quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Viram Jesus andando sobre as águas. - (Mc 6,34-44)



– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J A N E I R O ROXO MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE
 GARÇA/SP, 08 DE JANEIRO de 2020 (  quarta-feira) 008º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  F E L I Z  2 0 2 0
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
SENTIMOS SAUDADE DE CERTOS MOMENTOS DA NOSSA VIDA E DE CERTOS MOMENTOS DE PESSOAS QUE PASSARAM POR ELA.
(Carlos Drummond de Andrade)


 Datas Comemorativas 
DIA NACIONAL DO FOTÓGRAFO e DA FOTOGRAFIA 
 DIA DO REPORTER FOTOGRAFICO 
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Pacatuba (CearáMontanhas Santo Antônio (Rio Grande do NorteBom Sucesso do SulManoel Ribas - São José dos Pinhais (Paraná)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOSÉ RICARDO FELIX (Eq. 14 ENS da PAZ Setor de Garça /SP) ■GERTRUDES MARTINS REZENDE (Lions Clube de Marilia Terceiro Milênio /SP) ■MAYARA RAMOS GIGUEIRA (Garça /SP) ■CELSO PUTTINI (Murutinga do Sul /SP) ■ARLAN FERREIRA (Leo Clube de São Bento /PB) ELAINE CARVALHO (Lions Clube de Nova Friburgo /RJ) MARCOSBILLU (Garça /SP) MARLY C. MOREIRA DE S. ESCAQUETE  (Garça /SP) JOÃO EMANUEL SALUSTIANOPEREIRA (Garça/SP) ■SILVIO BANDEIRA (Campinas/SP) ■TIAGO MATOS (São Sebastião do Paraíso/MG) SAMIR MOREIRA (Cassilândia /MS) SERGIO MIGUEL (São Paulo/SP) ADRIANA BERTOLUCCI MENDES (Garça /SP) ■CAÍQUE BOSQUE CARVALHO (Bauru /SP) ■ANA CLARA Z FERREIRA (Presidente Prudente /SP)  
 Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: CLÁUDIA MARIA FURLANETO DOS SANTOS JOÃO CARLOS DOS SANTOSó1988ó32 ANOSó(Prefeito Municipal de Garça-Lions Clube de Garça /SP) LUCILACRISTINA PALADIN DE ANDRADE LUIZ THIAGO VERI DE ANDRADE ó2005 ó15 ANOSó (Garça /SP)

 Santo do Dia 
SÃO SEVERINO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu (Is 9,2).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ A falta de amor dificulta o reconhecimento de Jesus e de suas propostas. Solidário conosco em nossas fraquezas, ele se revela a nós e nos pede que não tenhamos medo.. 
– Oração 
PAI, AFASTA DE MIM O MEDO E A INSEGURANÇA QUE ME IMPEDEM DE TESTEMUNHAR O REINO, ONDE SE FAZ NECESSÁRIO E ONDE SÃO MAIORES OS DESAFIOS. E DÁ-ME FORÇAS PARA CONTINUAR.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, luz de todas as nações, concedei aos povos da terra viver em perene paz e fazei resplandecer em nossos corações aquela luz admirável que vimos despontar no povo da antiga aliança. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
8 de Janeiro de 2020 Quarta-feira depois da Epifania do Natal
■ O amor nos garante a permanência de Deus conosco, cuja presença afasta o medo nas noites escurars da missão.

1ª Leitura (1Jo 4,11-18) – Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco.  Leitura da Primeira Carta de São João:

11Caríssimos: se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado em nós.
13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito. 14E nós vimos e damos testemunho, que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo. 15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus.
16E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco, e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele. 17Nisto se realiza plenamente o seu amor para conosco: em nós termos plena confiança no dia do julgamento, porque, tal como Jesus, nós somos neste mundo.
18No amor não há temor. Ao contrário, o perfeito amor lança fora o temor, pois o temor implica castigo, e aquele que teme não chegou à perfeição do amor.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 71(72)
As nações de toda a terra / hão de adorar-vos, ó Senhor!


Evangelho do dia
8 de Janeiro de 2020 Quarta-feira depois da Epifania do Natal
Viram Jesus andando sobre as águas. - (Mc 6,34-44)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Louvai o Senhor Jesus, todos os povos, aceito pela fé no mundo inteiro! (1Tm 3,16).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Depois de saciar os cinco mil homens, 45Jesus obrigou os discípulos a entrarem na barca e irem na frente para Betsaida, na outra margem, enquanto ele despedia a multidão. 46Logo depois de se despedir deles, subiu ao monte para rezar. 
47Ao anoitecer, a barca estava no meio do mar e Jesus sozinho em terra. 48Ele viu os discípulos cansados de remar, porque o vento era contrário. Então, pelas três da madrugada, Jesus foi até eles andando sobre as águas, e queria passar na frente deles.
49Quando os discípulos o viram andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e começaram a gritar. 50Com efeito, todos o tinham visto e ficaram assustados. Mas Jesus logo falou: “Coragem, sou eu! Não tenhais medo!” 51Então subiu com eles na barca, e o vento cessou. Mas os discípulos ficaram ainda mais espantados, 52porque não tinham compreendido nada a respeito dos pães. O coração deles estava endurecido.
 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. 
Contato: padrerogercn@gmail.com    
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/    
Viva a maravilha do amor de Deus”
 Ninguém nunca viu Deus; mas se nos amamos, Deus está entre nós e o seu amor alcançou a sua plenitude em nós 
(1 João 4:12).
Esta é a verdade, ninguém nunca viu o Pai, mesmo que Ele não seja Seu Filho. Jesus, cara a cara com o Pai, revelou-nos o amor que Ele tem por nós.

Como experimentamos esse amor? Como vivemos aquele amor que Deus tem por nós, esse amor que Ele manifestou por nós? É necessário permanecer apaixonado, é necessário viver, é necessário que o amor seja sempre o tônico da nossa vida.

Infelizmente, muitas vezes, são feitos planos pastorais, planos de atitude ofensivos, evangelizadores e tudo mais; Eles planejam pregar isso e anunciar o que, mas nada pode ser importante para um homem e uma mulher de Deus além do amor.

Não vamos esquecer o amor, porque facilmente deixamos o amor de lado; porque somos sentimentais e nossos sentimentos são excessivos; somos facilmente magoados, guardamos facilmente tristeza, ressentimento e nos desviamos, nos afastamos e nos tornamos seletivos.

Só queremos pessoas lisonjeiras, só queremos do nosso lado pessoas que nos amem da maneira que queremos ser amados. Todos nós temos o direito de amar a família, amar um amigo, mas o amor cristão, o amor é para todos.

É necessário que o amor seja sempre o tônico da nossa vida.”

Podemos não gostar de todos, e temos o direito, porque gosto é gosto; Pode ser que não vamos nos dar bem com todos, não teremos afinidade com todas as pessoas, mas nada explica em nenhuma idade parar de amar alguém.

Amor é caridade, respeito, nada nos dá o direito, nada nos dá o direito de falar mal de alguém, desejar mal a alguém e se opor a alguém porque não queremos bem essa pessoa e, muitas vezes, leva outras a ter a mesma sentindo

Se estivermos danificados, desapontados, curamos e renovamos. E nós vamos curar onde? No amor de Deus.

Nós falamos que o amor de Deus é maravilhoso, então vamos viver a maravilha do amor de Deus ser curado de feridas, de situações mal resolvidas. Viva o verdadeiro jejum evangélico, o jejum de não falar mal das pessoas, de não ser o semeador de discórdia que coloca as pessoas umas contra as outras.

É o que vemos em nosso grupo da Igreja, grupo de oração. Vemos muitas pessoas pregando lindas, cantando lindamente para Deus, mas saindo desse lugar, entramos nas redes sociais e ela está lutando contra o outro, falando do outro, de pé contra o outro.

Eu posso pertencer ao grupo mais bonito, cantar e falar a coisa mais esplêndida de Deus, mas se não tivermos o testemunho de amor, permaneceremos do outro lado do caminho do Céu,

As palavras não salvam, mas o amor salva e planeja a vida. Que Deus nos dê a graça de amar um ao outro para permanecer no mundo e que o amor de Deus permaneça em nós.

Deus abençoe você!

 Reflexão - Revelação das origens de Jesus
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— as gentes de Nazaré expressam a sua admiração —que terminará em incredulidade— porque reparam que Jesus não interpreta as palavras da Sagrada Escritura como era habitual, mas, com uma autoridade inaudita, as refere a si próprio e à sua missão. Esta relação com a Escritura assusta os ouvintes… e na sinagoga o medo acaba por se transformar em oposição: "Este não é o carpinteiro, o filho de Maria?".

E, contudo, perguntavam-se simultaneamente: "Donde lhe vem tudo isso? (…). E esses milagres das suas mãos?" (Mc 6,2). As origens de Jesus são ao mesmo tempo evidentes e desconhecidas.

—Os Evangelhos pretendem responder a estas perguntas. Mateus começa o seu Evangelho com a genealogia de Jesus Cristo; quer esclarecer correctamente, logo desde o princípio, a pergunta sobre as origens de Jesus: a genealogia é uma espécie de título para todo o Evangelho. Lucas, por sua vez, coloca a genealogia no início da vida pública, quase como uma apresentação de Jesus, antecipando tudo o que depois irá narrar.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Terminada a partilha do alimento, Jesus permanece ainda no meio do povo, despedindo-o com calma. Quanto aos discípulos, “que não tinham entendido nada a respeito dos pães”, Jesus os “obriga” a retirar-se para a outra margem. Terão oportunidade de fazer nova experiência do poder de Deus. Sozinhos, os discípulos enfrentam obstáculos: vento contrário, cansaço, espanto diante do que julgavam ser um fantasma. A presença de Jesus e sua palavra reveladora – “Sou eu” – têm o poder de acalmá-los. Mesmo diante dessa manifestação e do episódio dos pães, os discípulos continuam sem compreender que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. À semelhança dos discípulos, muitas vezes não descobrimos que Jesus está presente também nos acontecimentos adversos de nossa vida.

Oração
Ó Jesus Cristo, tens o senso da organização: despedes a multidão saciada, ordenas a teus discípulos embarcarem para a outra margem, buscas lugar silencioso para a oração. Andando sobre o mar, apavoras teus discípulos, mas logo os acalmas, dizendo: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo”. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor: Paulinas
Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 6,45-52 - Jesus não é um fantasma!

Saudação
Faço silêncio interior e tomo consciência da presença de Deus.
Releio o Evangelho e presto atenção as atitudes de Jesus, suas palavras e ensinamentos.
Rezo:
Jesus Divino Mestre, ajuda-me a compreender o poder da oração, que eu aprenda a ver os fatos à luz da fé, que eu aceite tua Palavra para me socorrer nas situações que eu não posso superar sem tua presença viva. Abra meu espírito para compreender sempre mais em profundidade o teu Evangelho.
Para concentrar-se cante ou reze o mantra: “Acalma meus passos, Senhor, e silencie o meu coração, Senhor”.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto do dia?) - Verbalizo o que compreendi deste texto.
“Na ótica do povo, o lago de Genesaré era um verdadeiro mar. E esta mesma ótica identificava o mar com o medo, a insegurança, ameaças e perigos. O quadro era agravado pela noite e pela tempestade. Além dos inimigos externos, outra ameaça estava dentro deles: o medo. O verdadeiro perigo situava-se noutra realidade: Jesus não estava no barco. Quando ele subiu na barca, a tempestade cessou. Esta barca pode significar uma família, uma comunidade ou mesmo a Igreja toda. Dois mil anos depois, Jesus continua proclamando: “Coragem, sou eu!”. Ele é mais forte que as tempestades e as noites. O que devemos temer é a dureza de coração. Eles não tinham entendido nem o milagre do pão nem os milagres que brotam da fé..” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? - Qual a palavra de Jesus aos discípulos ao perceberem sua presença? Eu leio os fatos à luz da fé? Como projeto meu caminho? Conto sempre com a presença e auxílio divino?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - O que eu quero dizer para jesus após meditar este fato do Evangelho? Faça sua oração espontânea colocando no coração de jesus todos seus bons desejos, medos, dificuldades e conclua com um ato de fé e confiança na sua presença. “Eu confio em Nosso senhor com fé, esperança e amor”.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Quais apelos ela despertou em seu coração? Que compromisso você deseja concretizar em sua vida?
BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém