a ingratidão de nove leprosos. Foram salvos da opressão que os esmagava, mas não foram capazes de reconhecer seu Salvador. Envolveram-se de tal modo com o cumprimento minucioso da Lei, que esqueceram o dever da gratidão. Somente um samaritano, representante de um grupo desprezado pelos judeus, retorna, glorifica a Deus em alta voz, dá graças a Jesus e se prostra a seus pés. Atitudes de pessoa sensível à ação de Deus em sua vida: gratidão e abertura de coração.

 

ORAÇÃO

Ó Mestre Jesus, o que nos surpreende é que, dentre os dez leprosos curados, apenas um tomou o caminho de volta, “glorificando a Deus em voz alta”, para expressar-te sua profunda gratidão. Ajuda-nos, Senhor, a manifestar sincera gratidão pelos inúmeros benefícios que nos concedes a todo instante. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 17,11-19 - De dez, apenas um agradeceu

 

Oração Inicial

Iniciemos este novo dia acolhendo o Evangelho.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto bíblico? “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!” Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário, destacando os verbos e os personagens que surgem durante a narrativa. Em seguida, repita a leitura dos versículos que mais chamaram a sua atenção. Quais orientações de Jesus aparecem no texto? Quais imagens são utilizadas? Qual é a temática central do Evangelho?
“A lepra é um dos símbolos mais expressivos dos males que atacavam a humanidade. Considerada incurável, a lepra trazia a conotação de castigo divino. Os seus portadores eram considerados impuros e afastados da comunidade. O sofrimento une as pessoas. Os nove leprosos israelitas conviviam com um samaritano. Uma vez curados, os nove foram atrás de sua vida, mas o samaritano voltou para agradecer. E este agradecimento trouxe uma graça maior: a fé. Os nove mal-agradecidos representam, um pouco, nossa atitude: pedimos com insistência e esquecemos o dever e a alegria de agradecer. E aquele que agradece habilita-se a novos favores. Nós precisamos de Deus e não apenas de seus favores.” 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim? No Evangelho de hoje, dez leprosos são curados, mas apenas um volta até Jesus para agradecer-lhe. Que lugar o agradecimento ocupa em minha prece? 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Aproxime-se do Senhor e faça a sua oração, agradecendo-lhe as maravilhas que Ele realiza em sua vida. Apresente a Deus as suas necessidades e as necessidades de seus irmãos e irmãs.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

D Aceitar e agradecer os convites do Senhor é uma sugestão prática para a vida de quem quer caminhar na estrada de Jesus. Que a Palavra seja nossa referência no pensar e no agir. Que nossas atitudes sejam motivadas por sua Palavra.

 

Bênção

- O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

- Ele está no meio nós.

 

 

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

 

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

 

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.