terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■ Menina, levanta-te! – (Mc 5,21-43)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SOBRE A LEUCEMIA

 F E V E R E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O LÚPUS, FIBROMIALGIA E MAL DE ALZHEIMER

 GARÇA/SP, 04 DE FEVEREIRO de 2025 (terça-feira) 35º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

UM PAI SÁBIO DEIXA QUE OS FILHOS COMETAM ERROS.”

(Mahatma Gandhi)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL CONTRA O CANCÊR

DIA DA LUTA CONTRA O CANCRO

DIA DAS MISSÕES PORTUGUESAS

DIA DA ALIANÇA BATISTA MUNDIAL

DIA DA FRATERNIDADE HUMANA

DIA DO ORGULHO ZUMBI

DIA DO AMIGO DO FACEBOOK

DIA DA FUNDAÇÃO DO FACEBOOK

DIA  DA FUNDAÇÃO DA META PLATFORMS INC. (FACEBOOK) NOS ESTADOS UNIDOS

DIA  DA FUNDAÇÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL ALBERTO ALCOLUMBRE EM MACAPÁ-AP

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): DOIS CÓRREGOS (São Paulo) Santa Bárbara (Minas Gerais) Garanhuns (Pernambuco) Jacuípe (Alagoas) Presidente Castelo Branco (Santa Catarina) Macapá (Amapá) Tauá (Ceará)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: cARmem elIanA auxIliadora ribeiRo (Lions Clube de Marilia Nova Geração /SP) Henrique Tosoni (Lions Clube de Vera Cruz /SP) Márcio Vassoler (Lions Clube de Tupã Curumim /SP) Adailton  Souza Moreira (Agudos /SP) VALTER ERNANDES RODRIGUES (Oleoquimica Brasil - Garça/SP)LUIZA DIAS BARBOSA (Garça/SP)LUCAS MOTANHEZ (Valparaíso /SP)Carlos Oliveira (Garça /SP)LUIZ ANTONIO MENEGUETTI (Campinas/SP)Joyce MARA dos santos (Garça/SP) Julio Cezar de Carvalho Filho (Garça /SP) Marcia Abreu TeXEira (Garça/SP)SILVIA FRANCO ZANCOPÉ MERIDA (Marilia /SP) Francisco SANTOS Gomes (São José dos Campos /SP)Priscila Moraes (Garça/SP) ANTONIO cARLOs PEREIRA (Câmara Municipal Garça/SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO JOÃO DE BRITO

SÃO JOSÉ DE LEONESSA

SANTO André Corsini

SANTA Joana de Valois

SANTA Catarina de Ricci

SANTO Isidoro de Pelúsio

SANTO Gilberto

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Jesus Cura a Filha de Jairo Mc 5,21-43 - Jesus cura uma mulher e uma menina

A fé em Jesus tem o poder de curar nossas almas e transformar nosso sofrimento em esperança.

 

Salvai-nos, Senhor nosso Deus, e do meio das nações nos congregai, para ao vosso nome agradecer e para termos nossa glória em vos louvar! (Sl 105,47)

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Jesus vem garantir vida em plenitude aos que nele creem e os liberta dos males físicos e espirituais. Celebremos o Senhor, “que em nós começa e completa a obra da fé” e que a todos acolhe, sem fazer distinções.

 

– Oração 

 

“SENHOR JESUS, DEIXA-ME SACIAR DA FONTE DA VIDA QUE JORRA DE TI, PARA QUE SEJA CURADO TUDO QUE EM MIM É ENFERMIDADE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de coração sincero e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 04 de fevereiro de 2025 terça-feira da 4ª Semana do Tempo Comum  

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Hb 12,1-4) Empenhemo-nos com perseverança no combate que nos é proposto.  Leitura da Carta aos Hebreus:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 1rodeados como estamos por tamanha multidão de testemunhas, deixemos de lado o que nos pesa e o pecado que nos envolve. Empenhemo-nos com perseverança no combate que nos é proposto, 2com os olhos fixos em Jesus, que em nós começa e completa a obra da fé. Em vista da alegria que lhe foi proposta, suportou a cruz, não se importando com a infâmia, e assentou-se à direita do trono de Deus. 3Pensai, pois, naquele que enfrentou uma tal oposição por parte dos pecadores, para que não vos deixeis abater pelo desânimo. 4Vós ainda não resististes até o sangue na vossa luta contra o pecado. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 21(22)

 

Todos aqueles que vos buscam / hão de louvar-vos, ó Senhor.  

1. Sois meu louvor em meio à grande assembleia; / cumpro meus votos ante aqueles que vos temem! / Vossos pobres vão comer e saciar-se, † e os que procuram o Senhor o louvarão; / “Seus corações tenham a vida para sempre!” – R.      

Todos aqueles que vos buscam / hão de louvar-vos, ó Senhor.  

2. Lembrem-se disso os confins de toda a terra, / para que voltem ao Senhor e se convertam, / e se prostrem, adorando, diante dele / todos os povos e as famílias das nações. / Somente a ele adorarão os poderosos, / e os que voltam para o pó o louvarão. – R.

Todos aqueles que vos buscam / hão de louvar-vos, ó Senhor.  

3. Para ele há de viver a minha alma, / toda a minha descendência há de servi-lo; / às futuras gerações anunciará / o poder e a justiça do Senhor; / ao povo novo que há de vir, ela dirá: / “Eis a obra que o Senhor realizou!” – R.

Todos aqueles que vos buscam / hão de louvar-vos, ó Senhor.  

 

 

 

– 04 de fevereiro de 2025 terça-feira da 4ª Semana do Tempo Comum  

 – Evangelho do dia 

 

Menina, levanta-te!  (Mc 5,21-43)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O Cristo tomou sobre si nossas dores, / carregou em seu corpo as nossas fraquezas (Mt 8,17). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

Naquele tempo, 21Jesus atravessou de novo, numa barca, para a outra margem. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. 22Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés 23e pediu com insistência: “Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!” 24Jesus então o acompanhou. Uma numerosa multidão o seguia e o comprimia. 25Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com uma hemorragia; 26tinha sofrido nas mãos de muitos médicos, gastou tudo o que possuía e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais. 27Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. 28Ela pensava: “Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada”. 29A hemorragia parou imediatamente, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença. 30Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele. E, voltando-se no meio da multidão, perguntou: “Quem tocou na minha roupa?” 31Os discípulos disseram: “Estás vendo a multidão que te comprime e ainda perguntas: ‘Quem me tocou?'” 32Ele, porém, olhava ao redor para ver quem havia feito aquilo. 33A mulher, cheia de medo e tremendo, percebendo o que lhe havia acontecido, veio e caiu aos pés de Jesus, e contou-lhe toda a verdade. 34Ele lhe disse: “Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença”. 35Ele estava ainda falando quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga e disseram a Jairo: “Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o mestre?” 36Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: “Não tenhas medo. Basta ter fé!” 37E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. 38Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a confusão e como estavam chorando e gritando. 39Então, ele entrou e disse: “Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu, mas está dormindo”. 40Começaram então a caçoar dele. Mas ele mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina e os três discípulos que o acompanhavam. Depois entraram no quarto onde estava a criança. 41Jesus pegou na mão da menina e disse: “Talitá cum” – que quer dizer: “Menina, levanta-te!” 42Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados. 43Ele recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo daquilo. E mandou dar de comer à menina. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

04/02/25         

4ª TERÇA-FEIRA TC – C

 

Marcos 5,22-23.25.27-29: “Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, e pediu com insistência: - Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!... Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com uma hemorragia...Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. Ela pensava: - Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada. A hemorragia parou imediatamente, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença”.

 

Jesus, nesse Evangelho o senhor demonstra primeiramente a consideração que tinha pelas mulheres. Curou a primeira de uma doença vergonhosa, pelo simples toque em sua túnica. E ressuscitou uma menina, em vista da fé e do amor de seu pai, e apesar da descrença e da caçoada de muitos. Tanto a mulher como o pai da menina recorreram ao senhor com muita confiança no seu amor e no seu poder, ainda que contrariassem a opinião dos outros e as leis religiosas. Acreditaram que o senhor trazia dentro de si a graça e a força de Deus.

Senhor, sua presença e suas palavras sempre foram Espírito e Vida, enquanto outros líderes religiosos comunicavam somente proibições e ameaças de morte. A mulher o tocou às escondidas, porque, devido à sua doença, era proibida de tocar em qualquer pessoa. Mas, o senhor fez questão de exaltar a sua fé e manifestar a todos que o Reino de Deus chegara para modificar leis e tradições, que discriminavam. Ao ressuscitar a menina, nos ensinou que a morte não tinha mais poder definitivo sobre nós, mas seria como um sono, do qual o senhor irá nos despertar, se tivermos fé de verdade. Senhor, eu creio, mas aumente a minha fé. Que seu Espírito me faça compreender que a fé cristã não se limita a verdades e leis, mas é principalmente uma questão de relação pessoal de confiança, de união e de amor à sua pessoa. Eu quero viver na sua graça e na sua amizade para que possa ser ressuscitado para a vida eterna.

 

Maria santíssima, a senhora muitas vezes tocou em seu Filho e tornou-se a cheia de graça. Ensine-nos a fazer da nossa participação nos sinais sacramentais, principalmente na santa Eucaristia, uma forma de tocar em seu Filho, para sermos curados de nossas enfermidades do corpo e da alma, e termos a confiança de que seu Filho irá nos ressuscitar do sono da morte para a vida eterna. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus continua sua missão de libertar o povo de seus males, devolvendo-lhe a vida plena. As duas curas apresentadas no Evangelho de hoje demonstram o poder de Jesus, mas revelam também o elemento essencial para fazer parte da nova humanidade de filhos de Deus: a fé. Em ambos os casos, a fé é essencial para que a cura e a volta ao convívio social aconteçam. A mulher afetada pela hemorragia deve passar de uma esperança demasiado humana para uma verdadeira fé que a torne capaz de se comprometer. Só então é salva. Jairo deve crer para além da morte, quando sua esperança parece ter perdido toda a razão de existir, como pensam aqueles que o circundam. Tanto a mulher quanto Jairo superam aquilo que os circunda, procuram Jesus e, assim, encontram a salvação.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 5,21-43 - Jesus cura uma mulher e uma menina

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

O Evangelho de Marcos nos revela um Jesus que está sempre perto das pessoas, sensível às suas dores e sofrimentos. Por meio de Suas ações, o Pai manifesta a compaixão pelos que estão em aflição. Na cura da filha de Jairo e da mulher com hemorragia, encontramos o Senhor da vida, que nos liberta e nos cura, tocado pela fé das pessoas que clamam por Sua ajuda. Em cada gesto de Jesus, Ele se aproxima da dor humana e a transforma com Seu poder e amor.

Jesus responde ao pedido de Jairo, um líder da sinagoga, que busca a cura para sua filha, e também à mulher que, há anos, sofre com a hemorragia. Ambas as cenas revelam um encontro com o Salvador, que cura de maneira profunda, restaurando não apenas o corpo, mas também a esperança e a fé. O toque de Jesus é sempre um convite à confiança total, e, ao colocar-se em Sua presença, experimentamos a cura e a transformação de nossas vidas.

Por isso colocamo-nos diante do Senhor com fé e confiança, certos de que Ele nos ouve e nos atende conforme Sua vontade.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

“Senhor Jesus, aumenta minha fé para que eu possa crer plenamente no Teu amor, revelado no Teu Evangelho. Faze-me ouvir Tua voz a cada dia, para que eu siga Teus passos e experimente os benefícios da Tua redenção. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

O que nos diz o texto? Ao ler atentamente o relato bíblico, preste atenção nos personagens e verbos presentes. O que Jesus faz? Como Ele se conecta com a dor humana? Em Marcos 5,21-43, encontramos duas histórias que revelam a misericórdia de Jesus. A primeira é a cura da filha de Jairo, um homem importante, que, ao ver sua filha à beira da morte, clama a Jesus. A segunda é a cura de uma mulher que sofre de hemorragia há anos. Ambas as situações demonstram como Jesus, sensível ao sofrimento humano, responde com compaixão e poder, restaurando a vida.

O Evangelho conta que Jesus, ao ouvir o pedido de Jairo, acompanha-o sem hesitar, mesmo quando a notícia de que a filha estava morta chega. A palavra de Jesus para Jairo, “Não temas! Somente crê!”, revela a confiança que devemos ter em Deus, mesmo em momentos de desespero. Quando Jesus toma a mão da menina, ela é ressuscitada, e todos ficam maravilhados. Essa cena nos lembra da necessidade de confiar em Deus em todos os momentos da vida.

2. Meditação (Caminho)

A mão de Jesus é um símbolo da conexão entre Deus e a humanidade. Através dela, Ele nos protege e nos cura. A fé é a chave para experimentar a misericórdia de Deus em nossa vida. Pergunte-se: Você se deixa conduzir por Deus? Sua fé está aberta ao poder de Jesus para curar corpo e alma? Acredite que Ele tem o poder de transformar qualquer enfermidade, seja física ou espiritual. Peçamos ao Senhor que fortaleça nossa fé para que possamos viver plenamente os benefícios da Sua cura.

3.Oração (Vida)

Senhor, creio em Ti. Quero crer em Ti plenamente, sem reservas. Faze minha fé ser verdadeira e livre, aceitando os desafios e renúncias que ela exige. Que minha fé seja firme, mesmo diante das dificuldades, e que ela me traga paz e alegria no convívio com Deus e com as pessoas. Senhor, fortalece minha fé, tornando-a operante e cheia de amor, para que eu viva conforme o Teu Evangelho. Amém!

4.Contemplação (Vida e Missão)

Neste momento, que sentimentos estão em seu coração? Qual o propósito de vida nova que surge dentro de você? Viver segundo o Evangelho implica em se colocar a serviço do Reino de Deus como expressão de gratidão pelos benefícios recebidos.

 

Bênção

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e tenha misericórdia de nós. Amém.
Que Ele nos conceda Sua paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Parte superior do formulário

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP