quinta-feira, 24 de outubro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não vim trazer a paz mas a divisão. - (Lc 12,49-53)



Tomar uma posição diante de Jesus
– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 O U T U B R O  R  O  S  A  MÊS  DAS MISSÕES
 GARÇA/SP, 24 DE OUTUBRO de 2019 (quinta-feira) 297º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
FELIZ DE QUEM ATRAVESSA A VIDA INTEIRA TENDO MIL RAZÕES PARA VIVER.
(Dom Hélder Câmara)


 Datas Comemorativas 
 DIA MUNDIAL DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS “ONU
DIA MUNDIAL DE COMBATE À POLIOMIELITE
DIA INTERNACIONAL DA INFORMAÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO
DIA INTERNACIONAL DE AÇÃO PELO CLIMA
DIA MUNDIAL DO ORIGAMI
DIA INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES
DIA DO DESPORTO ADAPTADO
SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA
DIA DO INICIO DA SEMANA DO DESARMAMENTO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Manaus (Amazonas) Goiânia - Goiás (Goiás) Itapira - Timburi - Vinhedo (São Paulo) Cruzeta - Felipe Guerra (Rio Grande do Norte) São Carlos (Santa Catarina) Antônio Olinto (Paraná) Patos (Paraíba) Cametá - Santarém (Pará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  DIMAS DE ALENCAR ALVES JUNIOR (RCG-Equipe 12 Nossa Senhora da SABEDORIA Setor de Garça/SP) Kátia Maria de Brito Meneses (DLC2-Lions Clube de São Paulo-Casa Verde /SP) LUCIANO GUIMARÃES PEREIRA (DLC5-Lions Clube de Mariana/MG) HELOISA DONIZETI CASTTELAN SANTIAGO (DLC6-Lions Clube de José Bonifácio/SP) CÁSSIO MARCELO POMPILIO  (DLC8-Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP) Karina sanches oliveira (Garça/SP) LARISSA PEREz MaRcondes de MOURA (Garça/SP) CAMILA GARCIA GALHARDO (Lençóis Paulista/SP) SONIA MATHEUS (Garça/SP) DALVA AP PERON FERREIRA DA ROCHA (Escritório Exatidão-Garça/SP) Laine Pamphirio de Souza (Campinas /SP) Michelli Sant'anna Bonadio (Vera Cruz /SP) Luiza Masaco (Garça /SP)Carlos Santana (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA: ENS 12 EQUIPE NOSSA SENHORA DA SABEDORIAó1997ó22 ANOS (ENS–MOVIMENTO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA–Setor de Garça/SP)

 Santo do Dia 
SÃO ANTONIO MARIA CLARET
Antônio (Espanha, 1807-1870) , fervoroso missionário e arcebispo de Cuba, dedicou-se à defesa dos mais necessitados. É o fundador da Família Claretiana (1849).
LUÍS GUANELLA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Clamo por vós, meu Deus, porque me atendestes; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me. (Sl 16,6.8).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Libertados do pecado, tornamo-nos servidores da justiça do Reino. A força transformadora e purificadora da mensagem de Jesus nos faz romper com a acomodação e o conformismo. Esta liturgia nos ajude a progredir no caminho de santificação.
– Oração 
PAI, QUE O BATISMO DE JESUS, POR SUA MORTE DE CRUZ, PURIFIQUE-ME DE TODO PECADO E DE TODA MALDADE, COMO UM FOGO ARDENTE, ABRINDO O MEU CORAÇÃO TOTALMENTE PARA TI.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/


– Oração do dia 
  Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor, e vos servir de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

                                                                                                                  – Leituras             
– 24/10/20195ª-feira da 29ª Semana do Tempo Comum
Somos convidados a somar o partido de Jesus, afastando-nos do que nos conduz ao pecado e à morte e trilhando o caminho da santidade que nos conduz à vida eterna, dom de Deus.

1ª Leitura (Rm 6,19-23) – Agora libertados do pecado, sois como escravos de Deus.  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

 Irmãos, 19uso uma linguagem humana, por causa da vossa limitação. Outrora, oferecestes vossos membros como escravos para servirem à impureza e à sempre crescente desordem moral. Pois bem, agora, colocai vossos membros a serviço da justiça, em vista da vossa santificação. 20Quando éreis escravos do pecado, estáveis livres em relação à justiça. 21Que frutos colhíeis, então, de ações das quais hoje vos envergonhais? Pois o fim daquelas ações era a morte. 22Agora, porém, libertados do pecado, e como escravos de Deus, frutificais para a santidade até a vida eterna, que é a meta final. 23Com efeito, a paga do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna em Jesus Cristo, nosso Senhor.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 1
É feliz quem a Deus se confia!

– Evangelho do dia 
 24/10/20195ª-feira da 29ª Semana do Tempo Comum
Não vim trazer a paz mas a divisão. - (Lc 12,49-53)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eu tudo considero como perda e como lixo a fim de eu ganhar Cristo e ser achado nele! (Fl 3,8).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 49“Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batis­mo, e como estou ansioso até que isto se cumpra!  51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer a divisão. 52Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”. 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Permitamos que Jesus realize a separação entre nós”
 Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão.”
(Lucas 12,50).
O bom e justo juiz está desejoso, está com o seu coração inflamado para que o seu fogo esteja incendiando toda a Terra. E para que serve o fogo senão para queimar, destruir aquilo que é nocivo, mas, ao mesmo tempo, para acender a graça, para inflamar o amor e fazer o Reino de Deus acontecer? Quando o Reino de Deus está acontecendo, ele provoca uma cisão, uma divisão, uma separação.

Quando era menino, pegávamos arroz – porque vinha misturado o arroz bom e aquele outro que não era bom, e já víamos pela cor e fazíamos a separação –, tirávamos o arroz que prestava, e separávamos o bem branquinho daquele que estava estragado, com lixos, com as coisas que se misturaram com ele.

Em tudo na vida precisamos saber separar as coisas, porque vivemos em um mundo onde tudo está muito junto e misturado; e quando as coisas se misturam, pensamos que tudo é bom e maravilhoso.

Foi isso que Jesus veio fazer no meio de nós, Ele veio separar o joio do trigo. Ainda que entendamos, na parábola, que a separação definitiva do joio e do trigo acontecerá nos fim dos tempos, a semente do joio tem que ser separada, porque não podemos ser joio e trigo ao mesmo tempo.

O Reino começa a acontecer no nosso coração quando o nosso irmão, nosso pai, nossa mãe, nosso amigo e até irmão da igreja vêm trazer para nós aquilo que não edifica, que não é de Deus, que provoca confusão, divisão, e não é de Jesus.

Precisamos fazer a separação. Não é o caso de as pessoas se colocarem umas contra as outras, famílias se dividirem, o pai ir para um lado e a mãe para outro. É permitir que Jesus realize e separe aquilo que não é d’Ele, aquilo que não edifica uma casa nem uma família.

“Quando o Reino de Deus está acontecendo, ele provoca uma cisão, uma separação.”

Na mesma casa estamos meu irmão e eu. Eu quero o amor, mas meu irmão quer o ódio; eu quero a paz, mas meu irmão quer a guerra. Eu quero aquilo que edifica, que é de Deus, mas o meu irmão quer aquilo que é mundano. Não preciso brigar com meu irmão, mas não posso, em nome do amor fraterno, de tudo que o meu irmão traz, aceitar como se estivesse tudo bem.

Eu preciso do fogo de Deus em mim para que a separação aconteça. E mesmo dentro de uma casa, se as pessoas decidem que vão assistir a um filme que não edifica, alguém tem de ter juízo para dizer que o filme não edifica a casa, não faz bem para os filhos, não é uma escolha sadia, madura nem sensata.

O fogo do Espírito é necessário não para causar confusão nem acusar ninguém, mas para fazer separação daquilo que convém do que não convém, do que edifica daquilo que não edifica, para separar aquilo que leva para Deus e aquilo que nos afasta d’Ele.

A sabedoria do Espírito conduz os nossos passos para que sejamos semeadores da paz, fazendo separação daquilo que não é de Deus.
Deus abençoe você!
– Reflexão - A “carroça de fogo” de Jesus (Deus chama o homem) 
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje recordamos que a nossa existência no mundo não é um existir desde o nada e para o nada, pois a nossa vida foi requerida, desde o principio, por um amor infinito: tudo isto se adverte no carro de fogo de Jesus Cristo. Descobrimos a sua alegria quando nos deixamos incendiar pela mensagem do Senhor.

A resposta à chamada de Deus exige que tenhamos o valor de estar próximos da fogueira que veio para incendiar a terra. No sim ao segui-lo inclui-se o mérito de se deixar queimar pelo fogo da paixão de Jesus Cristo, que é também, ao mesmo tempo, o fogo salvador do Espírito Santo. Este é o núcleo da chamada: devemos estar preparados para nos deixarmos abrasar por aquele cujo coração arde pela força da sua palavra.

—Divino Espírito, permite que me deixe incendiar para que também eu possa ser fogo na terra, o fogo da vida, da esperança e do amor.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
O fogo que Jesus traz não é fogo destruidor, mas o fogo do Espírito Santo. Lembramos que, no Pentecostes, o Espírito pousou em forma de línguas de fogo sobre as pessoas presentes na sala (cf. At 2,3).
O batismo de que fala Jesus é sua morte e glorificação, pleno cumprimento de sua obra de salvação.
O fogo do Espírito infundirá vida e dinamismo nos seguidores de Jesus, que vão continuar o que ele começou.
E o projeto de Jesus, selado com seu sangue na cruz, vem abalar os fundamentos da sociedade injusta.
Jesus rompe com a falsa paz da ordem estabelecida. E quem aceita a novidade do Reino de Deus, assume a prática do amor, tão revolucionária que acaba provocando divisões até mesmo entre familiares.
Já o velho Simeão anunciava: “Este menino será… um sinal de contradição” (Lc 2,34).

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em   https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 12,49-53 - Porta aberta que acolhe e envia em missão

Mês Missionário 
- A nós, que
nos encontramos neste momento,
neste espaço virtual,
a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria
de Nosso Senhor Jesus Cristo,
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparamo-nos para a Leitura, rezando:
Oração ao Espírito Santo
Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho,
tu estás em mim,
falas em mim,
rezas em mim,
ages em mim.
Ensina-me a fazer espaço à tua Palavra,
à tua oração,
à tua ação em mim
para que eu possa conhecer
o mistério da vontade do Pai.  Amém.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Lc 12,49-53, e escutamos a palavra de Jesus Mestre.
Jesus continuou:
- Eu vim para pôr fogo na terra e como eu gostaria que ele já estivesse aceso! Tenho de receber um batismo e como estou aflito até que isso aconteça! Vocês pensam que eu vim trazer paz ao mundo? Pois eu afirmo a vocês que não vim trazer paz, mas divisão. Porque daqui em diante uma família de cinco pessoas ficará dividida: três contra duas e duas contra três. Os pais vão ficar contra os filhos, e os filhos, contra os pais. As mães vão ficar contra as filhas, e as filhas, contra as mães. As sogras vão ficar contra as noras, e as noras, contra as sogras.
Refletindo

Jesus fala que veio “pôr fogo na terra” e que “tem de receber um batismo”. Fala de divisão dentro da família. O Reino que ele anuncia cria rupturas. Jesus gostaria que o Reino fosse aceso. Mas, sua proposta não é aceita por todos. As pessoas podem ignorá-la e até, rejeitá-la. Diante de Jesus as pessoas deverão tomar posição. O batismo pelo qual Jesus diz que está aflito trata-se de sua Paixão e Morte e Ressurreição.
Jesus Cristo é o enviado do Pai para anunciar o Reino de Deus;
Confirmados pelo Espírito, os apóstolos começaram a anunciar;


Essa responsabilidade missionária chega a nós hoje.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que o texto diz para nós, hoje?
Qual palavra mais nos toca o coração?
O que o texto nos diz no momento? Nossa vida reflete o que o texto diz ou há contradições?

Meditando
Os bispos, em Aparecida, recordaram que Deus nos resgata e sempre nos dá chance para assumir o Reino:
 "Reconhecemos que, ocasionalmente, alguns católicos se têm afastado do Evangelho, o qual requer um estilo de vida mais simples, austero e solidário, mais fiel à verdade e à caridade, como também nos tem faltado valentia, persistência e docilidade à graça de prosseguir, fiel à Igreja de sempre, a renovação iniciada pelo Concílio Vaticano II, impulsionada pelas Conferências Gerais anteriores, e para assegurar o rosto latino-americano e caribenho de nossa Igreja. Reconhecemo-nos como comunidade de pobres pecadores, mendicantes da misericórdia de Deus, congregada, reconciliada, unida e enviada pela força da Ressurreição de seu Filho e pela graça de conversão do Espírito Santo." (DAp 100h).
As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja, 2019-2022, nos apresentam a figura da  casa que simboliza a comunidade eclesial missionária: Portas abertas que acolhem e portas abertas para sair em missão. Comunidade e missão são como dois lados da mesma moeda: A comunidade eclesial autêntica é, necessariamente, missionária e toda missão se alicerça na vida de comunidade. (Doc CNBB 109)..
3- Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que o texto me leva a dizer a Deus? Rezo  
Fica conosco
Senhor Jesus,
Tu és o Caminho!
Em meio a sombras e luzes,
alegrias e esperanças, tristezas e angústias,
Tu nos levas ao Pai.
Não nos deixes caminhar sozinhos.
Fica conosco, Senhor!

Tu és a Verdade!
Desperta nossas mentes
e faze arder nossos corações com a tua Palavra.
Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade.
Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti!
Fica conosco, Senhor!

Tu és a Vida!
Abre nossos olhos para te reconhecermos
no “partir o Pão”, sublime Sacramento da  Eucaristia!
Alimenta-nos com o Pão da Unidade.
Sustenta-nos em nossa fragilidade.
Consola-nos em nossos sofrimentos,
Faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos.
Fica conosco, Senhor!
Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida,
No vigor do Espírito Santo,

Faze-nos teus discípulos missionários!
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vamos eliminar do nosso modo de pensar e agir  aquilo que não vem de Deus, que não é conforme o Projeto de Jesus Mestre. Faço uma verdadeira opção por Jesus Cristo e seu Evangelho.
Como discípulo missionário vou redescobrir o contato pessoal e comunitário com a Palavra de Deus como lugar privilegiado de encontro com Jesus Cristo

BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.