quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Jesus não é um fantasma! - (Mc 6,45-52)

 

 


 F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 1!!!  

– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J A N E I R O ROXO 

MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DA SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 06 DE JANEIRO de 2021 (quarta-feira) 006º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 1!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

O respeito da lei é a primeira expressão da liberdade.

(Machado de Assis)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA EPIFANIA DO SENHOR

DIA DOS REIS MAGOS

DIA DA GRATIDÃO

DIA MUNDIAL DO ASTRÓLOGO

DIA MUNDIAL DE ORFÃOS DE GUERRA

DIA NACIONAL DO ACROSTICISTA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Morro Agudo (São Paulo) Angra dos Reis (Rio de Janeiro) Alegre (Espirito Santo) Capitão Enéas (Minas Gerais) Itapuranga (Goiás) Barão de Cotegipe - Cacique Doble - Esperança do Sul (Rio Grande do Sul) Criciúma (Santa Catarina) Paraibano (Maranhão) Vigia (Pará)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  JOSÉ ROBERTO BARROS ARANHA (cunhado Bauru/SP)REINALDO GUALHARDO (Eq 01 ENS do PERPÉTUO SOCORRO do Setor de Garça/SP)PATRICIA FERREIRA RODRIGUES VIEIRA (Eq 13 ENS de SCHOENSTATT do Setor de Garça/SP)RONY CIRIELLO MAZETTI (Eq 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO do Setor de Garça/SP)HELENA PAQUIONI GAVAZZI MENIN (RM Tintas & Tintas - Garça/SP)SILVIA REGINA PERINA QUARTIM BARBOSA (Garça/SP)MARIA TEREZA LOURENÇO FERNANDES (Garça/SP)JANAINA MAURICIO (Garça/SP)JOÃO MARTINS DE ALMEIDA (Lions Clube de PARANAÍBA/MS)CARLOS ROBERTO LEUZZI (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) MARCIA SECH (Lions Suzano Novos Horizontes /SP)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA APARECIDA PACHECO FELIX e PAULO HENRIQUE FELIXó1996ó25 ANOSó(Eq. 12 ENS da SABEDORIA Setor de Garça/SP)MARIA APARECIDA DOS SANTOS BIATO e EDSON BIATOó2006ó15 ANOS ó(Lions Clube de Garça/SP) 06 CL Gerson e CaL Dita (Penapolis)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CONSAGRAÇÃO RELIGIOSA DA: Irmã OTILIA RODRIGUES ó1961ó60 ANOS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA: QUARTA EQUIPE NOSSA SENHORA DE LOURDESó1976ó45 ANOS (ENS – MOVIMENTO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA – Setor de Garça/SP)

 

 Santo do Dia 

Dia de Reis e da Epifania do Senhor

SÃO JULIÃO E SANTA BASILISSA

SÃO JOÃO DE RIBERA

SÃO Carlo de Sezze

SANTA RAFAELA do Sagrado Coração

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mc 6,45-52

Tantas vezes quase afundamos, tentando resolver tudo sozinhos. Essa é a hora de pedir que Jesus entre em nosso barco, em nossa vida.

 

- O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu (Is 9,2).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

O amor ao próximo é nossa resposta ao amor que Deus nos tem. Somos convidados a proclamar por toda parte, com coragem, que Deus nos ama e é por nós.

– Oração 

 

DIVINO ESPÍRITO SANTO, AMOR ETERNO DO PAI E DO FILHO, AJUDA-ME A ENFRENTAR COM CORAGEM AS DIFICULDADES DO DIA A DIA, SEMPRE CONFIANTE NAS PALAVRAS DE JESUS “CORAGEM! SOU EU. NÃO TENHAIS MEDO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, luz de todas as nações, concedei aos povos da terra viver em perene paz e fazei resplandecer em nossos corações aquela luz admirável que vimos despontar no povo da antiga aliança. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 06 de janeiro de 2021 Quarta-feira depois da Epifania do Natal - Tempo do Natal depois da Epifania

– Liturgia da Palavra 

O amor de Deus se manifesta também em nossas atividades habituais. Os discípulos amedrontados, Jesus os tranquiliza com sua presença e animadoras palavras. 

 

1ª Leitura (1Jo 4,11-18) – Deus é amor  Leitura da Primeira Carta de São João:

 

11Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós.

 

13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito. 14E nós vimos e damos testemunho, que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo. 15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus.

 

16E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco, e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele. 17Nisto se realiza plenamente o seu amor para conosco: em nós termos plena confiança no dia do julgamento, porque, tal como Jesus, nós somos neste mundo.

 

18No amor não há temor. Ao contrário, o perfeito amor lança fora o temor, pois o temor implica castigo, e aquele que teme não chegou à perfeição do amor.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 72(71)

As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

 

– 06 de janeiro de 2021 Quarta-feira depois da Epifania do Natal - Tempo do Natal depois da Epifania

– Evangelho do dia 

 

Jesus não é um fantasma! - (Mc 6,45-52)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Louvai o Senhor Jesus, todos os povos, / aceito pela fé no mundo inteiro! (1Tm 3,16)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

Depois de saciar os cinco mil homens, 45Jesus obrigou os discípulos a entrarem na barca e irem na frente para Betsaida, na outra margem, enquanto ele despedia a multidão. 46Logo depois de se despedir deles, subiu ao monte para rezar.

 

47Ao anoitecer, a barca estava no meio do mar e Jesus sozinho em terra. 48Ele viu os discípulos cansados de remar, porque o vento era contrário. Então, pelas três da madrugada, Jesus foi até eles andando sobre as águas, e queria passar na frente deles.

 

49Quando os discípulos o viram andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e começaram a gritar. 50Com efeito, todos o tinham visto e ficaram assustados. Mas Jesus logo falou: “Coragem, sou eu! Não tenhais medo!” 51Então subiu com eles na barca, e o vento cessou. Mas os discípulos ficaram ainda mais espantados, 52porque não tinham compreendido nada a respeito dos pães. O coração deles estava endurecido.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O Senhor tira do nosso coração todos os fantasmas”

“Mas Jesus logo falou: ‘Coragem, sou eu! Não tenhais medo!’” 

 (Marcos 6,50)

O episódio que acompanhamos no Evangelho de hoje é a sequência daquilo que foi a multiplicação dos pães. Agora, uma vez que os discípulos nem entenderam aquilo que Jesus fez, o Mestre ordena que eles peguem o barco e sigam adiante, enquanto Ele vai despedir aquela multidão e, depois, seguir para a Sua oração. Em seguida, Jesus vai ao encontro dos Seus discípulos que já estão em meio ao mar.

 

Estavam ainda assustados com o que aconteceu na multidão, e ficaram ainda mais assustados quando viram alguém vir sobre o mar. Uma vez que estavam com o coração atordoado, não reconheceram Jesus; eles pensaram que é um fantasma, e começam a gritar.

 

Quantas vezes o nosso coração – também tão atordoado, cheio de tensões, de preocupações e inquietações, sobretudo com as instabilidades emocionais – está olhando e vendo fantasias e fantasmas!

 

“Volte-se com todo o seu coração para o amor do Senhor Nosso Deus e não tenha medo”

 

Como a mente humana é capaz de criar! Ela cria problema onde não existe, vê coisas onde não está, ela vê problema em tudo quanto é lugar, ela começa a enxergar e criar realidades que não existem. A mente mirabolante, tomada pelo medo, pela angústia, pela raiva, pelo rancor, pelas inquietações e preocupações da vida, cria muitos fantasmas e fantasias. É capaz de transformar até a presença de Deus em um fantasma, assim como os discípulos estavam vendo, mas nem eles reconheceram que era o Senhor.

 

Em meio às inquietações todas que estamos vivendo, que estamos enfrentando em qualquer época da nossa vida, na noite escura da alma e dos sentidos, nos momentos de solidão e desencanto ou decepções, é preciso tirar o olhar das fantasias e dos fantasmas e permitir que o coração escute Jesus: “Coragem, meu filho! Não se mova pelo medo. Não deixe que seu coração seja tomado pelo medo”.

 

Os discípulos estavam com o coração endurecido; e quando o coração está endurecido, ele não enxerga a graça, e a graça não passa por ele. Então, acalme o seu coração, volte-se para o amor do Senhor Nosso Deus e não tenha medo. O Senhor deseja tirar de dentro de nós todos os fantasmas, as fantasias que nos causam angústia, tensão, preocupação e depressão, porque Ele nos quer curados e libertos.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Após saciar a fome da multidão, Jesus convida os discípulos a entrar na barca, enquanto despede a multidão e se retira para rezar. Durante a noite, o vento põe em perigo a barca, e Jesus se aproxima andando sobre o mar, prerrogativa atribuída só a Deus no Antigo Testamento. Ele é visto como fantasma, mas logo se apresenta e os convida a ter coragem e a afastar o medo. O reconhecimento da presença do Ressuscitado caminhando com a gente é sempre motivo de serenidade na vida e incentivo a afastar os medos que nos impedem de seguir seus passos. Ao nosso lado pode haver obstáculos e provocações; podemos ser sacudidos por ventos contrários, mas, fortalecendo nossa fé pela oração, podemos superar as amarras que nos impedem de seguir em frente. O Mestre está sempre ao lado a nos animar: coragem, sou eu, não temam.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus Cristo, tens o senso da organização: despedes a multidão saciada, ordenas a teus discípulos embarcarem para a outra margem, buscas lugar silencioso para a oração. Andando sobre o mar, apavoras teus discípulos, mas logo os acalmas, dizendo: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo”. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 6,45-52 - Jesus não é um fantasma!



Oração Inicial

Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

 

Façamos silêncio para ouvir a Palavra do Senhor e meditá-la, a fim de que ela, por meio da ação eficaz do Espírito Santo, continue a habitar e a viver em nós e a falar-nos ao longo de todos os dias da nossa vida.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Este é o momento de compreendermos o texto. O que ele diz? Leia-o com calma e silenciosamente. Depois, leia-o novamente em voz alta e pausadamente, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção. Quais personagens aparecem no Evangelho?

 

“Para os pescadores, o lago de Genesaré era o mar, com seu mistério e seus perigos. A narrativa esclarece que era noite e o vento lhes era contrário. Tudo isso criava uma situação de pânico. Jesus vai ao encontro deles. Sua presença – caminhando sobre as águas – foi percebida como um fantasma, tornando mais tensa a situação. Jesus se revela e os anima: “Coragem, sou eu!”.

 

Cena parecida acontece muitas vezes na vida das pessoas, famílias e comunidades, quando determinada situação parece fora de controle. Significativamente, quando Jesus entra no barco, tudo volta ao normal. Tantas vezes quase afundamos, tentando resolver tudo sozinhos. Essa é a hora de pedir que Jesus entre em nosso barco, em nossa vida.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz para mim? Que aspectos do mistério de Deus esta passagem me possibilita conhecer? De que forma? Que luz nos dá Jesus, com sua pessoa e sua mensagem? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela me pede?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Ouvimos a voz de Deus, por meio de sua Palavra. Agora, somos impelidos em direção àquele a quem temos ouvido. O que o texto bíblico o(a) inspira a dizer a Deus?

 

Conclua com a oração composta por São João Paulo II: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

“Cada um dos nossos dias seja plasmado pelo encontro renovado com Cristo, Verbo do Pai feito carne: Ele está no início e no fim de tudo, e n’Ele todas as coisas subsistem (cf. Cl 1,17).

Com a Palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

 

Bênção

 

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.