quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

REFLETINDO A PALAVRA-“FOME E SEDE DE JUSTIÇA”




REFLETINDO A PALAVRA - ARTIGO “FOME E SEDE DE JUSTIÇA”
Pe. Luiz Carlos de Oliveira
Redentorista
Serão saciados
            Continuando o estudo do texto do Papa Francisco sobre a santidade, “Gaudete et Exultate” (Alegrai-vos e exultai), refletimos sobre as bem-aventuranças.  Lemos: “Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados” (Mt 5,6). “‘Fome e sede’ são experiências muito intensas, porque correspondem às necessidades primárias e têm a ver com o instinto de sobrevivência” (GE 77). Se assim é, podemos entender que fome e sede de justiça correspondem também às necessidades primárias da vida espiritual do ser humano. Não podemos pensar só em uma justiça intimista que vê somente o lado espiritual. Isso não passa de um subterfúgio para não se comprometer com as grandes causas do mundo. Não podemos viver só de problemas sociais. Mas uma espiritualidade intimista e egoísta deixa de ser espiritualidade. Maquiar os problemas das pessoas é um farisaísmo que fere o coração amoroso de Deus por seus filhos sofredores. É com todas as forças vitais que queremos buscar as soluções para os sofrimentos do mundo, sobretudo para os enfraquecidos e abandonados. Eles têm em seu favor somente o amor de Deus manifestado através das pessoas que têm fome e sede de justiça. Isso não é política. Diz o Papa Francisco: “Há pessoas que, com essa mesma intensidade, aspiram pela justiça e buscam-na com um desejo muito forte. Jesus diz que serão saciadas porque a justiça, mais cedo ou mais tarde, chega e nós podemos colaborar para tornar possível, embora nem sempre vejamos os resultados deste compromisso” (GE 77).

Injustiça de cada dia
A justiça, que é um dos nomes de Deus, é usada como suporte para tanta corrupção. É a política do aproveitar-se para si, o que não se leva nada. Tudo é negociata. “E quantas pessoas sofrem por causa das injustiças e quantos ficam assistindo, impotentes, como outros que se revezam para repartir o bolo da vida. Alguns desistem de lutar pela verdadeira justiça e, optam por subir para o carro do vencedor. Isto não tem nada a ver com a fome e sede de justiça que Jesus louva ”(GE 78). A situação, ao menos nossa, estimula a uma luta constante pela justiça, pois é uma vitória possível a quem queira, desde que se assumam as exigências da humanidade que clama por justiça. Por que um ser humano quer tanto e, para isso, comete tantos erros, quando outros não têm como sair de suas tristes situações? Entre esses opressores estão tantos que confessam que Jesus, o Justo, é o Salvador de todos. Por que uma Igreja que confessa sua missão de ser a guardiã da justiça, é capaz de fechar os olhos a tantos problemas e se volta para uma justiça somente espiritualizada que não significa nada, pois o Deus Justo quer o bem de todos?

Procurar o que é justo
            A verdadeira justiça abre os olhos e vê em volta de si tantas misérias provocadas pelo ser humano. Continua o Papa Francisco: “Esta justiça começa por se tornar realidade na vida de cada um, sendo justo nas próprias decisões, e depois se manifesta na busca da justiça para os pobres e vulneráveis” (GE 79). Nenhum projeto de Jesus é impossível. Tudo é simples e começa com poucos gestos. As pequenas coisas são o caminho para chegar às grandes mudanças. Começa com a busca da vontade de Deus com fidelidade, como Ele é fiel nos mínimos detalhes do amor que nos tem. Assim também estamos envolvidos com uma justiça não de palavras bonitas, mas de gestos concretos: “Procurai o que é justo, socorrei os oprimidos, fazei justiça aos órfãos, defendei as viúvas” (Is 1,17).Buscar a justiça com fome e sede: isso é santidade”.


–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" - (Lc 1,39-47)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 D E Z E M B R O  MÊS DA  F A M Í L I A 
 GARÇA/SP, 12 DE DEZEMBRO DE 2018 (quarta-feira) 346º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
QUEM NÃO LEVA A SÉRIO A PREPARAÇÃO DE ALGO, ESTÁ SE PREPARANDO PARA O FRACASSO.
(Benjamin Franklin)

 Datas Comemorativas 
DIA DO PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO
DIA NACIONAL DO DESPACHANTE DOCUMENTALISTA
DIA DA AMÉRICA LATINA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cesário Lange - Nova Castilho (São Paulo) Alto Paraíso de Goiás (Goiás) Carnaúba dos Dantas - Pendências (Rio Grande do Norte) Cabedelo - Santa Helena  - Mogeiro (Paraíba) Guajará (Amazonas) Aguas Frias – Guatambu - Lajeado Grande - Leoberto Leal - Passos Maia- Planalto Alegre - Rio Rufino – Riqueza - São João do Oeste - Vargem (Santa Catarina) Altônia - Enéas Marques- Ortigueira - Pérola (Paraná) Acorizal (Mato Grosso) Agua Boa  - Alto Jequitibá - Barroso - Belo Horizonte - Bocaina de Minas - Bom Jesus do Amparo - Brás Pires - Capela Nova - Capinópolis - Carvalhos - Centralina -  Claraval - Coluna - Congonhal - Coronel Murta - Córrego do Bom Jesus - Desterro de Entre Rios - Dom Viçoso - Faria Lemos - Felício dos Santos - Gouveia - Ilicínea - Ipuiuna - Itutinga - Jaguaraçu - Jeceaba - Joanésia - Juramento - Lassance - Madre de Deus de Minas - Maravilhas - Matipó - Matutina - Minduri - Moeda - Moema - Morro do Pilar - Munhoz - Oliveira Fortes - Ouro Branco - Paiva - Passa-Vinte - Patrocínio do Muriaé -  Paulistas -  Perdigão - Piedade do Rio Grande - Piracema - Pirajuba - Piraúba - Porto Firme - Presidente Bernardes - Quartel Geral - Ressaquinha - Ribeirão das Neves - Rio do Prado - Santana de Pirapama - Santana do Garambéu - Santo Antônio do Grama - São Brás do Suaçuí - São José do Alegre - São Miguel do Anta - Senhora de Oliveira - Senhora do Porto - Senhora dos Remédios - Serranos - Tabuleiro - Taiobeiras - Vargem Bonita - Várzea da Palma - Vazante - Braúnas (Minas Gerais) Brasileira - Picos (Piauí) Coaraci - Encruzilhada - Ibicuí -  Iguaí - Itajuípe - Itapetinga - Uruçuca (Bahia) Ipaumirim - Mucambo (Ceará) Mucurici - Nova Venécia (Espírito Santo)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: PAULA COUTINHO BIGARELLI (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra /SP) isabel cristina coutinho carlos (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra /SP)CAMILA CAROLINE ULIAN BARBOSA IBRAHIM (Lions Clube de Agudos /SP)Dr. FRANCISCO ANTONIO TOSTA (Médico Pediatra em Garça/SP) ALESSANDRO FRANCISCO DA SILVA (Garça/SP) NICOLAU ANGELINIADES NETO (Garça/SP) ALVINA LÚCIA FRANCISCO BRANDÃO (Garça/SP) Anelize Raad ROSSi (Garça / SP) Daiane Rubia  (Bauru / SP) KArla Michelan Peron  (Garça / SP) TÂNIA LUZIA FABRON GARCIA (Garça / SP)

 Santo do Dia 
NOSSA SENHORA DE GUADALUPE
■ Mãe do Senhor e de toda a humanidade, Maria, sob o título de Guadalupe, manifesta-se em nosso continente como protetora dos pequenos e defensora dos oprimidos. A imagem de Nossa Senhora apareceu impressa no manto do índio são João Diego em 1531, período de grande opressão espanhola no México.  
■ BARTOLOMEU BOMPEDONI

- Alegremo-nos todos no Senhor, celebrando a festa de Nossa Senhora de Guadalupe; conosco alegram-se anjos e glorificam o Filho de Deus.
■ Mãe do Senhor e de toda a humanidade, Maria, sob o título de Guadalupe, manifesta-se em nosso continente como protetora dos pequenos e defensora dos oprimidos. Peçamos a Virgem de Guadalupe interceda junto ao seu filho Jesus por seus filhos e filhas latino-americanos. 
– Oração 
ESPÍRITO DE FÉ E ESPERANÇA, ENRIQUECE MEU CORAÇÃO COM AS MESMAS VIRTUDES DE MARIA, DE MODO QUE EU POSSA ALCANÇAR, COMO ELA, A BEM-AVENTURANÇA.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus, que manifestastes o vosso salvador até os confins da terra, dai-nos esperar com alegria a glória do seu natal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
12/12/2018 – Quarta-feira da 2ª Semana do Advento Nossa Senhora de Guadalupe . Festa 
■ Maria deixou-se conduzir pela ação do Espírito; assim, pela graça divina, tornou-se mãe do Filho de Deus e é proclamada bendita entre as mulheres.

1ª Leitura (Gl 4,4-7) – Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher.  Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas:

Irmãos, 4quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, 5a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. 6E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá – ó Pai! 7Assim, já não és mais escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro: tudo isso, por graça de Deus.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 95 (96)
Manifestai a sua glória entre as nações.


Evangelho do dia
12/12/2018 – Quarta-feira da 2ª Semana do Advento Nossa Senhora de Guadalupe . Festa
"Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" - (Lc 1,39-47)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo; és bendita entre todas as mulheres da terra! (Lc 1,28)
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou em seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. 
Contato: padrerogercn@gmail.com    
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/    
Supliquemos a Mãe do Céu que Ela venha nos visitar
Supliquemos a Mãe de Deus que Ela venha socorrer a nossa pobreza, a nossa miséria mas, sobretudo, a nossa falta de fé!
Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?” 
(Lucas 1,42-43).
A expressão de alegria, contentamento e jubilo que vem do coração de Isabel é o contentamento daquela que teve a visita, o encontro com a Mãe do Senhor. Quando Maria sai de onde Ela está e vai ao encontro do outro para levar o Senhor, porque Ela é a portadora do Céu, Ela traz em si o filho eterno de Deus. Assim, como Ela foi levar Jesus para Isabel, veio trazer Jesus para a humanidade, Ela, também, nos visita.

Hoje, temos a graça de celebrar Nossa Senhora de Guadalupe. O continente pobre, sofrido e marcado pelas desigualdades sociais teve a graça de receber uma visita celeste única, de cuidado, de ternura e amor que chamamos de Senhora de Guadalupe.

O indígena, Juan Diego, representa todos os povos desse continente, afinal de contas, eles eram os primeiros habitantes desse lugar. Eles foram saqueados, roubados, maltratados; e a Mãe do Céu foi dizer a Juan Diego e a cada habitante desse continente: “Eu sou sua mãe. Eu estou contigo”, em outras palavras: “O Céu está do nosso lado. O Céu vem em nosso socorro, mesmo quando estamos explorados, maltratados, mesmo quando vemos reinar no meio de nós tantas injustiças e desigualdades”.

Não podemos perder o referencial do Céu. Se não buscamos o Céu, ele desce até nós para que não percamos a visão do sobrenatural. A aparição em Guadalupe, ainda no século XVI representa uma visão celeste extraordinária. Todos os sinais de Guadalupe revelam para nós uma manifestação milagrosa do amor de Deus neste povoado de Guadalupe, que se estende por todo o continente latino-americano.

Supliquemos a Mãe de Deus que Ela nos visite, que venha ao nosso encontro, que venha socorrer a nossa pobreza, a nossa miséria mas, sobretudo, a nossa falta de fé. Não nos percamos nas angústias da vida, nas tristezas e nas situações tenebrosas que, muitas vezes, passamos, sobretudo, os mais pobres, os mais sofridos e os mais desamparados. Encontremos em Maria o refúgio seguro do Céu.
Deus abençoe você!

– Reflexão - A “inspiração divina” nos redatores da “Bíblia” 
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— procuramos o descanso na "Palavra de Deus": É este um refúgio certo? Na linguagem humana ocorre que uma palavra de certo peso costuma encerrar em si um relevo maior do que o autor, no seu momento, poderia ter consciência. Este valor (e/o significado) junto com a palavra—que vai mais além de seu instante histórico— resulta mais realce para as palavras que amadureceu no processo da história da fé.

No caso da "Bíblia", os redatores (inspirados por Deus) não falam simplesmente por e para si mesmos. A "inspiração sobrenatural" está em que o autor não fala como um sujeito privado, fechado em si mesmo. Fala em uma comunidade viva e, portanto, em um movimento histórico vivo que nem ele, nem a coletividade construiu, e sim onde atua uma força diretriz superior.

—Senhor-Deus, o longo caminho da "Bíblia" até a vinda de Jesus é um "grande advento" que tem guiado ao homem até o refúgio da Verdade plena.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Sou devoto de Nossa Senhora?
- Que lugar ela ocupa em minha vida?
- Cada um manifesta sua devoção usando para com ela o título que mais lhe fala ao coração. Que título mais me sagrada?
- Apesar das dificuldades da vida, posso dizer que Deus realiza maravilhas em mim?
- Maria se dirigiu à casa de Isabel para ajudá-la. Procuro estar disponível para servir?

– Leitura Orante 
Autor: Paulinas
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 1,39-47 - “A minha alma engrandece o Senhor”
Celebramos hoje a festa da Padroeira da América Latina, Nossa Senhora de Guadalupe.
Com a mesma generosidade e alegria com que serviu sua prima Isabel, Maria se faz presença materna junto do seu povo e sempre vem em socorro de suas necessidades.
Peçamos: “Espírito de fé e esperança, enriquece meu coração com as mesmas virtudes de Maria, de modo que eu possa alcançar, como ela, a bem-aventurança. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) - Faça uma leitura atenta do Evangelho. O que diz o texto? Quais elementos podem ser destacados na relação de Maria com sua prima Isabel? Retome as expressões que chamaram sua atenção durante a leitura.
“Hoje é a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira maior da América Latina. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai pelos povos da América Latina! O encontro das duas mães, Isabel e Maria, é a conclusão dos relatos das duas anunciações (Lc 1,5-25.26-38). Assim como a gravidez de Isabel é objeto de revelação do anjo a Maria, do mesmo modo a gravidez de Maria é objeto de revelação para Isabel. A revelação feita a Isabel vem do fato de a criança que ela está gerando pular de alegria no seu ventre (vv. 41.44). Alegria da salvação; alegria do encontro do precursor com o Messias. A ela é dado conhecer que não somente Maria está grávida, mas que o menino que ela carrega no ventre é o Senhor (v. 43). Pulando de alegria, dom do Espírito Santo, no ventre de Isabel, João começa a realizar a sua missão de precursor do Messias. Lucas atribui a cada uma das mães um cântico, ambos recheados de evocações veterotestamentárias. A Isabel atribui o cântico do versículo 42, e a Maria, o Magnificat, nos versículos 46 a 55, um verdadeiro mosaico de citações do Antigo Testamento” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  “Acabamos de escutar como Maria foi visitar a prima Isabel. Sem demora nem hesitação, apressadamente, foi fazer companhia à sua parente que estava nos últimos meses de gravidez. O encontro com o anjo não deteve Maria, pois não se sentiu privilegiada nem no dever de se afastar dos seus. Ao contrário, reavivou e pôs em marcha uma atitude pela qual Maria é e será sempre lembrada: a mulher do sim, um sim de entrega a Deus e, ao mesmo tempo, um sim de entrega aos seus irmãos. Celebrar Maria é, em primeiro lugar, lembrar da mãe, lembrar que não somos nem nunca seremos um povo órfão. Temos uma Mãe! E onde está a mãe há sempre presença e sabor de casa” (Papa Francisco).  
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - “Ó Mãe e Senhora de todos os povos e de todas as raças, desde a primeira evangelização da América Latina, vós estivestes presente como parte integrante do anúncio do Evangelho de vosso Filho. Vós fostes acolhida como Mãe de Deus pelos povos que aceitaram a Jesus como seu Salvador. Manifestai-vos como Mãe e Intercessora de todos aqueles que, confiantes, a vós recorrem. Em Guadalupe, quisestes vos mostrar Estrela da Evangelização dos habitantes do Novo Mundo. Não permitais que esqueçamos nossas raízes cristãs e católicas. Fazei-nos fiéis a Cristo, à semelhança de nossos primeiros missionários e mártires, que impregnaram nossas terras com o testemunho do próprio sangue. Ó Mãe, Padroeira e Rainha do Brasil, nós vos saudamos como Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Protegei nossa Nação. Abençoai a Igreja na Pátria. Tornai-nos autênticos discípulos de vosso Filho. Ajudai-nos a evangelizar o Brasil. Tornai nossa Igreja mais participante. Fortalecei nossos vínculos familiares. Consolai os aflitos. Curai os doentes. Libertai os prisioneiros. Inflamai a nossa fé. Acendei o nosso amor. Sustentai a nossa esperança. Dai-nos vosso Jesus! Amém” (Trecho do livro “Maria da nossa fé”, da Paulinas Editora)
Espera no Senhor.4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Quais apelos você sentiu em seu coração? O que deseja concretizar em sua vida?

BÊNÇÃO
Bênção natalina do papa Francisco

Iluminado pela esperança evangélica,
 que provém da gruta humilde de Belém,
invoco os dons natalícios da alegria e da paz para todos:
para as crianças e os idosos,
para os jovens e as famílias,
para os pobres e os marginalizados.
Nascido para nós,
Jesus conforte quantos suportam a prova da doença e da tribulação;
sustente aqueles que se dedicam ao serviço dos irmãos mais necessitados.
Em nome do Pai...