terça-feira, 28 de janeiro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe. - (Mc 3, 31-35)




– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J A N E I R O ROXO MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE
 GARÇA/SP, 28 DE JANEIRO de 2020 (terça-feira) 028º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  F E L I Z  2 0 2 0
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O TEMPO NÃO PARA. SÓ A SAUDADE FAZ AS COISAS PARAREM NO TEMPO.
(Mario Quintana)


 Datas Comemorativas 
DIA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO
DIA NACIONAL DE AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO
DIA NACIONAL DE COMBATE E PREVENÇÃO DA HANSENÍASE
DIA NACIONAL EM MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO
DIA DOS PORTUÁRIOS
DIA MUNDIAL DO HANSENIANO
DIA MUNDIAL DA NEVE
DIA MUNDIAL PELA REDUÇÃO DE EMISSÕES DE CO2
DIA MUNDIAL DA INFÂNCIA MISSIONÁRIA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Apucarana - Pitanga (Paraná)Castanhal (Pará) Giruá - Santo Cristo (Rio Grande do Sul) Curvelandia - Nova Santa HelenaRondolandia - Santo Antônio do Leste (Mato Grosso) Puxinanã (Paraíba) Senador Canedo (Goiás)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: LUIZ ANTONIO AZEVEDO (Garça/SP) MARIO PEREIRA (Garça/SP)CLODOALDO GASPOROTI (Macatuba /SP)KATIA PINFARI MODESTO (Andradina /SP)WALTER AP RIBEIRO JUNIOR (Ilha Solteira /SP)LUCIANA DE OLIVEIRA RAMOS DE ALMEIDA (Dracena /SP) LUIZ ANTONIO SANITÁ (Guararapes /SP) EUDES PERON (Garça /SP) EMERSON ALVES (Itú /SP) SUSHILA NINFA RODRIGUES AGUIAR (Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Pe. RUI RODRIGUES DA SILVAó2000ó20 ANOS ( Pároco da Paroquia de Santo Antônio de Pádua de Adamantina /SP)

 Santo do Dia 
SÃO TOMÁS DAQUINO
TOMÁS (Itália, 1226-1274), aos 18 anos entrou na Ordem dos Dominicanos. Aprofundando-se nos estudos filosóficos e teológicos, elaborou a síntese de seu pensamento na Suma Teológica. Pessoa amável e amiga dos confrades, dedicou sua vida à oração, à pregação e ao ensino.
SÃO JOSÉ FREINADEMETZ

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Os sábios refulgirão como o esplendor do firmamento; e os que ensinaram a muitos a justiça brilharão como estrelas para sempre (Dn 12,3).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Tomás, da família dos condes de Aquino, nasceu na Itália em 1225 e lá faleceu em 1274. Recebeu sua formação inicial dos Beneditinos, mas mais tarde optou, livre e decididamente, pela vida dos mendicantes informada por são Domingos. Frei Tomás consagrou-se a estabelecer a harmonia inicial entre fé e razão. Prestou à Igreja frutuoso serviço, obtendo desta o título de “doutor comum”. Celebrando sua memória, rezemos por todos os teólogos e pelos membros da família dominicana. 
– Oração 
PAI, ENSINA-ME A PAUTAR MINHA VIDA PELA FIDELIDADE À TUA VONTADE, PARA QUE EU FAÇA PARTE DE TUA FAMÍLIA, FUNDADA PELA AÇÃO DE JESUS.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que tornastes santo Tomás de Aquino um modelo admirável pela procura da santidade e amor à Ciência sagrada, dai-nos compreender seus ensinamentos e seguir seus exemplos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
28 de Janeiro de 2020 3ª-feira da 3ª Semana Do Tempo Comum
■ Sinal da presença divina, a arca da aliança é transladada para Jerusalém. Centro da “família do céu”, Jesus reconhece como seus irmãos e irmãs os que fazem a vontade do Pai.

1ª Leitura (2Sm 6,12b-15.17-19) – Davi e toda a casa de Israel conduziram a arca do Senhor com júbilo.  Leitura do Segundo Livro e Samuel:

Naqueles dias, 12bDavi pôs-se a caminho e transportou festivamente a arca de Deus da casa de Obed-Edom para a cidade de Davi. 13A cada seis passos que davam, os que transportavam a arca do Senhor sacrificavam um boi e um carneiro.
14Davi, cingido apenas com um efod de linho, dançava com todas as suas forças diante do Senhor. 15Davi e toda a casa de Israel conduziram a arca do Senhor, soltando gritos de júbilo e tocando trombetas. 17Introduziram a arca do Senhor e depuseram-na em seu lugar, no centro da tenda que Davi tinha armado para ela. Em seguida, ele ofereceu holocaustos e sacrifícios pacíficos na presença do Senhor. 18Assim que terminou de oferecer os holocaustos e os sacrifícios pacíficos, Davi abençoou o povo em nome do Senhor todo-poderoso. 19E distribuiu a toda a multidão de Israel, a cada um dos homens e das mulheres, um pão de forno, um bolo de tâmaras e uma torta de uvas. Depois todo o povo foi para casa. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 24(23)
Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” “É o Senhor, o valoroso, o grandioso!”

Evangelho do dia
28 de Janeiro de 2020 3ª-feira da 3ª Semana Do Tempo Comum
Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe. - (Mc 3, 31-35)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, / pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25) 
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 31chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”. 33Ele respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 34E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
ontato: padrerogercn@gmail.com      
Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/  
A presença do Senhor nos alegra”
 Davi, cingido apenas com um efod de linho, dançava com todas as suas forças diante do Senhor. Davi e toda a casa de Israel conduziram a arca do Senhor, soltando gritos de júbilo e tocando trombetas”
(2Sm 6,14-15).
Como nós precisamos no colocar inteiros, sermos inteiros na presença do Senhor nosso Deus!

A presença do Senhor nos alegra, trás jubilo e ânimo à nossa alma e coração. Para algumas pessoas parece perturbador levantar as mãos diante do Senhor, bater palmas diante d’Ele e dançar em Sua presença.

Eu admiro as culturas que são movidas com muita alegria, dança… As culturas africanas, inclusive as expressões religiosas, católicas, todas elas dançam, e dançam muito, até de forma efusiva. Como isso dá animo e júbilo a nós.

Por isso, diante de Deus, nós não podemos ter mente e coração fechados, mas precisamos ter a serenidade e o júbilo. A serenidade de não se perder nas agitações, saber ser sereno, calmo, sóbrio para ouvir e deixar Deus falar, ou seja, é o momento do profundo silêncio, da profunda serenidade diante da presença do Senhor.

A presença do Senhor nos alegra, trás jubilo e ânimo à nossa alma e coração.”

Mas na presença d’Ele nós também temos de nos rejubilar, nos alegrar até de forma efusiva como fez Davi, que dançou, dançou e dançou, e até escandalizou, mas não deixou de se alegrar diante da presença do Senhor, e conduzia a Arca soltando gritos, júbilos de alegria na presença do Senhor.

Não podemos é fugir para os extremos: há os que acham que nós temos de o tempo inteiro, gritar, bater palmas, o tempo inteiro dançar, não! Temos sim de bater palmas, dançar, louvar; temos de nos rejubilarmos na presença d’Ele, mas temos também de deixar a alma mergulhar na serenidade, no silêncio. Sábio é aquele que sabe conduzir, com prudência, a sua própria relação com Deus; sabe conduzir na virtude a sua relação com Deus.

Davi que compôs Salmos maravilhosos, que soube silenciar, escutar, deixar-se conduzir; Davi que, muitas vezes, chorou, reviu a sua própria vida, esse é o mesmo Davi que também canta, dança e se rejubila na presença de Deus. Um homem de Deus e uma mulher de Deus são aqueles que sabem: silenciar, ouvir, escutar, penitenciar, fazerem silêncio, mas também sabem rejubilar, levantar seus braços, pular; se abaixar, se ajoelhar. Sabem serem inteiros na presença de Deus.

Deus abençoe você!

 Reflexão - A "nova família" de Deus
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— Jesus Cristo revela-nos o rosto familiar de Deus e a universalidade do seu amor: Todo homem está chamado a formar parte de sua “família”, do seu “nós”. A condição de “discípulo de Jesus” não se restringe a um grupo de seguidores do Mestre (a modo de “escola” do pensamento), senão que todo o que escuta e acolhe a Palavra pode ser “discípulo”.

O decisivo será a escuta e o seguimento, não a procedência ou a estirpe. Todos nós estamos chamados a sermos seus discípulos. Assim, a atitude de pôr-se à escuta da Palavra dá lugar a um Israel mais amplo, renovado, que, sem anular o antigo povo israelita, o abre ao universal. O veículo desta universalização é "a nova família", cuja única condição prévia é a comunhão na vontade de Deus.

—Jesus, tu “Eu” não é um ego caprichoso que gira em torno a ti mesmo, senão que é um Eu que escuta e obedece: a comunhão contigo é comunhão filial com o Pai.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Em outra ocasião, alguns parentes de Jesus apareceram com a intenção de interromper sua obra, pois achavam que ele tinha perdido o juízo. Não haviam entendido a missão dele. No episódio aqui proposto, fala-se de parentes próximos de Jesus, que estão fora da casa e querem falar com ele. Com certeza, esse grupo vem com boa intenção, mesmo porque estava acompanhado da mãe dele. A mãe havia percorrido o longo e duro caminho da fé e havia dialogado horas a fio com o filho; sabia de sua intimidade com o Pai e que viera para fazer a vontade dele. Era a mãe de Jesus, mas também sua primeira discípula. Com esse espírito, aqueles visitantes podiam entrar na casa e tornar-se membros da nova família de Jesus. Já não mais unidos pelos laços de sangue, mas porque fazem a vontade de Deus.

Oração
Ó Jesus, irmão universal, com palavras e atitudes mostras que a família de Deus não se limita a quatro paredes. Não são os vínculos de sangue que determinam a tua nova família. Doravante teus íntimos são os que entram na dinâmica do Reino, fazendo a vontade do Pai celeste. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor: Paulinas
Conteúdo publicado em https://liturgia.catequisar.com.br/   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 3,31-35 - A família de Jesus

Saudação
Faço silêncio, recolho-me e peço as luzes do Espírito Santo para entender a Palavra do Evangelho de hoje.
Meu Senhor e meu Deus, creio firmemente que estás aqui, que me vês, que me ouves; adoro-Te com profunda reverência. Peço-Te perdão dos meus pecados e a graça para fazer com fruto este tempo de oração.
Oremos: “Jesus Mestre, iluminai-nos, para que melhor compreendamos as Sagradas Escrituras. Sois o Guia e o Caminho: fazei-nos dóceis no vosso seguimento. Sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa, onde a Palavra de Deus produza frutos abundantes de santidade e apostolado.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto do dia?) - O que diz o texto? Há passagens do Evangelho que necessitam de conhecimento da cultura da época. Eu procuro esse conhecimento para melhor compreender a História da Salvação? “Mandava a tradição hebraica que o filho mais velho fosse responsável por perpetuar a família, gerando um herdeiro masculino. Jesus estava na faixa dos trinta anos e o clã familiar começou a preocupar-se. Suas atividades estavam totalmente voltadas para o Reino. Uma representação familiar pretendia questionar a Jesus. À multidão, ele explicou a nova família que estava surgindo a partir da Palavra. Não mais a família, a tribo, o clã, mas a Vontade do Pai. Era o Povo de Deus que estava surgindo. Podemos ter a impressão de que ele foi desrespeitoso com a mãe. Na realidade, Maria era mãe mas também discípula. Já no Templo, aos 12 anos de Jesus, ela havia entendido que a preocupação única de Jesus era o Pai.” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? Faça novamente a leitura do Evangelho e deixe-se tocar pelo Senhor, que vem até você por meio desta Palavra. Deixe-se transformar tornando-se discípulo(a) da Palavra.
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) O que este texto o(a) leva dizer a Deus? Fale com Deus por meio da oração, apresentando-lhe tudo o que há em seu coração. Ofereça as realidades familiares e sociais que se apresentam através desta meditação-oração. Apresente ao Senhor as necessidades de todos os que o(a) cercam e precisam da misericórdia de Deus.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual novo olhar surgiu depois desta Leitura Orante? Como você deseja viver esse dia? 
BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém