terça-feira, 6 de abril de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–'Eu vi o Senhor!'; e eis o que ele me disse. – (Jo 20,11-18)



– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 GARÇA/SP, 06 DE ABRIL de 2021 (terça-feira) 096 dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

SER FELIZ SEM MOTIVO É A MAIS AUTÊNTICA FORMA DE FELICIDADE.”

(Carlos Drummond de Andrade)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA INTERNACIONAL DO ESPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO E A PAZ

DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA

DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO PELA PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

Semana de Orientação sobre o mal de Parkinson

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Pedra Bela (São Paulo) Ibiraci (Minas Gerais) Clevelândia (Paraná) Rosário (Maaranhão) Boquira (Bahia) Santana do São Francisco (Sergipe)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:ANTONIO CARLOS BITTAR (PCC DMLC-Lions Clube de Mirassol /SP) MAURICIO ELOY RODRIGUES MALTA SILVA (PDG LC1– Lions Clube Rio de Janeiro Princesa do Leme /RJ)LUCIANA LAMEIRÃO MACHADO (Lions Clube Rio de Janeiro Sernambetiba /RJ) NATÁLIA PALUDETTO GESTEIRO DA PALMA (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) NÁDIA MUNIZ (Biblioteca Municipal de Garça/SP) MARIA CRISTINA SCARTEZINI GUIRADO (Garça /SP) MARIANO PEREIRA DE ARAUJO NETTO (Garça /SP) ROSEMARI BAPTISTA ALCÂNTARA (Garça /SP) FÁBIO HENRIQUE VARONELLI (Garça /SP) GUSTAVO AFFONSO ARONE (Duartina /SP) PLINIO (PLININHO) CABRINI (Bauru /SP) SANTO MUSSI (Três Lagoas /MS)MARCUS VINICIUS ARRUDA (LEO Clube de Auriflama /SP)PATRICIA VANIN  ALVES DE SOUZA (Garça /SP) ANGELA MARIA SANTOS ZAGO (Garça /SP)ELISSA CRISTINA DE SOUZA IZAIAS (Garça /SP) RODRIGO LOPES (Garça /SP) CREUSA MARIA CONTICELLI (Garça /SP)

 

 Santo do Dia 

SÃO MARCELINO

SÃO Pedro de Verona

SÃO Guilherme de Paris

SANTO Eutíquio de Constantinopla

SANTA Gala

SANTA JULIANA de Mont Cornillon

BEM AVENTURADA “PIERINA MOROSINI” italiana (1931-1957)  

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mulher, por que choras? – Jo 20,11-18

Maria Madalena não reconhece Jesus de imediato, assim como os discípulos não o reconheceram à beira do lago e no caminho de Emaús.

 

- Deu-lhes a água da sabedoria, tornou-se a sua força, e não vacilam; vai exaltá-los para sempre, aleluia! (Eclo 15,3)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Pedro, movido pelo Espírito Santo, e Madalena, que viu o Senhor ressuscitado, dão testemunho dele a todos. Juntemo-nos ao grupo das testemunhas da ressurreição de Cristo.  

 

– Oração 

 

PAI, ENSINA-ME A TER UM RELACIONAMENTO CONVENIENTE COM O RESSUSCITADO, RECONHECENDO QUE ELE QUER FAZER DE MIM UMA TESTEMUNHA DA RESSURREIÇÃO.

 

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que nos concedestes a salvação pascal, acompanhai o vosso povo com vossos dons celestes, para que, tendo conseguido a verdadeira liberdade, possa um dia alegrar-se no céu, como exulta agora na terra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 351

 

– 06 de abril de 2021 3ª-feira na Oitava da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

O ardor missionário nasce do verdadeiro encontro com Cristo ressuscitado. 

 

1ª Leitura (At 2,36-41) – Convertei-vos; e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

No dia de Pentecostes, Pedro disse aos judeus: 36“Que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes”.

37Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que devemos fazer?” 38Pedro respondeu: “Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. 39Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si”.

40Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo: “Salvai-vos dessa gente corrompida!” 41Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 33(32)

Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.

 

 

– 06 de abril de 2021 3ª-feira na Oitava da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

'Eu vi o Senhor!'; e eis o que ele me disse. (Jo 20,11-18)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos!

(Sl 117, 24).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”.

14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.

16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”.

18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Deus toma conta dos sentimentos do nosso coração”

“Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: ‘Eu vi o Senhor!’, e contou o que Jesus lhe tinha dito” 

(João 20,18)

Quando olhamos o Evangelho de hoje, vemos Maria Madalena do lado de fora do túmulo chorando, e do seu choro ela se inclina para dentro do templo.

 

O choro de Maria é o nosso choro, é o choro de tantas mulheres, de tantas mães, é o choro da humanidade que chora suas dores, suas perdas, suas frustrações, seus medos e suas angústias; e nós não podemos ter medo de chorar. O choro vem para fora para expressar aquilo que nos faz sofrer.

 

Quem de nós não sofre? Uns sofrem mais, outros sofrem com uma intensidade tão intensa, que a alma mergulha numa angústia profunda.

 

Deus, no Seu Filho Jesus vivo e ressuscitado, vem consolar todas as lágrimas dos nossos olhos. Ele vem consolar todas as nossas noites de choro. Temos muitas coisas que nos fazem chorar, mas temos o mais sublime consolo, o consolo que vem do coração de Deus, o consolo que nos diz que nenhuma dor tem a palavra final, nenhuma angústia determina ou aprisiona a nossa vida.

 

“Precisamos abrir o nosso coração para que sejamos iluminados pela presença de Cristo”

 

O que dá sentido a nossa vida é a luz de Deus, e essa luz é viva, essa luz tem nome, essa luz é Jesus, o Cristo vivo e ressuscitado que está no meio de nós. Precisamos abrir o nosso coração, a nossa mente e os nossos sentimentos para que estes sejam iluminados pela presença de Cristo.

 

É verdade que no meio do choro dessas mulheres, entre elas, sobretudo Maria, os anjos vêm consolar, vêm perguntar por que ela chora, assim como os anjos vêm nos consolar e perguntar por que nós choramos.

 

Tem hora que o choro, que a dor é maior até do que a nossa fé, e não enxergamos nem quem está ao nosso lado, não enxergamos nem a dimensão mais profunda da nossa existência.

 

Maria chorava tanto, que não percebeu Jesus ao lado dela. Maria angustiava-se tanto, que não foi capaz de reconhecer que Jesus falava com ela.

 

Deixemos Deus enxugar as nossas lágrimas, deixemos Deus tomar conta dos sentimentos do nosso coração. Deixemos Deus tomar conta daquilo que nos faz chorar para podermos reconhecer que Ele está no meio de nós, que Ele vive, que Ele é o Senhor e cuida de nós.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Ontem presenciamos as mulheres que dão testemunho do Ressuscitado. Hoje Maria Madalena, apóstola dos apóstolos, entra em cena. Ao ir ao túmulo, Maria buscava e chorava um morto, mas logo a seguir descobre que o “morto está vivo”. “Por que chora?” é a pergunta que os anjos e o Vivente lhe dirigem. Quando Jesus a chama pelo nome (Maria!), ela o reconhece. Depois de reconhecido, ele a convida a anunciá-lo aos seus. O autor pretende apresentar-nos o novo modo de presença do Ressuscitado e o novo modo de encontro com ele. Mais uma vez, Maria Madalena é apresentada pelo evangelista como a primeira testemunha da ressurreição do Mestre. Num mundo paternalista e misógino, é muito significativo o fato de os evangelistas apresentarem as mulheres como protagonistas da ressurreição.

O R A Ç Ã O

Divino Mestre, ajudas Maria Madalena a superar o passado, as lágrimas, e a experimentar a tua nova dimensão. Ao te reconhecer ressuscitado, ela estanca o choro e vibra de alegria. Ao torná-la missionária do teu Evangelho, convidas, também a nós, a evangelizar com todos os meios atuais e eficazes. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

FELIZ PÁSCOA! - Jo 20,11-18 - Maria! Mestre! "Eu vi o Senhor!"

 

Oração Inicial

Abramo-nos à ação do Espírito em nós para que a força da ressurreição abra o olhar de nossa fé, como abriu o de Maria, que chorava do lado de fora do túmulo. Na gratuidade de seu amor, o Cristo ressuscitado se manifeste em meu irmão e irmã de modo que eu possa anunciar: ‘Ele está vivo!’.

 

Façamos silêncio para ouvir a Palavra do Senhor e meditá-la, a fim de que ela, por meio da ação eficaz do Espírito Santo, continue a habitar e a viver em nós e a revelar-nos a face do ressuscitado em nossos irmãos(as)

 

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Este é o momento de compreendermos o texto. O que ele diz? Leia-o com calma e silenciosamente. Depois, leia-o novamente em voz alta e pausadamente, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção. Quais personagens aparecem no Evangelho?

 

“Maria Madalena não reconhece Jesus de imediato, assim como os discípulos não o reconheceram à beira do lago e no caminho de Emaús. Ela, no entanto, o reconhece quando Jesus pronuncia o seu nome. O nome é história, é lembrança de momentos que jamais serão esquecidos. O fato lembra as palavras de Jesus de que as ovelhas conhecem a voz do seu pastor; ele as chama pelo nome e elas o seguem. Definido como “vale de lágrimas”, o mundo – assim como a história de cada um – é marcado por incertezas e desencontros. A certeza da Ressurreição tem a força de espantar todas as sombras. Nossas esperanças não terminam num túmulo, mas nos remetem a um futuro de alegrias. É a certeza dada pelo Mestre que sabe nosso nome.”

 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz para mim? Que luz nos dá Jesus, com sua pessoa e sua mensagem? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela me pede?

 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Ouvimos a voz de Deus, muitas vezes chamar pelo nosso nome. Agora, somos impelidos em direção àquele que nos chamou. Como respondo eu?

 

Conclua com a oração composta por São João Paulo II: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

 

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

“Cada um dos nossos dias seja plasmado pelo encontro renovado com Cristo ressuscitado.

Com a Palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

 

Bênção

 

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e anuncie que Ele está vivo.