quarta-feira, 18 de novembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Porque tu não depositaste meu dinheiro no banco? - (Lc 19,11-28)

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 18 DE NOVEMBRO de 2020 (quarta-feira) 322º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

TENHA CUIDADO PARA QUE A SUA VIDA NÃO TRANSCORRA CONTRÁRIO AO TESTEMUNHO DE SUA BOCA.

(Santo Agostinho)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

DIA DA CONSAGRAÇÃO DAS BASÍLICAS DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

DIA DA FUNDAÇÃO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL  OAB

DIA NACIONAL DO CONSELHEIRO TUTELAR

DIA NACIONAL DE COMBATE AO RACISMO

DIA NACIONAL DO EXERCÍCIO FÍSICO

DIA DO BARROCO MINEIRO

DIA DO COLECIONADOR

DIA NACIONAL DO NOTÁRIO E DO REGISTRADOR OU TABELIÃO

DIA MUNDIAL DA DPOC (DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA)

DIA DO ANIVERSÁRIO DE MICKEY MOUSE

SEMANA DA CONCIÊNCIA NEGRA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Agudos do Sul - Floresta - Ivatuba - Janiópolis (Paraná) São Benedito (Ceará) Baía da Traição - Conde - Princesa Isabel (Paraíba)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ARY ROSA ROSÁRIO (Deusa Alimentos-Garça/SP) GIULIA CRISTINA PALADIN BERTO (sobrinha da Alessandra-Garça/SP) José Roberto Moreti (Pai do Juninho-Garça/SP) DOUGLAS LUIZ FRASSON (Garça/SP) CARLOS AUGUSTO MURARI MARQUES (Imobiliária Marques-Garça/SP) Luciana Pizzoni (Lions Clube de Marilia Terceiro Milênio /SP) JULIO CESAR DEGRANDE (Lions Clube de Lucélia/SP) Izabel Aparecida Moreira (Lions Clube de Tupi Paulista/SP)MARLENE APARECIDA MADEIRA (Garça/SP) RODRIGO ALEXANDRE MARTINS (Porto Seguro/BA)  Ali Dahrouj (Garça /SP) Vera LUCIA Belido (Garça /SP) Edilaine Loureiro (Cambé /PR) luiz ALEXANDRE (Jarinú /SP) ANa CaROLINA Scaramucci Rivaben (Garça /SP) Ali Dahrouj (Advogado-Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  GISLEINE (Gisa) VILANEZ SANT’ANA DOS SANTOS E WAGNER LUIZ DOS SANTOSó2006ó14 ANOSó(Macrocontabil Conessa–Deusa Alimentos-Garça/SP) MARA PASSOS E FERNANDO PASSOS ó2000ó20 ANOSó(Garça/SP)

 

 

 SANTO DO DIA  

 

Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá

SÃO FREDIANO

Santo Odão de Clúnia

São Romão de Antioquia

Santa Filipina Rosa Duchesne

BEATOS DOMINGOS, JORGE, ISABEL FERNANDES E INÁCIO

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 19,11-28

Deus nos concede talentos, dons, que devemos partilhar. É perigoso enterrar o talento ou guardá-lo num lenço. Seria trair a confiança do rei.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Meus pensamentos são de paz e não de aflição, diz o Senhor. Vós me invocareis e hei de escutar-vos, e vos trarei de vosso cativeiro, de onde estiverdes (Jr 29,11s.14).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Ao Deus todo-poderoso, “os seres vivos davam glória, honra e ação de graças”. Agradecidos a ele pelos dons que nos concede, ponhamos no centro de nossa celebração “aquele que é, que era e que vem”.

– Oração 

 

PAI, FAZE DE MIM UM DISCÍPULO FIEL DE JESUS A QUEM DEVEREI PRESTAR CONTAS DO BOM USO DOS DONS QUE ME CONCEDEU. QUE EU SEJA PRUDENTE NO MEU AGIR.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Senhor nosso Deus, fazei que a nossa alegria consista em vos servir de todo o coração, pois só teremos felicidade completa servindo a vós, o criador de todas as coisas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 18 de novembro de 2020 4ª-feira da 33ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Conduzido pelo Espírito, João testemunha celestial liturgia dedicada ao Senhor, que “é digno de receber honra, glória e poder”. Dispostos a sermos fiéis a Deus em tudo, façamos a leitura de sua Palavra. 

 

1ª Leitura (Ap 4,1-11) – Santo! Santo! Santo! Senhor Deus Todo-poderoso! Aquele que é, que era e que vem!  Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

 

Eu João, 1vi uma porta aberta no céu, e a voz que antes eu tinha ouvido falar-me como trombeta, disse: “Sobe até aqui, para que eu te mostre as coisas que devem acontecer depois destas”. 2Imediatamente, o Espírito tomou conta de mim. Havia no céu um trono e, no trono, alguém sentado. 3Aquele que estava sentado parecia uma pedra de jaspe e cornalina; um arco-íris envolvia o trono com reflexos de esmeralda. 

 4Ao redor do trono havia outros vinte e quatro tronos; neles estavam sentados vinte e quatro anciãos, todos eles vestidos de branco e com coroas de ouro nas cabeças. 5Do trono saíam relâmpagos, vozes e trovões. Diante do trono estavam acesas sete lâmpadas de fogo, que são os sete espíritos de Deus.
6Na frente do trono, havia como que um mar de vidro cristalino. No meio, em redor do trono, estavam quatro Seres vivos, cheios de olhos pela frente e por detrás. 7O primeiro Ser vivo parecia um leão; o segundo parecia um touro; o terceiro tinha rosto de homem; o quarto parecia uma águia em pleno vôo.
8Cada um dos quatro Seres vivos tinha seis asas, cobertas de olhos ao redor e por dentro. Dia e noite, sem parar, eles proclamavam: “Santo! Santo! Santo! Senhor Deus Todo-Poderoso! Aquele que é, que era e que vem!” 9Os Seres vivos davam glória, honra e ação de graças ao que estava no trono e que vive para sempre. 

10E cada vez que os Seres vivos faziam isto, os vinte e quatro anciãos se prostravam diante daquele que estava sentado no trono, para adorar o que vive para sempre. Colocavam suas coroas diante do trono de Deus e diziam: 11“Senhor, nosso Deus, tu és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque tu criaste todas as coisas. Pela tua vontade é que elas existem e foram criadas”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 150

Santo, Santo, Santo, Senhor Deus onipotente!

 

 

– 18 de novembro de 2020 4ª-feira da 33ª Semana Do Tempo Comum

 

– Evangelho do dia 

 

Porque tu não depositaste meu dinheiro no banco? - (Lc 19,11-28)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Por amor, Deus enviou-nos o seu filho como vítima por nossas transgressões (1Jo 4,10).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 11Jesus acrescentou uma parábola, porque estava perto de Jerusalém e eles pensavam que o Reino de Deus ia chegar logo. 12Então Jesus disse:
“Um homem nobre partiu para um país distante, a fim de ser coroado rei e depois voltar. 
13Chamou então dez dos seus empregados, entregou cem moedas de prata a cada um e disse: ‘Procurai negociar até que eu volte’. 14Seus concidadãos, porém, o odiavam, e enviaram uma embaixada atrás dele, dizendo: ‘Nós não queremos que esse homem reine sobre nós’. 15Mas o homem foi coroado rei e voltou. Mandou chamar os empregados, aos quais havia dado o dinheiro, a fim de saber quanto cada um havia lucrado.

16O primeiro chegou e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam dez vezes mais’. 17O homem disse: ‘Muito bem, servo bom. Como foste fiel em coisas pequenas, recebe o governo de dez cidades’. 18O segundo chegou e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam cinco vezes mais’. 19O homem disse também a este: ‘Recebe tu também o governo de cinco cidades’. 20Chegou o outro empregado e disse: ‘Senhor, aqui estão as tuas cem moedas que guardei num lenço, 21pois eu tinha medo de ti, porque és um homem severo. Recebes o que não deste e colhes o que não semeaste’.

22O homem disse: ‘Servo mau, eu te julgo pela tua própria boca. Tu sabias que eu sou um homem severo, que recebo o que não dei e colho o que não semeei. 23Então, por que tu não depositaste meu dinheiro no banco? Ao chegar, eu o retiraria com juros’. 24Depois disse aos que estavam aí presentes: ‘Tirai dele as cem moedas e dai-as àquele que tem mil’. 25Os presentes disseram: ‘Senhor, esse já tem mil moedas!’ 

26Ele respondeu: ‘Eu vos digo: a todo aquele que já possui, será dado mais ainda; mas àquele que nada tem, será tirado até mesmo o que tem. 27E quanto a esses inimigos, que não queriam que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os na minha frente’”. 28Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Administremos bem os nossos dons”

Muito bem, servo bom. Como foste fiel em coisas pequenas, recebe o governo de dez cidades” 

 (Lucas 19,17)

Esse é o exemplo desse homem nobre, que partiu para um país distante para depois ser coroado rei e voltar; e ele confia a dez dos seus empregados cem moedas de pratas para que eles possam administrar nesse tempo que ele está fora.

 

Aqui há duas realidades: Primeiro, os seus concidadãos que o odiavam e não queriam que ele reinasse; depois, é claro, há aqueles empregados a quem ele confiou administrar os seus bens, confiou administrar os seus negócios.

 

O primeiro foi muito ágil, muito esperto, pegou as cem moedas e as fez render dez vezes mais: “Muito bom, servo fiel. Você foi fiel em coisas pequenas, então você receberá o governo de dez cidades”.

 

Sabe, é uma retórica aquilo que Jesus está nos ensinando, porque parábolas são histórias da vida que devem servir para ilustrar a nossa própria vida. Deus nos confiou administrar os seus bens, administrar o mundo e a casa em que estamos.

 

Se cada um administrar bem a própria vida, terá feito uma grande contribuição para o mundo ser melhor, para a nossa vida ser melhor. Não seja como aquele operário ou aquele empregado preguiçoso que recebeu cem moedas, mas simplesmente foi um empregado inútil, porque, movido pelo medo, pela falta de iniciativa, pegou as cem moedas e as guardou num lenço, não pegou as moedas e não as colocou no banco, não fez nenhum negócio, não administrou aquilo que recebeu.

 

“Precisamos nos impulsionar e impulsionar os outros para que ninguém enterre os seus talentos”

 

Administre a sua vida, os seus talentos e dons. Nem todos nós vamos dar na mesma proporção, e isso não tem importância nenhuma no coração de Deus, porque o mesmo que recebeu 100 rendeu 10 vezes mais, o outro que recebeu 100, rendeu cinco vezes mais, mas o triste é quem recebeu 100 e não rendeu nada.

 

A visão aqui não é capitalista, do rendimento, do lucro, das finanças, do que vou financeiramente ganhar. Aqui é justamente tirar dessa visão capitalista a forma como iremos administrar bem a vida, os dons, a capacidade que cada um tem.

 

A vida não está fácil para ninguém, a vida nunca foi fácil para ninguém, agora a vida nunca vai ser também abençoada para quem não corre atrás, para quem não faz a sua parte, para quem simplesmente para diante das dificuldades, dos fracassos ou das tentativas da vida e esmorece e se entrega.

 

Precisamos nos impulsar e impulsionar os outros para que ninguém enterre os seus talentos, seus dons, para que ninguém fique paralisado, para que ninguém se entregue as suas dores, enfermidades e passe a vida lamentando ou se refugiando no medo ou nos outros pavores da vida. É preciso na fé ser mais do que os medos, arriscar-se, correr atrás, labutar, dar o melhor de nós para fazer render os dons e os talentos que recebermos do Alto.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Edificaram-se as basílicas de São Pedro e de São Paulo para perpetuar a memória destes dois gigantes do cristianismo. Seus nomes, e principalmente sua obra de evangelização, estão intimamente ligados à história de Roma, onde, pelo martírio, deram testemunho de fidelidade a Cristo. A basílica de São Pedro, em Roma, erigida por

Constantino no século IV sobre o túmulo do apóstolo Pedro, foi demolida no século XVI, porque ameaçava ruir; no mesmo local, foi logo reconstruída outra mais esplêndida, que Urbano VIII consagrou em 18 de novembro de 1626. Também a basílica de São Paulo foi construída no século IV. Em 1823, um incêndio devastou grande parte do edifício. Pio IX reconsagrou a basílica em 10 de dezembro de 1854, no mesmo dia da solene proclamação do dogma da Imaculada Conceição da Mãe de Deus.

ORAÇÃO

Ó Jesus, Filho de Deus, os santos Pedro e Paulo, por suas obras e por seu martírio, mereceram a veneração dos cristãos, desde o começo da era cristã. Para perpetuar o nome deles, erigiram em Roma duas grandes basílicas. Dá-nos, Senhor, o ardor apostólico desses dois gigantes do cristianismo. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 19,11-28 - Fidelidade criativa à Palavra

 

Oração Inicial

No início de nossa leitura orante, peçamos ao Espírito Santo a graça de compreender o mistério da vida de Cristo que a Palavra hoje nos apresenta.

“Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto? Qual a mensagem central desta parábola?
“Lucas e Mateus narram a mesma parábola, com detalhes diferentes. No entanto, a conclusão é sempre a mesma. Um rei entregou aos seus servos seus bens. Lucas fala numa “bolsa de dinheiro”.

Ao retornar, solicita prestação de contas. A resposta de cada um é diferente. Enquanto dois servos agem com inteligência, um terceiro servo deixa-se intimidar pelo medo e guarda a moeda – talento ou mina –, conforme cada evangelista, num lenço.

A resposta é proporcional ao empenho de cada um. Uns recebem o governo de algumas cidades e o servo preguiçoso acaba perdendo toda a recompensa. Deus nos concede talentos, dons, que devemos partilhar. É perigoso enterrar o talento ou guardá-lo num lenço. Seria trair a confiança do rei.” 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Como está a sua fé? Você a tem exercitado praticando atos de amor? O que você está fazendo com os talentos que recebeu para multiplicar? O que você considera o verdadeiro bem da sua vida? Que herança Jesus deixou para você? Você a tem usado e multiplicado?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Pai, faze de mim um discípulo fiel de Jesus a quem deverei prestar contas do bom uso dos dons que me concedeu. Que eu seja prudente no meu agir e generoso no serviço ao Reino de Deus. Que eu aplique cada momento de minha vida para fazer o bem, e assim, os dons que recebi do Senhor se multipliquem em gestos de misericórdia.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Refletindo sobre a parábola dos talentos, como quero viver esse dia? Qual dos tantos talentos que Deus me deu quero multiplicar hoje em gestos de bondade?.

 

Bênção

Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.

 

O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

 

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

 

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.